Desenhando com Atração

O SmartCursor permite desenhar com precisão em 2D e 3D. Usado em conjunto com as ferramentas de desenho, o SmartCursor usa indicadores de atração, dicas, linhas de extensão, textos (dicas do SmartCursor) e sons, e então atrai o cursor de acordo com as categorias selecionadas na Paleta de Atrações.

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Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

A Paleta de Atrações gerencia a atração do SmartCursor; o feedback na tela, que é exibido enquanto se desenha, é realizado com base nas categorias de atração selecionadas na Paleta de Atrações. Diferentes tarefas podem exigir diferentes combinações de atração. Você pode ativar uma determinada categoria clicando na opção desejada na Paleta de Atrações. Cada opção se alterna para ativar ou desativar a categoria de atração.

As categorias de atração podem ser usadas individualmente ou combinadas para maior precisão de desenho e atração. Por exemplo: você pode usar Atrair aos Pontos e Atrair à Grade para encontrar pontos que estejam em um objeto e na grade. A atração também pode ser combinada com a Barra de Dados para localizar um ponto de atração específico em um local determinado na área de desenho.

A atração está disponível para ambas as ferramentas 2D e 3D; no entanto, a Atração Tangencial se aplica somente às ferramentas 2D, e a Atração ao Plano de Trabalho se aplica somente às ferramentas 3D.

Os parâmetros de atração na maior parte das opções de atração podem ser definidos na janela de diálogo Ajustes do SmartCursor. Muitas dessas configurações são consideradas configurações do aplicativo, e se aplicam a qualquer arquivo aberto no Vectorworks. Certas configurações são consideradas configurações do documento, e são salvas com ele; estas configurações incluem Dimensões da Grade, Ângulos Alternativos para Linhas de Extensão, Datum e Deslocamento da Borda Referencial e Configurações da Distância da Atração. Algumas das opções de atração não oferecem parâmetros adicionais, e podem apenas ser ativadas ou desativadas.

Durante o desenho pode ser necessário desativar temporariamente o alinhamento SmartCursor sressione e segure a tecla ` (crase) para desativar temporariamente o alinhamento. As opções de alinhamento são mantidas e o alinhamento retorna ao soltar a tecla `. A tecla para suspender o alinhamento pode ser alterada. Veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833.

Para configurar e ativar as categorias de atração:

1.Se a Paleta de Atrações não estiver aberta, clique em Janela > Paletas > Atrações.

A Paleta de Atrações é exibida. A última ferramenta na paleta é diferente, dependendo da ferramenta selecionada, se for 2D ou 3D.

Basic200001.jpg  

2.Dê um duplo clique em uma opção de atração para abrir uma janela de diálogo Ajustes do SmartCursor contendo parâmetros de atração para esta opção. Algumas das opções não possuem parâmetros adicionais.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor também pode ser aberta clicando em Organizar > Ajustes do SmartCursor. Cada aba da janela de diálogo será descrita nas próximas seções.

3.Informe o critério desejado e clique em OK para definir.

Os critérios serão descritos nas próximas seções.

4.Clique em uma opção de atração para ativá-la.

As teclas de atalho da Paleta de Atrações podem ser definidas através do Editor de Interface; veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833.

Diferentes combinações de parâmetros de restrição e atração podem ser exigidos para diferentes tarefas. Clique em Organizar > Ferramenta Personalizada/Atributo para criar um VectorScript contendo as configurações atuais do SmartCursor e as opções ativas na Paleta de Atrações. Execute o script dando um duplo clique sobre ele no Administrador de Recursos para alterar rapidamente os parâmetros de atração e as configurações. Veja “Criando Scripts de Ferramenta e Atributo Personalizado” na página 1765 para maiores informações.

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Atração Geral

Atrair à Grade

Atrair aos Objetos

Atrair ao Ângulo

Atrair aos Pontos Referenciais

Atrair à Bordas Referenciais

Distância de Atração

Atrair à interseção

Atração Tangencial (Apenas 2D)

Atração ao Plano de Trabalho (Apenas 3D)

Desenhando com Atração

Dicas do SmartCursor

Configurando as Dicas Interativas de Tela

Atração Geral

Os parâmetros na aba Geral permitem configurar o funcionamento do SmartCursor.

Para definir as opções gerais de atração:

1. Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique em uma opção da Paleta de Atrações que ofereça parâmetros adicionais.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2. Clique em OK.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

O Plano de Trabalho Automático

Atrair à Grade

As grades de atração e de referência auxiliam o desenho preciso nas camadas de Projeto e de Folha, como descrito em “Grades de Atração e Referência” na página 69.

