Entendendo Símbolos

Vantagens de Símbolos

Objetos 2D e 3D podem ser salvos como definições de símbolos 2D, 3D ou híbridos (2D e 3D combinados). O Vectorworks também possui milhares de símbolos. As definições de símbolos salvam as propriedades do objeto, tais como tamanho, cor e classe, dentro da definição de símbolo; estas propriedades são retidas a cada vez que o símbolo é posicionado e quando um símbolo é importado num desenho diferente.

Trabalhar com símbolo lhe oferece uma série de vantagens:

 Tamanhos de Arquivos Menores: O símbolo inteiro e sua definição (a matriz) é armazenado apenas uma vez no seu arquivo de desenho. A partir daí, apenas as informações de posição (coordenadas de localização e rotação) dos exemplares deste símbolo inseridos no desenho, são efetivamente armazenados.

 Edição Única: Faça suas mudanças na definição do símbolo (matriz) e o Vectorworks irá atualizar automaticamente todos os exemplares do símbolo inseridos no seu desenho.

 Informação de Banco de Dados Associada: As informações associadas a um símbolo podem ser usadas para gerar relatórios e planilhas. As informações associadas a um símbolo são específicas para aquela instância, permitindo que cada instância seja editada individualmente.

  Fácil Importação: Com a Paleta de Recursos do Vectorworks, você pode importar rapidamente símbolos de um arquivo de desenho fechado para o seu arquivo de desenho atual, sem precisar abrir o arquivo original para depois copiar e colar o objeto no seu desenho atual.

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Tipos de Símbolos

Criando Novos Símbolo

Tipos de Símbolos

No Vectorworksvocê pode criar objetos 2D e 3D. Símbolos que são objetos convertidos também podem consistir de objetos 2D, 3D ou híbridos.

Além disso, há categorias especiais de símbolos que indicam o comportamento do símbolo ao ser posicionado. Estas categorias possuem códigos de cores dentro do Administrador de Recursos para fins de identificação. A categoria à qual o símbolo pertence depende do tipo de objeto convertido em símbolo e das opções selecionadas ao criar o mesmo.

Os símbolos podem ser agrupados dentro de outros símbolos.

Tipo de Símbolo

Categoria de Símbolo

2D

Símbolos 2D são projetados para serem desenhados sozinhos. Ao serem exibidos numa vista de desenho 3D, não interagem com o ambiente 3D. Ao serem percorridos ou sobrevoados, estes itens permanecem planos e não giram com o restante do desenho.

3D

Símbolos 3D possuem altura (coordenada Z) bem como largura e comprimento (coordenadas X e Y). Objetos 3D são exibidos como planos numa vista de desenho 2D. Entretanto, retêm suas propriedades 3D. Símbolos criados a partir de objetos 3D que não são híbridos aparecem planos em vistas 2D, mas mostram dimensões em vistas 3D.

Híbridos

Um símbolo híbrido contém tanto um objeto 2D quanto um componente 3D e é exibido corretamente conforme a vista. Por exemplo, um símbolo de porta híbrido é exibido como “arco oscilante” na vista Topo/Planta 2D e como porta plenamente formada na vista 3D. A vantagem de trabalhar com símbolos híbridos é que os modelos 3D podem ser criados automaticamente a partir de desenhos 2D ou vice-versa.

Preto

Este é o tipo de símbolo mais comum, o símbolo estático. Seus parâmetros são salvos dentro da definição de símbolo e ajustados ao posicionar. As modificações feitas à definição do símbolo afetam todas as instâncias do mesmo.

Azul

Quando posicionado, este tipo de símbolo é convertido em grupo. Quaisquer modificações feitas à definição do símbolo posteriormente não têm efeito sobre o grupo. Ao criar o símbolo, selecione Converter em Grupo nas opções de inserção para especificar um símbolo “azul”.

Vermelho

Este é um símbolo baseado em página. Estes símbolos normalmente correspondem a anotações cujo tamanho é relativo ao tamanho da página, como a Seta de Indicação do Norte.

Verde

Este é um símbolo baseado em página. Normalmente, esses símbolos são símbolos de anotação que são escalados em relação ao tamanho da página, como um indicador de seta do Norte.

Objetos Paramétricos

Objetos paramétricos possuem todo o poder dos símbolos padrão, com a vantagem adicional de serem personalizáveis. Diferentemente de símbolos, objetos paramétricos possuem a opção de serem inseridos no desenho e permanecendo modificáveis. Isso é muito útil se o desenho precisa conter muitas variações diferentes do mesmo objeto.

Alguns ajustes de ferramentas e bibliotecas no Vectorworks contêm objetos paramétricos; por exemplo, a ferramenta Barra de Escala, localizada no conjunto de ferramentas Dimensões/Notas, insere um objeto paramétrico. Além dos ajustes de ferramentas, objetos paramétricos pré-definidos estão disponíveis na pasta Bibliotecas (em subpastas iniciando com a palavra Objeto ou Objetos) e são acessados através do Administrador de Recursos.

Ao inserir um objeto paramétricos a partir de um conjunto de ferramentas, poderá abrir-se uma caixa de diálogo de propriedades do objeto na primeira vez em que o item é posicionado no desenho. As propriedades nesta caixa de diálogo ajustam os valores default para o objeto durante esta sessão. Modifique as propriedades antes de inserir o objeto ou aceite os valores default e clique OK. As instâncias do objeto podem ser modificadas através da paleta de Informações do Objeto após a inserção.

Objetos plug-in podem ser criados manualmente através de Organizar > Scripts > Editor de Plug-in VectorScript, veja “Criando Plug-Ins de Script” na página 1773.

Além disso, um símbolo pode ser salvo como símbolo “vermelho” que se torna um objeto plug-in na inserção.

Existem quatro tipos diferentes de objetos paramétricos: pontuais, lineares, retangulares, e tipo caminho (path). Cada tipo difere do outro pela maneira como é inserido e editado no desenho.

Objetos lineares e retangulares não podem ser inseridos diretamente numa parede. Entretanto, uma vez posicionados no desenho, podem ser arrastados sobre uma parede para ser inseridos.

Objetos Paramétricos Pontuais

Os Objetos Paramétricos Pontuais são inseridos através de um único clique no desenho que especifica sua localização e então um segundo clique que define sua rotação. É o mesmo procedimento usado para inserir símbolos através da ferramenta de inserção de símbolos. Uma imagem preview (ou silhueta) do objeto é mostrada na localização do cursor. Objetos Paramétricos Pontuais não podem ser editados através do cursor; devem ser editados somente através da Paleta Info de Objetos.

Objetos Paramétricos Lineares

Os Objetos Paramétricos Lineares são inseridos no desenho através de dois cliques. O primeiro clique determina o ponto inicial da linha e o segundo seu ponto final. A orientação do objeto é definido por esta linha. O objeto pode ser redimensionado ou rotacionado com o cursor, através dos extremos da sua linha de definição. Também pode ser editado através da Paleta Info de Objetos.

Objetos Paramétricos Retangulares

Objetos Paramétricos Retangulares são posicionados através de uma sequência de três cliques no desenho. Há dois modos diferentes de posicionamento que determinam como estes três cliques são interpretados.

plugin_modes.png 

 Modo de Posicionamento pela Linha Central: Neste modo o primeiro clique irá determinar a orígem do objeto, o segundo clique irá especificar seu comprimento e o terceiro define metade da largura do objeto. Após o segundo clique o objeto será pré-visualizado simetricamente em relação a linha central definida pelos dois primeiros cliques.

 Modo de Posicionamento pela Borda: O primeiro clique define um dos cantos do objeto retangular, o segundo clique determina o comprimento e o terceiro define a largura total do mesmo.

Quando um objeto paramétrico retangular é selecionado, existem oito alças de seleção visíveis. O objeto pode ser redimensionado arrastando suas alças de seleção com o cursor, ou através dos campos da paleta Info de Objetos.

Objetos Paramétricos de Caminho (Path)

Os Objetos Paramétricos de Caminho são criados através de uma sequência de diversos cliques que definem os vértices ao longo de um caminho. Existem dois tipos diferentes de Objetos Paramétricos de Caminho, baseados no tipo de caminho usado. Um Objeto Paramétrico de Caminho 2D usa uma polilinha como definição de caminho enquanto um Objeto Paramétrico de Caminho 3D usa uma curva NURBS (3D) como definição de caminho.

Objetos Paramétricos de Caminho podem ser editados pela ferramenta de Remodelagem 2D ou pela ferramenta de Remodelagem 3D diretamente. Eles também podem ser editados através do comando Modificar > Editar Grupo, ou ainda através da Paleta Info de Objetos.

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Criando Novos Símbolo

Inserindo Símbolos

Editando Símbolos

Vantagens de Símbolos

Registros

Comandos Globais de Símbolos

Criando Novos Símbolo

O comando Criar Símbolo cria símbolos a partir de objetos 2D e/ou 3D, incluindo texto. Símbolos também podem ser criados a partir de outros símbolos, objetos paramétricos, grupos e planilhas. Quando é aplicado, o símbolo pode se converter automaticamente em um grupo ou objeto paramétrico. Viewports não podem ser tranformadas em símbolos.

Para mais informações sobre tipos de símbolos e categoria de cores, veja “Tipos de Símbolos” na página 233.

Ítem

Converter em

Resultado

Objeto 2D

Símbolo 2D

Simbolo 2D preto, para usar na Vista Topo/Planta

Objeto 3D e/ou 2D

Símbolo 3D

Simbolo 3D preto, para usar somente na Vista 3D

Objeto Híbrido 2D/3D

Símbolo híbrido

Símbolo preto híbrido para uso em planos 2D e modelos 3D

Símbolo

Símbolo

Salva quaisquer modificações aos atributos do símbolo atual como uma nova definição de símbolo preto

Grupo

Cria uma nova definição de símbolo azul, a ser inserido como grupo

Objeto Plug-in

Cria uma nova definição de símbolo vermelho, a ser inserido como objeto paramétrico

Grupo

Símbolo

Cria uma nova definição de símbolo preto, com objetos múltiplos dentro de um recipiente de símbolos

Objeto Paramétrico

Símbolo

Cria uma nova definição de símbolo preto. Isto permite modificar todas as instâncias editando o objeto plug-in dentro do símbolo, mesmo a instância do símbolo real não podendo ser editada.

