Técnicas Básicas

Usando o Mouse

O mouse é a maneira mais fácil de criar com o Vectorworks. Dependendo do tipo de objeto que se deseja criar, basta selecionar o botão da ferramenta correspondente na Paleta de Ferramentas Básicas e desenhar usando o método Clicar-Arrastar ou Clicar-Clicar.

O modo Clicar-Arrastar é aquele no qual você desenha clicando o mouse e mantendo o botão pressionado enquanto cria o objeto, e soltando o botão quando o objeto estiver no tamanho e forma desejados.

Basic100001.jpg 

O modo Clicar-Clicar é aquele no qual você desenha objetos clicando o mouse no ponto inicial, movendo até um outro ponto, e clicando o mouse novamente para encerrar a criação.

Basic100004.jpg 

O Padrão do Vectorworks é o modo Clicar-Clicar e todos os procedimentos descritos no manual são baseados neste método. O modo de desenho pode ser mudado a qualquer momento nas preferências do Vectorworks.

Use a Barra de Dados para posicionar um objeto ou criação com precisão. Veja “Usando a Barra de Dados” na página 121.

Movendo-se pelo Desenho

Existem diversas maneiras de se mover através de um desenho, permitindo que você veja todo o desenho ou selecione pedaços dele.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Deslocamento de Vista

Movendo o Contorno da Área de Impressão

Zoom

Rolagem

Deslocamento de Vista

Use a ferramenta Deslocamento de Vista para mover a imagem pela janela de desenho, mudando assim quais partes estão sendo exibidas na tela. Quando em uma projeção em perspectiva sem recorte, a ferramenta Deslocar irá mover o viewport no modelo enquanto a linha de visão permanecerá centralizada na janela; veja “Projeção” na página 1138.

pan_tool.png 

Para se deslocar por um desenho:

1.Selecione a ferramenta Deslocamento de Vista.

2.Mova o ícone da mão para a área de desenho.

3.Pressione o botão do mouse e, mantendo pressionado, arraste-o na direção desejada. O desenho será deslocado pela tela.

Note que as réguas se movem com o desenho.

Quando o desenho estiver no lugar desejado, solte o botão do mouse.

Áreas do desenho que estiverem fora da página não são exibidas até que o mouse seja liberado.

Basic100007.jpg 

Duplo-clique na ferramenta Deslocamento de Vista para redesenhar todo o desenho na tela

Deslocando com a Roda do Mouse

Com a roda do mouse, clique e a mantenha pressionada para deslocar a qualquer momento, independentemente da ferramenta que estiver selecionada.

Este recurso não irá funcionar propriamente se o botão de roda do mouse tiver sido associado a uma função personalizada na configuração do mouse. Por exemplo, se o botão de roda está definido para apagar quando for pressionado, um clique com a roda do mouse irá apagar ao invés de deslocar a vista. (A configuração específica requerida para este recurso depende do tipo de mouse que está sendo usado).

Deslocando Vistas com as Teclas de Setas

Use as teclas de setas do teclado para deslocar vistas a qualquer momento, independentemente da ferramenta atualmente seleciconada. Especifique a tecla de setas de atalho para deslocar vistas nas Preferências do Vectorworks “Aba Edição” na página 47). Pressione a combinação da tecla de atalho uma vez para mover o desenho na direção da seta pressionada.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Movendo-se pelo Desenho

Movendo o Contorno da Área de Impressão

A ferramenta Mover Página altera a posição do limite de impressão dentro da área de desenho. Apesar da alteração dos limites, as áreas principais, a origem do usuário e objetos permanecem fixos. Em 3D, o plano de trabalho não se move com o limite.

MovePage_tool.png 

Para mover a página:

1.Selecione a ferramenta Mover Página na Paleta de Ferramentas Básicas.

2.Clique e arraste as margens diretamente na janela de desenho para deslocar as margens da folha para a posição desejada.

Durante a operação a posição original da página continuará a ser mostrada, ajudando-o a medir o deslocamento.

3. Clique para definir a posição das margens da página.

Basic100008.jpg 

O comando Colar na Posição irá usar a origem do usuário. Se a página for movida, a imagem será colada em relação a origem, e não em relação a nova posição da página.

Duplo clique na ferramenta Mover Página para centralizar a página na origem do desenho.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

A Área de Impressão

Movendo-se pelo Desenho

Zoom

O Zoom controla a escala visual de um desenho. Ele não afeta o tamanho físico do objeto como definido pela escala da camada na janela Organização. Como uma lupa, o zoom controla quão perto ou longe os objetos aparecem na tela. Aproxime (Zoom in) para obter uma visão mais detalhada do seu desenho ou Afaste (Zoom out) para ter uma visão mais ampla.

Durante o zoom, o desenho continuará sendo exibido normalmente se possível. Um desenho complexo pode não ser exibido em todos os detalhes durante o zoom, mas assim que o zoom tiver sido completado ele será exibido normalmente. Quando estiver em uma projeção de perspectiva não recortada, o zoom move a viewport pelo modelo, enquanto a linha de visão permanece centrada na janela; veja “Projeção” na página 1138.

O Vectorworks possui funcionalidades de zoom através da roda do mouse, botões na Barra de Visualização e ferramenta Zoom na paleta Ferramentas Básicas.

Aplicando Zoom com a Roda do Mousel

Gire a roda do mouse para frente para aproximar o desenho (a ferramente de Zoom na paleta Ferramentas Básicas não precisa estar selecionada). Gire a roda do mouse para trás para afastar do desenho.

O comportamento da roda do mouse é controlado pelo zoom com a Roda do Mouse definido na aba Editar da janela de diálogo Preferências do Vectorworks. Se a Roda estiver definida para rolar por padrão, você deve pressionar a tecla Ctrl (Windows) ou Option (Mac) enquanto você rola a fim de ampliar. Veja “Aba Edição” na página 47 para mais detalhes.   

Este recurso não irá funcionar propriamente se a rolagem standard estiver desabilitada na configuração do mouse. Por exemplo, se a rolagem do mouse estiver definida para “nenhum” o zoom do mouse no Vectorworks estará desabilitado. (As configurações requeridas para este recurso dependem do tipo de mouse que estiver sendo usado).

