Editando Objetos

A Paleta Info de Objetos

A paleta Info de Objetos mostra informações mostra informações sobre o(s) objeto(s) selecionado(s) em um desenho do Vectorworks. A informação mostrada depende do tipo do objeto(s) selecionado(s). Adicionalmente, a paleta pode ser usada para alterar os parâmetros do(s) objeto(s).

oi_palette.png 

Certos objetos permitem um clique com o botão direito (Windows) ou ctrl-clique (Mac) no objeto para editar e selecionar Editar pelo menu de contexto para acessar funções de edição para o objeto, ou selecionar Propriedades pelo menu de contexto para acessar a caixa de dialogo de Propriedades do Objeto. O menu de contexto das propriedades de objeto contém informação especifica para o objeto selecionado, similar com a paleta de Informações de Objetos. Um duplo-clique em um objeto acessa a mesma função de selecionar Editar pelo menu de contexto (e também reativará o plano de trabalho onde o objeto planar foi criado)

Na Paleta Info de Objetos as informações são divididas em três abas diferentes:

Aba

Descrição

Forma

Mostra informações sobre a geometria, classe, camada e posição do objeto selecionado.

Dados 

Mostra uma lista de registros de banco de dados associados ao objeto selecionado.

Apresentação

Quando o Renderworks está instalado, esta aba é adicionada para associação e mapeamento de texturas a objetos 3D. Quando estiver apresentando em Sketch, o parâmetro Sketch fica disponível na aba Apresentação, mesmo se o Renderworks não estiver instalado.

Menu de Coordenadas/IFC

(requer Design Series)

Especifica opções para visualização de dados IFC (requerido Vectorworks Architect/Landmark) e para visualização de coordenadas em vistas de planta rotacionadas (Design Series requerido). Veja “Assigning IFC Data to Objects” na página 1740 e “Rotacionando o Plano” na página 1158.

Na paleta Info de Objetos, o menu drop-down de itens pode ser selecionado usando o mouse ou digitando a primeira letra do item desejado para destacar a busca mais próxima na lista (excluindo a lista de classes e camadas)

Defina a posição da Paleta Info de Objetos, o painel ativo ao abrir e a posição de separação do Painel Dados, como descrito em“Modificando Posicionamento e Configurações das Paletas” na página 1015. Salve a posição e ajustes selecionando Janela > Paletas > Salvar Posições das Paletas. para reverter a posição e os ajustes da paleta para os ajustes originais da configuração atual (na pasta User Data e Preferências), clique Zerar Ajustes Salvos na tab Sessão das Preferências do Vectorworks (veja “Aba Seção” na página 50).

Ativando a Paleta Info de Objetos

Para ativar a paleta de Informação de Objeto com um objeto selecionado na área de desenho, selecione Janela > Paletas > Ativar Paleta de Informação de Objeto ou aperte o atalho para ativar a paleta de Informação de Objetos ( Ctrl + Aspa-Simples (Windows) ou Cmd+Option+C (Mac).

O Atalho de teclado permite que você troque rápidamente de foco da área de trabalho para o primeiro campo editavel da tab ativa da paleta de informação do objeto. Repita o atalho de teclado para trocar o foco de tabs da Paleta de informação de objeto. Se a paleta de informação de objeto não estiver aberta ou estiver minimizada, a paleta de Informação de Objeto será aberta, e então o primeiro campo editavel estará selecionado. O Atalho de teclado poderá ser alterado no Editor de Area de Trabalho.

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Aba Forma

Aba Dados

Aba Apresentação

Aba Forma

Propriedades de objetos podem ser editadas diretamente através dos parâmetros da aba Forma da Paleta Info de Objetos. Objetos também podem ser editados através das ferramentas na paleta de Ferramentas Básicas como descrito nas instruções de cada ferramenta.

Classes e Camadas são sempre mostradas na aba Forma. Para a maioria dos objetos, Rotação será exibida, indicando a orientação do objeto. As informações detalhadas exibidas do objeto podem mudar de acordo com o tipo de objeto selecionado, e podem ser bem simples ou muito extensas dependendo do objeto

Atribuindo Objetos para Classes e Camadas

Para atribuir um objeto para uma classe ou camada:

1. Selecione um ou mais objetos para atribuir para a mesma classe e/ou camada.

2. Selecione uma classe/camada pela lista de classes/camadas presentes no desenho, ou crie uma nova classe/camada.

Quando uma nova classe ou camada for criada pela paleta de Informação de Objeto, qualquer objeto selecionado será atribuido para a nova classe/camada, mas a classe/camada ativa não irá mudar para a recém criada classe/camada.

Classes podem ser mostradas em ordem hierarquica (até quatro niveis). Para habilitar ou desabilitar a visualização hierarquica, veja “Aba Seção” na página 50.

Alternativamente, objetos podem ser atribuidos para classes e camadas na paleta de navegação (requer Vectorworks Design Series).

1. Selecione um ou mais objetos para atribuir a uma classe.

2. Selecione a tab de Classe ou a tab Camadas de Projeto da paleta de Navegação.

3. Clique com o botão direito (Windows) ou Ctrl-Clique(Mac) na classe/camada para atribuir os objetos e selecione Atribuir a Seleção pelo menu de contexto.

Coordenadas do Objeto e Indicadores de Contorno

A aba Forma pode exibir informações sobre o plano do objeto, as coordenadas e o contorno. As informações exibidas dependerão do plano ativo, e se é uma vista de plano rotacionado (requer Design Series) ou se está posicionado em relação ao plano de trabalho.

Nos objetos 2D, o plano ao qual o objeto pertence é indicado pela lista Plano, e pode ser alterado apenas selecionando outro plano na lista. Por exemplo: um objeto no plano de tela pode ser mudado para o plano de camada selecionando a opção Camada. Ao ativar um plano de trabalho, o objeto poderá ser movido para ela. (Se você tiver selecionado vários objetos 2D e 3D, a seleção na lista Plano se aplicará somente aos objetos 2D.)

A opção Símbolos exibe o nome do símbolo e as unidades de medida (se globais ou de página). Os símbolos e os objetos sólidos podem ser escalados usando-se a paleta Informações de Objeto (veja “Escalando Símbolos a Partir da Paleta de Informações do Objeto” na página 1060 e “Escalando Sólidos Assimetricamente” na página 1060.)

O indicador de posição da caixa é exibido para certos objetos 2D como linhas, paredes, retângulos e ovais. Ele representa o contorno do objeto, indica quais são os lados da largura e da altura para objetos com largura e altura, e oferece uma alça que indica o ponto fixo onde o objeto pode ser redimensionado. A alça também indica a localização a partir de onde as coordenadas do objeto são determinadas. Se o objeto for rotacionado, o indicador de posição da caixa também é rotacionado para indicar a posição aproximada do objeto e, se aplicável, a largura e a altura dos lados. Para retângulos, retângulos arredondados e ovais, quando o ângulo de rotação é inferior a ± 45 ° em 90 ° ou 270 °, o software Vectorworks troca automaticamente a altura e a largura de marcadores para o indicador de posição da caixa e os valores nos campos Altura e Largura.

Diferentes coordenadas serão exibidas para um objeto dependendo do seu plano, de sua posição e da rotação do plano. 

Se você tiver o Design Series instalado, a opção de coordenadas também terá efeito na exibição das coordenadas da vista de plano rotacionada (veja “Rotacionando o Plano” na página 1158).

Vista

Exibição de Coordenadas

Topo/Planta

As coordenadas são relativas ao plano de tela (X e Y); coordinates for 2D/3D symbols also include the Z coordinate for a streamlined workflow between views

Objects_edit100002.jpg 

Vista 3D com plano de trabalho ativo

As coordenadas são relativas ao plano de camada (X e Y) e ao plano de trabalho ativo (X' e Y'). As coordenadas do plano de trabalho são exibidas nas mesmas cores do plano de trabalho conforme definido nas preferências.

oip_wp.png 

 

Rotacionar plano (requer Design Series)

As coordenadas são relativas ao plano de camada (X e Y) e ao plano rotacionado (Tela X e Tela Y). As coordenadas do plano rotacionado são exibidas em azul, assim como as réguas.

oip_RotPlan.png 

Alguns objetos 3D como polígonos 3D, curvas NURBS, malhas, símbolos 3D, esferas, cones, hemisférios e loci 3D podem exibir suas coordenadas em relação ao plano de camada (X, Y e Z) também chamado de sistema de coordenadas do usuário ou em relação ao plano de trabalho ativo (X', Y' e Z') ao selecionar um plano de trabalho. Clique no botão planos para alterar a exibição relativa das coordenadas.

oip_coordref.png 

Alguns símbolos são baseados em página na criação ou na importação. Estes não exibem o contorno na paleta Info de Objeto. (O objeto só pode ser redimensionado proporcionalmente.) As coordenadas são em relação ao plano de tela (X e Y), e símbolos 2D / 3D mostram também a coordenada Z para um fluxo de trabalho simplificado entre pontos de vista.

oip_page.png 

Alguns objetos, como linhas e paredes, podem exibir e editar informações do objeto selecionado no modo cartesiano ou polar.

polar_cart.png 

 

Sistema de Coordenadas

Descrição

Cartesiana

As coordenadas cartesianas são as mesmas das usadas na área de desenho; os valores são baseados nos eixos X e Y positivos e negativos.