Quando a opção Atrair à Grade estiver ativada, o SmartCursor será atraído para os pontos definidos na grade de atração. Por exemplo: se a grade estiver definida para 1", o cursor será "atraído" para cada polegada quando ele se mover por sobre a grade. Ao criar uma linha, os pontos inicial e final da linha serão atraídos à grade (se nenhuma outra atração tiver sido ativada). A opção Atrair à Grade é a única que não oferece nenhuma dica visual. Se ela estiver ativada, o cursor sempre estará atraído à grade, a menos que outra atração tenha sido ativada e se sobreponha a ela.

gridsnaps_example.png 

Quando Atrair à Grade está ativo, o plano de trabalho é mostrado com pontos. Estes pontos não são mostrados quando atrair a grade está desligada. Veja “Aparência dos Planos” na página 1164.

snap_to_grid.png 

Para definir a atração à grade:

1.Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique na opção Atrair à Gradna paleta de Atrações.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida. Na aba Grade, especifique as opções para a grade de referência e para a grade de atração.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2.Clique OK.

3. Para ativar a atração com a grade, clique em Atrair à Grade na Paleta de Atrações.

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Grades de Atração e Referência

Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atrair aos Objetos

Quando a opção Atrair ao Objeto estiver ativada o SmartCursor encontra partes específicas de um objeto, como cantos, extremos, pontos médios ou os centros de objetos 2D e os cantos de arcos, bem como malhas, extrusões, varreduras, esferas, polígonos 3D, faces planas em 3D e paredes, pisos, telhados, águas de telhados, loci e colunas. As dicas são exibidas próximas ao cursor para que você possa identificar a localização.

snap_to_object.png 

Para definir a atração aos objetos:

1.Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique na opção Atrair ao Objeto na paleta de Atrações.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida. Na aba Objeto, especifique as opções para a Atração aos Objetos.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2.Clique em OK para definir as opções de atração ao objeto.

3. Para ativar a atração ao objeto, clique na opção Atrair ao Objeto na paleta de Atrações.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atrair ao Ângulo

Dois pontos definem um ângulo; o ângulo de atração aplica-se somente ao segundo ponto em um segmento de feedback de dois pontos, como quando se desenha uma linha ou um polígono. Ao atrair para ângulos, o SmartCursor localiza os ângulos especificados e por padrão localiza também os ângulos relativos aos eixos horizontal e vertical. O ângulo de atração também pode detectar um ângulo de rotação do plano (exige o Design Series); os itens criados ao longo deste ângulo, quando exibidos em uma vista de planta rotacionada, aparecem na horizontal quando estão em uma exibição de coordenadas globais não rotacionada.

constrain_angle.png 

Para definir a atração ao ângulo:

1. Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique na opção Atração Angular na paleta de Atrações.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida. Na aba Ângulo, especifique as configurações para a atração ao ângulo.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

Segurar a tecla Shift ao desenhar faz com que o SmartCursor selecione o ângulo de atração mais próximo.

2.Clique em OK para definir as opções de atração ao ângulo.

3. Para ativar a atração ao ângulo, clique na opção Ângulo de Atração na paleta de Atrações.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atrair aos Pontos Referenciais

Quando a atração aos pontos referenciais estiver ativada, você poderá armazenar temporariamente um ponto onde o cursor parou por alguns segundos ou onde uma tecla de atalho foi pressionada. Assim que o Ponto Referencial for definido, você poderá alinhá-lo horizontalmente, verticalmente ou a um ângulo específico usando as linhas de extensão e as dicas do SmartCursor.

Para definir um Ponto Referencial, deixe o cursor sobre o ponto de um objeto por alguns segundos ou pressione a tecla T. Uma caixa é exibida indicando que o Ponto Referencial foi definido.

Um Ponto Referencial especial chamado de datum pode ser usado para temporariamente definir uma nova origem para fins de atração e medição. O datum não precisa estar em um objeto e pode ser colocado em qualquer lugar. Quando um datum é usado, todas as medições ao longo dos eixos X e Y são feitas a partir deste ponto, ao invés da origem do desenho, até que o datum seja movido ou desativado. Quando um dado é criado, A barra de dados mostra coordenadas relativas ao dado, usando o ponto do dado como origem. Se um dado é definido antes de mover um objeto com a ferramenta de seleção, A localização do objeto e o angulo serão medidos relativos ao dado inserido.

Para definir um datum, deixe o cursor parado por alguns segundos ou pressione a tecla G. O datum é exibido como um pequeno círculo no ponto escolhido. Veja “Data Bar and Edit Group Options” na página 123 para ativar a barra de Dados Flutuante automaticamente após um dado ser definido.

O SmartCursor se lembra de até três pontos referenciais, a partir do qual os pontos mais antigos são apagados. Você pode remover um Ponto Referencial deixando o cursor parado ou pressionando a tecla de atalho novamente sobre o ponto.

Se você pressionar a tecla Esc todos os pontos referenciais serão removidos.

Deve-se ativar qualquer opção de atração para que seja possível localizar pontos referenciais, e por isso recomendamos que pelo menos a opção Atrair ao Objeto esteja selecionada.

smart_pts.png 

Para definir o Ponto Referencial:

1. Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique na opção Pontos Referenciais na paleta de Atrações.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida. Na aba Ponto Referencial, especifique as opções para a atração ao Ponto Referencial.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2.Clique em OK para definir as opções de Ponto Referencial.