Zoom com Botões da Barra de Visualização

Na Barra de Visualização, clique no botão de Zoom para ampliar  o desenho (um único clique deste botão realiza a mesma função que um duplo-clique na ferramenta Zoom na Paleta de Ferramentas Básicas). Para reduzir a imagem pela metade, pressione a tecla Alt (Windows) ou a tecla Option (Mac) quando clicar o botão de Zoom.  Para ampliar ou reduzir por um fator específico, entre um fator de zoom na Barra de Visualização, ou selecione um fator na lista pull-down.

Caso um ou mais objetos estiverem selecionados, a ferramenta zoom será centrada neste(s) objeto(s). Para ampliar/reduzir em uma área específica do desenho (com nada selecionado), clique em uma área livre e então  clique no botão Zoom.

viewbar_right.png 

Dando Zoom com a Ferramenta Zoom

A ferramenta Zoom possui dois modos.

zoom_modes.png 

Modo

Descrição

Janela de Zoom

Aumenta a porção do desenho dentro da área da janela; no modo clicar-arrastar, aumenta duas vezes o fator de zoom clicando uma vez, sem criar uma cerca.

Para afastar, mantenha a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) pressionada enquanto utilizar o zoom.

Zoom Interativo

Interativamente efetua o zoom na área de desenho

Basic100013.jpg 

Com a ferramenta de Zoom selecionada, clique duas vezes em qualquer parte do desenho para automaticamente ativar a ferramenta Seleção.

Clique duas vezes com a ferramenta Zoom na paleta Ferramentas Básicas para aumentar duas vezes o nível de zoom do desenho. O botão Aproximação na Barra de Visualização realiza a mesma função.

Modo Aproximar por Janela

Selecione uma área do desenho que você deseja ampliar através de uma cerca arrastada com o mouse.

Zoom_tool.png 

Para aproximar por janela:

1.Selecione a ferramenta Aproximar na paleta de Ferramentas Básicas.

2.Clique o botão de modo Aproximar por Janela na Barra de Ferramentas.

3.Clique e arraste o mouse para definir a área do desenho que você deseja aproximar.

4.Clique novamente para aproximar.

O Vectorworks irá ampliar automaticamente o desenho de forma que a área definida seja enquadrada na janela de desenho.

Basic100014.jpg 

Para afastar, mantenha o Option (Macintosh) ou Alt (Windows) pressionado enquanto você desenha a área do desenho. Clique novamente para afastar. Vectorworks reduz a ampliação para mostrar parcelas adicionais do desenho ao redor da seção selecionada.

Modo Zoom Interativo

Escolha uma área do desenho para utilizar o zoom interativo.

Zoom_tool00015.png 

Para utilizar o zoom interativamente:

1.Clique na ferramenta Zoom na paleta Ferramentas Básicas.

2.Clique no botão de Zoom Interativo na Barra de Ferramentas.

3.Clique no desenho e mantendo o botão do mouse pressionado (Macintosh) ou o botão esquerdo (Windows), e então mova o mouse para frente para aproximar o desenho a partir do ponto clicado.

Para afastar, clique no desenho e mantendo o botão do mouse pressionado (Macintosh) ou o botão esquerdo (Windows), e então mova o mouse para trás para afastar o desenho a partir do ponto clicado.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Movendo-se pelo Desenho

Escala Normal

Escala Normal

O comando Escala Normal (botão "100" na Barra de Visualização) mostra automaticamente seu desenho na tela em escala verdadeira, exatamente do tamanho que será impresso no papel. Por exemplo, se a escala do seu desenho for 1:1, um objeto que tenha 1cm de medida irá aparecer exatamente com 1cm na tela. Em resumo, a escala Normal é a escala com a qual o desenho é impresso no papel.

Para ajustar o desenho para a Escala Normal:

1.Selecione Visualizar > Zoom > Escala Normal.

O Vectorworks muda a vista de maneira que os objetos na tela fiquem com o mesmo tamanho com que serão impressos.

2. Se o tamanho do seu desenho for maior que as medidas do seu monitor, você precisará movê-lo pela Barra de Rolagem ou deslocar a vista do desenho para visualizar todos os seus elementos.

Rolagem

Rolagem Automática Durante Desenho

O Vectorworks rola automaticamente a área de desenho quando um objeto está sendo desenhado.

Para usar a Rolagem Automática:

1.Selecione qualquer ferramenta de desenho.

2.Clique e mantenha o botão do mouse pressionado para iniciar o desenho.

3.Arraste o cursor sobre uma das barras de rolagem ou sobre uma das réguas.

A janela de desenho irá rolar na direção do cursor.

No modo Clique-clique, se você não segurar o botão do mouse enquanto estiver desenhando, a Rolagem Automática é interrompida se o cursor passar pela barra de rolagem ou régua; isso permite interação com barras de rolagem e grupos de ferramentas.

Usando Barras de Rolagem

Use as Barras de Rolagem para mover seu desenho pela tela. As Barras de Rolagem são melhor aproveitadas para pequenos deslocamento da imagem, pois requerem que a tela seja redesenhada com mais frequência. Para movimentos largos a ferramenta Deslocamento de Vista é mais rápida. Para desativar as Barras de Rolagem use a opção respectiva na janela de diálogo das Preferências do Vectorworks.

Deslocando Vistas com a Roda do Mouse

Na roda do mouse, pressione a tecla Ctrl (Windows) ou Option (Macintosh) enquanto rodar a roda do mouse para frente ou para trás para deslocar a janela para cima ou para baixo. Para deslocar a janela para a esquerda e a direita, pressione a tecla Shift enquanto rodar a roda do mouse.

O comportamento da roda do mouse é controlado pela opção Zoom com a Roda do Mouse na aba Edição nas Preferências do Vectorworks. Se desejado, a roda pode ser definida para deslocar vistas por default, assim nenhuma tecla adicional precisará ser pressionada enquanto rodando a roda do mouse para deslocar vistas. Veja “Aba Edição” na página 47 para maiores detalhes.