Polar

No modo polar os valores são baseados na origem do desenho. Os ângulos são representados como valores positivos ou negativos de 0 a 180. Os valores entre 180 e 359 são convertidos automaticamente para negativos. O ângulo 0 estará posicionado às 3 horas.

Visualizando e Editando Objetos Individuais ou em Grupo

A aba Forma permite editar objetos individuais ou em grupo.

Para visualizar e editar informações de um único objeto do desenho:

1.Selecione Janela > Paletas > Info de Objetos.

A paleta Info de Objetos abrirá.

2.Clique na aba Forma.

3.Selecione o objeto desejado.

As informações disponíveis do objetos selecionado serão mostradas na paleta Info de Objetos.

4.Mude as informações conforme desejado, usando as teclas como descrito abaixo:

Tecla

Função

Enter

Registra o valor entrado e retorna o foco para a área de desenho

Tab

Registra o valor entrado e move o foco para a próximo campo

Shift+Enter

Registra o valor entrado e mantém o foco no campo atual, para que você possa entrar um novo valor se necessário.

Para visualizar ou editar informações de diversos objetos:

1.Selecione Janela > Paletas > Info de Objetos.

A paleta Info de Objetos abrirá.

2.Clique na aba Forma.

3.Selecione os objetos desejados.

Objects_edit100005.jpg 

4. Para editar cada objeto da seleção separadamente clique no botão de modo de Edição Múltipla. Isto irá fazer a Paleta Info de Objetos mudar para o Modo de Edição Individual. Uma vez no Modo de Edição Individual, use as setas de avanço e retrocesso para circular entre cada um dos objetos selecionados. Quando o objeto é ativado ficará momentaneamente destacado no desenho. Caso queira checar qual o objeto ativado, clique no botão do centro para destacar o objeto novamente. Se uma das setas ficar desativada (cinza) é sinal de que o último objeto naquele sentido de seleção foi atingido.

Ind_edit_mode.png 

Alternativamente, selecione múltiplos objetos do mesmo tipo, então mude-os de uma única vez no modo Seleção Múltipla. Quando vários objetos do mesmo tipo foram selecionados, a paleta opera em modo de edição “batch”. Se os parâmetros dos objetos forem diferentes, os campos serão exibidos em branco ou a caixa de seleção será exibida no estado indeterminado. Quaisquer parâmetros editados afetarão todos os objetos selecionados no modo de edição múltipla.

Alguns objetos possuem mais campos de edição do que outros. Se a paleta Info de Objetos não está completamente estendida quando um objeto deste tipo estiver selecionado, deslize a barra de rolagem para verificar as opção fornecidas. Para rolar para cima e para baixo, clique nas setas de rolagem, em qualquer ponto da barra de rolagem ou clique e arraste na barra de rolagem.

Objects_edit100008.jpg 

Editando Objetos Baseados em Vértices

Para objetos baseados em vértices, e objetos baseados em polilinhas, um recurso semelhante à função Remodelagem está disponível a partir da paleta Informações de Objeto, aba Forma, onde os valores podem ser informados para os vértices (ou para todo o objeto) ao invés de manipulado visualmente através da ferramenta. Da mesma forma, clique os botões para adicionar, excluir, alterar o tipo de vértice ou esconder o próximo canto; o vértice selecionado é afetado.

Poly_params.png 

Use a ferramenta de seleção ou remodelar da paleta básica para selecionar um vértice a editar. Com a ferramenta selecionada, clique com o botão direito (Windows) ou clique segurando Ctrl (Mac) sobre o vértice (se o SmartCursor estiver ativado, ele será atraído a cada vértice e identificará o tipo de vértice para lhe auxiliar com a seleção) e escolha Selecionar Vértice na paleta Informações de Objeto a partir do menu de contexto.

Para certos objetos baseados em vértice você pode primeiro precisar selecionar o item e então escolher o comando Editar para acessar o modo de edição do objeto. Uma borda colorida em volta da janela de desenho indica que o modo de edição está ativo (veja “Modo de Edição de Objeto” na página 1002).

As coordenadas X e Y do vértice selecionado são exibidas para edição na paleta Informações de Objeto.

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Criando Camadas

Creating Classes

A Paleta Info de Objetos

Usando Expressões Aritiméticas

Modos de Remodelagem2D

Aba Dados

Aba Apresentação

Aba Dados

O painel (aba) de Dados irá listar todos os registros do documento ativo, mostrando ao lado de cada um dos registros uma caixa de seleção que permite anexar/desanexar cada registro ao objeto selecionado. A Paleta Info de Objetos pode ser usada para realizar alterações aos registros. 

Para visualizar e alterar informações de registros com a Paleta Informações de Objetos:

1.Selecione > Paletas > Info de Objetos.

2.Clique a aba Dados.

oipal_data.png 

3.Selecione o objeto na sua Área de Desenho.

As seguintes informações são exibidas.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

Você pode diminuir/aumentar as três janelas da Paleta Informações de Objetos selecionando e arrastando as barras entre elas..

Veja “Registros” na página 256 para mais informações em associar, editar e apagar formatos de registro.

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Aba Forma

Aba Apresentação

A Paleta Info de Objetos

Database Connectivity

Renderworks.pngAba Apresentação

Se o Renderworks estiver instalado esta aba estará disponível para atribuir e mapear texturas a objetos 3D (veja “Aplicando uma Textura a um Objeto” na página 1526 para uma descrição completa dos parâmetros disponíveis na aba Apresentação). Em dois casos os parâmetros na aba Apresentação estarão disponíveis no Vectorworks Design Series mesmo se o Renderworks não estiver instalado: se a apresentação sketch for selecionada, o parâmetro Sketch estará disponível, e objetos de malha apresentados no modo OpenGL podem ser suavizados usando o parâmetro Suavização de Malha.

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Editando Texturas e Shaders

Apresentação Sketch

Aplicando Estilos de Sketches a um Objeto

Modo de Edição de Objeto 

Vários tipo de objetos complexos são editados sem um modo especial de edição no qual você edita os componentes que compõem o objeto. Quando este modo de edição é ativado, uma janela de Edição com bordas coloridas aparece na área de desenho. Uma vez que as edições estão completas, saia do objeto para voltar ao modo de desenho normal.

Dependendo do tipo do objeto em edição, a janela de Edição pode mostrar o objeto editado no contexto com outros objetos no desenho.

  A janela de Edição mostra somente os objetos sendo editados para os seguintes tipos de objetos: extusões, extrusões múltiplas, extrusões cônicas, varreturas, malhas, pisos, faces de telhados e definições de símbolos editados a partir do Administrador de Recusos ou de uma camada de folha.

  A janela de Edição pode mostrar outros objetos do desenho enquanto os tipo seguintes de objetos são editados: grupos, solidos, viewports e definições de símbolos que são editados através de clicar uma instância do símbolo em uma camada de projeto. Para habilitar este recurso, slecione a opção de Mostrar outros objetos enquanto em modos de edição no Display tab das preferências do Vectorworks (veja “Aba de Visualização” na página 48). Para mostrar os outros objetos de uma forma menos indiscreta, selecione também a opção de Acinzentar outros objetos.

O Mostrar outros objetos enquanto em preferência dos modos de edição não funciona quando editando uma definição de símbolo de uma instância de símbolo invertida; aparece uma mensagem de alerta quando esta operação é tentada.

Para ajustar opções para o modo de edição do objeto, utilize a Barra de Dados e lista de Opções de Edição de Grupo na Barra de Ferramentas, ou selecione Janela > Opções de Edição de Grupo. Veja “Data Bar and Edit Group Options” na página 123 para detalhes.

Para editar um objeto:

1. Selecione o objeto a editar.

2. Selecione Modificar > Editar para o objeto (por exemplo, Editar Símbolo ou Editar Extrusão).

Alternativamente, faça um duplo clique no objeto, ou clique na direita (Windows) ou Ctrl-Clique (Mac) no objeto, e então selecione Editar do menu contextual.

3. Para certos objetos, apenas um componente dos objetos pode ser editado ao mesmo tempo. Quando um desses objetos estiver selecionado, uma das seguintes caixas de dialogo se abrirá para permitir a escolha de qual componente será editado. Selecione um componente para editar e clique em Ok.