Objeto Plug-in

Cria uma nova definição de símbolo vermelho, a ser inserido como objeto paramétrico. Isto permite posicionar um objeto paramétrico editável num desenho com parâmetros salvos. Por exemplo, um objeto paramétrico de porta, quando salvo com largura de 4’ e inserido como objeto paramétrico, é inserido com largura de 4’ e não com a largura padrão.

Planilha

Grupo

Cria uma nova definição de símbolo azul, a ser inserido como grupo. Por exemplo, uma planilha pode ser salva como relatório pré-formatado salvando-a como definição de símbolo azul.

Para criar um novo símbolo:

1.Selecione o(s) objeto(s) que você deseja transformar em símbolo.

Para criar um símbolo íbrido, selecione tanto os objetos 2D quanto 3D. Na vista de Topo/Planta, alinhe os objetos primeiro (o alinhamento dos símbolos pode ser ajustado após a criação com o comando Editar Símbolo). A pré-visualização do símbolo exibida no Administrador de Recursos é gerada na vista do símbolo ao criar ou editar.

Se um símbolo híbrido será inserido em uma parede, você pode opcionalmente especificar o Componente de Abertura em Paredes 3D em adição aos componentes 2D e 3D; veja “Adicionando um Componente de Abertura 3D em Parede na Definição de um Símbolo” na página 254.

Em símbolos 2D inseridos em paredes, dois loci podem ser especificados como o local da quebra de parede. Na vista Topo/Planta coloque os dois loci em locais opostos com o objeto a ser convertido, e selecione todos antes de converter. Ao inserir o símbolo na parede, a parede é quebrada nos loci ao invés de no contorno do objeto.

2.No menu Organizar, selecione Criar Símbolo.

A janela de diálogo Criar Símbolo aparecerá.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

3.Clique OK.

4.Se a opção de ponto de inserção Próximo Clique de Mouse foi selecionada, clique para especificar o ponto de inserção do símbolo desejado.

5.Especifique a localização da pasta para o novo símbolo na próxima janela Criar Símbolo.

Clique na pasta para selecioná-la como o destino para o novo símbolo.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

6.Clique OK.

O novo símbolo é adicionado ao Administrador de Recursos.

Inserindo Símbolos

Símbolos são recursos disponíveis a partir do Administrador de Recursos. Para abrir o Administrador de Recursos, selecione Janela > Paletas > Administrador de Recursos. Exiba o símbolo para inseri-lo no Administrador de Recursos (veja “Acessando Recursos Existentes” na página 225).

O símbolo atualmente ativo é inserido; o nome do símbolo ativo é exibido na base do Administrador de Recursos. Clicar no botão de símbolo ativo exibe automaticamente o símbolo atualmente ativo na lista da janela de exibição dos recursos.

Os símbolos podem ser arrastados a partir do Administrador de Recursos para dentro do desenho, ou com a ferramenta Inserção de Símbolos. Os símbolos podem ser inseridos como objetos individuais ou inseridos para tornar-se parte de uma parede.

activesymname.png 

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Método de Inserção de Símbolos Arrastar e Soltar

A Ferramenta de Inserção de Símbolo

Método de Inserção de Símbolos Arrastar e Soltar

Para inserir um símbolo arrastando-o do Administrador de Recursos:

1. Clique no símbolo no Administrador de Recursos e arraste-o para o lugar desejado no desenho. Para inserir um símbolo em uma parede, a opção Inserção em Paredes deve estar ativada (veja “Criando Novos Símbolo” na página 235).

O símbolo não pode ser girado durante a inserção, pois a ferramenta de Inserção de Símbolos 2D ou Inserção de Símbolos 3D não é ativada automaticamente. Quando um símbolo é solto sobre uma parede, parede redonda ou teto, o Vectorworks insere o símbolo no objeto utilizando o valor de inversão padrão e o ponto de inserção.

Os símbolos arrastados para seu desenho são colocados por padrão no plano de camada atual. Segure a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) ao arrastar o símbolo para colocá-lo no plano de trabalho.

2.O símbolo é inserido.

Caso necessário, edite a rotação do símbolo ou inverta na paleta de Informações do Objeto.

A Ferramenta de Inserção de Símbolo

Use a ferramenta Inserção de Símbolo para colocar símbolos 2D, 3D e híbridos no desenho. Durante a inserção uma prévia do símbolo é exibida para ajudar em seu posicionamento. Os símbolos também podem ser inseridos arrastando-os a partir do Administrador de Recursos.

Cada símbolo possui seu próprio ponto de inserção, um ponto representado por uma pequena cruz na janela Editar Símbolo, que controla como o símbolo é inserido no desenho. O ponto de inserção é definido durante a criação do símbolo.

Símbolos híbidos só podem ser inseridos num plano de trabalho que estiver paralelo ao plano de camada ativo. Ao inserir um símbolo híbrido, se o plano de trabalho não estiver paralelo ao plano de camada ativa, ele será alinhado aos planos de camadas ativos. (A origem do plano de trabalho não será modificada.)

Symbol_Insert_modes.png 

Modo

Descrição

Inserção Padrão

Insere o símbolo com base em seu ponto de inserção especificado ou alinhado conforme um dos modos de alinhamento de símbolos

Inserção Deslocada

Insere o símbolo numa parede conforme um ponto de referência de compensação

Pegar Símbolos

Designa um símbolo a partir do desenho como o símbolo ativo

Inserção de parede

Alterna entre inserir um símbolo numa parede com quebras de parede e inserir um símbolo próximo ou sobre uma parede sem quebrá-la.

Para evitar que todos os símbolos e plug-ins sejam inseridos em paredes, desative o modo de Inserção em Paredes. Se este modo estiver ativado, os objetos que tenham esta opção serão inseridos em paredes.

Modos de Alinhamento de Símbolos

Estes modos de alinhamento se aplicam ao modo de Inserção Padrão e se sobrepõem temporariamente ao ponto de inserção. Estes modos modificam o alinhamento do ponto de inserção ao longo do eixo X da caixa delimitadora ao redor do símbolo. Alternativamente, mantenha o ponto original como ponto de inserção.

Canto Esquerdo

Move o ponto de inserção para a esquerda do limite de contorno do símbolo, através do eixo X original.

Centro

Move o ponto de inserção para o centro do símbolo., através do eixo x original.

Canto Direito

Move o ponto de inserção para a direita do limite de contorno do símbolo, através do eixo X original.

Ponto Normal de Inserção

Deixa o ponto de inserção na posição definida originalmente quando o símbolo foi criado.

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Criando Novos Símbolo

Modo de Inserção Livre

Inserção Deslocada de Símbolos

Modo Pegar Símbolo

Modo de Inserção em Paredes

Método de Inserção de Símbolos Arrastar e Soltar

Modo de Inserção Livre

SymbolInsertion_tool.png 

Para inserir um símbolo:

1.Selecione o símbolo desejado no Administrador de Recursos.

2. Selecione Tornar Ativo no menu Recursos. A ferramenta Inserção de Símbolo, será ativada automaticamente a partir da paleta de Ferramentas Básicas.

Como alternativa, clique duas vezes no símbolo no Administrador de Recursos para fazer o símbolo ativo e selecione a ferramenta Inserção Livre.

3.Clique no modo Inserção Livre na Barra de Ferramentas.

Se inserir numa parede com quebras, acione o modo Inserção de Parede. O símbolo deve estar com a opção Inserir nas Paredes ativada (veja “Criando Novos Símbolo” na página 235).

4. Clique no modo de alinhamento desejado (veja “Inserindo Símbolos” na página 237).

5.Clique no desenho para definir a posição de inserção do símbolo.

6.Se o símbolo não estiver orientado corretamente, mova o cursor para além do ponto de inserção, e então mova-o para rotacionar o símbolo em seu ponto de inserção. Na barra Dados use os campos A (ângulo) e WP A (ângulo do plano de trabalho) para ajudá-lo a posicionar o símbolo..

7.Clique uma segunda vez sem mover o cursor para inserir o símbolo em sua rotação original. Alternativamente, afaste o cursor levemente do ponto de inserção para rotacionar ou inverter o símbolo em torno do ponto de inserção.

8. Para símbolos inseridos dentro de paredes, ao mover o mouse após o primeiro clique de inserção irá inverter o símbolo em torno do seu eixo horizontal ou vertical.

No modo Clicar e Arrastar, você deve clicar e manter o botão do mouse pressionado para inserir o símbolo e ainda ser capaz de rotacioná-lo. Um clique rápido elimina a possibilidade de rotacionar ou virar o símbolo e irá travar a orientação do símbolo ao mesmo tempo que o posiciona.

9.Clique para confirmar a localização do símbolo.

Symbols00004.jpg 

Para colocar outra cópia do símbolo no desenho, posicione o cursor em outro lugar e clique. O símbolo selecionado e a ferramenta Inserção de Símbolo permanecem selecionados até que outra ferramenta seja selecionada.

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Modo de Inserção em Paredes

Inserção Deslocada de Símbolos

Use o modo Inserção Deslocada para inserir um símbolo em uma parede a uma distância específica de um ponto de referência. A distância deslocada pode ser medida até o ponto de inserção de símbolo ou até um ponto clicado no símbolo.

SymbolInsertion_tool00006.png 

Para inserir um símbolo em uma parede no Modo de Inserção Deslocada:

1. Selecione o símbolo desejado no Administrador de Recursos. O símbolo de ter a opção Inserir em Paredes ativada (veja “Criando Novos Símbolo” na página 235).

2.Selecione Tornar Ativo no menu Recursos. A ferramenta Inserção de Símbolo, será ativada automaticamente na paleta de Ferramentas.

Alternativamente, dê dois cliques no símbolo no Administrador de Recursos torna o símbolo ativo e seleciona a ferramenta Inserção de Símbolo.

3.Clique no modo Inserção Deslocada.

4.Clique no modo de alinhamento desejado.

5.Clique para definir o ponto de referência a partir de onde o símbolo será deslocado. O ponto de referência não precisa estar localizado na parede em si.

Um preview do símbolo aparecerá quando o cursor estiver sobre a parede.

6.Clique para definir a posição deslocada do símbolo.

7.Se o símbolo não está propriamente orientado na parede, mova o cursor levemente para fora do ponto de inserção, e então inverta o símbolo em seu eixo para a posição correta.

Em modo Clicar-Arrastar, clique e segure o mouse para inserir o símbolo e ainda ser capaz de invertê-lo. Um clique rápido elimina a habilidade de inverter o símbolo e tranca a orientação do símbolo quando inserido.

8.Clique para definir o símbolo.