Este recurso por default não irá funcionar propriamente se o deslocar vistas standard estiver desabilitado nas configurações do mouse. Por exemplo, se o deslocar de vista do mouse estiver definido para “nenhum”, o deslocar vistas do mouse no Vectorworks estará desabilitado (as configurações específicas requeridas para este recurso dependem do tipo de mouse que estiver sendo usado).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Movendo-se pelo Desenho

Desfazendo e Refazendo Ações

Ajuste nas Preferências do Vectorworks quantas ações podem ser desfeitas no Vectorworks.

Desfazendo Ações

Você pode desfazer uma ou mais ações realizadas uecentemente no Vectorworks. Você define o número máximo de ações que você deseja que sejam desfeitas na aba Sessão das preferências do Vectorworks (veja “Aba Seção” na página 50). O número máximo permitido é 100. Nessa aba, você também poderá escolher que seja gerada uma janela de aviso sempre que você tentar realizar uma ação que não poderá ser desfeita.

Para desfazer mudanças recentes:

Selecione Editar > Desfazer.

Sua ação mais recente será desfeita. Continuando a selecionar o comando Desfazer, irá desfazer outras ações na ordem inversa em que foram feitas.

Quanto maior o número de ações de desfazer que você definiu na Janela de Preferências, mais memória o aplicativo irá requerer.

Refazendo Ações

Você também pode refazer qualquer ação ou ações depois de serem desfeitas. O número de operações de refazer disponível é determinado por quantas operações de desfazer forem executadas.

Para refazer as ações que foram desfeitas:

Selecione Editar > Refazer.

O último Desfazer será revertido e a ação será completada novamente. Continuar selecionando o comando Refazer irá refazer suas ações na ordem inversa em que foram desfeitas.

Selecionando Objetos

Use a ferramenta Seleção na paleta de Ferramentas Básicas para selecionar objetos para o próximo comando ou operação de edição. A tecla Shift e a Alt (Windows) ou a tecla Option (Macintosh) são modificadores para ações de seleção. Crie cercas retangulares, poligonais e de laço em volta de objetos para selecionar únicos ou múltiplos objetos. A tabela a seguir descreve os vários métodos de seleção.

Método

Ação de Seleção

Clique

Método de seleção padrão; seleciona um único objeto

Option-clique (Macintosh) ou Ctrl-clique (Windows)

Cria uma cópia do objeto e coloca-a diretamente sobre o objeto selecionado, a menos que as preferências tenham sido desativadas (veja “Aba Edição” na página 47)

Shift-clique

Seleciona múltiplos objetos quando cada um deles é clicado; também pode ser usado para retirar a seleção de um ou mais objetos sem afetar os outros objetos selecionados.

Option-arrastar (Macintosh) ou Ctrl-arrastar (Windows)

Coloca uma cópia do objeto no lugar em que o botão do mouse é solto.

Cerca retangular, poligonal ou de laço

Seleciona todos os objetos que estão completamente contidos na cerca.

Shift-cerca

Reverte o estado de seleção de objetos que estão dentro de uma cerca; se os objetos dentro da cerca estão selecionados, este método retira a seleção destes objetos.

Option-cerca (Macintosh) ou Alt-cerca (Windows)

Seleciona todos os objetos sobre os quais passa a cerca, assim como aqueles contidos na cerca.

Comando Inverter Seleção (no menu Editar)

Deselecione tudo que estiver selecionado, e selecione todos os objetos visíveis nas camadas e classes editáveis que não estejam selecionados.

Duplo-Clique

Ativa o plano de trabalho onde o objeto plano foi criado. Isto também pode ter outros efeitos, como editar um símbolo ou alterar o formato de um polígono dependendo das opções selecionadas.

Selecionar Vértice na Paleta Informações de Objeto (comando do menu de contexto)

Para objetos baseados em vértice, permite selecionar um único vértice para edição na paleta Informações de Objeto. Veja “Editando Objetos Baseados em Vértices” na página 1000

Forçar Seleção (comando do menu de contexto)   

Ativa a classe, a camada ou ambos (se necessário) de um objeto e seleciona o objeto mesmo que ele normalmente não possa ser selecionado devido a uma diferença na escala da camada, ou a configuração da classe atual ou da opção da camada.

Para deselecionar todos os objetos, dê um duplo clique na ferramenta Seleção e clique em uma área vazia do desenho, ou pressione a tecla X duas vezes rapidamente.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Ferramenta Seleção

Selecionar Tudo

Seleção Anterior

Selecionar Objetos Coincidentes

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Ferramenta Seleção

Use a Ferramenta Seleção tanto para selecionar, para mover e redimensionar objetos, assim como também para inserir ou retirar objetos em/de paredes.

Em uma apresentação de vista 3D a geometria oculta localizada atrás de objetos sólidos não pode ser selecionada diretamente. Isto facilita a seleção de objetos sólidos sem a interferência dos objetos ocultos. Para selecionar a geometria oculta use o modo Seleção Raio X (veja “Modo de Seleção Raio X” na página 109) ou o recurso Recorte Cúbico (veja “Exibindo um Modelo no Recorte Cúbico” na página 1150).

Para seleção por cerca pressione a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) enquanto estiver desenhando a cerca para selecionar todos os objetos que se interseccionem com a cerca.

SelectionModes.png 

Modo

Descrição

Desabilitar Modo de Escala Interativa

Os objetos podem ser movidos por suas alças de seleção sem alterar sua dimensão (alças de seleção não são mostradas em objetos selecionados)

Modo de Escala Interativa Individual

Permite redimensionar o objeto selcionado arrastando suas alças de seleção

Basic100018.jpg 

Permite que os símbolos sejam escalados, semelhante à opção Escalar na paleta Informações de Objeto, a menos que a opção Permitir Escala Interativa de Símbolo 2D tenha sido desativada; veja “Aba Edição” na página 47.

Os símbolos de página somente podem ser escalados simetricamente.

Para rotacionar bjetos 2D (retângulos, retângulos arredondados, ovais, bitmaps e imagens PICT) pressione a tecla Option (Macintosh) ou Alt (Windows) ao arrastar a alça de redimensionamento.

rotate_rectangle.png 

Modo Ide Escala Interativa Multipla

Permite redimensionar os objetos selecionados através de suas alças de seleção

Basic100023.jpg 

 Modo de Inserção em Paredes

Permite que objetos de símbolos e plug-in que já estejam no desenho sejam inseridos em paredes. Quando desativado, símbolos podem ser movidos para próximo ou para dentro de uma parede sem se tornar parte dela. Veja “Modo de Inserção em Paredes” na página 241 para mais informações.