       Simbolo: Caixa de dialogo Editar Simbolo

       Viewport: Caixa de dialogo Edição de Viewport

       Objeto Caminho ou Perfil: Caixa de dialogo de Escolha de Componente

Alternativamente, dê um clique com o botão direito (Windows) ou control-clique(Mac) no objeto e selecione um comando pelo menu de contexto para editar o componente diretamente ou, se permitido pelo tipo do objeto selecionado, alternar da edição de um componente para a edição de outro. Por exemplo, para editar o caminho ou perfil de um objeto de Plugin diretamente, selecione Editar Caminho ou Editr Perfil pelo menu de contexto.

4. A janela de edição exibe os itens que serão editados. Uma borda colorida em volta da janela de desenho indica que o modo de edição está ativa. O comando sair estará disponivel pelo menu Modificar, e o botão Sair será visivel no canto superior-direito da janela de desenho.

5. Definir Mudanças para o objeto.

Se outros objetos no desenho são exibidos, os objetos nas outras camadas respeitam as opções de configuração da camada (para exibir ou atrair a objetos em outras camadas) e as configurações de visibilidade da camada. Outros objetos na mesma camada do objeto editado são atraiveis. Uma excessão a isso é quando estiver editando simbolos baseados na página (verdes), que são editados em uma escala de 1:1; Outros objetos que não estão em escala 1:1 não serão atraiveis.

Em adição, a visualização pode ser trocada entre padrão e modo visualização unificada conforme necessário. (Veja “Vista Unificada de Camadas” na página 1148 para mais informações.)

6. Clique no botão de Sair para retornar a forma de desenho regular ( se um objeto aninhado está sendo editado, o botão de sair retorna um nivel )

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Editando um grupo

Editando Definições de Símbolos

Movendo Objetos

Objetos podem ser movidos de diversas formas:

  Use o comando Mover (atua no plano de tela) ou Mover 3D para mover um objeto a uma distância exata.

 Use a ferramenta Mover por Pontos para mover, duplicar e distribuir objetos com cliques.

 Use as ferramentas de seleção para selecionar e arrastar objetos para novas posições.

  Deslocar com as teclas de setas os objetos pixel a pixel, ou pelas divisões da grade de alinhamento (veja “Aba Edição” na página 47).

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Movendo Objetos no Plano de Tela

Movendo Objetos no Espaço 3D

Movendo Objetos ao Clicar

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Movendo Objetos no Plano de Tela

Para informações sobre como mover símbolos em paredes veja “Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover” na página 252.

Para mover objetos no plano de tela com o comando Mover:

1.Selecione o(s) objeto(s) a mover.

2.Selecione Modificar > Mover > Mover.

A janela de diálogo Mover abrirá. Mova os objetos de acordo com as coordenadas cartesianas ou polares.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

3.Clique OK.

O objeto é deslocado de acordo com o critério especificado.

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Movendo Objetos

Movendo Objetos no Espaço 3D

Para mover objetos 3D com o comando Mover:

1.Selecione o(s) objeto(s) a mover.

2.Selecione Modificar > Mover > Mover 3D.

A janela de diálogo Mover 3D abrirá.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

3. Clique em OK. O objeto é deslocado de acordo com o critério especificado.

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Movendo Objetos

Movendo Objetos ao Clicar

Objetos podem ser movidos, duplicados e distribuídos ao longo de uma distância especificada usando a ferramenta Mover por Pontos. Esta ferramenta também movimenta símbolos dentro de paredes (veja “Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos” na página 252).

Move_points_modes.png 

Modo

Descrição

Mover

Move e duplica os objetos selecionados de acordo com a distância e a direção indicadas por dois cliques do mouse.

Distribuir

Move e distribui objetos duplicados entre os pontos indicados por dois cliques do mouse.

Ponto de Referência

Move os objetos selecionados de acordo com o ponto de referência clicado e uma distância de deslocamento especificada a partir daquele ponto; as configurações selecionadas nas Preferências não se aplicam a este modo.

Retenção do Objeto

Mantém os objetos originais; esta opção é idêntica à opção Reter nas preferências da ferramenta

Movendo Objetos com o modo Mover ou Distribuir

MoveByPoints_tool.png 

Para mover, duplicar e distribuir os objetos selecionados:

1.Selecione o(s) objeto(s) que será(ão) movido(s) ou duplicado(s).

2.Clique na ferramenta Mover por Pontos na paleta Básica e clique em Preferências na barra de Ferramentas.

A janela de diálogo Configurações da ferramenta Mover por Pontos é exibida. Escolha as opções desejadas e clique em OK.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

Para selecionar objetos adicionais ou para mudar os objetos atualmente selecionados, duplicar, ou distribuir, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) pressionada enquanto clicar com shift ou clicar arrastando o mouse ao redor para selecionar com uma cerca; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang" enquanto as teclas Alt ou Cmd estão sendo pressionadas.

3. Selecione o modo Mover ou Distribuir de acordo com sua necessidade.

Modo

Número de Cópias

Objeto Original Retido

Resultado

Mover ou Distribuir

0

não aplicável

Move o(s) objeto(s) original(is) para o local indicado pelo clique

Mover ou Distribuir

1

Não

Move o(s) objeto(s) original(is) para o local indicado pelo clique

Mover ou Distribuir

1

Sim

Cria uma cópia do(s) objeto(s) original(is), que será colocado no local indicado pelo clique

Mover

> 1

Não

Move o(s) objeto(s) original(is) colocando o original no local indicado pelo primeiro clique e colocando as cópias em distâncias iguais entre si ao longo do vetor criado pelos dois cliques

Mover

> 1

Sim

Cria cópias do(s) objeto(s) original(is) colocando a primeira cópia no local indicado pelo segundo clique e colocando as cópias em distâncias iguais entre si ao longo do vetor criado pelos dois cliques

Distribuir

> 1

Não

Move o(s) objeto(s) original(is) colocando o original no local indicado pelo primeiro clique e distribuindo as cópias entre os dois locais indicados pelos dois cliques e ao longo do vetor criado pelos dois pontos

Distribuir

> 1

Sim

Cria cópias do(s) objeto(s) original(is) distribuindo as cópias entre os dois locais indicados pelos cliques e ao longo do vetor criado pelos dois pontos

4. Clique uma vez (em qualquer lugar do desenho) para indicar o ponto inicial do vetor, e clique novamente para indicar o ponto final do vetor. As cópias serão colocadas na direção do vetor na distância indicada pelos dois cliques e ao longo da linha definida pelos dois pontos.

Objects_edit100013.jpg 

Movendo Objetos com o Ponto de Referência

Modo de Ponto por Referência pode operar de duas formas; o primeiro clique pode tanto indicar o objeto a ser movido como o ponto de referência a partir do qual o objeto será deslocado.

MoveByPoints_tool00015.png 

Para mover objetos selecionados usando um ponto de referência:

1.Selecione o(s) objeto(s) a mover.

2. Clique a ferramenta Mover por Pontos na Paleta de Ferramentas Básicas.

Para selecionar objetos adicionais ou para mudar os objetos atualmente selecionados a mover, duplicar ou distribuir, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) enquanto clicar com shift ou clicar arrastando o mouse ao redor deles para cercá-los; a ferramenta de Seleção 2D é ativada em modo boomerang enquanto as teclas Alt ou Cmd estão sendo pressionadas.

3.Selecione o modo Ponto de Referência a partir da Barra de Ferramentas.

4.Clique para indicar tanto o ponto de referência, ou para selecionar um ponto no objeto selecionado.

A janela Definir Deslocamento abrirá.

5.A distância de deslocamento atual entre dois pontos clicados. Defina a distância desejada.

6.Selecione se o primeiro clique efetuado foi um ponto de referência ou um ponto no objeto a ser movido.

7.Clique OK. O objeto selecionado é movido conforme especificado, ao longo da linha definida pelos pontos clicados.

8. O ajuste de como o primeiro clique é interpretado permanecerá definido até que seja mudado.

Objects_edit100016.jpg 

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Movendo Objetos

Recortando, Copiando, e Colando Objetos

Recortando Objetos

O comando Recortar remove um objeto do desenho e o guarda temporariamente no clipboard.

Para recortar um ou mais objetos:

1.Selecione os objetos que você deseja recortar e passar para a memória.

2. Selecione Editar > Recortar.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no objeto, e selecione Recortar no menu contextual de objeto.

Os objetos serão removidos do desenho e serão armazenados na memória para utilização posterior.

Copiando Objetos

O comando Copiar irá gerar uma cópia dos objetos selecionados na memória de transferência (Clipboard), onde ficará temporariamente armazenada. O objeto original permanecerá no desenho.

Para copiar objetos:

1.Selecione o objeto a copiar.

2. Selecione Editar > Copiar.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no objeto, e selecione Copiar no menu contextual de objeto.

O programa colocou uma cópia do objeto na área de transferência.