3.Para ativar a atração aos pontos referenciais, clique na opção Pontos Referenciais na paleta de Atrações.

A aparência dos pontos referenciais pode ser alterada; veja “Configurando as Dicas Interativas de Tela” na página 112. A tecla de atalho para os pontos referenciais e para o datum pode ser definida; veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atrair à Bordas Referenciais

Quando a Atração à Borda Referencial estiver ativada, o SmartCursor procurará pontos em um canto 2D especificado, ou em uma certa distância a partir deles. Os cantos da geometria 2D, bem como os segmentos de curva de arcos e polilinhas, podem ser usados como Bordas Referenciais. Assim que a Borda Referencial for definida, você poderá alinhá-la horizontalmente, verticalmente ou em um ângulo específico através das linhas de extensão e das dicas do SmartCursor. Uma Borda Referencial também fornece atração a um ponto em um canto sem que seja necessário ativar a opção de atração ao Ponto Mais Próximo em Borda.

Para definir uma Borda Referencial, deixe o cursor sobre o canto de um objeto 2D por alguns segundos ou pressione a tecla T quando estiver sobre o canto. Linhas de extensão pontilhadas irão indicar que a Borda Referencial foi definida.

Até duas Bordas Referenciais podem ser definidas, e as bordas anteriores serão excluídas. Uma Borda Referencial pode ser excluída ao deixar o cursor sobre o canto por alguns segundos ou pressionando a tecla T quando estiver sobre o canto.

smart_edge.png 

Para definir a atração à Bordas Referenciais:

1. Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique na opção Bordas Referenciais na paleta de Atrações.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida. Na aba Bordas Referenciais, especifique as opções para a atração à Borda Referencial.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

2.Clique em OK para definir as opções de Borda Referencial.

3.Para ativar a atração às Bordas Referenciais, clique na opção Bordas Referenciais na paleta de Atrações.

A aparência das Bordas Referenciais pode ser alterada; veja “Configurando as Dicas Interativas de Tela” na página 112. A tecla de atalho para as Bordas Referenciais pode ser definida; veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833.   

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Distância de Atração

Quando a opção Distância de Atração estiver ativada, o SmartCursor procurará por pontos em uma distância selecionada ao longo de uma linha, de uma curva, dos cantos de um polígono, das paredes retas e de outros objetos lineares

Basic200054.jpg 

snap_distance.png 

Para definir a distância de atração:

1. Clique em Organizar > Ajustes do SmartCursor, ou dê um duplo clique na opção Distância na paleta de Atrações.

A janela de diálogo Ajustes do SmartCursor é exibida. Na aba Distância, especifique as opções para atração à distância.

2. Defina a distância usando uma fração, uma porcentagem ou uma distância dimensional. Clique em Múltiplas Divisões para repetir os pontos de atração ao longo de uma linha. Por exemplo: o SmartCursor pode ser atraído a cada quarto de polegada ou a cada 1/8 do comprimento da linha.

O SmartCursor mede a partir de cada extremo até o centro da linha. Se uma linha possui 10 unidades de tamanho e a distância está definida para 6 unidades, esta distância não será encontrada pois ela é maior do que metade da linha. Da mesma forma, qualquer fração superior a 1/2 do tamanho do objeto ou menor que 0 não pode ser utilizada.

3.Clique em OK para definir as opções de Atrair à Distância

4. Para ativar a atração à distância, clique na opção Distância na paleta de Atrações.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atrair à interseção

Quando a Atração à Interseção estiver ativada, o SmartCursor irá localizar a interseção entre dois objetos ou entre as partes de um objeto, ou entre as partes dos objetos e as linhas de extensão ou as Bordas Referenciais.

intersect.png 

snap_intersection.png 

Para ativar a atração à intersecção:

Clique na opção Atrair à Interseção na paleta de Atrações. Não é necessário configurar nenhum parâmetro.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atração Tangencial (Apenas 2D)

A opção Atração Tangencial usa o SmartCursor para localizar tangentes em uma geometria de arco circular ao desenhar.

As tangentes não podem ser localizadas em arcos de um quarto de círculo.

constrain_tangent.png 

Para ativar a atração à tangente:

Clique na opção Atração Tangencial na paleta de Atrações. Não é necessário configurar nenhum parâmetro.

Basic200059.jpg 

Segure a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) para alternar para a tangente do lado oposto ao objeto.

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Atração ao Plano de Trabalho (Apenas 3D)

Quando a opção Atração ao Plano de Trabalho estiver ativada, o SmartCursor será atraído ou se projetará a qualquer ponto que não esteja no plano de trabalho ou descendo até seu ponto sombreado no plano de trabalho.

snap_plane.png 

Para ativar a atração ao Plano de Trabalho:

Clique na opção Atração ao Plano de Trabalho na paleta de Atrações. Não é necessário configurar nenhum parâmetro.