SelWallInsertMode.png 

Modo de Seleção Retangular

Cria uma cerca retangular ao redor do objeto, quando selecionados. Clique para definir o ponto inicial, arraste o mouse na direção desejada e solte o botão para definir a cerca e selecionar os objetos dentro da mesma. Todos os objetos que estiverem completamente dentro da cerca serão selecionados.

Basic100026.jpg 

Modo de Seleção por Laço

Cria uma cerca de forma livre, permitindo assim uma seleção mais precisa de formas irregulares. Clique para definir o ponto inicial, arraste o mouse na direção desejada e solte para definir o ponto final da cerca. Todos os objetos que estiverem completamente dentro da cerca serão selecionados.

Basic100027.jpg 

Modo de Seleção Poligonal

Cria uma cerca de forma poligonal irregular. Clique para definir o ponto inicial, continue a clicar para definir cada vértice para a cerca poligonal, use Duplo-clique para definir o ponto final da cerca. Todos os objetos que estiverem completamente dentro da cerca serão selecionados.

Basic100028.jpg 

Paredes Coneccadas (requer Vectorworks Design Series)

O modo Paredes Conectadas torna-se disponível se o Vectorworks Architect ou Landmark estiverem instalados. Veja “Moving Connected Walls” na página 537 para mais informações.

Selection_tool.png 

Para Selecionar objetos:

1.Clique na ferramenta Seleção na paleta Básica.

2.Selecione o modo desejado.

3. Selecione o objeto(s) desejados.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Selecionando Objetos

Selecionar Tudo

Seleção Anterior

Selecionar Objetos Coincidentes

Modo de Seleção Raio X

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Selecionar Tudo

O comando Selecionar Tudo seleciona todos os objetos visíveis nas camadas e classes editáveis. A camada ativa sempre é editável, porém outras camadas podem ser editadas somente se estiverem visíveis e se as Opções de Camadas estiver definida como Mostrar/Atrair/Modif. Outras. Para mais informações sobre definição de visibilidade de camadas e classes e definição de opções de camadas e classes, veja “Setting Visibilities in the Organization Dialog Box” na página 189, “The Visibility Tool” na página 191, e “Setting Class and Design Layer Options” na página 188.

Para selecionar todos os objetos na área de desenho:

Selecione Editar > Selecionar Tudo.

Alternativamente, clique com direito (Windows) ou Clique com Ctrl (Macintosh) na área de desenho, e selecione Selecionar Tudo no menu contextual de documento.

O Vectorworks irá selecionar todos os objetos visíveis que puderem ser modificados. Cada um dos objetos selecionados será mostrado com as alças de seleção visíveis. Objetos travados também são selecionados, então eles podem ser destravados para serem modificados.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Selecionando Objetos

Ferramenta Seleção

Seleção Anterior

O comando Seleção Anterior irá retornar o estado de seleção mais recentemente ativa. Este comando é especialmente útil quando acidentalmente desselecionamos uma seleção composta de diversos objetos.

Para retornar ao estado de seleção mais recente selecione Editar > Seleção Anterior.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Configurando as Dicas Interativas de Tela

Selecionando Objetos

Ferramenta Seleção

Selecionar Objetos Coincidentes

Quando os cantos ou pontos de vários objetos estiverem posicionados no mesmo lugar no desenho, talvez você não consiga clicar com a ferramenta Seleção para selecionar o(s) objeto(s) desejado(s). Os objetos desejados podem ter um canto que coincide com o canto de outro objeto, por exemplo. Neste caso, um asterisco (*) é exibido nos cursores de seleção para indicar que vários objetos existem no mesmo local, como indicado abaixo.

Basic100029.jpg 

Você pode usar a tecla Seleção Coincidente ou o comando Selecionar Objetos Coincidentes no menu de contexto para exibir uma janela de diálogo onde você pode selecionar os objetos desejados. Seleção Coincidente pode trabalhar em conjunto com o modo de Seleção Raio-X quando os objetos coincidentes estiverem sobrepostos por sólidos renderizados (veja “Modo de Seleção Raio X” na página 109).

Para selecionar um ou mais objetos coincidentes:

1.Clique na ferramenta Seleção na paleta Básica.

2. Quando o cursor indicar que vários objetos estão por baixo dele, pressione e segure a tecla Seleção Coincidente (J por padrão) e então clique no desenho. Se preferir, clique com o botão direito (Windows) ou clique segurando Ctrl (Macintosh) e clique emt Selecionar Objetos Coincidentes no menu de contexto do objeto.

A tecla de Seleção Coincidente pode ser alterada usando o Workspace Editor; veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833.

3.A janela de diálogo Selecionar é exibida. Cada objeto disponível para seleção é exibido em uma lista em ordem de superior a inferior.

4.Clique para selecionar um ou mais itens na lista; os objetos selecionados são destacados no desenho.

5.Clique em OK para fechar a janela de diálogo e selecionar os objetos.

Se preferir, dê um duplo clique em um item na lista para selecioná-lo no desenho.

Vectorworks considers an object’s selection state when determining which coincident object to drag and move. A selected object is chosen over a non-selected object; if selection states are the same, the object higher on the stacking order is chosen.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Selecionando Objetos

Ferramenta Seleção

Modo de Seleção Raio X

Modo de Seleção Raio X

Este recurso está disponível em sistemas Mac e em sistemas Windows com a opção de geração de imagem por GDI+ ativada. (Veja “Aba de Visualização” na página 48 para mais informações sobre esta opção.)

Em uma vista 3D apresentada, os objetos sólidos obstruem ou ocultam os objetos atrás dele. Para facilitar a visualização destes objetos ocultos e a sua seleção com a ferramenta de Seleção, use o Modo de Seleção Raio X. Quando a tecla configurada for pressionada na vista Topo/Plano, todos os objetos 2D com preenchimento se tornarão semitransparentes. Em uma vista 3D apresentada, ao pressionar a tecla você terá uma área em volta do cursor onde você poderá ver os objetos atrás de objetos sólidos no modo Aramado, como se você tivesse visão de raios X.