Colando Objetos

O comando Colar irá recuperar o objeto da memória de transferência para a área de desenho do documento atual, de um outro documentoVectorworks ou ainda para um documento aberto em outro programa de desenho (caso este outro programa também possua comandos recortar, copiar e colar). Enquanto o Vectorworks permanecer aberto a imagem carregada na memória de transferência permanecerá em modo vetorial (alta resolução).

Alguma qualidade da imagem pode ser perdida quando colocar em outros programas, ou de outros programas em um arquivo Vectorworks.

Para colar objetos:

1. Entre no arquivo de desenho e a camada na qual você deseja adicionar o objeto.

2. Selecione Editar > Colar.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no objeto, e selecione Colar no menu contextual de objeto.

O Vectorworks irá colar o conteúdo da memória no centro da janela ativa (onde foi dado o último clique) a menos que o último clique tenha sido fora da janela de desenho. Neste caso o objeto será colado no centro do desenho. Quando colar um objeto em outro documento do Vectorworks, ele será colado automaticamente no centro da área de desenho.

Quando uma imagem raster é colada em um Vectorworks, ela é automaticamente comprimida para o formato PNG para reduzir o tamanho do arquivo no Vectorworks.

Colar como Figura

Como o comando Colar, o comando Colar como Figura irá posicionar uma cópia do conteúdo da área de transferência no seu desenho ativo do Vectorworks. No entanto, quando você usa o comando Colar como Figura, o Vectorworks irá posicionar todos os elementos como uma única figura. Assim, após colado, você não poderá mais editar os objetos individuais (incluindo símbolos e texto) no seu arquivo de desenho.

Esse comando pode ser útil se houver vários objetos na área de transferência que você não deseja editar separadamente, ou se os objetos da área de transferência puderem perder alguma qualidade de imagem se eles forem convertidos em objetos Vectorworks.

Para colar como figura:

1.Entre no arquivo de desenho e a camada na qual você deseja adicionar o objeto.

2. Selecione Editar > Colar como Figura.

Colar na Posição

O comando Colar na Posição funciona exatamente como o comando Colar com uma exceção: o conteúdo da área de transferência vai ser colado no seu desenho ativo exatamente na localização original de onde os objetos foram copiados. Quando você cola em uma camada de folha, lembre que cada camada de folha tem sua própria origem, e que ela pode ser diferente da origem da camada onde o objeto foi copiado (veja “Internal Origin and User Origin” na página 70 para detalhes).

Para colar na posição:

1.Entre no arquivo de desenho e na camada onde você deseja adicionar o objeto.

2. Selecione Editar > Colar na Posição.

Mudando a Ordem de Sobreposição dos Objetos

Como todo objetos é desenhado no Vectorworks, ele é automaticamente sobreposto por ordem de criação. O primeiro objeto criado fica na base da ordem de sobreposição e o objeto mais recentemente criado no topo.

Os comandos de sobreposição mudam a ordem de sobreposição dos objetos em uma mesma camada. Objetos podem ser enviados para cima ou para baixo uma posição, ou totalmente para frente ou totalmente para trás.

Para mudar a ordem de sobreposição dos objetos:

1.Selecione o objeto a ser alterado.

2. Selecione Modificar > Sobreposição. A partir deste submenu, selecione o método de sobreposição a ser usado.

Alternativamente, clique com o botão direito (Windows) ou dê um Ctrl-clique (Macintosh) no objeto e selecione Sobreposição a partir do menu de contexto do objeto.

Método

Descrição

Adiantar Posição

Envia o objeto selecionado em direção à frente da ordem de sobreposição

Afastar Posição

Envia o objeto selecionado em direção à base da ordem de sobreposição, para trás do próximo objeto da ordem de sobreposição que o sobrepõe; se nenhum outro objeto sobrepõe o objeto selecionado, a ordem de sobreposição não muda.

Enviar para Frente

Envia o objeto para o topo na ordem de sobreposição.

Enviar para Trás

Desce o objeto selecionado uma posição da pilha de sobreposição; caso não exista nenhum outro objeto estiver abaixo o objeto selecionado, a ordem de sobreposição não será alterada.

A ordem de sobreposição do objeto é alterada.

Objects_edit100018.jpg 

Apagando Objetos

Apagando Objetos

O comando Apagar irá remover qualquer objeto ou objetos selecionados no seu desenho. O resultado é o mesmo obtido pressionando a tecla Delete. Os objetos são completamente apagados, ou seja, não são guardados na área de transferência. A única maneira de recuperar um objeto "apagado" é selecionando o comando Desfazer. Este comando dá a você uma maneira adicional de remover um objeto do seu desenho sem apagar o conteúdo atual da sua área de transferência.

Para apagar objetos do desenho:

1.Selecione o(s) objeto(s) que você deseja apagar.

Selecione Editar > Apagar.

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Eliminando Objetos Não-Usados

Eliminando Objetos Não-Usados

O comando Limpar Documento… permite remover em uma única etapa, todas as camadas, classes, definições de símbolos, hachuras, e formatos de registros que não estejam sendo utilizados do desenho.

Para limpar elementos não utilizados de seu documento:

Selecione Organizar > Limpar.

A janela de diálogo Limpar Documento irá se abrir. Cada tipo de item que pode ser eliminado é listado, assim como o número de itens que foram encontrados. Selecione os itens a serem removidos do desenho.

Item

Descrição

Recursos Não Usados

 

Gradientes

Irá apagar permanentemente todos os gradientes que não estiverem em uso no documento.

Hachuras

Irá apagar permanentemente todas as hachuras que não estiverem em uso no documento

Caso uma textura associada a uma hachura de superfície estiver em uso (Renderworks somente), esta hachura também será considerada em uso e não será removida.

Imagens

Irá apagar permanentemente todas as imagens que não estiverem em uso no documento

Tipos de Linha

Irá apagar permanentemente todas os tipos de linha que não estiverem em uso no documento

Formato de Registros

Deleta recursos de fomatos de registros não utilizados

Também selecione Símbolos Especiais para remover os recursos de símbolos de objetos plug-ins. Um alerta perguntará se você confirma a operação.

Fundos do Renderworks
(Apenas Renderworks )

Irá apagar permanentemente todos os fundos (backgrounds) que não estiverem em uso no documento

Estilos Renderworks
(Apenas Renderworks)

Exclui quaisquer estilos Renderworks não utilizados

Texturas Renderworks
(requer Renderworks)

Exclui quaisquer texturas Renderworks não utilizadas

Estilos Sketch 
(Apenas Design Series)

Permanentemente apaga qualquer estilo sketch que não está sendo utilizado

Estilos de Laje
(requer Vectorworks Architect)

Apaga quaisquer recursos de estilo de laje

Símbolos

Irá apagar permanentemente todos os símbolos que não estiverem em uso no documento

Também selecione Símbolos Especiais para remover os recursos de símbolos de objetos plug-ins e símbolos de grupos (aqueles listados em azul e em vermelho no Administrador de Recursos). Isto não irá remover nenhum plug-in associado ou objetos de grupos que tenham sido inseridos no desenho. Um alerta perguntará se você confirma a operação.

Estilos de Texto

Apaga quaisquer recursos de estilo de texto não utilizados

Mosaicos

Apaga quaisquer recursos de mosaico não utilizados

Estilos de Parede
(apenas Vectorworks Architect ou Landmark)

Permanentemente apaga quaiquer estilos de paredes que não estão em uso.

Todos

    Opção Selecionada: Todos os atributos no grupo    de Recursos Não Usados são selecionados; clique para desselecionar todos os atributos no grupo.

    Opção Desselecionada: Nenhum atributo no grupo de Recursos Não Usados é selecionado; clique para selecionar todos os atributos no grupo.

    Opção mostrando SomeSelectedWin.png (Windows) ou  SomeSelected.png (Macintosh): Um ou mais atributos no grupo de Recursos Não Usados não estão selecionados; lique para selecionar todos os atributos no grupo.

As opções Formatos de Registro Especiais e Símbolos Especiais não são selecionadas automaticamente junto com os outros recursos não usados; eles terão que ser selecionados individualmente.

Outros Itens

 

Camadas Vazias

Remove camadas que não possuam nenhum objeto

Esvaziar Camadas de Andares (apenas Vectorworks Architect)

Exclui quaisquer andares que não possuírem camadas

Pasta de Símbolos Vazia

Exclui quaisquer pastas de símbolos que não estão em uso

Classes Não Usadas

Remove classes que não possuam nenhum objeto atribuído a elas

Objetos Fora dos Limites da Borda de Página para

 

Remove quaisquer objetos que estejam completamente fora dos limites atuais da borda da página; se algum objeto estiver parcialmente dentro da página, ele não será removido. Os objetos poderão ser removidos apenas da camada ativa, de todas as camadas de projeto e/ou de todas as camadas de folha.