Basic200062.jpg 

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Dicas do SmartCursor

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Desenhando com Atração

Diversas configurações e opções são combinadas para facilitar o desenho com atração. Diversos tipos de atração e indicadores o ajudam com essa tarefa. A Lupa de Atração aproxima temporariamente o desenho próximo ao cursor para que você possa atingir o ponto de atração em um desenho complexo.

A atração é usada com a linha de prévia do segmento de feedback que é exibida por diversas ferramentas ao desenhar. Por exemplo: ao desenhar uma linha você pode querer que ela seja vertical e que esteja alinhada com um ponto em seu desenho. Para fazer isso, defina um Ponto Referencial (com Linhas de Extensão) sobre o ponto onde você deseja alinhar. A opção Atrair ao Ângulo deve estar ativada (pois ele é atraído pela vertical) junto com a opção Atrair ao Ponto Referencial. O segmento de feedback da linha é atraído para a vertical e para o Ponto Referencial, e um segundo clique finaliza o desenho da linha da forma desejada.

Basic200065.jpg 

Algumas áreas no Vectorworks controlam os diferentes aspectos da atração.

Função

Localização/Descrição

Ativar ou desativar as opções de atração

Paleta de Atrações

Ativar ou desativar parâmetros individuais de atração

Janela de diálogo Ajustes do SmartCursor

Alterar a aparência dos pontos de atração e dos indicadores

Janela de Diálogo, veja “Configurando as Dicas Interativas de Tela” na página 112

Ativa ou desativa o retângulo de atração, o retângulo de seleção e as dicas de aquisição

Aba Interatividade das Preferências do Vectorworks

Altera a aparência do retângulo de atração e do retângulo de seleção.

Aba Interatividade das Preferências do Vectorworks

Salvar opções de atração em um VectorScript

Comando Personalizar Ferramentas/Atributos; “Criando Scripts de Ferramenta e Atributo Personalizado” na página 1765

Alterar as teclas de atalho de atração

Aba Teclas no Editor de Interface; “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833

Atraindo a objetos em outras camadas, classes ou camadas definidas como meio tom

Comandos Opções de Classes e Camadas; “Setting Class and Design Layer Options” na página 188

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Indicadores de Atração

Criando Travas Vetoriais

Usando a Lupa de Atração

Escolhendo Parâmetros de Atração

Dicas do SmartCursor

Aba Interatividade

Indicadores de Atração

Existem vários tipos de pontos de atração. Use-os em conjunto com as configurações na paleta de Atrações, na janela de diálogo Ajustes do SmartCursor, na janela de diálogo Aparência das Dicas Interativas, na aba Interativo e nas Preferências do Vectorworks para definir a atração e a aparência de acordo com a tarefa desejada. Além dos pontos de atração, outros elementos interativos o ajudarão com a atração.

 Pontos de atração disponíveis

Os pontos de atração disponíveis serão exibidos próximo ao cursor dentro do raio de atração para indicar que um ponto de atração está próximo.

Snap_pt_avail.png 

 Pontos de atração especiais

Os pontos de atração especiais serão exibidos na área geral do cursor para indicar que o ponto médio, o centro, o ponto ao longo da linha e/ou os pontos de atração da tangente estão próximos. Os pontos de atração que poderão ser vistos dependerão das opções de atração ativadas na janela de diálogo Ajustes do SmartCursor e da Paleta de Atrações.

Snap_pt_special.png 

 Ponto de atração atual

O ponto de atração atual indica que o SmartCursor foi atraído.

SnapPts_snapto.png 

O ponto de atração atual é representado na cor preta quando em 2D. Quando em 3D, é representado pelas cores vermelha (eixo X), verde (eixo Y) e azul (eixo Z). A orientação da representação em 3D é relativa ao plano de trabalho. As linhas tracejadas indicam os eixos negativos.

Basic200072.jpg 

 Ponto de atração obtido

Ao desenhar com uma ferramenta como a Ferramenta Linha, o primeiro clique com a ferramenta em um ponto de atração atual faz com que ele se torne um ponto de atração obtido. O ponto de atração obtido é exibido somente por alguns segundos para indicar que o clique foi atraído.

SnapPts_acquired.png 

 Ponto referencial

Quando a Atração ao Ponto Referencial é ativada, até três Pontos Referenciais podem ser definidos de uma vez; veja “Atrair aos Pontos Referenciais” na página 133. Um Ponto Referencial é exibido como um retângulo vermelho por padrão. Se as Linhas de Extensão estiverem ativadas, a linha de extensão para o ponto referencial será exibida como uma linha tracejada. Um datum é um tipo especial de Ponto Referencial que é considerado como um dos três pontos.

Basic200075.jpg 

 Destaque de objeto atraído

O objeto a partir do qual os pontos de atração são criados é destacado com uma linha tracejada. Isto garante que os pontos de atração corretos serão obtidos em um desenho complexo.