Esta é uma forma prática de selecionar objetos sem acessar o modo de apresentação Aramado.

Basic100032.jpg 

Além da ferramenta de seleção, o modo de seleção Raio X pode ser usado com outras ferramentas que exijam a seleção de objetos, como as ferramentas Conta Gotas, Visibilidade e Selecionar Similar.

Para ver e selecionar objetos usando o Modo Raio-X de Preenchimentos:

1. Clique na ferramenta de Seleção na paleta Básica.

2. Pressione e segure a tecla de seleção de Raio X (por padrão é a tecla B). Em uma vista Topo/Plano, todos os objetos 2D que possuem um preenchimento se tornarão semitransparentes (as linhas de borda não são afetadas). Em uma vista 3D, os objetos apresentados serão exibidos no modo Aramado quando o cursor estiver próximo.

A tecla do modo de seleção Raio X pode ser alterada usando o Editor de Interface. Veja “Modificando Atalhos de Atração e Modos” na página 1833.

A opacidade dos preenchimentos no modo de seleção Raio X pode ser alterada na janela Aparências das Dicas Interativas. Veja “Configurando as Dicas Interativas de Tela” na página 112.

3. Dê um clique ou clique segurando Shift para selecionar os objetos desejados. Os objetos poderão ser selecionados da forma usual, com exceção dos objetos preenchidos que estejam atrás de outro objeto - eles se comportarão como se não tivessem preenchimento, ou seja, você deverá clicar na borda do objeto para selecioná-lo.

4. Solte a tecla para sair do modo de seleção Raio X.

Basic100033.jpg 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Selecionando Objetos

Ferramenta Seleção

Selecionar Objetos Coincidentes

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Quando você move o cursor por cima de objetos em um desenho, e quando você seleciona objetos, destaques e alças fornecem informação sobre o estado atual dos objetos. Esses indicadores podem ser personalizados conforme necessário nas preferências do Vectorworks. Veja “Aba Interatividade” na página 53 para maiores detalhes.

Destaques

Destaques podem indicar as seguintes informações sobre um objeto em desenho.

 Atualmente Selecionado

 Atualmente "Pré-selecionado" porque está sob o cursor (ou dentro da cerca de seleção)

 Travados

 Em uma camada inativa

 Causando um dos "Pontos de Atração" exibidos

  Pode ser afetado pela ferramenta atualmente ativa

Nas preferências do Vectorworks, existem várias opções para personalizar os destaques.

 Os diferentes tipos de destaques podem ser ativados e desativados individualmente.

 Os destaques para os objetos selecionados podem ser animados.

 O tempo do destaque para objetos pré-selecionados pode ser ajustado.

 A cor, opacidade e tamanho de cada tipo de destaque pode ser ajustada.

Por padrão, todas as opções de destaques são ativas e objetos selecionados as exibem como mostrado na seguinte ilustração.

hilight_samples.png 

Em uma vista 3D apresentada, os objetos sólidos obstruem ou ocultam os objetos atrás dele. O destaque de objetos ocultos é definido, por padrão, para que seja menos opaco do que os objetos não ocultos por outros objetos.

Occluded_highlighting.png 

Alças

Em adição aos destaques, "alças" quadradas podem ser exibidas nos objetos selecionados. A aparência das alças é controlada pela configuração de Destaque de Seleção na aba Interatividade na janela preferências do Vectorworks. As cores das alças também podem ser personalizadas.

Se o Destaque de Seleção estiver ativo (configuração padrão):

 As alças são exibidas no objeto selecionado se este pode ser editado com a ferramenta ativa

 Objetos destravados na camada ativa possuem alças azuis.

 Objetos destravados em uma camada inativa possuem alças brancas

 Objetos travados não possuem alças (porque eles não podem ser editados)

 As alças podem ser usadas como pontos de remodelagem

Se o Destaque de Seleção estiver inativo:

 As alças são exibidas em todos os objetos selecionados

 Objetos destravados na camada ativa possuem alças azuis

 Objetos travados na camada ativa possuem alças cinza

 Todos os objetos que estão em camadas inativas possuem alças brancas

  Algumas das alças podem ser usadas como pontos de remodelagem e algumas não podem, dependendo do objeto e de qual ferramenta está ativa

Basic100040.jpg 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Configurando as Dicas Interativas de Tela

Selecionando Objetos

Configurando as Dicas Interativas de Tela

Você pode achar útil personalizar as aparências dos elementos interativos do Vectorworks, incluindo elementos Destacar objeto, SmartCursor e Pontos de Atração.

Para configurar a aparência dos elementos interativos:

1.Selecione Organizar > Ajustes do Vectorworks > Preferências do Vectorworks. Na tab Interatividade da janela de diálogo de Preferências do Vectorworks clique em Aparências das Dicas Interativas.

Alternativamente, selecione Ferramentas > Ajustes do SmartCursor. Na aba Geral da janela Ajustes do SmartCursor, clique em Aparências das Dicas Interativas.

A janela de diálogo Aparências das Dicas Interativas irá abrir.

2. Selecione a aba Fundo Padrão ou Fundo Preto, dependendo da opção fundo preto estar ativada (veja “Aba de Visualização” na página 48). Os mesmos elementos podem ser personalizados em ambos os tipos de fundo, exceto na opção de fundos pretos.

Elemento

Descrição

Exemplo

Recorte Cúbico

 

 

Arestas

Define as cores para as arestas onde superficies sofrem intercessão de uma face de um cubo de corte.

clipcube.png 

Preenchimento Sólido

Define a cor para a área onde objetos sólidos sofrem intercessão de uma face de um cubo de corte

 

clipcube00045.png 

Geral

 

 

Plano de Camada Ativa

Permite definir a cor e a opacidade da grade do plano de camada ativa

Inter_ex_groundp.png 

Fundo - Vista 3D
(somente Fundo Padrão)

Permite definir a cor de fundo da área de desenho para as camadas de projeto nas vistas 3D

background_3D.png 

Fundo - Perspective Horizon Ground

Permite definir a cor do fundo e o horizonte do fundo quando estiver usando a vista de perspectiva não recortada. Haverá um degradê da cor da frente para a cor de fundo seguindo na direção do horizonte.