Todos

    Opção Selecionada: Todos os atributos no grupo Outros itens serão selecionados; clique para desselecionar todos os atributos no grupo.

    Opção desselecionada: Nenhum atributo no grupo Outros itens será selecionado; clique para selecionar todos os atributos no grupo.

    Opção mostrando SomeSelectedWin00019.png (Windows) ou  SomeSelected00020.png (Macintosh): Um ou mais atributos no grupo de Outros itens não estão selecionados; clique para selecionar todos os atributos no grupo.

Pré-visualizar itens que serão eliminados

Abre a janela de diálogo Preview de Limpeza, após clicado o OK na janela Limpar; se necessários, itens podem ser removidos da lista de limpeza.

2. Clique OK.

Se a opção Pré-visualizar itens que Serão Eliminados estiver selecionada, a janela Preview de Limpeza abrirá. O nome e o tipo de cada item que será removido será mostrado. Nomes em vermelho e azul indicam símbolos que são definidos para serem inseridos como objetos plug-in e grupos, respectivamente (veja “Tipos de Símbolos” na página 196). Para definições de símbolos e pastas de símbolos vazias, a coluna Local indica qual pasta de recurso atualmente contém o item. Para objetos que estejam fora das bordas da folha, a coluna Local indica qual camada de folha ou camada de projeto atualmente contém o item.

Para prevenir algum item de ser removido, clique a coluna a esquerda do nome do item para remover a marca de seleção.

purge_preview.png 

3.Clique OK para completar a operação de limpeza

4. Se necessário use o comando Desfazer para voltar a operação.

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Apagando Objetos

Duplicando Objetos

Duplicando Objetos

O comando Duplicar permite fazer uma cópia de um objeto ou grupo de objetos e os posicionam no desenho. Dependendo das definições nas suas preferências do Vectorworks, o objeto duplicado vai ser posicionado diretamente sobre o original ou ligeiramente deslocado.

Para duplicar qualquer objeto:

1.Selecione os objetos que você quer duplicar.

2.Selecione Editar > Duplicar.

O Vectorworks irá fazer uma cópia do objeto e posicioná-la de acordo com as definições nas suas preferências do Vectorworks.

Quando duplicar objetos deslocados, o deslocamento será carregado com a cópia duplicada.

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Duplicando em Matrizes

Duplicando Objetos ao Longo do Caminho

Duplicando em Matrizes

O comando Matriz de Duplicação controla quantas cópias dos objetos selecionados são feitas e como estas cópias são dispostas, ou posicionadas, no seu desenho.

For information about placing symbols in walls in a duplicate array, see “Inserindo Símbolos em uma Matriz de Duplicação” na página 249.

Para mais informações sobre a colocação de símbolos em paredes em uma matriz de duplicação, veja “Inserindo Símbolos em uma Matriz de Duplicação” na página 564.

Para criar uma Matriz de Duplicação:

1.Selecione os objetos 2D/3D que você quer duplicar.

2.Selecione Editar > Matriz de Duplicação.

A janela de diálogo Matriz de Duplicação irá abrir. Selecione a Forma desejada para a distribuição da matriz. A janela de diálogo irá mostrar dinamicamente os campos apropriados de acordo com a forma selecionada (linear, retangular ou circular).

Objects_edit100021.jpg 

Matriz Linear

 

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

Matriz Retangular

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

Matriz Circular

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

3.Clique OK.

Para as coordenadas definidas o Vectorworks irá posicionar automaticamente as cópias duplicadas.

Caso a opção Próximo Clique de Mouse tenha sido selecionada, mova o mouse até o ponto onde as cópias devem ser inseridas e clique. Para matrizes Circulares e Retangulares , clique o mouse para indicar o centro das duplicações.

Objects_edit100023.jpg 

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Duplicando Objetos

Duplicando Objetos ao Longo do Caminho

Duplicando Objetos ao Longo do Caminho

O comando Duplicar ao Longo do Caminho permite a você criar e posicionar várias cópias de um objeto ao longo de um caminho existente..

Se um objeto 2D e um caminho 3D são selecionados, o objeto 2D é projetado sobre o caminho 3D.

Para duplicar objetos ao longo de um caminho:

1. Selecione o objeto ou objetos a duplicar e selecione o objeto a ser usado como caminho.

Objects_edit100025.jpg 

2.Selecione Editar > Duplicar ao Longo de Caminho.

A janela de diálogo Duplicar ao Longo de Caminho irá abrir.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

3.Clique OK.

As cópias serão geradas com seus centros ao longo do caminho.

Objects_edit100032.jpg 

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Duplicando Objetos

Duplicando em Matrizes

Suavizando Objetos

Os comandos de Suavização alisar todos os polígonos e vértices polilinhas selecionados em uma única etapa, mudando todas as vértices do objeto para o tipo de vértice selecionada. Os comandos também funcionam em curvas NURBS. O comando Sem Suavização muda as vértices suavizadas em vértices com canto.

Para suavizar um objeto:

1.Selecione o objeto que você deseja suavizar.

2. Selecione Modificar > Suavização. A partir deste submenu, selecione o tipo de suavização a ser utilizado.

Opção

Descrição

Sem Suavização

Cria linhas retas e vértices com canto

Suavização Bézier

Arredondará os vértices através de curvas que são "puxadas" pelos pontos de controle sem tocá-los

Suavização Cúbica

Arredondará os vértices através de curvas que passam pelos pontos de controle sem tocá-los

Suavização em Arco

Arredondará os vértices através de arcos (como em um Filete). O raio do arco utilizado é baseado no ajuste atual de raio de arredondamento da ferramenta Filete (veja “Ferramenta Filete” na página 1072). Caso nenhum raio esteja definido, será usado o máximo raio possível que se encaixaria entre cada vértice.

Suavização em Raio

Cria vértices curvados em raio, que são mais fáceis de remodelar do que os vértices em arco.

O objeto será suavizado.

Objects_edit100033.jpg 

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Simplificando Polígonos e Polilinhas

Composing and Decomposing Objects and Surfaces

Compondo e Decompondo Objetos e Superfícies

O comando Compor permite combinar diversas superfícies NURBS, linhas, arcos, polígonos abertos, curvas NURBS e polígonos 3D em um único objeto. Os pontos extremos de cada objeto devem se tocar para que você utilize este comando. Os objetos que não se tocam serão ignorados.

Superfícies NURBS adjacentes, que foram previamente divididas pela ferramenta Dividir (veja “Dividindo Objetos e Superfícies NURBS” na página 1068), podem ser reunidas em uma única superfície NURBS através deste comando.

Para compôr superfícies adjscentes:

1. Selecione as superfícies NURBS que você deseja compôr.

Se uma grande quantidade de objetos estiver conectada de ponta a ponta, use o comando Editar > Selecionar Objetos Conectados para selecioná-los.

2. Selecione Modificar > Compor. Os objetos serão combinados para criar um único objeto ou superfície NURBS.

Objects_edit100035.jpg 

Caso existam diversos objetos com extremos coincidentes, os objetos mais próximos na ordem da pilha serão combinados.

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Selecionando Objetos Conectados

Decompondo Objetos e Superfícies

Decompondo Objetos e Superfícies

O comando Decompor permite decompor superfícies NURBS, polígonos, polilinhas, curvas NURBS 3D geradas através do comando Compor e polígonos 3D abertos.

Ocasionalmente, métodos de criação de superfícies tais como o comando Criar Superfícies a Partir de Curvas e outros, podem gerar superfícies com descontinuidades internas. Muitas das ferramentas e comandos do 3D Power Pack não são criados para operar sobre estes tipos de superfícies. O comando Decompor permite separar estas superfícies em diversas superfícies NURBS sem as descontinuidades.

Para decompor superfícies NURBS ou objetos em segmentos:

1.Selecione a superfície NURBS ou objeto que você deseja decompor.

2. Selecione Modificar > Decompor.

A superfície NURBS será separada em superfícies individuais, ou ainda o objeto será quebrado em segmentos individuais.

Objects_edit100036.jpg 

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Compondo e Decompondo Objetos e Superfícies

Selecionando Objetos Conectados

Selecionando Objetos Conectados

O comando Selecionar Objetos Conectados pode ser usado para selecionar objetos que estejam conectados de ponta a ponta a outros objetos. Qualquer combinação de linhas, arcos, polígonos abertos, polilinhas abertas, curvas NURBS abertas, polígonos 3D abertos, paredes e paredes redondas abertas pode ser selecionada. Os pontos finais de cada objeto devem estar conectados direta ou indiretamente para que você possa usar este comando. Os objetos não conectados serão ignorados

Este comando é útil ao importar arquivos DXF/DWG que contenham uma grande quantidade de pequenas linhas conectadas de ponta a ponta, e você deseja transformá-las em um único objeto.

Para selecionar objetos conectados:

1.Selecione um ou mais objetos que esteja conectados de ponta a ponta.