Na janela de diálogo Digite o Deslocamento abre, exibindo a distância entre os pontos clicados. Os campos disponíveis dependem de se a parede é reta ou arredondada.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

9.Clique em OK.

10.Se a opção Ponto de Inserção está selecionada, o símbolo é inserido na parede de modo que o ponto de inserção é deslocado de acordo com o especificado a partir do ponto de referência.

Se a opção Próximo Clique está selecionada, uma linha testemunha da distância ou ângulo especificados se estende do ponto de referência até o ponto final. Clique no símbolo para indicar o ponto de deslocamento apropriado e para inserir o símbolo na parede de modo que o ponto clicado é deslocado como especificado a partir do ponto de referência.

Modo Pegar Símbolo 

O modo Pegar Símbolo permite clicar em qualquer símbolo já inserido no desenho e tornar este símbolo ativo. Desta maneira você não precisa selecionar o símbolo no Administrador de Recursos.

SymbolInsertion_tool00007.png 

Para pegar um símbolo do desenho e torná-lo ativo:

1.Clique a ferramenta Inserção de Símbolo na paleta ferramentas Básicas.

2.Clique no botão de modo Pegar Símbolos.

3.Clique sobre o símbolo no desenho.

O simbolo se tornará um símbolo ativo. Note que o símbolo clicado não ficará destacado (suas alças de seleção não aparecerão).

Você será automaticamente trazido de volta ao modo de Inserção de Símbolos ou ao modo de Inserção Deslocada, dependendo do último modo utilizado. Selecione um dado de inserção diferente se desejado.

4. Insira o símbolo de acordo com as instruções do modo selecionado.

Para alternar para o modo Pegar Símbolos rapidamente, pressione e segure a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) enquanto a ferramenta Inserção de Símbolo estiver ativada, e então clique no símbolo desejado. O símbolo selecionado estará pronto para ser inserido.

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Modo de Inserção Livre

Inserção Deslocada de Símbolos

Modo de Inserção em Paredes

Quando ativado, este modo permite que um símbolo ou plug-in seja inserido em uma parede. Além disso, o símbolo deve ter esta opção ativada. (Veja “Criando Novos Símbolo” na página 235).

Quando desativado, o símbolo ou plug-in é inserido próximo à parede ou no topo dela.

Um símbolo ou plug-in inserido em uma parede é automaticamente posicionado paralelamente à linha central da parede, tendo o mesmo ângulo de rotação da parede. Para remover um símbolo de uma parede, clique e arraste-o para fora. O Vectorworks automaticamente fecha o buraco na parede.

Para maiores informações sobre como inserir e posicionar símbolos em paredes, veja “Bulb Flat” on page 454.

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Método de Inserção de Símbolos Arrastar e Soltar

Inserindo Símbolos

Editando Símbolos

Uma vez que uma instância de símbolo esteja posicionada num desenho, sua informação pode ser exibida na paleta de Informações do Objeto. Selecione uma instância de símbolo para exibir suas propriedades. O local de um símbolo pode ser ajustado ou sua camada e associação de classe podem ser modificadas selecionando uma nova classe ou camada a partir da respectiva lista. Um símbolo pode ser substituído por outro, girado no espaço 2D ou 3D e, para símbolos localizados em paredes, invertido, substituído e reposicionado.

A maioria dos atributos físicos de um símbolo preto não pode ser diretamente modificada na paleta de Informações do Objeto ou de Atributos. Ao invés disto, os componentes de um símbolo têm de ser acessados e editados através da janela Editar Símbolo. As modificações feitas numa definição de símbolo afetam todas as instâncias presentes e futuras desse símbolo, exceto se o símbolo tiver sido inserido como grupo (azul) ou objeto plug-in (vermelho).

Se você excluir uma definição de símbolo e o desenho contiver instâncias deste símbolo, você poderá especificar se deseja substituir as instâncias por loci (vários pontos locus) ou se deseja excluí-los.

 

Rotacionando Símbolos Existentes

Substituindo Símbolos Existentes

Editando Definições de Símbolos

Convertendo Instâncias de Símbolo em Grupo

Administrando Pastas de Símbolos

Criando Novos Símbolo

Inserindo Símbolos

Excluindo Símbolos

Inserindo e Editando Símbolos em uma Parede

Rotacionando Símbolos Existentes

Gire os símbolos 2D digitando um ângulo de rotação no campo Rot da paleta de Informações do Objeto. Gire símbolos 3D clicando no botão Girar 3D na paleta de Informações do Objeto. Este botão acessa Girar Objeto na caixa de diálogo 3D para a especificação do ângulo de rotação, centro e eixo; veja “Ferramenta Rotação” na página 1019.

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Editando Símbolos

Substituindo Símbolos Existentes

Para trocar uma definição de instância do símbolo por outra:

1.Selecione o símbolo existente.

2.Na Paleta Info de Objeto, clique no botão Substituir.

Alternativamente, clique com o botão direito (Windows) ou dê um Ctrl-clique (Macintosh) no símbolo, e selecione Substituir a partir do menu de contexto.

A janela Escolha um Símbolo aparece.

3.Selecione o novo símbolo desejado.

Somente os símbolos que atualmente são parte do desenho ativo do Vectorworks são listados.

4.Clique em OK.

A velha instância de símbolo é substituída pela nova instância de símbolo.

O novo símbolo usa os ajustes do símbolo substituído. Ocorrências futuras do novo símbolo não são afetadas por esses ajustes.

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Editando Símbolos

Editando Definições de Símbolos

A maioria dos atributos físicos de um símbolo preto não pode ser diretamente modificada na paleta de Informações do Objeto ou de Atributos. Ao invés disto, os componentes de um símbolo têm de ser acessados e editados através da janela Editar Símbolo. As modificações feitas numa definição de símbolo afetam todas as instâncias presentes e futuras desse símbolo, exceto se o símbolo tiver sido inserido como grupo (azul) ou objeto plug-in (vermelho).

Ao editar um símbolo da área de desenho você poderá editar a definição do símbolo a partir da instância do mesmo. Outros objetos no desenho podem estar visíveis, em tons de cinza ou ocultos dependendo de duas opções na aba Visualização das preferências do Vectorworks: Mostrar Outros Objetos Durante Modo de Edição e Outros Objetos em Meio Tom. Se outros objetos estiverem visíveis, eles também serão alinháveis, o que permite editar o símbolo de forma rápida e precisa.

A preferência Mostrar Outros Objetos Durante Modo de Edição não funciona durante a edição de uma definição símbolo a partir de uma instância de símbolo; exibe uma mensagem de alerta quando esta operação é tentada.

Ao editar símbolos de página (verdes) a partir da área de desenho, a escala da janela de edição de símbolos é definida para 1:1 para que a definição do símbolo tenha o mesmo tamanho da instância do símbolo, facilitando a edição. A escala da camada ativa não pode ser alterada a partir do menu de contexto do documento enquanto você estiver no modo de edição de símbolos. Esta é uma exceção para símbolos de página. Devido ao ajuste de escala, outros objetos que não fazem parte da definição do símbolo não podem ser atraídos a menos que eles também estejam na escala de 1:1 na camada ativa.

Os símbolos referenciados podem ser editados ou renomeados no arquivo de destino, o que altera a definição do símbolo no arquivo de origem. Veja “Referenciando Recursos” na página 209.

O comportamento da edição e os resultados dependem do tipo de símbolo (veja “Tipos de Símbolos” na página 233).

Tipo de Símbolo

Editar Comportamento/Resultado

Preto ou verde

Edite a partir do Administrador de Recursos ou do desenho. As modificações no símbolo, efetuadas na definição ou na instância, afetam tanto as instâncias presentes quanto futuras do símbolo.

Azul

Edite a partir do Administrador de Recursos. As modificações na definição afetam apenas as instâncias futuras do símbolo. Um símbolo azul inserido no desenho como grupo não pode ser editado a partir do desenho na janela Editar Símbolo (efetue as edições diretamente a partir da paleta Informações do Objeto ou Atributos e editando o grupo). As modificações numa instância do desenho afetam somente essa instância.

Vermelho

Edite a partir do Administrador de Recursos. As modificações na definição afetam apenas as instâncias futuras do símbolo. Um símbolo vermelho inserido no desenho como objeto plug-in não pode ser editado a partir do desenho na janela Editar Símbolo (efetue as edições diretamente a partir da paleta Informações do Objeto ou Atributos). As modificações numa instância do desenho afetam somente essa instância.

Para editar um símbolo:

1.No Administrador de Recursos, selecione o símbolo para editar e selecione Editar a partir do menu Recursos.

Você também pode clicar botão direito do mouse (Windows) ou Ctrl + clique (Mac) no símbolo, e selecione Editar Componente 2D, Editar Componente 3D, Editar Componente de Abertura em Paredes 3D ou Editar Opções de símbolo. Para símbolos de plantas, Editar Definição (Vectorworks Landmark obrigatório) também está disponível no menu de contexto.

Alternativamente, edite a instância de um símbolo preto a partir do desenho usando um dos seguintes métodos:

       Selecione o símbolo e depois selecione Modificar > Editar Símbolo.

      Dê um duplo-clique no símbolo.

      Clique com o botão direito (Windows) ou dê um Ctrl-clique (Macintosh) no símbolo e selecione Editar a partir do menu de contexto.

       Para editar os componentes de um símbolo híbrido diretamente, clique com o botão direito (Windows) ou dê um Ctrl-clique (Macintosh) no símbolo e selecione Editar Componente 2D, Editar Componente 3D, ou Editar Componente de Abertura em Paredes 3D a partir do menu contextual.

2.Somente um componente de um símbolo híbrido pode ser editado por vez. Se o símbolo é híbrido, a janela Editar Símbolo aparece. Opções de inserção podem ser especificadas quando o símbolo é editado a partir do Administrador de Recursos, e um comportamento adicional de duplo-clique para a janela pode ser especificado quando o símbolo é editado a partir do desenho.

Selecione o componente para editar.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

3.Clique em Editar.

       Se Opções de Inserção foi selecionada, a janela Opções de Inserção abre. Veja “Criando Novos Símbolo” na página 235 para informações sobre opções de inserção na parede.

      Se uma das opções do componente foi selecionada, a janela Editar Símbolo aparece, contendo o símbolo a ser editado. Uma borda colorida em torno da janela de desenho indica que você está em um modo de edição. O comando Sair do Símbolo se torna disponível a partir do menu Modificar e o botão Sair do Símbolo é visível no canto superior direito da janela de desenho.

Para editar símbolos alinhados, selecione Modificar > Editar Símbolo novamente.