Snap_highlighting.png 

  Região de seleção e de atração do SmartCursor

Duas áreas em torno do cursor ajudam você a desenhar a região de seleção e a região de atração.

Snap_snapbox.png 

O retângulo de seleção mostra a área onde a geometria do objeto pode ser selecionada ou reconhecida por uma ferramenta que seleciona ou clica em objetos (como a Ferramenta de Seleção ou o Conta Gotas). O retângulo de atração indica a área de onde a atração será obtida. A atração atual é obtida a partir de todas as atrações disponíveis dentro da caixa de atração.

O tamanho e a visibilidade dos retângulos de seleção e de atração pode ser ajustado, e estes indicadores podem ser ativados, na aba Interativo das Preferências do Vectorworks.

  Master snap points

In congested areas of the drawing, when there are many object snap points within the snap box, enable the master snap point display in the “Atrair aos Objetos” na página 130 settings. The master snap point takes priority over other snap points, for quickly obtaining the desired snap point during operations like dimensioning or moving objects.

The master snap point location is a property of an object and is primarily intended for use in Top/Plan view. Shapes like rectangles, arcs, circles, polylines, have master snap points at places where they are logically expected, such as corners, centers, or end points. The insertion point is the master snap point location for many of the Vectorworks default content resources and parametric objects; path-based parametric objects inherit the master snap point location from the path object. Master snap points are located on roof and bearing line corners. For curtain walls, the master snap points are located on the center of the frames. Windows and doors have snap points on each end and in the center.

Basic200080.jpg 

Certain objects allow the master snap point location to be specifically defined. Walls and slabs with components can have master snap points located on the component sides; see Defining Components for New Walls and Creating Slab Components. A locus is used to define the master snap point location for symbols and groups; see Editing Symbol Definitions.

MasterSnap_ex3.png 

  Dicas de aquisição

As dicas de aquisição mostram os pontos de atração em potencial próximos ao cursor e que podem ser adquiridos. Eles indicam que um Ponto Referencial, uma Borda Referencial ou uma Trava Vetorial podem ser adquiridas.

Dicas de Aquisição

Aparência

Ponto referencial

Acq_sm_point.png 

Borda referencial

Acq_sm_edge.png 

Trava vetorial

Acq_vlock.png 

snap_acquisition_hint.png 

Ativa as dicas de aquisição da aba Interativa nas preferências do Vectorworks.

  Indicadores de Alinhamento

Indicadores de eixos e planos coloridos (cores claras) oferecem dicas que ajudam determinar se o cursor está alinhado com um eixo (2D) ou com um eixo e/ou plano (3D). A cor da indicação coincide com a cor do eixo (vermelho para X, verde para Y e azul para Z) para ajudar na identificação quando o cursor está alinhado com um eixo ou um plano.

Basic200087.jpg 

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Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Aba Interatividade

Configurando as Dicas Interativas de Tela

Criando Travas Vetoriais

Uma linha de extensão criada a partir de um Ponto Referencial indica um vetor ou direção. Este vetor pode ser travado para facilitar o desenho e a movimentação de objetos, pois o SmartCursor permanece travado ao vetor e serve como guia para atração ao longo do vetor.

Para criar uma trava vetorial:

1. Selecione a ferramenta de desenho, um objeto a ser movido ou outra operação que exija uma trava vetorial.

É útil exibir as dicas de aquisição, que são exibidas quando uma trava vetorial pode ser definida. Esta é uma preferência interativa do Vectorworks; veja “Aba Interatividade” na página 53.

2.Durante a operação o segmento de feedback indica a direção do vetor e a dica de aquisição no cursor indica que uma trava vetorial pode ser definida. Uma trava vetorial pode ser definida ao longo de uma linha de extensão de um Ponto Referencial. Quando o cursor se move ao longo da linha de extensão, a dica de atração de trava é exibida indicando que uma trava vetorial pode ser definida.

3. Pressione a tecla T para criar uma trava de vetor na direção da linha de extensão, ou pressione a tecla G para definir o bloqueio do vetor em relação a um dado, usando a barra de dados.

A trava de vetor é exibida. A aparência das travas de vetor pode ser alterada como descrito em “Configurando as Dicas Interativas de Tela” na página 112.

Basic200090.jpg 

4. O SmartCursor se trava ao vetor e a operação é atraída ao longo da direção desejada.

Basic200093.jpg 

A Barra de Dados pode criar uma trava vetorial ao longo de uma direção indicada. Informe os dados na Barra de Dados como descrito na seção “Usando a Barra de Dados” na página 121. Uma trava vetorial é exibida, e o SmartCursor só é atraído aos pontos da linha travada.

Basic200096.jpg 

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Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Usando a Lupa de Atração

Em um desenho complexo pode ser difícil atingir o ponto de atração desejado. A Lupa de Atração aproxima temporariamente o desenho para que você possa atingir o ponto de atração. Nesta exibição ampliada, os pontos de atração próximos ao cursor ficam mais fáceis de se enxergar.