2.Clique em Editar > Selecionar Objetos Conectados.

Os objetos selecionados são destacados. A paleta Informações de Objeto exibe quantos objetos foram selecionados.

Objects_edit100037.jpg 

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Compondo e Decompondo Objetos e Superfícies

Travando e Destravando Objetos

Travando Objetos

Os objetos de um desenho podem ser protegidos através do comando Travar, de forma que não possam ser acidentalmente deslocados, apagados ou editados. Uma vez travado um objeto deve ser destravado antes de poder ser modificado novamente.

Para travar um objeto:

1.Selecionar o(s) objeto(s) a travar.

2. Selecione Modificar > Travar.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no objeto, e selecione Travar no menu contextual de objeto.

A Paleta Info de Objetos indicará que o objeto está travado. Dependendo da definição de destaque de seleção configurada nas Preferências do Vectorworks, as alças e/ou destaque também mudarão para indicar que o objeto está agora travado (veja “Indicadores de Seleção e Pré-seleção” na página 110).

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Destravando Objetos

Destravando Objetos

Use o comando Destravar para destravar um objeto ou grupo de objetos que foram previamente travados. Objetos destravados podem ser copiados, movidos, apagados ou editados.

Para destravar objetos:

1.Selecione o(s) objeto(s) a destravar.

2. Selecione Modificar > Destravar.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no objeto, e selecione Destravar no menu contextual de objeto.

A Paleta Info de Objetos não indicará mais que o objeto está travado. Dependendo da definição de destaque de seleção configurada nas Preferências do Vectorworks, as alças e/ou destaque também mudarão para indicar que o objeto está agora destravado (veja “Indicadores de Seleção e Pré-seleção” na página 110).

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Travando Objetos

Rotacionando Objetos

Existem algumas formas de se rotacionar objetos. Use a ferramenta Rotacionar para rotacionar um objeto ou uma cópia do objeto diretamente com o mouse. Use os comandos Rotacionar para rotacionar o objeto através de opções pré definidas ou através de um ângulo de rotação personalizado na janela de diálogo.

Certos objetos, tais como retângulos, retângulos arredondados, ovais, bitmaps, imagens PICT, e objetos de texto, podem ser rotacionados com o modo de Escala Interativa da Ferramenta de Seleção. Pressione a tecla Alt (Windows) ou Option (Macintosh) enquanto arrastar uma alça de remodelagem.

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Ferramenta Rotação

Ângulo de Rotação Pré-Determinados

Rotação Personalizada

Rotação 3D Personalizada

Zerar Rotação

Ferramenta Rotação

A ferramenta Rotação pode rotacionar objetos no desenho. Clicando duas vezes a ferramenta abre a janela de diálogo do Objeto de Rotação como descrito em “Rotação Personalizada” na página 1022.

A ferramenta Rotação pode apenas rotacionar ou rotacionar e duplicar o(s) objeto(s) selecionado(s) em um eixo ou alinhado em relação a outro objeto.

 3DRotate_modes.png

Modo

Descrição

Rotação

Rotaciona o objeto selecionado

Duplicar e Rotacionar

Cria um objeto duplicado e o rotaciona

Rotação Padrão

Rotaciona o objeto em torno de um eixo definido

Rotação Alinhamento

Rotaciona o objeto alinhando-o com outro objeto

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Rotação Padrão

Rotação por Alinhamento

Rotacionando Objetos

Rotação Padrão

Rotate_tool.png 

Para rotacionar um objeto em torno de um eixo especificado:

1.Selecione o(s) objeto(s) para rotacionar.

2. Clique na ferramenta Rotação na paleta Ferramentas Básicas.

Para selecionar objetos adicionais ou para mudar a seleção atual de objetos a serem rotacionados, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) enquanto shift-clicar ou shift-arrastar o mouse ao redor deles para selecioná-los por uma cerca; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang enquanto a tecla Alt ou a tecla Cmd estão pressionadas.

3.Selecione Rotacionar ou Duplicar e Rotacione da Barra de Ferramentas, dependendo se será rotacionado o objeto original ou um objeto duplicado.

4.Selecione Rotação Padrão da Barra de Ferramentas.

Por Padrão (Default), o plano de rotação está paralelo ao Plano Trabalho. Se desejado, selecione Rotação no Plano de Tela da Barra de Ferramentas para rotacionar em um plano paralelo ao plano de tela do computador.

5. Um gráfico de transferidor será exibido em volta do cursor. Posicione o transferidor no plano de rotação apropriado e clique no ponto central da rotação.

O gráfico do transferidor será exibido somente se um objeto estiver selecionado.

6. O gráfico do transferidor permanecerá no ponto do clique. À medida que você move o cursor, o transferidor será rotacionado e uma linha pontilhada a partir do centro de rotação do cursor irá mostrar o eixo de rotação. Clique para definir o eixo de rotação.

7.À medida que você move o cursor, uma prévia do objeto rotacionado será exibida. Clique para definir o ângulo de rotação.

O objeto original ou sua duplicata será rotacionado para a nova posição.

Objects_edit100039.jpg 

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Rotacionando Objetos

Rotação por Alinhamento

Rotate_tool00041.png 

Para rotacionar objetos alinhando com outros objetos:

1.Selecione o objeto que você deseja rotacionar.

2. Selecione a ferramenta de Rotação da paleta Básica.

Para selecionar objetos adicionais ou para mudar a seleção atual de objetos a serem rotacionados, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) enquanto shift-clicar ou shift-arrastar o mouse ao redor deles para selecioná-los por uma cerca; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang enquanto a tecla Alt ou a tecla Cmd estão pressionadas.

3.Selecione Rotacionar ou Duplicar e Rotacione da Barra de Ferramentas, dependendo se será rotacionado o objeto original ou um objeto duplicado.

4.Selecione Rotação Alinhamento da Barra de Ferramentas. Esse modo só está disponível na vista 3D.

5. Um gráfico de feedback é exibido em volta do cursor. Posicione o gráfico do transferidor sobre o plano de rotação apropriado e clique no ponto central da rotação.

O gráfico do transferidor será exibido somente quando um objeto estiver selecionado.

6.O gráfico do transferidor permanecerá no ponto do clique. À medida que você move o cursor, o transferidor será rotacionado, e uma linha pontilhada a partir do centro de rotação do cursor mostrará o eixo de rotação. Clique para definir o eixo de rotação.

7.À medida que você move o cursor, uma prévia do objeto rotacionado é exibida. Clique no ponto desejado para alinhar o objeto.

O objeto original ou sua duplicata serão rotacionados na nova posição.

Para que o alinhamento e a pré-visualização funcionem corretamente, todos os três cliques devem ser posicionados em um ponto do clique.

Objects_edit100042.jpg 

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Rotacionando Objetos

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Ângulo de Rotação Pré-Determinados

Os comandos de rotação proporcionam várias maneiras de rotacionar objetos 2D e 3D em um desenho sem mudar sua localização base no desenho. Selecione um dos ângulos de rotação pré-determinados, ou especifique um ângulo de rotação personalizado.

Para rotacionar um ângulo especificado:

1.Selecione o(s) objeto(s) que será(ão) rotacionado(s).

2. Selecione Modificar > Rotação, e a seguir a rotação pré-determinada.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no objeto, e selecione Rotação no menu contextual de objeto.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

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Rotacionando Objetos

Rotação Personalizada

O centro de rotação para este comando será o centro dos limites de contorno do objeto. A rotação é realizada no plano de tela.

Para rotacionar ângulos de rotação personalizados:

1.Selecione o(s) objeto(s) que você deseja rotacionar.

2.Selecione Modificar > Rotacionar > Rotação. Alternativamente, dê dois cliques na ferramenta Rotação.

A janela de diálogo Rotação de Objeto aparecerá.

3. Digite o ângulo de rotação.

A precisão dos valores digitados (graus, minutos e/ou segundos) dependem dos ajustes da janela de Unidades.

4. Clique OK.

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Rotacionando Objetos

Rotação 3D Personalizada

A precisão do ângulo de rotação que pode ser usado (graus, minutos e/ou segundos) dependente das definições das Unidades.

Para definir a rotação 3D a ângulos determinados:

1.Selecione o objeto 3D ou objetos que deseja rotacionar.

2.Selecione Modificar > Rotacionar > Rotação 3D.

A janela de diálogo Rotação de Objeto em 3D irá abrir. Especifique os parâmetros de rotação.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

3. Clique OK.

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Rotacionando Objetos

Zerar Rotação

O comando Zerar Rotação permite retornar qualquer objeto 3D que tenha seu próprio sistema de coordenadas para a sua posição vertical. Você pode usar este comando para rotacionar símbolos, extrusões, extrusões múltiplas e varreduras de modo que eles se alinhem ao sistema global de coordenadas.