A visibilidade de outros objetos no modo de edição é controlada através da opção Mostrar outros objetos durante a edição na aba Display das preferências do Vectorworks (veja “Aba de Visualização” na página 48). Para exibir outros objetos de forma menos obstrutiva, marque a opção Outros Objetos em Meio-Tom. Se o símbolo foi editado a partir do Administrador de Recursos, os outros objetos não poderão ser exibidos; edite a instância do símbolo a partir do desenho para exibir outros objetos durante a edição. Veja “Modo de Edição de Objeto” na página 1002 para maiores informações). Se um símbolo de página (verde) estiver sendo editado, a escala do modo de edição foi alterado para 1:1, e mesmo que outros objetos que não estejam em uma escala de 1:1 sejam exibidos, eles não poderão ser atraídos.

A opção Mostrar Outros Objetos Durante Modo de Edição não funciona ao editar um definição do símbolo a partir de um instância de símbolo; exibe uma mensagem de alerta quando esta operação é tentada.

Se você colar objetos de plano de camada 2D a partir da área de trabalho ao editar um símbolo, um aviso será exibido e permitirá que você atribua estes objetos ao plano de tela. Clique em Sim para que os componentes 2D sejam exibidos corretamente na vista Topo/Planta.

Além disso, se você estiver editando um símbolo 2D e adicionar objetos 3D (incluindo objetos planos 2D) ou objetos híbridos, ou se estiver editando um símbolo somente 3D e adicionar objetos de plano de tela ou objetos híbridos, um aviso será exibido informando que você está prestes a criar um símbolo híbrido. Partes do símbolo poderão não ser visualizadas em certas vistas. Da mesma forma, se você remover um símbolo híbrido durante a edição, você poderá criar um símbolo somente 2D ou somente 3D que pode não ser visualizado corretamente em certas vistas. Note que os objetos 2D que fazem parte de um símbolo devem estar localizados no plano de tela para que possam ser visualizados na vista Topo/Planta. Se estes objetos forem planares, eles poderão ser visualizados nas vistas 3D. Os objetos 3D que fazem parte de um símbolo não poderão ser visualizados na vista Topo/Planta.

4.Efetue as edições do símbolo na paleta Atributos ou Informações do Objeto. Para editar o ponto de inserção do símbolo, selecione todos os componentes do símbolo e localize novamente os componentes sobre as intersecções das retas do ponto de inserção. A intersecção das retas fornece o segmento de feedback Locus quando encontrado.

Symbols00008.jpg 

O outro componente de um símbolo híbrido não é ajustado automaticamente para coincidir com as modificações efetuadas no ponto de inserção. Tem de ser editado separadamente. Mude facilmente para o outro componente a partir do menu contextual.

5. Após editar, clique no botão Sair do Símbolo (ou selecione Organizar > Sair do Símbolo) para atualizar todas as instâncias do símbolo e retornar à área do desenho.
   Se o símbolo editado está alinhado a outros símbolos, o símbolo de saída retorna no botão voltar para o ponto de inserção.

Editando as Opções de Múltiplos Símbolos

Ao selecionar múltiplos símbolos no Administrador de Recursos você poderá alterar as opções de todos os símbolos de uma vez só.

Para alterar as opções de múltiplos símbolos:

1.Selecione os símbolos desejados no Administrador de Recursos.

2.Selecione Editar Opções do Símbolo no menu Recursos.

A janela Opções do Símbolo é exibida.

3.As opções serão as mesmas daquelas descritas em “Criando Novos Símbolo” na página 235. No entanto a janela exibirá o status dos parâmetros dos símbolos selecionados. Se os parâmetros dos símbolos forem diferentes, as opções aparecerão em branco, ou a caixa será exibida em um "estado indeterminado". Quaisquer alterações no parâmetro afetarão todos os símbolos selecionados.

4. Se os símbolos forem de diferentes tipos, as opções de conversão disponíveis podem ser diferentes (Converter para Grupo/Converter Para Objeto Plugin). Os símbolos serão convertidos conforme descrito em “Criando Novos Símbolo” na página 235.

5.Clique em OK para salvar as opções dos símbolos.

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Editando Símbolos

Editando Valores Default de Registros de Símbolo

Modo de Edição de Objeto

Convertendo Instâncias de Símbolo em Grupo

Convertendo Instâncias de Símbolo em Grupo

As modificações efetuadas numa definição de símbolo preto afetam todas as instâncias desse símbolo no desenho. O comando Converter em Grupo transforma um símbolo selecionado em um grupo de objetos Vectorworks, permitindo edições nesse objeto sem afetar as outras instâncias do símbolo no desenho. Este comando “desassocia” a instância do símbolo de sua definição. O símbolo editado pode, então, ser transformado em novo símbolo se desejado.

Antes de você usar este comando para editar um exemplar de símbolo que tenha sido inserido em uma parede, você deve arrastar o símbolo para fora da parede/objeto. Isto evita que a parede também seja convertida.

Para converter símbolo em grupo:

1.Selecione o exemplar individual do símbolo que você quer editar.

2.Selecione Modificar > Converter > Converter em Grupo.

Se um símbolo contém múltiplos níveis de agrupamento, ou seja, símbolos ou objetos paramétricos, a janela de Converter para Grupos será aberta. Selecione os critérios desejados para converter o símbolo.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

Cuidado ao converter símbolos híbridos. Se estiver numa vista 2D, o componente 3D do símbolo pode se perder durante a conversão. De modo semelhante, numa vista 3D, a parte 2D do símbolo pode se perder.

3.Clique OK.

O símbolo é convertido em um grupo. Para efetuar modificações nos itens agrupados, selecione Modificar > Editar Grupo ou Desagrupar.

O objeto pode ser deixado como objeto agrupado ou ser salvo como novo símbolo. Quaisquer modificações na definição original do símbolo não afetam esta instância.

Ao invés de converter repetidamente um símbolo em um grupo, crie um símbolo “azul” que se converte automaticamente em um grupo ao ser inserido.

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Editando Símbolos

Criando Novos Símbolo

Administrando Pastas de Símbolos
Criando uma Nova Pasta de Símbolo

Criando pastas para organizar símbolo dentro do administrador de recursos.

Para criar uma nova pasta de simbolo:

1.Na paleta Administrador de Recursos, selecione no menu Recursos o submenu Novo Recurso.

2.Selecione a opção Pasta de Símbolos.

A janela de diálogo Atribuir Nome irá abrir.

3.Digite o nome desejado para a nova pasta que será criada.

4.Clique OK.

A nova pasta de símbolos será adicionada ao Administrador de Recursos.

Movendo um Símbolo Para Uma Pasta

Agrupe símbolos de acordo com a colocação ou movendo-os em pastas dentro do administrador de recursos.

Para mover um símbolo para uma pasta:

1.Selecione o símbolo que você deseja mover no Administrador de Recursos.

2.Selecione Mover no menu Recursos.

A janela Mover Símbolo irá abrir. Clique na pasta para selecioná-la como destino para o novo símbolo.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

3.Clique OK.

O Vectorworks irá mover o símbolo para dentro da nova pasta.

Importando um Símbolo ou uma Pasta de Símbolo

ara importar um símbolo ou a pasta de símbolos a partir de outro arquivo Vectorworks:

1.Selecione Janela > Paletas > Administrador de Recursos.

O Administrador de Recursos se abre.

2.Localize o arquivo que contêm o símbolo ou a pasta de símbolos a ser importado.

Para informações sobre o uso do Administrador de Recursos para localizar recursos em outros arquivos Vectorworks, veja “Acessando Recursos Existentes” na página 225.

3.Selecione o símbolo ou a pasta de símbolos a ser importado e selecione Importar no menu Recursos. (alternativamente, arraste o recurso Pasta de símbolos para o arquivo Vectorworks desejado.)

A janela Importar Símbolo abre.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

4.Clique em OK.

Se o arquivo alvo já contém um recurso com o mesmo nome, a janela Conflito de Nome do Recurso abre com três opções: substituir o recurso, renomear o recurso ou não importar o recurso.

5.Clique em OK.

A pasta de símbolos e quaisquer símbolos contidos nela são importados ao arquivo ativo do Vectorworks.

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Criando uma Nova Pasta de Símbolo

Referenciando Recursos

Excluindo Símbolos

Quando um símbolo é excluído, todas as instâncias do símbolo no documento atual podem ser excluídas ou substituídas por loci (diversos pontos locus) para preservar a localização dos símbolos.

Para excluir um símbolo:

1. No Administrador de Recursos, clique na definição de símbolo desejada, e clique em Excluir no menu Recursos.

Se preferir, clique com o botão direito (Windows) ou clique segurando Ctrl (Macintosh) em uma definição de símbolo, e clique em Excluir no menu de contexto, ou selecione a definição de símbolo e pressione a tecla Delete.

2.Uma janela de aviso permite confirmar a exclusão do recurso. Se houverem instâncias do símbolo no documento, você poderá selecionar se deseja substituir as instâncias por loci ou excluí-las por completo. Clique em Sim.

O símbolo é excluído, e cada instância do símbolo é excluída ou substituída por um locus.

Inserindo e Editando Símbolos em uma Parede

Uma vez as paredes tenham sido criadas, símbolos e objetos plug-ins (tais como janelas e portas) podem ser adicionados a elas. Após estar inseridos na parede, os símbolos podem ser movidos ou duplicados. Caso um componente de abertura 3D esteja definido em um símbolo, ele será considerado para definir a forma da abertura do símbolo na parede.

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Inserindo Símbolos com a Ferramenta Duplicar Símbolo em Parede

Inserindo Símbolos em uma Matriz de Duplicação

Arrastando e Soltando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Adicionando um Componente de Abertura 3D em Parede na Definição de um Símbolo

Criando Novos Símbolo

Editando Símbolos

Inserindo Símbolos 

Inserindo Símbolos com a Ferramenta Duplicar Símbolo em Parede 

A ferramenta Duplicar Símbolo na Parede permite posicionar facilmente múltiplas cópias de um símbolo (ou objeto plug-in) em uma parede, como portas ou janelas em um edifício de escritórios ou tomadas de eletricidade ao longo de uma parede.

Os símbolos também podem ser duplicados dentro das paredes através do comando Matriz de Duplicação (veja “Inserindo Símbolos em uma Matriz de Duplicação” na página 249) e com a ferramenta Mover por Pontos (veja “Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos” na página 252).

A Ferramenta Duplicar Símbolo na Parede possui dois modos.