Inter_ex_perspective.png 

Fundo - Perspective Horizon Sky

Permite definir a cor do céu e a cor do horizonte do céu quando estiver usando a vista de perspectiva não recortada. Haverá um degradê da cor da frente para a cor de fundo seguindo na direção do horizonte.

Inter_ex_perspective00052.png 

Fundo - Camada de Folha
(somente Fundo Padrão)

Permite definir a cor de fundo das camadas de folha

 

background_sheet.png 

Fundo - Topo/Planta
(somente Fundo Padrão)

Permite definir a cor de fundo da área de desenho nas camadas de projeto na vista Topo/Planta

background_topplan.png 

Borda dos Modos de Edição

Define a cor, opacidade e espessura da borda mostrada em torno da janela quando estiver em modo de edição

Inter_ex_editborder.png 

Grade

Define a cor e a opacidade da grade de referência

inter_ex_grid.png 

Borda da Página

Define a cor e opacidade da cor da borda da página

Inter_ex_pageborder.png 

Opacidade da Repetição

Permite definir a opacidade da repetição do tipo de linha ou do objeto lado a lado selecionado, que é exibido quando um tipo de linha ou objeto lado a lado é editado.

tile_highlight.png 

Alças de Remodelagem - Camada Ativa

Define a cor das alças que permitem arrastar e remodelar um objeto selecionado na camada ativa.

handles_active.png 

Alças de Remodelagem - Camada Inativa

Define a cor das alças que permitem arrastar e remodelar um objeto selecionado na camada inativa.

handles_inactive.png 

Plano de Trabalho

Define a cor e a opacidade da grade do plano de trabalho, a cor do plano de trabalho e com a opacidade do seu preenchimento e moldura, assim como a opacidade e espessura dos planos de trabalho.

inter_ex_workpl.png 

Raio-X de Preenchimento

Permite definir a opacidade do preenchimento do objeto no modo raio-x de preenchimento.

Inter_ex_xray.png 

Destaque de Objeto

 

 

Ação

Define a cor, opacidade e espessura do destaque dos objetos que estão sendo utilizados.

Inter_ex_action.png 

Camada Ativa

Define o padrão, cor principal, cor de fundo, opacidade e tamanho do destaque de um objeto que estiver selecionado na camada ativa.

highlight_active.png 

Camada Inativa

Define o padrão, cor principal, cor de fundo, opacidade e tamanho do destaque de um objeto que estiver selecionado na camada inativa.

highlight_inactive.png 

Fonte automática de Plano

Define a cor e opacidade do plano de trabalho automático.

wp_interactive.png 

Travado

Define o padrão, cor principal, cor de fundo, opacidade e tamanho do destaque de um objeto que estiver travado.

highlight_locked.png 

Pré-Seleção - Camada Ativa

Define a cor, opacidade e tamanho do destaque de um objeto que estiver pré-selecionado na camada ativa; um objeto pode ser pré-selecionado se estiver sob a região de seleção do cursor, ou se estiver dentro de uma cerca de seleção.

preselect_active.png 

Pré-Seleção - Camada Inativa

Define a cor, opacidade e tamanho do destaque de um objeto que estiver pré-selecionado em uma camada inativa.

preselect_inactive.png 

Pré-Seleção - Travado

Define a cor, opacidade e tamanho do destaque de um objeto travado pré-selecionado.

preselect_locked.png 

Objeto de Atração

Define a cor, opacidade e tamanho do destaque de um objeto ao qual o cursor estiver se atraindo; o destaque será sempre uma linha tracejada.

snap_highlight.png 

Ferramenta Ativa

Define a cor, opacidade e tamanho do destaque de um objeto que possa ser editado pela ferramenta ativa

tool_highlight.png 

Gráficos 3D em Oclusão

Define a opacidade do gráfico de desenho, como marcação, atração, indicação de seleção e alguns gráficos de prévisualização, que estão em oclusão com algum sólido 3D renderizado.

Inter_ex_occluded.png 

SmartCursor

 

 

Dicas de Aquisição

Define a cor, opacidade e tamanho das dicas gráficas que são mostradas próximas ao cursor para mostrar quando um ponto referencial, borda referencial, ou trava vetorial pode ser adquirido ou liberado.

Inter_ex_acqHints.png 

Fundo da Dica

Define a cor do fundo e a opacidade das dicas do SmartCursor

Interactive_ex_cue1.png 

Texto de Dica

Define a cor e tamanho dos textos de dicas do SmartCursor

Interactive_ex_cue100069.png 

Indicador de Datum

Define a cor, opacidade e tamanho do indicador de datum

Inter_ex_datum.png 

Linhas de Extensão - Ângulo

Define a cor, opacidade e espessura das linhas de extensão de ângulos

Inter_ex_angleExt.png 

Linhas de Extensão - Ponto Referencial

Define a cor, opacidade e espessura das linhas de alinhamento do ponto de atração (a cor selecionada pode ser sobreposta pela cores default dos eixos X,Y e Z)

Inter_ex_smPt.png 

Planos

Define a cor e opacidade do ângulo e planos de alinhamento (a cor selecionada pode ser sobreposta pela cores default dos eixos X,Y e Z)

Inter_ex_planes.png 

Região de Seleção

Define a cor, opacidade e dimensão da região de seleção em torno do SmartCursor

Inter_ex_snapbox.png 

Bordas Referenciais

Permite definir a cor, a opacidade e a espessura das linhas de bordas referenciais

 

 

Inter_ex_Sedge.png 

Linhas de Extensão

Permite definir a cor, opacidade e o tamanho das Linhas de Extensão

Inter_ex_smartpts.png 

Região de Atração

Define a cor, opacidade e dimensão da região de atração em torno do SmartCursor

Inter_ex_snapbox00080.png 

Travas de Vetor   

 

 

Permite definir a cor, a opacidade e a espessura de travas de vetor

 

 

Inter_ex_locks.png 

Pontos de Atração

 

 

Disponível

Define a cor, opacidade e espessura dos pontos de atração disponíveis perto do cursor e dentro da região de seleção