Para zerar a rotação de um objeto:

1.Selecione o(s) objeto(s) 3D cujas rotações você deseja zerar.

2. Selecione Modificar > Zerar Rotação.

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Rotacionando Objetos

Espelhando Objetos

A ferramenta Espelhar pode espelhar, ou espelhar e duplicar, objetos sobre uma linha de eixo ou através do plano de trabalho. 

mirror_modes.png 

Modo

Descrição

Espelhar

Espelha o objeto selecionado. O objeto espelhado está no mesmo plano que o objeto original.

Espelhar e Duplicar

Cria uma duplicação do objeto selecionado e depois espelha a duplicação. O objeto espelhado está no mesmo plano que o objeto original.

Espelhar em relação ao Plano de Trabalho (Apenas Vista 3D)

Espelha o objeto selecionado para o outro lado do plano de trabalho.

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Espelhando Objetos Usando uma Linha de Eixo

Espelhando Objetos em Relação ao Plano de Trabalho

Espelhando Objetos Usando uma Linha de Eixo

Mirror_tool.png 

Para espelhar um objeto usando uma linha de eixo:

1.Selecione o objeto que deseja espelhar.

2. Clique na ferramenta Espelhar da paleta Ferramentas Básicas.

Para selecionar objetos adicionais ou para mudar os objetos atualmente selecionados para espelhar, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) enquanto shift-clica ou shift-arrasta o mouse ao redor deles para selecioná-los por uma cerca; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang enquanto a tecla Alt ou a tecla Cmd estão pressionadas.

3. Selecione Espelhar ou Duplicar e Espelhar da Barra de Ferramentas, dependendo se o objeto original deve permanecer no local.

4. Clique para ajustar o início da linha de eixo. Assim que você começa a arrastar o mouse para criar a linha de eixo, uma preview da imagem espelhada do posionamento do objeto é exibida. Clique novamente para ajustar o fim da linha. Para objetos em paredes (como portas ou colunas), a linha de eixo é restrita a ser perpendicular a parede. Objetos 2D têm sua preview como vetores sem preenchimento e os objetos 3D as têm em modo Aramado, independente do modo atual de renderização.

O objeto ou sua duplicada é espelhado no lado oposto do plano criado pela projeção da linha do eixo sobre o plano de trabalho.

Objects_edit100045.jpg 

Objects_edit100047.jpg 

Objects_edit100049.jpg 

Os pontos finais da linha de eixo do espelho devem ocupar pontos distintos no plano de trabalho ativo. Em vistas 3D, o espelhamento não funcionará se os dois pontos são coincidentes no plano ativo.

Para objetos em paredes, o objeto é espelhado colocado na parede, se houver espaço para tal.

Objects_edit100051.jpg 

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Espelhando Objetos em Relação ao Plano de Trabalho

Espelhando Objetos

Espelhando Objetos em Relação ao Plano de Trabalho

Mirror_tool00053.png 

Para espelhar um objeto em relação ao plano de trabalho:

1.Selecione o(s) objeto(s) que deseja espelhar.

2.Objetos híbridos como paredes ou colunas devem continuar perpendiculares ao plano de camada ativo. Se você estiver espelhando um objeto híbrido, defina o plano de trabalho para que ele interseccione o plano de camada ativo a 90 graus.

3. Clique na ferramenta Espelhar da paleta Ferramentas Básicas.

Para selecionar objetos adicionais ou para mudar os objetos atualmente selecionados para espelhar, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) enquanto shift-clicar ou shift-arrastar o mouse ao redor deles para selecioná-los por uma cerca; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang enquanto a tecla Alt ou a tecla Cmd estão pressionadas.

4.Selecione Espelhar ou Duplicar e Espelhar da Barra de Ferramentas, dependendo se o objeto original deve permanecer no local.

5.Selecione o modo Espelhar Através do Plano de Trabalho.

O objeto ou sua duplicação é espelhado para o lado oposto do plano de trabalho. Não há necessidade de criar uma linha de eixo.

Objects_edit100054.jpg 

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Espelhando Objetos Usando uma Linha de Eixo

Espelhando Objetos

Convertendo Objetos

Há várias maneiras de converter objetos no Vectorworks.

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Converter em Linhas

Converte Cópia em Linhas

Converter em Polígonos

Converter Cópia em Polígonos

Converter em 3D Polígonos

Converter em Malha

Convertendo Sólidos Genéricos

Converter em Linhas

O comando Converter em Linhas muda um objeto para uma série de linhas. Por exemplo, um retângulo é convertido em 4 linhas.

Círculos e ovais podem ser convertidos para uma numerosa quantidade de segmentos de linhas. No entanto, especialmente quando converter em círculos, a precisão dos segmentos de linhas dependem da opção Res. de Conversão 2D definida nas Preferências do Vectorworks.

Para converter objetos em linhas:

1.Selecione o objeto que você deseja converter.

2.Selecione Modificar > Converter > Converter em Linhas.

3.Se o objeto pode ser apresentado, selecione a opção de apresentação da imagem (aramado, linhas escondidas ou linhas escondidas tracejadas) a ser convertida em linhas.

4.Clique OK.

O objeto é convertido em linhas e cada segmento pode ser manipulado.

Objects_edit100056.jpg 

Converte Cópia em Linhas

O comando Converter Cópia em Linhas funciona como o comando Converter em Linhas com a diferença de que ele primeiro faz uma cópia do objeto e então converte a cópia em segmentos de Linhas. O objeto original permanece inalterado.

Para converter uma cópia de um objeto em linhas:

1.Selecione o objeto que você deseja converter.

2.Selecione Modificar > Converter > Converter Cópia em Linhas.

3.Se o objeto pode ser apresentado, selecione o tipo de conversão entre aramado, linhas escondidas, ou linhas escondidas tracejadas.

4.Clique OK.

Uma cópia do objeto é convertido em linhas e cada segmento pode ser manipulado.

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Converter em Linhas

Converter em Polígonos

O comando Converter em Polígonos permite alterar qualquer objeto que possua uma superfície (preenchimento) em um polígono ou série de polígonos necessários para criá-lo.

Você pode até mesmo converter círculos. Especialmente neste caso a quantidade de polígonos gerados dependerá da Resolução de Conversão 2D definida na janela de diálogo Preferências do Vectorworks.

Quando a maior parte das geometrias 3D fechadas são convertidas para polígonos 2D com a opção de apresentação de linhas escondidas, polígonos que estejam com suas faces escondidas serão descartados.

Para converter objetos em polígonos:

1.Selecione o objeto que você deseja converter.

2.Selecione Modificar > Converter > Converter em Polígonos.

3.Se o objeto pode ser apresentado, selecione entre os tipos de conversão aramado ou linhas escondidas.

4.Clique OK.

O objeto é convertido para um grupo de polígonos. Para selecionar um polígono individual, primeiro selecione Organizar > Desagrupar.

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Converter em 3D Polígonos

Converter Cópia em Polígonos

O comando Converter Cópia em Polígonos funciona como o comando Converter em Polígonos, com a diferença de que ele primeiro faz uma cópia do objeto e então converte a cópia em polígonos 2D. O objeto original permanece inalterado.

Para converter uma cópia em polígonos:

1.Selecione o objeto que você deseja converter.

2.Selecione Modificar > Converter > Converter Cópia em Polígonos.

3.Se o objeto pode ser apresentado, selecione entre os tipos de conversão aramado ou linhas escondidas.

4.Clique OK.

Uma cópia do objeto é convertido para um grupo de polígonos. Para selecionar um polígono individual, selecione Organizar > Desagrupar.

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Converter em Polígonos

Converter em 3D Polígonos

O comando Converter em Polígonos 3D permite converter qualquer linha 2D ou objeto com superfície (preenchimento), incluindo polilinhas, polígonos, elipses e retângulos em um polígono 3D. Uma vez convertido, o novo polígono terá uma dimensão Z, que lhe designará uma posição no espaço 3D. Isto permite rotacioná-lo e manipulá-lo com as ferramentas 3D normalmente. O novo polígono não irá, entretanto, ter uma espessura.

Quando você selecionar dois ou mais objetos e convertê-los simultaneamente, o Vectorworks irá transformar os objetos convertidos em um único grupo.

Para converter um Objeto 2D em Polígonos 3D:

1.Selecione o objeto ou objetos 2D que você deseja converter.

Selecione Modificar > Converter > Converter em Polígonos 3D.

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Converter em Polígonos

Converter em Malha

O comando Converter em Malha converte qualquer objeto extrudado, com extrusão múltipla, varredura, ou aramado em um objeto de malha. Utilize a paleta Informações de Objeto para editar os vértices do objeto da malha . O comando também pode reunir um número de polígonos 3D separados em um único objeto de malha.

Um objeto de malha pode conter até 30.000 vértices.

Para converter um objeto em uma Malha 3D:

1.Selecione o objeto 3D que você deseja converter.