DuplicateSymbol_modes.png 

Modo

Descrição

Inserção Invertida

Inverte o símbolos durante a inserção (por exemplo, muda a direção de abertura de uma porta)

Inserção Padrão

Insere o símbolos usando a orientação na criação

Preferências de Duplicação

Especifica a informação de inserção de símbolo

DupeSymbolWall_tool.png 

Para duplicar símbolos em uma parede:

1.Selecione Janela > Paletas > Administrador de Recursos.

A janela do Administrador de Recursos irá se abrir.

2. Clique no símbolo desejado na lista.

O símbolo deve possuir a opção Inserir em Paredes ativada (veja “Criando Novos Símbolo” na página 235).

3.Selecione Tornar Ativo no menu Recursos.

Você poderá ativar um símbolo já inserido no desenho através do modo Pegar Símbolos da ferramenta Inserção de Símbolos (veja “Modo Pegar Símbolo” na página 241).

4. Clique na ferrramenta Duplicar Símbolo na Parede a partir do conjunto de ferramentas adequado:

       Fundamentals: Conjunto de ferramentas Parede

       Design Series: Conjunto de ferramentas Building Shell

5.Selecione o modo de inserção na Barra de Ferramentas.

Isto irá definir a orientação do símbolo. Para inserir o símbolo usando a orientação com a qual foi criado, clique o botão Inserção Default. Para virar o símbolo quando inserido, clique no botão do modo Inserção Virada.

6.Clique nas Preferências de Paredes na Barra de Ferramentas.

A janela Duplicar Símbolo na Parede se abrirá, indicando como inserir os símbolos.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

7.Clique OK.

8.Clique na parede para iniciar a inserção dos símbolos. Um preview dos símbolos é mostrado na parede para facilitar a visualização do resultado que será gerado. Se estiver inserindo o primeiro símbolo com um deslocamento, clique em qualquer lugar da parede então é exibido o preview do primeiro símbolo no deslocamente designado.

9.Se for espaçar os símbolos pelo clique do mouse, mova o mouse ao longo da parede para definir o espaçamento entre os símbolos, e clique novamente para inserir as cópias do símbolo. Se estiver espaçando os símbolos por uma distância específica, clique novamente para inserir as cópias dos símbolos. Se um número de cópias foi especificado, este número de símbolos é automaticamente inserido.

Mova o cursor para o lado oposto da parede para inverter a direção de inserção dos símbolos.

dup_symbol_3d.png 

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Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Inserindo Símbolos em uma Matriz de Duplicação

Use o comando Matriz de Duplicação para inserir múltiplas cópias de um símbolo selecionado em paredes retas ou curvas.

Simbolos também podem ser duplicados em paredes com a ferramenta Duplicar Símbolo na Parede (veja “Inserindo Símbolos com a Ferramenta Duplicar Símbolo em Parede” na página 248) e com a ferramenta Mover por Pontos (veja “Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos” na página 252).

Para criar uma matriz de duplicação de símbolos em uma parede:

1.Selecione o símbolo na parede que está para ser duplicado. As cópias serão inseridas ao longo da parede seguindo a seta de direção azul da parede.

2.Selecione Editar > Matriz de Duplicação.

A janela Matriz de Duplicação se abre. Os campos disponíveis dependem se a parede que contém o símbolo selecionado é reta ou curva.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

3.Clique OK e os símbolos da matriz de duplicação serão inseridos na parede.

Symbols00011.jpg 

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Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Arrastando e Soltando Símbolos em Paredes

Para inserir um símbolo 2D, 3D ou híbrido em uma parede usando a técnica de arrastar e soltar:

1.Clique no símbolo desejado na Paleta Administrador de Recursos e então arraste até o ponto desejado na parede.

O símbolo deve ter a opção Inserir em Paredes ativada (veja “Criando Novos Símbolo” na página 235).

O símbolo não poderá ser rotacionado durante este modo de inserção. Quando o símbolo é solto em uma parede reta ou curva, o Vectorworks irá inserir o símbolo sobre a parede usando o lado default de inserção.

2.Se necessário, edite os parâmetro do símbolo inserido na paleta Info de Objetos.

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Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

A ferramenta de Seleção permite mover símbolos (ou objetos plug-ins) dentro de paredes. Diversos símbolos podem ser selecionados e deslocados ao mesmo tempo. Quando diversos símbolos estão selecionados, seus parâmetros comuns podem ser alterados na Paleta Info de Objetos.

Símbolos dentro de paredes e símbolos fora de paredes não podem estar selecionados ao mesmo tempo.

Selection_tool.png 

Para mover um ou mais símbolos dentro de uma parede:

3.Clique na ferramenta Seleção na paleta de Ferramentas Básicas

Alterne o estado (ligado/desligado) do modo de Inserção em Paredes, dependendo do resultado desejado.

Ação

Descrição

Selecione um ou mais símbolos inseridos em uma parede, com o modo Inserção em Paredes ligado

Símbolos inseridos podem ser arrastados para fora da parede (e para dentro de uma outra parede, se desejado).

Selecione um ou mais símbolos NÃO inseridos em uma parede, com o modo Inserção em Paredes ligado

Os símbolos selecionados podem ser arrastados para dentro de uma parede arrastando-os sobre a parede.

Selecione um ou mais símbolos inseridos em uma parede, com o modo Inserção em Paredes desligado

Os símbolos são deslocados dentro da parede. Quando um ou mais objetos atingirem um dos extremos da parede ao serem movidos em uma direção, nenhum dos objetos poderão ser movidos além daquela direção.

4.Selecione o símbolo ou símbolos a mover.

5. Posicione o cursor perto do símbolo a ser movido. Quando o cursor mudar para o cursor de redimensionamento, arraste o(s) símbolo(s).

Symbols00012.jpg 

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Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Deslocando Símbolos em Paredes

Objetos dentro da mesma parede podem ser deslocados em pequenas distâncias através de um atalho de teclado definido através da tabela Edição nas Preferências do Vectorworks (veja “Aba Edição” na página 47).

Para deslocar com teclas um ou mais símbolos em uma parede:

1.Selecione um ou mais símbolos com a ferramenta Seleção; caso diversos símbolos estejam selecionados, eles deverão estar na mesma parede.

2. Use o atalho de teclado atribuído à função de deslocamento por toques para mover os símbolos como desejado. Quando um ou mais objetos atingirem um dos extremos da parede , nenhum dos objetos poderão ser movidos além daquela direção.

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Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com o Comando Mover

Símbolos dentro de uma única parede podem ser movidos como comando Mover.

Para mover um ou mais símbolos dentro de uma parede:

1.Selecione o(s) símbolo(s) a mover usando a ferramenta de Seleção; caso diversos símbolos estejam selecionados, eles devem estar na mesma parede.

2.Selecione Modificar > Mover > Mover.

A janela Mover Seleção se abrirá. Os campos disponíveis dependem se a parede que contém o(s) símbolo(s) selecionado(s) é reta ou curva.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

3.Clique em OK, e os símbolos serão movidos como especificado.

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Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Símbolos dentro de uma única parede podem ser movidos, duplicados e distribuídos ao longo de uma determinada distância com a ferramenta Mover por Pontos. A ferramenta funciona tanto em vistas 2D como 3D.

Símbolos também podem ser duplicados em paredes com a ferramenta Duplicar Símbolo na Parede (veja “Inserindo Símbolos com a Ferramenta Duplicar Símbolo em Parede” na página 248) e com o comando Matriz de Duplicação (veja “Inserindo Símbolos em uma Matriz de Duplicação” na página 249).

A ferramenta Mover por Pontos possui três modos.

Move_points_modes.png 

Modo

Descrição

Mover

Move e duplica os símbolos selecionados de acordo com a distância e direção especificada pelos dois cliques do mouse.

Distribuir

Move e distribui símbolos entre os pontos especificados por dois cliques do mouse.

Ponto de Referência

Move os símbolos selecionados de acordo com uma medida de deslocamento definida e o ponto de referência clicado; os ajustes das Preferências não são aplicáveis quando este modo está selecionado.

Retenção do Objeto

Mantém os símbolos originais; esta opção é idêntica à opção Reter nas preferências da ferramenta.

Movendo Símbolos em Paredes com o Modo Mover ou Distribuir

Os modos Mover e Distribuir funcionam da mesma forma para símbolos em paredes como funciona para outros objetos, com exceção do vetor de deslocamento que é especificado pelos cliques que são assumidos ao longo da parede. (Veja “Movendo Objetos com o modo Mover ou Distribuir” na página 1004 para mais detalhes.)

MoveByPoints_tool.png 

Para mover, duplicar e distribuir símbolos selecionados em uma parede:

1.Selecione o(s) símbolo(s) em uma parede para mover e/ou duplicar; caso múltiplos símbolos sejam selecionados, eles devem estar na mesma parede.

2.Clique na ferramenta Mover por Pontos na paleta de Ferramentas Básicas e clique no botão de Preferências na Barra de Ferramentas.

A janela de diálogo Mover por Pontos abrirá. Selecione os ajustes desejados e clique OK.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

Para selecionar símbolos adicionais ou para mudar o símbolo atualmente selecionado para mover, duplicar ou distribuir, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh) enquanto clicar com shift em objetos adicionais ou clicar-arrastar o mouse ao redor deles para selecioná-los; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang enquanto as teclas Alt ou Cmd são mantidas pressionadas.

3.Selecione o modo desejado, Mover ou Distribuir.

4.Clique uma vez para indicar o ponto inicial do vetor, e então clique novamente para indicar o ponto final do vetor

Símbolos são duplicados ou movidos dentro da parede, na direção e distância especificados. Se a parede não for longa o suficiente para acomodar as duplicações e espaçamento especificados, a quantidade de símbolos e a distância entre eles é ajustada automaticamente.

Movendo Símbolos em Paredes com o Modo de Ponto de Referência

O modo Ponto de Referência pode operar de duas formas, o primeiro clique pode tanto indicar qual objeto a ser deslocado como também o ponto de referência a partir do qual o objeto será deslocado.

MoveByPoints_tool00015.png 

Para mover os símbolos selecionados em uma parede usando um ponto de referência:

1. Selecione o(s) símbolo(s) em uma parede para mover; caso múltiplos símbolos sejam selecionados, eles devem estar na mesma parede.

2. Clique na ferramenta Mover por Pontos a partir da paleta básica e selecione o modo de ponto de referência a partir da barra de ferramentas.