A Lupa de Atração não pretende incluir a navegação dentro da Janela da Lupa. Ela é apenas uma forma fácil de se atingir pontos de atração e retornar rapidamente ao desenho.

Para usar a Lupa de Atração:

1. Mova o cursor para a área onde você deseja ter a atração mas é difícil de conseguí-la.

SnapLoupe_pre.png 

2.Pressione a tecla Z.

A caixa da Lupa de Atração é aberta, exibindo ampliada a região próxima ao cursor. Dentro da caixa da Lupa de Atração, mova o cursor para localizar o ponto desejado. Se a Lupa de Atração não oferecer ampliação suficiente, pressione a tecla Z novamente.

A opção Aproximar Espessuras na Lupa de Atração determina como o desenho será exibido dentro da Lupa de Atração. Veja “Atração Geral” na página 128 para alterar essa configuração.

SnapLoupe.png 

3. Clique no ponto de atração desejado. A janela da Lupa de Atração é fechada automaticamente e retorna-se ao desenho.

Pressione Esc para sair da Lupa de Atração sem clicar, ou clique fora da lupa para fechar.

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Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Dicas do SmartCursor

As dicas do SmartCursor e seu significado estão listadas abaixo. Em vários casos, duas dicas são usadas juntas para indicar que duas restrições foram usadas. Por exemplo, a sugestão Alinhar H/Ângulo significa que o ponto localizado é alinhado tanto horizontalmente ao ponto indicado como também está restrito a um ângulo.

Algumas dicas requerem que um primeiro ponto já tenha sido encontrado, e um segundo ponto esteja sendo procurado. Esses dois pontos formam uma linha chamada "segmento de feedback". Este segmento está a um ângulo e a uma distância que o SmartCursor usa para algumas de suas atrações.

No caso de uma linha, o segmento de feedback corresponde a linha que está sendo criada. Entretanto, para outros objetos, a imagem interativa que você vê na tela não representa o segmento de feedback. O SmartCursor sempre funciona no segmento de feedback criado do primeiro para o segundo ponto (para polígonos, do ponto anterior para o ponto atual).

Dica

Descrição

Atração Angular

 

Alt

Segmento está paralelo ao ângulo alternativo.

Alt 90°

Segmento está perpendicular ao ângulo alternativo.

Delta Angular

O segmento desenhado está em um ângulo específico a partir da grade rotacionada.

Horizontal

Segmento desenhado está na horizontal.

Paralelo

Segmento está paralelo a um objeto.

Perpendicular

Segmento está perpendicular a um objeto.

Rotação de Plano (requer o Design Series)

Segmento alinhado com o plano rotacionado.

Simétrico

Segmento está esboçando a criação de um quadrado ou círculo.

Vertical

Segmento está na vertical.

X

Segmento está alinhado com o eixo X

Y

Segmento está alinhado com o eixo Y

Z

Segmento está alinhado com o eixo Z , ou o ponto está alinhado na direção Z com o ponto referencial.

X

Segmento está alinhado com o eixo X da grade rotacionada

Y

Segmento está alinhado com o eixo Y da grade rotacionada

Z

Segmento está alinhado com o eixo Z da grade rotacionada, ou o ponto está alinhado na direção Z da grade rotacionada com o ponto referencial.

Ponto Referencial

 

--------------

A linha de extensão é usada para todos os pontos lógicos, exceto o Datum.

Alin

Segmento desenhado está perpendicular ao segmento da posição atual do cursor até o ponto referencial.

Alin H

Ponto está alinhado horizontalmente com um ponto referencial.

Alin V

Ponto está alinhado verticalmente com um ponto referencial.

Alin X

Ponto está alinhado com a coordenada X do ponto referencial

Alin Y

Ponto está alinhado com a coordenada Y do ponto referencial

Alin Z

Ponto está alinhado com a coordenada Z do ponto referencial

Alin X

Ponto está alinhado com a coordenada X do ponto referencial, no espaço da grade rotacionada.

Alin Y

Ponto está alinhado com a coordenada Y do ponto referencial, no espaço da grade rotacionada.

Alin Z

Ponto está alinhado com a coordenada Z do ponto referencial, no espaço da grade rotacionada.

Alin. Borda

Ponto está alinhado à Borda Referencial.

Alin. Borda 90°

Ponto está alinhado perpendicularmente à Borda Referencial

Alin. Alt

Ponto está alinhado ao sistema de coordenadas alternativo.

Alin. Alt 90°

Ponto está alinhado perpendicularmente ao sistema de coordenadas alternativo.

Datum

O ponto é o Datum atual do desenho.

O

Círculo ao redor do Datum.

Plano de Trabalho

Ponto sobre o plano da grade.

Atrair à Distância

 

Dist

2D - O ponto é especificado a uma distância ao longo da linha

3D - O ponto é especificado a uma distância ao longo da linha a partir do ponto final de uma curva NURBS, polígono 3D ou borda de um objeto sólido

Barra de Dados

 

--------------

Linha de extensão usada para valores fixados de X e Y.