Inter_ex_avail.png 

Indicador de Congestionamento

Define a cor, opacidade e dimensão da região de seleção quando existirem muitos pontos de atração disponíveis em torno do SmartCursor (o uso da Lupa de Atração é recomendado nesta situação; veja “Usando a Lupa de Atração” na página 143)

Inter_ex_congest.png 

Atual

Define a cor, opacidade e dimensão do indicador da atração atual

Inter_ex_current.png 

Adquirido

Permite definir a cor, a opacidade e a espessura do ponto de atração adquirido

Inter_ex_acq.png 

Especial

Define a cor, opacidade e dimensão do ponto de atração, como ponto médio, centro, ao longo da linha e atrações tangentes

Inter_ex_special.png 

Reset

Restaura os ajustes default do Vectorworks para todos os elementos de interface

 

3. Clique no título da coluna para classificar por elemento de interface, se desejado. Selecione o elemento a ser mudado e então defina os parâmetros à direita da lista de elemento, de acordo com sua necessidade. Parâmetros diferentes são exibidos dependendo do elemento selecionado.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

4.Clique OK para salvar os ajustes, que serão então utilizados em todos os desenhos do Vectorworks.

5. Na janela de diálogo Preferências do Vectorworks, clique OK de novo para salvar as preferências.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Indicadores de Seleção e Pré-seleção

Selecionando Objetos

Escolhendo Parâmetros de Atração

Desenhando com Atração

Ferramenta Seleção

DesignSeries.pngSelecting Similar Objects

Use the Select Similar tool available with Vectorworks Design Series products to select objects that have features in common with a specific object. This can be useful if you need to move or modify a large number of similar objects, such as windows. It can also make it easier to locate similar objects in a drawing that is very crowded.

select_similar_modes.png 

Mode

Description

Select any Object

Selects objects that are similar to the clicked object

Current Selection

Selects objects that are similar to the clicked object, within a group of preselected objects

Preferences

Sets the default parameters to be used for the tool

Settings

Sets the group of parameters to be used for the tool—either the currently active settings, or a selection from the list of saved settings

Walls and objects within walls cannot be selected at the same time. Therefore, sometimes the objects selected by this tool may not be as expected. For example, you cannot select a set of walls and then use Current Selection mode to select all windows within those walls.

SelectSimilar_tool.png 

To select similar objects:

1. To select from a specific set of objects, select the objects first.

2. Click the Select Similar tool from the Basic tool palette.

3. Click Preferences from the Tool bar to specify the set of object attributes to match. The Select Similar Preferences dialog box opens.

Alternatively, select a set of saved attributes from the Settings list on the Tool bar.

Click to show/hide the parameters.

4. Select the similar attributes to use for the selection, and click OK.

5. Click the object that is similar to the objects you want to find.

An alert displays if the clicked object is not appropriate for the selected attributes (for example, if the Font attribute is selected, but a plant object is clicked).

6. The similar objects are selected.

Basic100097.jpg 

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Managing Saved Settings

DesignSeries00100.pngManaging Saved Settings

If you have saved attributes to use with the Select Similar tool (Vectorworks Design Series required), use the Manage button on the Select Similar Preferences dialog box to rename or delete these saved settings when needed.

To manage saved settings for the Select Similar tool:

1. Select the Select Similar tool from the Basic tool palette, and then select Preferences on the Tool bar. The Select Similar Preferences dialog box opens.

2. Click Manage.

The Saved Settings dialog box opens. Select the set of saved attributes to change.

Click to show/hide the parameters.

3. Click OK to close the Saved Settings dialog box. Click OK again to close the Select Similar Preferences dialog box.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Selecting Similar Objects

DesignSeries00101.pngCreating Similar Objects

The Create Similar Object command available with Vectorworks Design Series products is an easy way of creating an object that matches an object that is already in a drawing. The associated tool, tool mode, and object attributes and parameters are automatically set to create an object that matches the source object.

To create an object similar to an existing object:

1. With the cursor over the source object, either right-click (Windows) or Ctrl-click (Mac) and select Create Similar Object from the context menu. The source object can be visible or grayed, and does not need to be in the current layer.

Alternatively, press the Ctrl + Alt (Windows) or Cmd + Option (Mac) shortcut key combination while clicking over the source object.

CreateSim_1.png 

2. The tool required to create the object is automatically activated.

Any tool settings, as well as any global settings used by the tool, change to match the source object, as shown here.

Source Object or Attribute

Result

Graphical attributes

Updates the global Attributes palette settings to match those of the source object, including by-class or class settings

Class

Sets the active class to that of the source object

Layer

Sets the active layer to that of the source object, if the Vectorworks preference Change active layer for Similar Object Creation is enabled; see “Aba Seção” na página 50

Text, or object with text set by global font settings

Matches the global font settings of the source text or object text

Object, such as a rectangle, with a rotated creation mode

Matches rotated/non-rotated creation mode of source object

Symbols

Makes the source symbol the active symbol, and activates the appropriate symbol insertion tool

Plug-in object

Sets the tool parameters to those of the source plug-in object

Wall

Matches the wall style of the source wall

3. Create the similar object in the same way the source object was created.

Because the Attributes palette may have changed to match the source object, the Attributes palette utility menu can quickly set or change attributes globally if needed (see “Definindo Atributos Default e Globais” na página 1092).

Usando a Barra de Dados

Use a barra de dados quando você desenha para travar certos valores de um objeto, como o tamanho ou o ráio do circulo, o angulo de uma parede, o tamanho do ráio de um hemisfério ou a altura de um retangulo exturdido. Os campos que estão disponíveis na barra de dados dependem da ferramenta ativa e da ação sendo executada.

Basic100102.jpg 

Basic100105.jpg 

Os dados exibidos na barra são retirados a partir de um segmento do objeto sendo criado. As coordenadas são relativas a um datum flutuante, se um existe; caso contrário as coordenadas são absolutas. Os campos da barra de dados mais comuns são descritos na tabela a seguir; outros campos que podem exibir são descritos onde seu uso é relevante.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.

A localização e o comportamento dos campos da barra de Dados pode ser definido pelas opções em Janelas > Opções da Barra de Dados ou na barra de Dados na lista de opções Editar Grupo (veja “Data Bar and Edit Group Options” na página 123 para detalhes).