Alternativamente, clique com o botão direito (Windows) ou Ctrl + clique (Mac) no símbolo e selecione Definir posição no menu de contexto. A ferramenta Mover por Pontos é automaticamente selecionada no modo de ponto de referência.

Para selecionar símbolos adicionais ou para mudar os símbolos atualmente selecionados para mover, pressione e mantenha a tecla Alt (Windows) ou Cmd (Macintosh), enquanto clicar com shift em objetos adicionais ou clicar-arrastar o mouse ao redor deles para selecioná-los; a ferramenta de Seleção é ativada em modo boomerang enquanto as teclas Alt ou Cmd são mantidas pressionadas.

3.Clique para indicar o ponto de referência, ou um ponto no símbolo selecionado.

A janela de diálogo Entrar Deslocamento abrirá, mostrando a distância entre o pontos clicados. Os campos disponíveis dependem se a parede onde o símbolo está é uma parede reta ou curva.

4.Para paredes curvas, selecione se deseja definir o deslocamento pela Distância ou pelo Ângulo ao longo do arco na parede.

5.Mude o valor da distância ou do ângulo de deslocamento.

6.Selecione se o primeiro clique realizado foi do ponto de referência ou de um ponto no símbolo a ser movido.

7.Clique OK. O símbolo selecionado é movido ao longo da parede como especificado.

8. O ajuste para definir como o primeiro clique deve ser interpretado permanece definido até que seja alterado.

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Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Seleção

Deslocando Símbolos em Paredes

Movendo Símbolos em Paredes com a Ferramenta Mover por Pontos

Editando Símbolos em Paredes

Movendo Objetos ao Clicar

Editando Símbolos em Paredes

Uma vez o símbolo tenha sido inserido em uma parede, você pode virá-lo na parede, reposicioná-lo, ou substituí-lo completamente. Símbolos também podem ser arrastados completamente para fora da parede.

Para alterar como um símbolo interage com uma parede:

1.Selecione Janela > Paletas > Info de Objeto.

A paleta Info de Objeto abrirá.

2.Selecione o símbolo(s) desejado(s) com a ferramenta Seleção.

A paleta Info de Objeto irá mostrar a informação do símbolo. Caso diversos símbolos estejam selecionados, apenas a informação comum pode ser alterada.

3. Mude os ajustes de símbolos como necessário.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

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Editando Símbolos

Adicionando um Componente de Abertura 3D em Parede na Definição de um Símbolo

   Adicionando um Componente de Abertura 3D em Parede na Definição de um Símbolo

Ao adicionar um componente de abertura 3D em parede na definição de um símbolo, este passará a realizar aberturas de qualquer formato nas paredes em que for inserido. A geometria desenhada para definir a forma da abertura 3D desejada pode consistir de qualquer forma ou formas sólidas. Se um componente de abertura em parede for incluído na definição de um símbolo, quaisquer loci 3D existentes no componente 3D do símbolo serão ignorados.

Para adicionar um componente de abertura em parede 3D na definição de um símbolo:

1. Selecione um exemplar de um símbolo preto para modificar. Clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) no símbolo e então selecione Editar Componente de Abertura em Parede 3D no menu contextual para entrar no modo de edição de abertura em paredes.

Também é possível selecionar o símbolo para editar no Administrador de Recursos, selecionar Editar no menu Recursos e então selecionar Editar Componente de Abertura em Parede 3D na janela de diálogo Editar Símbolo. No entanto, a edição de um exemplar de um símbolo no desenho oferece a vantagem de poder visualizar o contexto do desenho que envolve o símbolo quando adicionar um componente na parede.

Uma borda colorida ao redor da janela de desenho indica que você está em um modo de edição. O comando Sair Componente Abertura em Paredes passará a ficar disponível no menu Modificar, e o botão Sair Componente Abertura em Paredes passará a ficar disponível no canto superior-direito.

2.Quaisquer formas sólidas pode ser desenhadas para definir a forma da abertura a gerar. A geometria deve interseccionar a parede.

Selecione a ferramenta de Polígono 2D ou Polilinha na Paleta de Ferramentas Básicas e trace o contorno do símbolo para definir a forma da abertura a ser criada. Selecione Modelar > Extrusão para criar uma forma 3D para abrir a parede. Alternativamente, crie uma geometria de abertura em parede diretamente usando ferramentas de modelagem 3D. A geometria dos sólidos da abertura 3D possui um estilo de traço em vermelho; mais isto pode ser alterado na Paleta de Atributos se desejado.

Outros objetos do desenho são mostrados durante a edição do componente de abertura, e podem ser elementos de atração para o cursor, durante o modo de edição (a preferência do Vectorworks "Mostrar Outros Objetos Durante a Edição de Grupos" deve estar ativa). O símbolo sendo editado é mostrado com seus atributos de traço, para distingui-lo do restante do desenho.

3.Clique Sair do Componente de Abertura em Parede para retornar para a camada de projeto.

Uma vez que o componente de abertura em parede tenha sido adicionado à definição do símbolo, todos os exemplares do símbolo irão recortar aberturas nas paredes em que estejam inseridos.

Symbols00017.jpg 

Renderworks.pngAplicando Texturas Renderworks à Componentes de Abertura em Paredes

Partes especiais da textura para componentes de abertura em parede podem ser aplicadas a partir da paleta Info de Objeto (requer Renderworks). Veja “Aplicando uma Textura a um Objeto” na página 1525. Durante a edição do componente abertura em parede, a lista Atribuir na aba Render da paleta Info de Objeto enumera três opções para as diferentes texturas que podem ser aplicadas a parede: aberturas, parede da esquerda, e parede da direita.

Symbols00019.jpg 

Parte

Resultado

Aberturas

Aplica a textura especificada para a parte "Aberturas" da parede nas faces criadas pelo objeto de abertura (ex.: porta, janela, etc)

Esquerda

Aplica a textura especificada para a face "Esquerda" da parede nas faces da parede criadas pelo objeto de abertura

Direita

Aplica a textura especificada para a face "Direita" da parede nas faces da parede criadas pelo objeto de abertura

Cada componente de abertura de parede pode ter somente uma parte de textura definida. Portanto, caso tenha três objetos sendo cortados é necessário aplicar três partes diferentes de textura para as faces de abertura em parede.

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Aplicando uma Textura a um Objeto

Editando Definições de Símbolos

Registros

Os formatos de registros armazenam uma ampla gama de informações dos mais diversos tipos (código, descrição, preço, medidas, entre muitas outras) e podem ser associados a qualquer objeto em seu desenho, inclusive símbolos. Os registros associados a um objeto ou definição de símbolo tornam-se parte permanente do mesmo, permanecendo com o objeto ou símbolo mesmo quando ele é importado ou recortado e colado em outro desenho. Diversos formatos de registros podem ser associados a um objeto ou símbolo individual, e os valores dos registros podem ser modificados individualmente para cada objeto ao qual o registro é associado. Formatos de registros podem ser divididos e mesclados, para gerenciar os formatos de difícil controle ou desnecessários.

No Vectorworks Design Series, registros podem ser associados a uma base de dados externa para que haja comunicação de duas vias automatizada; veja “Database Connectivity” na página 1787.

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Criando Formatos de Registro

Associando Formatos de Registro a Símbolos e Objetos

Editando Formatos de Registro

Dividindo e Juntando Formatos de Registro

Ligando Textos à Formatos de Registros

Modifying Objects by Record Value

Criando Formatos de Registro

Criar formatos de registro num arquivo de desenho é um passo importante para criar colunas de base de dados expressivas em planilhas (veja “Entering Data in Database Rows” na página 1335).

Para criar um novo formato de registro:

1.Na paleta do Administrador de Recursos, selecione no menu Recursos o submenu Novo Recurso.

2.Selecione o comando Formato de Registro.

A janela de diálogo Criar Formato de Registro irá se abrir.

3.Digite o nome desejado para o novo Formato de Registro.

4.Clique Novo.

A janela de diálogo Editar Campo aparecerá.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

5.Clique OK para retornar a janela de diálogo Criar Formato de Registro.

6.Para cada campo adicional, repita os processos 4 até 6.

7.Clique OK para retornar para a janela de desenho.

Quando um objeto é selecionado, a aba Dados da Paleta de Informações do Objeto exibirá todos os registros contidos no desenho atual.

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Associando Formatos de Registro a Símbolos e Objetos

Editando Formatos de Registro

Dividindo e Juntando Formatos de Registro

Ligando Textos à Formatos de Registros

Modifying Objects by Record Value

Formatting Worksheet Cells

Database Connectivity

Associando Formatos de Registro a Símbolos e Objetos

Uma vez um formato de registro tenha sido criado, ele poderá ser associados (ou anexado) a qualquer objeto ou símbolo do desenho em que se encontra. A aba de Dados da paleta Informações de Objetos indica todos os formatos de registros associados a um símbolo ou objeto.

Existem vários métodos para associar (anexar) registros aos símbolos. Anexar um registro a uma única instância do símbolo, ou a um objeto no desenho sem afetar instâncias existentes ou futuras. Anexar um registro a uma definição de símbolo que então é aplicada a cada símbolo inserido posteriormente no desenho, ou associar (anexar) um registro a uma definição de símbolo que afeta instâncias existentes ou futuras.

Para fazer alterações globais nos símbolos, utilize o utilitário descrito em “Associar Registro” na página 267.

Associando Formatos de Registro a uma Instância de Símbolo ou Objeto

Para associar (ou desassociar) formatos de registro a um símbolo ou objeto no desenho usando a paleta Info de Objetos:

1.Selecione o Símbolo.

2.Selecione Janela > Paletas > Info de Objetos.

A paleta Info de Objetos irá se abrir.

3.Selecione a aba Dados.

A Paleta de Informações de Objetos irá listar todos os formatos de registro disponíveis no documento.

4.Na caixa de seleção próximo ao formato de registro desejado, clique ou desselecione para desassociar o formato de registro.

Se associar um formato de registro, um X é exibido na caixa e o registro é associado à instância do símbolo ou objeto.

Se desassociar um formato de registro, confirme o procedimento.

Para associar um formato de registro a símbolos ou objeto no desenho usando o Administrador de Recursos:

1.Selecione o símbolo desejado no desenho.

2. A partir do Administrador de Recursos, selecione o formato de registro a ser aplicado. Clique com o botão direito (Windows) ou Ctrl-clique (Macintosh) e selecione Aplicar no menu de contexto. (Alternativamente, dê dois cliques no recurso formato de registro para aplicá-lo à seleção ou arrastar o recurso de formato de registro sobre um símbolo ou objeto.)