Ângulo

O segmento está restrito a um valor de ângulo.

Comprimento

O segmento está restrito a um valor de comprimento fixado na Barra de Dados.

Atrair a Objetos

 

Arco

O cursor está em um vértice de um segmento de uma polilinha por Arcos.

Centro de Arco

O cursor está sobre o ponto central de um arco.

Fim de Arco

O cursor está no extremo de um segmento de arco.

Bézier

O cursor está em um vértice de um segmento de uma polilinha Bézier.

Centro Inferior

O cursor está no centro inferior de um retângulo ou grupo.

Esquerdo Inferior

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto.

Direito Inferior

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto.

Centro

2D - O cursor está posicionado diretamente sobre esta parte do contorno limite do objeto

3D - O cursor está no ponto médio da borda de um sólido, curva NURBS, polígono 3D ou centro de uma curva NURBS circular

Centro Esquerdo

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto

Centro Direito

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto

Canto

O Cursor está sobre o ponto de canto de uma polilinha.

Extremo

O Cursor está sobre o extremo (final) de uma borda de um objeto.

Encaixar

O cursor está em um vértice de um segmento de uma polilinha Cúbica.nt

Origem Interna

O cursor está sobre a origem interna

Ponto de Inserção

O Cursor está sobre a origem de um símbolo, objeto paramétrico ou objeto texto; para cotas, o cursor está sobre um dos pontos referenciais.

Luz

O Cursor está sobre uma luz

Locus

O cursor está sobre um locus

Locus 3D

O Cursor está sobre um Locus 3D

Ponto Médio

O Cursor está sobre a metade de uma borda do objeto.

Objeto

2D - O ponto está na borda do objeto

3D - O ponto está em qualquer ponto não específico ao longo da borda de um sólido ou curva NURBS; um alto ponto de canto quando a restrição Atrair à Borda estiver desselecionada

Página

O cursor está sobre o contorno da página

Centro Inferior da Página

O Cursor está sobre o centro inferior do contorno da página

Esquerda Inferior da Página

O Cursor está sobre a esquerda inferior do contorno da página

Direita Inferior da Página

O Cursor está sobre a direita inferior do contorno da página

Centro da Página

O Cursor está sobre o centro da página

Centro Esquerdo da Página

O Cursor está sobre o centro esquerdo do contorno da página

Centro Direito da Página

O Cursor está sobre o centro direito do contorno da página

Centro Superior da Página

O Cursor está sobre o centro superior do contorno da página

Topo Esquerdo da Página

O Cursor está sobre o topo esquerdo do contorno da página

Topo Direito da Página

O Cursor está sobre topo direito do contorno da página

Ponto

2D - O ponto está em um objeto

3D - O ponto está em um dos vértices de um sólido, o ponto de controle de uma curva NURBS, o ponto de controle de uma superfície NURBS ou ponto de interpolação da curva NURBS

Centro Superior

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto.

Esquerdo Superior

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto.

Direito Superior

O cursor está colocado diretamente sobre esta parte dos limites de contorno do objeto.

Borda Referencial

 

Bissetriz

O cursor está sobre a linha bissetriz entre duas bordas ativadas.

Borda

O segmento está paralelo a uma borda referencial, ou o cursor está sobre a borda entre dois pontos referenciais.

Borda 90°

O segmento está perpendicular a uma borda.

Deslocamento

O cursor está a uma distância pré-determinada de uma borda.

Borda Referencial

O ponto está em uma borda referencial, mas não no próprio objeto.

Atrair à tangente

 

Tangente

O segmento está tangente a um arco

Tangente/Tangente

O segmento está tangente a dois arcos

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Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Ambiente’ Modelador do Vectorworks

O Vectorworks provê uma funcionalidade 2D robusta com uma variedade de ferramentas e comandos para desenho em vista Topo/Planta. Para quem caminha para o 3D, ao invés (ou em complemento) do 2D, o Vectorworks é um verdadeiro ambiente modelador.

Modos Planares de Objetos 2D: Plano de Tela e Plano de Camada

Objetos 2D podem ser criados como objetos de plano de tela ou como objetos (planares) de plano da camada, dependendo do modo de seleção de planos. O plano de tela coincide com o plano da tela do monitor, perpendicular a direção de visualização. Objetos 2D desenhados no plano de tela "flutuam" nas vistas 3D. Os objetos planares, no entanto, existem no espaço 3D; um objeto 2D planar é mostrado associado ao plano da camada que o contém, mantendo assim sua relação com o modelo 3D em vistas 3D. 

Basic200097.jpg 

Por padrão, os objetos são criados como objetos planos. Eles são exibidos em aramado com seus atributos gráficos no plano de camada em vistas que não sejam a Topo/Planta, e se tornarão parte do modelo 3D. Os objetos 2D podem ser criados e editados em qualquer plano e em qualquer vista. A edição ocorre no contexto planar do plano do objeto. Ao realizar operações em mais de um objeto planar em uma vista 3D, estes objetos devem ser co-planares. 