2.No menu Modificar > Converter > Converter em Malha.

O objeto será transformado em um objeto em malha. Para editar a malha, selecione Modificar > Editar Grupo e edite os polígonos 3D que compõem a malha.

Objects_edit100057.jpg 

Agrupando Objetos

O comando Agrupar permite selecionar dois ou mais objetos individuais (incluindo texto e símbolos) e "agrupá-los" de maneira que o Vectorworks trate-os como um único objeto. Por exemplo, você poderia mover um grupo de objetos para uma camada diferente no seu desenho com apenas um movimento. Além disso, você também pode usar esse comando para selecionar dois ou mais grupos de objetos e transformá-los em único grupo.p.

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Para agrupar objetos:

1.Selecione os objetos (ou grupos) a serem agrupados.

2.Selecione Modificar > Agrupar.

Os objetos serão agrupados em um único objeto, e o grupo será inserido na classe ativa.

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Editando um grupo

Desagrupar

Retornando ao Nível Superior

Editando um grupo

Use o comando Modificar > Editar Grupo para editar objetos individuais em um grupo sem ter que desagrupá-los. Este comando também edita um grupo de objetos que estejam alinhados dentro de um outros grupo; cada vez que o comando é selecionado, o Vectorworks move um nível para baixo na profundidade do grupo. Veja “Modo de Edição de Objeto” na página 1002 para mais detalhes.

Retornando ao Nível Superior

Use o comando Nível Superior durante a edição de grupos alinhados, para retornar em um único passo para o nível principal de desenho.

Selecione Organizar > Nível Superior.

O Vectorworks irá tirá-lo automaticamente do grupo que você está editando e retornará diretamente para a Área de Desenho Principal.

Desagrupar

O comando Desagrupar permite desmembrar (desagrupar) objetos ou grupos que você combinou previamente com o comando Agrupar. No caso de grupos alinhados, você pode Desagrupar apenas um grupo por vez.

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Para desagrupar um grupo de objetos:

1.Selecione o grupo que você deseja desagrupar.

2. Selecione Modificar > Desagrupar.

Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no grupo, e selecione Desagrupar no menu contextual de objeto.

3.Um objeto plug-in perderá sua função de plugin se for desagrupado. Confirme se os objetos de alto nível devem ser desagrupados.

Além disso, se o grupo tiver registros associados, você será perguntado se deseja associar os registros aos objetos desagrupados. Clique em Sim para transferir os registros para os itens desagrupados; clique em Não para descartar os registros.

Se você transferir os registros para os itens desagrupados, você terá duplicatas. Isto pode causar problemas se o objeto original agrupado estava sendo rastreado em uma planilha, por exemplo.

Alinhando e Distribuindo Objetos

Alinhando e Distribuindo Objetos no Plano de Tela

O comando Alinhar/Distribuir permite alinhar e distribuir múltiplos objetos no plano de tela. O comando alinhar e distribuir é baseado nos eixos horizontal e vertical, relativos a tela.. .

Para alinhar/distribuir objetos:

1.Selecione os objetos a serem alinhados/distribuídos.

2. Selecione Modificar > Alinhar > Alinhar/Distribuir. A janela Alinhar/Distribuir Objetos aparecerá.

Como alternativa, clique com o botão direito do mouse (Windows) ou Ctrl + clique (Mac) em um dos objetos selecionados e selecione Alinhar/Distribuir no menu de contexto. O comando alinhar e distribuir mais comumé exibido em um menu de contexto. Selecione o comando desejado, ou selecione Alinhar/Distribuir para abrir a caixa de diálogo Alinhar/Distribuir Objetos.

Align_Dist_dlg.png 

3. Selecione o critério de alinhamento/distribuição do objeto. Objetos 2D são movidos apenas nos eixos horizontal e vertical.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

4.Clique OK.

O Vectorworks irá alinhar/distribuir os objetos selecionados.

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Loci e objetos travados são objetos especiais e se comportam diferentemente quando estão presentes em uma operação alinhar/distribuir.

Se um locus é um dos objetos selecionados, todos objetos são alinhados relativamente ao locus. Se existirem múltiplos loci na seleção, então o loci é alinhado/distribuído como qualquer outro objeto.

Objetos travados em uma seleção não se movem. Outros Objetos são alinhados/distribuídos relativamente aos objetos travados.

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Alinhando e Distribuindo Objetos em 3D

Alinhando Objetos à Grade

Alinhando e Distribuindo Linhas de Indicação

Alinhando e Distribuindo Objetos em 3D

Os objetos podem ser alinhados e/ou distribuídos em relação a outros no espaço 3D. O alinhamento e distribuição 3D de objetos é baseado no chão ou no plano de trabalho.

O comando Alinhar/Distribuir 3D alinha e distribui múltiplos objetos. O alinhamento e distribuição é baseado nos eixos X, Y e Z do plano de camada ativo ou nos eixos X', Y' e Z' do plano de trabalho.

Observe o seguinte sobre este comando:

  Os loci 3D e os objetos bloqueados são objetos especiais que operam de forma diferente quando estão presentes em uma operação de alinhamento ou distribuição.

 Se o ponto do locus 3D estiver em um dos objetos selecionados, todos os objetos serão alinhados em relação ao locus. Se houver múltiplos loci na seleção, então os loci serão alinhados ou distribuídos como qualquer outro objeto.

 Os objetos bloqueados em uma seleção não podem ser movimentados. Os outros objetos serão alinhados ou distribuídos em relação aos objetos bloqueados.

 Os objetos de tela 2D são ignorados pelo comando Alinhar/Distribuir 3D.

Para alinhar ou distribuir objetos em 3D:

1.Selecione os objetos a serem alinhados ou distribuídos.

2.Clique em Modificar > Alinhar > Alinhar/Distribuir 3D.

A janela Alinhar e Distribuir Objeto 3D é exibida..

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

3.Clique em OK.

Os objetos selecionados são alinhados ou distribuídos.

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Alinhando e Distribuindo Objetos no Plano de Tela

Alinhando Objetos à Grade

Alinhando Objetos à Grade

.O comando Alinhar com a Grade irá alinhar objetos 2D e 3D à sua Grade de Alinhamento atual, posicionando o canto superior esquerdo de cada objeto sobre um ponto de alinhamento à grade mais próximo. O comando Alinhar com a Grade permite realinhar objetos à sua Grade de Alinhamento sempre que você mudar a definição de sua grade de alinhamento. Este comando também permite alinhar objetos que foram criados com a ferramenta Restrição Alinhar à Grade desligada ou que foram movidos para fora da grade quando criados

Para alinhar um objeto à grade:

1.Selecione os objetos que você deseja alinhar.

2. Selecione Modificar > Alinhar > Alinhar à Grade.

O Vectorworks irá alinhar o(s) objeto(s) selecionado(s), posicionando o canto superior esquerdo de cada objeto selecionado sobre o ponto da grade de alinhamento mais próximo.

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Alinhando e Distribuindo Objetos

Alinhando e Distribuindo Linhas de Indicação

Grades de Atração e Referência

Alinhando e Distribuindo Linhas de Indicação

Muitos objetos do Vectorworks incluem tags com linhas de indicação que apontam para itens específicos no desenho. Em desenhos que possuem muitas dessas linhas, você pode alinhá-las para melhorar a legibilidade. O comando Alinhar/Distribuir Linhas de Indicação funciona com os seguintes objetos:

Objetos do Vectorworks Fundamentals

      Anotações

Objetos do Vectorworks Design Series

      Bolha de detalhe

      Árvores existentes

       Áreas de piso

       Áreas de paisagem

       Linhas de indicação

       Plantas

       Marcações

       Estacas

Para alinhar linhas de indicação:

1. Selecione os objetos cujas linhas de indicação você deseja alinhar e/ou distribuir.

2. Escolha Modificar > Alinhar > Alinhar/Distribuir Linhas de Indicação.

      Se nenhum dos objetos selecionados puder ser processado pelo comando, uma mensagem será exibida e o comando será cancelado.

      Se um ou mais objetos não puderem ser processados, uma mensagem diferente será exibida. Você poderá continuar alinhando os objetos restantes ou poderá cancelar o comando a partir da janela que será exibida a seguir.

3. A janela Alinhar Linhas de Indicação é exibida.

Clique para exibir/ocultar os parâmetros.

callout.png 

4. Escolha as opções de alinhamento desejadas e clique em OK.

5. Se uma das opções de alinhamento horizontal tiver sido selecionada, clique e arraste para desenhar uma linha de referência para alinhar os pontos de ombro ou de rótulo selecionados. A linha não deve estar na horizontal. Clique novamente para completar a linha de referência.

6. Os objetos são alinhados conforme especificado.

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Alinhando e Distribuindo Objetos no Plano de Tela

Alinhando e Distribuindo Objetos em 3D

Alinhando Objetos à Grade