Associando Formatos de Registros à Simbolos

Existem dois métodos para anexar registros às definições de símbolos. O primeiro método edita a definição de símbolo e permite que registros sejam anexados, além de definir os valores padrão a serem usados na definição do símbolo. As instâncias existentes do símbolo não são afetadas. O segundo método anexa os registros às definições de símbolo através do Administrador de Recursos; neste caso, tanto as instâncias existentes quanto as futuras serão afetadas.

Para anexar registros às definições de símbolos editando a definição do símbolo:

1.Selecione Janela > Paletas > Administrador de Recursos

O Administrador de Recursos se abre.

2.Selecione um Símbolo.

3. Selecione Editar no menu Recursos.

4. A janela Editar Símbolo é exibida. Selecione o componente do símbolo a ser editado e clique em Editar.

5.Na janela Editar Símbolo, retire a seleção de todos, clicando numa área vazia da janela.

6.Na paleta Informações do Objeto, clique na aba Dados.

Se não houver itens selecionados, a aba Dados exibe os padrôes de símbolos no topo.

7.Selecione o registro a ser associado.

Para associar registros múltiplos à mesma definição de símbolo, clique em cada um dos registros.

Os valores default dos Dados do Registro de cada Campo do Registro podem ser definidos a partir da aba Dados, afetando somente a definição de símbolo sem alterar o recurso do formato de registro. Veja “Editando Valores Default de Registros de Símbolo” na página 261.

8.Clique Sair do Símbolo no lado superior direito da janela Editar Símbolo.

O(s) registro(s) associado(s) é incluído com o símbolo cada vez que o símbolo é posicionado no desenho ou importado em outro desenho. Os símbolos já presentes no desenho não são afetados. Modifique os valores de registro do recurso de formato de registros para ajustar os valores default para o símbolo quando posicionado no desenho.

Para anexar um formato de registro a uma definição de símbolo a partir do Administrador de Recursos:

1.Clique em Janela > Paletas > Administrador de Recursos.

O Administrador de Recursos é exibido.

2.Escolha uma definição de símbolo.

3.Clique em Associar Registro.

A janela Associar Registro é exibida.

4.Os formatos de registro presentes no desenho são exibidos. Escolha os registros que você deseja anexar à definição de símbolo e clique em OK.

5. As instâncias atuais do símbolo, bem como os símbolos colocados posteriormente a partir desta definição de símbolo, terão este formato de registro anexado.

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Criando Formatos de Registro

Editando Formatos de Registro

Dividindo e Juntando Formatos de Registro

Ligando Textos à Formatos de Registros

Modifying Objects by Record Value

Database Connectivity

Comandos Globais de Símbolos

Trabalhando com Recursos

Editando Formatos de Registro

Formatos de registro podem ser editados de vários modos, dependendo do resultado desejado.

Método

Resultado

Edite o recurso de formato de registros modificando a lista de campos e/ou valores de campo default (veja “Editando Formatos de Registros Default” na página 259)

Objetos ou símbolos futuros com registros associados refletem as mudanças; registros existentes associados não têm alteração

Edite os valores do campo de um registro associado a um objeto selecionado (veja “Visualizando e Editando Registro de Objetos” na página 260)

Alterações no campo de valores afetam o objeto selecionado apenas, os campos do registro não pode ser alterado. Objetos existentes e futuros com o registro anexado usam valores padrão.

Edite os valores do campo do registro de uma definição de símbolo (veja “Editando Valores Default de Registros de Símbolo” na página 261)

Alterações nos valores de campo afetam futuras ocorrências do símbolo. Os símbolos existentes, outros símbolos com o registro em anexo e o recurso formato de gravação não são afetados.

Alternativamente, efetue modificações globais com os utilitários do símbolo (veja “Mudando Um Campo de Registro” na página 267 e “Mudando Todos os Campos de um Registro” na página 268).

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Editando Formatos de Registros Default

Visualizando e Editando Registro de Objetos

Editando Valores Default de Registros de Símbolo

Criando Formatos de Registro

Editando Formatos de Registro

Dividindo e Juntando Formatos de Registro

Ligando Textos à Formatos de Registros

Database Connectivity

Editando Formatos de Registros Default

Os campos de formato do registro e os valores default podem ser editados a partir do Administrador de Recursos.

Selecione os formatos de registros a editar:

1.No menu Janela > Paletas, selecione Administrador de Recursos.

O Administrador de Recursos abre.

2.Selecione os formatos de registros a editar.

3.Selecione Editar no menu Recursos.

A janela Editar Formato de Registro irá abrir.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

4.Selecione o campo de formato do registro para editar e clique Editar para modificar o valor default ou clique Novo ou Remover para adicionar ou eliminar campos.

5.Clique OK.

As edições não afetam valores existentes para registros associados. As modificações são aplicadas aos valores default do campo quando associadas a símbolos ou objetos ou para símbolos futuros com registro associado.

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Criando Formatos de Registro

Editando Formatos de Registro

Visualizando e Editando Registro de Objetos

A aba Dados da paleta de Informações do Objeto é utilizada para associar, visualizar e editar os valores de registro para instâncias específicas. 

Se forem selecionados objetos múltiplos com diferentes registros associados, a aba Dados exibe registros associados a objetos com uma caixa acinzentada, mas não indica quais registros estão associados a quais objetos.

Você pode redimensionar as colunas clicando e arrastando a barra de redimensionamento localizada entre elas.

Para editar as informações de registros de um objeto selecionado:

1.No menu Janela > Paletas, selecione a paleta de Informações de Objetos.

A Paleta de Informações de Objetos aparecerá.

2.Selecione o objeto em seu desenho.

Clique na aba Dados da paleta de Informações de Objeto. A Paleta de Informações de Objetos irá mostrar as informações associadas aos registros.

Clique para exibir/esconder parâmetros.

3.Selecione o registro desejado na Lista de Registros e o campo desejado na lista de Campos. Na caixa Editar Campo, efetue a modificação no valor default.

Esta informação se aplica somente ao objeto selecionado; outros objetos novos e existentes com esse registro associado continuarão a utilizar os valores originais (default) de formato do registro. Se uma cadeira selecionada tiver um número de peça diferente do valor default digitado no formato do registro, digite o novo número da peça somente para essa cadeira. Se o número da peça tiver sido modificado para todas as cadeiras, edite o formato de registro padrão.

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Editando Formatos de Registros Default

Editando Valores Default de Registros de Símbolo

Criando Formatos de Registro

Editando Formatos de Registro

Editando Valores Default de Registros de Símbolo

Os valores default de um registro associado a um símbolo podem ser modificados ao editar uma definição de símbolo (veja “Editando Definições de Símbolos” na página 242). Isto não modifica o recurso de formato de registro; se outros símbolos ou objetos tiverem o registro associado, eles não serão afetados. Os valores default futuros do registro são modificados para esse símbolo.

Para modificar os valores default de campo de um formato de registro de símbolo:

1.Selecione uma definição de símbolo.

2.Selecione Editar no menu Recursos.

3.Selecione o componente do símbolo a ser editado e clique em Editar.

4.Na janela Editar Símbolo, retire a seleção de todos, clicando numa área vazia da janela.

5.Na paleta Informações do Objeto, clique na aba Dados.

Se não houver itens selecionados, a aba Dados exibe *PADRÕES DE SÍMBOLOS* no topo.

6.Selecione o registro desejado na lista de Registros e o campo desejado na lista de Campos. Na caixa Editar Campo, efetue a modificação no valor default.

7.Clique Sair do Símbolo no lado superior direito da janela de desenho para retornar ao desenho.

Os valores default de campo do formato de registro para essa definição de símbolo foram modificados.

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Editando Formatos de Registros Default

Criando Formatos de Registro

Editando Formatos de Registro

Dividindo e Juntando Formatos de Registro

Os dados dos formatos de registro podem ser manipulados de modo que os dados de um formato podem ser divididos em dois formatos, ou os dados de dois formatos podem ser juntados em um. Nenhuma informação é perdida nestas conversões.

Dividindo Formatos de Registro

Os campos de registro e os dados associados de um formato de registro podem ser transferidos para outro formato de registro. Isto é útil, por exemplo, ao importar dados GIS (requer Vectorworks Design Series) com uma grande quantidade de campos de registro que podem precisar ser reorganizados.

Para dividir um formato de registro em dois formatos:

1. Pelo menos um formato de registro deve estar presente no arquivo. Escolha Ferramentas > Registros > Dividir Formato de Registro.

A janela Dividir Formato de Registro é exibida. Escolha o formato de registro que você deseja editar na lista Formato de Registro de Origem.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2. Clique para marcar os campos que devem ser divididos a partir do formato selecionado.

3. Informe um nome para o novo formato de registro. Ele conterá os registros divididos.

4. Clique em OK.

Os campos de registro indicados (e os dados) serão removidos do formato de registro de origem e colocados no novo formato de registro, na ordem do formato de registro. Todos os objetos que possuíam o formato de registro original anexado agora possuem o formato de registro original e o novo formato de registro anexados. Nenhum campo ou informação é perdida nesta conversão.

Juntando Formatos de Registro

Os campos do registro e os dados associados em dois formatos de registro podem ser juntados em um formato de registro.

Para juntar dois formatos de registro:

1. Pelo menos dois formatos de registro devem estar presentes no arquivo. Escolha Ferramentas > Registros > Juntar Formatos de Registro.

A janela Juntar Formatos de Registro é exibidas.

2. Escolha o formato a ser juntado na lista Juntar Formatos de Registro.

Os campos do registro deste formato de registro serão juntados, e este formato de registro será excluído.

3. Selecione o formato de registro que você deseja usar para receber os campos de registro.

4. Clique em OK.

Os campos de registro são adicionados ao final dos campos do registro do formato de destino, na ordem do formato de registro. Se houver um conflito de nomes onde dois campos tenham o mesmo nome, o nome do campo transferido começará com _ (sublinhado). Quaisquer objetos que possuíam o primeiro formato anexado agora usarão o registro juntado. Quaisquer objetos que usavam os registros juntados agora terão os campos de registro adicionados. O primeiro formato de registro juntado será excluído.

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Criando Formatos de Registro

Editando Formatos de Registro

Ligando Textos à Formatos de Registros

O comando Ligar Texto à Registro permite ligar um objeto de texto com os dados do registro associado a um símbolo. Isso é particularmente útil para os símbolos de rotulagem em um desenho com informações exclusivas, como um número da lista de peças ou de preços. Para poder usar este comando, você deve possuir símbolos e formatos de registro já criados no seu arquivo de desenho. O link é criado com uma definição de símbolo.