Duplo-clique em um objeto planar para definir o plano de trabalho como sendo o plano onde o objeto foi criado.

A ferramenta dividir, bem como os comandos Modificar > Rotacionar > Rotacionar, Rotacionar à Esquerda, Rotacionar à Direita e Inverter, operam somente no plano de tela.

A maioria dos objetos 2D podem funcionar corretamente como planar, mas alguns objetos funcionam melhor como objetos de plano de tela. Por exemplo: todos os elementos em camadas de folha estão, por definição, no plano de tela. Os objetos criados como objetos de recorte para viewports são colocados automaticamente no plano de tela. Além disso, ao criar símbolos híbridos especiais, o componente 2D do símbolo deve ser criado no plano de tela, para que o símbolo tenha uma representação quando for visualizado na vista Topo/Planta. 

Os objetos 2D criados na versão 2010 mantêm suas designações planares na conversão. Os objetos 2D criados em versões anteriores do Vectorworks tornam-se objetos de plano de tela após a conversão.

A lista de planos ativa localizada na barra de visualização define o plano ativo corrente, e determinam quando objetos 2d serão criados como planares ou objetos de plano de tela. Os planos disponiveis dependem da visualização de desenho, ferramenta atual e presença de planos de trabalho nomeados, e opções de modo de plano. Para criar objetos planares, selecione a lista Plano de Camada a partir do Plano Ativo. Para criar objetos de planos de tela, selecione Planos de Tela. (Para criar objetos planares no plano de trabalho automático, selecione Automático como descrito na próxima sessão.) O modo planar selecionado continua em efeito até a próxima vez que for modificado.

Planes_list.png 

A lista de planos na tab Forma da paleta Info de Objetos permite trocar a propriedade Plano dos objetos 2D selecionados. Assim objetos 2D selecionados que tenham sido criados em plano de tela podem ser trocados para o modo planar e vice versa.

Planes_listOIP.png 

Dependendo do seu fluxo de trabalho e preferências, as opções disponíveis na lista de Planos ativa pode ser restrito, para nunca mostrar o plano camada ou nunca mostrar o plano da tela.

O Plano de Trabalho Automático

Em uma vista 3D, e quando a ferramenta de desenho estiver selecionada, o plano de trabalho automático será selecionado. À medida que o cursor se move sobre uma superfície de desenho, o plano de trabalho automático será destacado na superfície para indicar que o objeto pode ser colocado ali, e ele será plano em relação à superfície. A palavra "Automático" será exibida na lista de Planos Ativos.

Basic200100.jpg 

Quando o cursor não estiver sobre uma superfície apropriada em uma vista 3D, o plano de trabalho automático será usado. O plano de trabalho automático padrão será alinhado ao plano de camada, e o objeto desenhado será colocado no plano de camada. veja “Entendendo o Plano de Trabalho” na página 1161 para maiores informações.

Em alguns casos pode ser útil desativar o plano de trabalho automático, como quando se desenha no plano de camada ou no plano de tela, ou quando se desenha em uma superfície oculta onde o plano automático não é exibido, ou ao desenhar em um plano de trabalho definido pela ferramenta Definir Plano de Trabalho. A tecla \ (barra invertida) ativa ou desativa o plano de trabalho automático. (Esta tecla pode ser alterada através do Editor de Interface; veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833. A cor e a opacidade do plano de trabalho automático também podem ser personalizados; veja “Configurando as Dicas Interativas de Tela” na página 112.

Modo Empurrar/Puxar das Ferramentas Planas

Em uma vista 3D, e quando o plano de tela não for o plano ativo, os objetos planos como círculos, retângulos, retângulos com cantos arredondados, ovais, arcos, polilinhas e polígonos podem ser extrudados imediatamente após a criação se o modo Empurrar/Puxar na barra de ferramentas estiver ativada. A alternância de modo é aplicada a todas as ferramentas planas; se o modo for ativado para uma das ferramentas, ele será ativado em todas as ferramentas. Com isto você pode rapida e facilmente criar objetos 3D a partir de objetos planos, apenas movendo o cursor ou informando a distância na barra de dados.

Basic200103.jpg 

Quando o modo plano de trabalho automático estiver ativado e o modo Empurrar/Puxar for usado em um objeto que ofereça suporte a operações sólidas, pressione a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) e puxe para fazer uma adição sólida ou empurre para fazer uma subtração sólida.

O modo Empurrar/Puxar dos objetos planos trabalha de forma diferente após a criação do objeto. Se o objeto não estiver selecionado, ele poderá ser extrudado posteriormente usando a ferramenta Empurrar/Puxar; veja “Modelagem Direta” na página 353. Em algumas situações o modo Empurrar/Puxar precisará ser desativado, como por exemplo na criação de objetos planos seguidos.

Editando Objetos

Entendendo o Plano de Trabalho

A Lista de Planos Ativos

Preferência do Modo Plano