Para ligar o texto a registros dentro de uma definição do símbolo:

1. Edite a definição de símbolo 2D tal como descrito em “Editando Definições de Símbolos” na página 242.

2.Na janela Editar Símbolo, com nada selecionado, crie uma linha ou bloco de texto.

Assegure-se de que o texto esteja formatado com a fonte e estilo desejados. O texto real não é importante neste ponto. Se desejado, crie e designe uma classe para o texto.

Link_txt_1.png 

3.Selecione o texto e o posicione no local exato de exibição do valor de dados do registro.

4.Com o texto selecionado, selecione o menu Organizar > Registros > Ligar Texto à Registro.

A janela de diálogo Escolha o Campo aparecerá.

Link_txt_2.png 

5.Selecione o formato de registro da lista de Registros.

6.Na lista de campos., selecione o campo do registro selecionado para associar com o texto.

7.Clique OK.

O Vectorworks adicionará o objeto de texto à definição de símbolo, bem como a todas as instâncias do símbolo no desenho. O valor padrão do campo selecionado irá substituir o texto temporário.

8.Clique Sair do Símbolo no lado superior direito da janela de desenho para retornar ao desenho.

Posicione o símbolo no desenho. O texto vinculado ao registro exibe as informações do campo. Caso necessário, para editar o valor para aquela instância em particular, selecione o campo onde o texto foi designado na aba de Dados da paleta de Informações do Objeto. Na caixa Editar Campo, digite o texto a ser exibido no símbolo; a informação do campo vinculado é exibida no símbolo associado.

Symbols00022.jpg 

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Criando Formatos de Registro

Associando Formatos de Registro a Símbolos e Objetos

Editando Formatos de Registro

Database Connectivity

Modifying Objects by Record Value

DesignSeries.pngModifying Objects by Record Value

This command modifies the color, size, or height of objects in a drawing based on the numeric value of a particular record field attached to the selected items. This can be useful for analyzing and comparing objects in a drawing.

To modify objects by record value:

1. Select Tools > Records > Modify by Record.

The Modify by Record Value dialog box opens.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2. Click OK.

3. The color, size, or height of the drawing objects are modified.

color_range_modify.png 

Managing Saved Settings

If you have saved settings to use with the Modify by Record command, use the Manage button on the Modify by Record Value dialog box to rename or delete these saved settings when needed.

To manage saved settings for the Modify by Record command:

1. Select Tools > Records > Modify by Record.

The Modify by Record Value dialog box opens.

2. Click Manage.

The Manage Saved Sets dialog box opens. Select the set to change.

Clique para exibir/esconder os parâmetros

3. Click OK to close the Manage Saved Sets dialog box. Click OK again to close the Modify by Record Value dialog box.

Comandos Globais de Símbolos

Os comandos utilitários permitem gerenciar dados de registros associados a símbolos na biblioteca e realizar mudanças globais de dados de registros. Use estes comandos para mudar o valor default dos campos nos registros associados a definições de símbolos, tanto após importar um documento de outro programa como durante modificações normais do projeto.

Os utilitários incluem os seguintes comandos:

  “Associar Registro” na página 267

  “Desassociando Registros” na página 267

  “Mudando Um Campo de Registro” na página 267

  “Mudando Todos os Campos de um Registro” na página 268

  “Mudando Atributos de Símbolos” na página 268

  “Listando Símbolos e Pastas” na página 269

Associar Registro

Este comando irá associar o formato de registro ativo a todas as definições de símbolos existentes em uma determinada pasta de símbolos.

Para associar um registro:

1.Selecione Organizar > Registros > Associar Registro.

1. A janela de diálogo Associar Registro irá abrir.

2.Na lista Pasta de Símbolos selecione o critério para associar um registro.

Selecione Nenhum para anexar o registro á definição de símbolo(s) na raiz da biblioteca de símbolos (definições de símbolos e não em qualquer pasta). Selecione tudo para anexar o formato de registro á toda a definição de símbolo(s) na biblioteca de símbolos do arquivo. Selecionar uma pasta símbolo altera todas as definições de símbolos, mas apenas nesta pasta e todas suas subpastas.

3.No campo Formato de Registro selecione um dos formatos de registros existentes em seu documento que deverá ser associado ao(s) símbolo(s) selecionado(s).

4.Clique OK.

Confirme a operação e o número de símbolos afetados.

Instâncias de símbolos já no desenho não são afetadas.

5.Clique OK.

Para verificar rapidamente que os novos registros foram associados aos símbolos selecionados, gere um relatório. Veja “Creating Reports” na página 1312.

Desassociando Registros 

Este comando irá desassociar (desvincular) o formato de registro selecionado de todos os símbolos de uma determinada pasta ou de todo o documento.

Para desassociar um registro:

1. Selecione Organizar > Registros > Desassociar Registro.

A janela de diálogo Desassociar Registro irá abrir.

2.No campo Pasta de Símbolos selecione: Nenhuma, Todas ou uma determinada pasta de símbolos se houver.

Selecione Nenhuma para desassociar o registro dos símbolos existentes na raiz da biblioteca de símbolos (ou seja, os símbolos que estiverem fora de qualquer pasta de símbolos). Selecione Todas para desassociar o formato de registro de todos os símbolos existentes na biblioteca de seu documento. Selecione uma pasta específica se desejar desassociar os registros apenas dos símbolos existentes em uma determinada pasta (e subpastas se houver)

3. No campo Formato de Registro selecione um dos formatos de registros existentes em seu documento que deverá ser desassociado do(s) símbolos(s) selecionado(s).

4.Clique OK.

Uma janela de aviso irá abrir para confirmar a operação e mostrará o número de símbolos afetados pela operação.

Mudando Um Campo de Registro

Esse comando altera um valor padrão do campo especificado para um formato de registro selecionado ligado a definições de símbolos. Símbolos já colocados no desenho não são afetados.

Para mudar o valor de um campo:

1.Selecione Organizar > Registros > Mudar um Campo.

1. A janela de diálogo Mudar um Campo irá abrir.

2.No campo Pasta de Símbolos selecione: Nenhuma, Todas ou uma pasta de símbolos se houver.

Selecione Nenhuma para mudar o registro dos símbolos existentes na raiz da biblioteca de símbolos (ou seja, os símbolos que estiverem fora de qualquer pasta de símbolos). Selecione Todas para mudar o formato de registro de todos os símbolos existentes na biblioteca de seu documento. Selecione uma pasta específica se desejar mudar os registros apenas dos símbolos existentes em uma determinada pasta (e subpastas se houver).

3.No campo Formato de Registro selecione o formato de registro.

O campo Nome do Campo irá mostrar a lista de campos disponíveis no formato de registro selecionado.

4.Selecione o Nome do Campo desejado.

5.Digite o Novo Valor.

6.Clique OK

Uma janela de aviso irá abrir para confirmar a operação e mostrará o número de símbolos afetados pela operação.

Mudando Todos os Campos de um Registro

Este comando permite alterar alguns ou todos os valores de campo de um formato de registro selecionado e que esteja associado a definições de símbolo. Os símbolos já inseridos no desenho não serão afetados.

Para mudar valores de diversos campos:

1.Selecione Organizar > Registros > Mudar Todos os Campos.

1. A janela de diálogo Mudar Todos os Campos irá abrir.

2.No campo Pasta de Símbolos selecione: Nenhuma, Todas ou uma determinada pasta de símbolos se houver.

Selecione Nenhuma para mudar o registro dos símbolos existentes na raiz da biblioteca de símbolos (ou seja, os símbolos que estiverem fora de qualquer pasta de símbolos). Selecione Todas para mudar o formato de registro de todos os símbolos existentes na biblioteca de seu documento. Selecione uma pasta específica se desejar mudar os registros apenas dos símbolos existentes em uma determinada pasta (e subpastas se houver)

3.No campo Formato de Registro selecione o formato de registro desejado.

4.Clique OK.

A janela de diálogo Mudar algum ou todos os Campos irá abrir. O título da janela de diálogo irá mostrar o nome do registro que está sendo modificado.

5.Selecione os campos que você deseja modificar e então digite o novo valor no campo ao lado.

Todos os campos do formato de registro selecionado serão listados. Se o formato de registro tiver mais do que 16 campos, clique Próximo para continuar visualizando os próximos campos do registro.

6.Após efetuar as modificações desejadas, clique OK

Confirme a operação e o número da(s) definições de símbolo afetada.

Mudando Atributos de Símbolos

Este comando irá assinalar todos os objetos usados nas definições dos símbolos para a classe selecionada, designando os objetos para usar um ou mais atributos da classe.

Para mudar os atributos de um símbolo:

1. Selecione Organizar > Utilitários > Mudar Símbolos.

A janela de diálogo Mudar Atributos de Símbolos irá abrir.

2.No campo Pasta de Símbolos selecione: Nenhuma, Todas ou uma determinada pasta de símbolos se houver.

Selecione Nenhuma para mudar os atributos dos símbolos existentes na raiz da biblioteca de símbolos (ou seja, os símbolos que estiverem fora de qualquer pasta de símbolos). Selecione Todas para mudar os atributos de todos os símbolos existentes na biblioteca de seu documento. Selecione uma pasta específica se desejar mudar os atributos apenas dos símbolos existentes em uma determinada pasta (e subpastas se houver).

3.No campo Classe selecione a classe que deverá ser associada ao(s) símbolo(s).

4.Selecione os atributos de classe a serem utilizados e indique como tratar atributos de classe não utilizados.

Mantenha os atributos de objeto existentes ou utilize os padrões atuais se não for especificado um atributo de classe.

5.Clique OK.

Uma janela de aviso irá abrir para confirmar a operação e mostrará o número de símbolos afetados pela operação.

Listando Símbolos e Pastas

Este comando criará um arquivo de texto listando todos os símbolos e pastas de símbolos disponíveis na biblioteca do documento ativo.

Para listar símbolos e pastas:

1.Selecione Organizar > Utilitários > Listar Símbolos.

1. A janela de diálogo Lista de Símbolos irá abrir.

2.Selecione Listar Símbolos e Pastas ou Listar Pastas Apenas.

3.Clique OK.

A janela de diálogo Salvar Arquivo irá abrir.

4.Digite um novo nome de arquivo ou use o nome default e clique Salvar.

Um arquivo texto será criado com os nomes de todas as pastas e, se escolhidos, os símbolos dentro do documento ativo.