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Desenhando com a Barra de Dados

Data Bar and Edit Group Options

Desenhando com a Barra de Dados

Para desenhar com a Barra de Dados:

1. Há duas maneiras diferentes para ativar a Barra de Dados no desenho.

       Selecione uma ferramenta de desenho e clique uma vez para começar a desenhar o objeto. Pressione a tecla Tab para ativar o primeiro campo na Barra de Dados, ou pressione Shift + Tab para ativar o último campo. Alternativamente, se as opções da barra de dados estiverem configuradas para que a ativação instantânea esteja ativada, digite o valor para o primeiro campo na barra de dados para ativá-la.

       Selecione uma ferramenta de desenho e pressione Tab para ativar o primeiro campo na barra de dados. Depois de inserir os dados, clique para começar a desenhar.

Em desenho clicar e arrastar ou operações de movimento, depois que você pressionar Tab ou Shift + Tab para ativar o campo Barra de Dados, você pode soltar o botão do mouse para facilitar a entrada de dados. Conclua a operação com um clique do mouse ou pressione a tecla Enter duas vezes.

2. Entre os valores nos campos apropriados usando as seguintes teclas.

Tecla

Ação

Enter (Windows) ou Return (Macintosh)

    Se o foco estiver no campo da Barra de Dados, define o valor e move o foco para a área de desenho.

    Se o foco estiver na área de desenho, completará o objeto (ou completa o segmento atual do objeto, polígono, paredes ou cota)

Tab

    Se o foco estiver no campo da Barra de Dados, define o valor e move o foco para o próximo campo (se nenhum valor estiver digitado o campo não será definido).

    Se o foco estiver na área de desenho, move o foco para o primeiro campo na Barra de Dados

Shift+Tab

    Se o foco estiver no campo da Barra de Dados, define o valor e move o foco para o campo anterior ao atual (se nenhum valor estiver digitado o campo não será definido).

    Se o foco estiver na área de desenho, move o foco para o campo anterior na Barra de Dados

Para limpar uma entrada antes que ela seja definida, pressione a tecla backspace. O valor prévio naquele campo é exibido novamente.

Se a opção SmartCursor estiver ativada nas preferências do Vectorworks, uma linha pontilhada será exibida representando a localização dos valores informados para os eixos X, Y e Z.

3. Uma trava de vetor (linha tracejada vermelha) é exibida para representar a localização dos valores que são inseridos na barra de dados.

Veja “Criando Travas Vetoriais” na página 142 para mais informações.

Basic100108.jpg 

4. Para completar o objeto de acordo com os valores que você inseriu, clique com o botão do mouse. Para objetos não-caminho, você também pode pressionar as teclas Enter (Windows) ou Return (Macintosh) para completar o objeto, se o foco está na área de desenho. Para objetos caminho, tais como polígonos, paredes e cotas, você pode ter que clicar para completar o objeto.

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Usando a Barra de Dados

Data Bar and Edit Group Options

Data Bar and Edit Group Options

A barra de dados é controlada por um menu no lado mais direito da barra de ferramentas. Opções para editar grupos também estão no menu. A barra de Dados e a lista de opções Editar Grupo está ativada por padrão no menu Preferências Rápidas da barra de ferramentas e por isso é exibida como um botão à esquerda do menu Preferências Rápidas. As opções da barra de Dados e a lista de opções Editar Grupo também podem ser acessados através do menu Janela.

databar_menu.png 

Menu Comando

Descrição

Localização da Barra de Dados

 

Usar Barra de Dados Flutuante

A Barra de Dados irá "flutuar" ao lado do cursor na área de desenho sempre que um objeto estiver sendo desenhado

Usar Barra de Dados Flutuante somente quando a tecla Tab for pressionada

A Barra de Dados irá aparecer ao lado do cursor na área de desenho somente quando a tecla Tab for pressionada; caso contrário a barra não aparecerá

Não usar a Barra de Dados Flutuante; exibir os campos na Barra de Dados fixa

A Barra de Dados irá aparecer no topo esquerdo da janela de desenho, sobre a Barra de Ferramentas

Ativação da Barra de Dados

 

Permitir entrada de dados pelo teclado numérico para ativação instantânea da Barra de Dados

Quando a Barra de Dados é mostrada, digite valores no teclado numérico para ativar o primeiro campo

Não permitir entrada de dados pelo teclado numérico para ativação instantânea da Barra de Dados

Quando a Barra de Dados Flutuante é mostrada, digite valores no teclado numérico somente para ativar o primeiro campo

Não permite ativação instantânea da Barra de Dados

Quando a Barra de Dados Flutuante é mostrada, pressione a tecla Tab para ativar o primeiro campo

Campos mostrados na Barra de Dados

 

Exibir apenas campos primários na Barra de Dados

Mostra apenas os campos de dados primários (por exemplo comprimento (L) e ângulo (A) para círculos)

Exibir campos primários e secundários na Barra de Dados

Mostra todos os campos com exceção dos campos de coordenadas de posicionamento (X e Y)

Exibir campos primários e secundários e posição do cursor na Barra de Dados

Mostra todos os campos

Opções de Alternar Campos

 

Ativar campos não exibidos quando pressionar Tab no último campo

Quando alguns dos campos de dados estão ocultos, pressione a tecla Tab no último campo visível para tornar os campos não visíveis em visíveis

Não ativar campos não exibidos quando pressionar Tab no último campo

Quando alguns dos campos de dados estão ocultos, pressione a tecla Tab no último campo visível para voltar para o primeiro campo

Localização na Barra de Dados Flutuante

 

Mostrar Barra de Dados Flutuante Abaixo do SmartCursor

Quando a Barra de Dados flutuante está ativa, esta opção irá mostrar a Barra de Dados abaixo das dicas do SmartCursor (abaixo do cursor)

Mostrar Barra de Dados Flutuante Acima do SmartCursor

Quando a Barra de Dados flutuante está ativa, esta opção irá mostrar a Barra de Dados acima das dicas do SmartCursor (acima do cursor)

Ativação de barra de dados na criação de datum

 

Ativação da barra de dados na criação do datum

Exibir a barra flutuante de dados após criar o datum. Se a barra de dados flutuante estiver ativada, exibe a barra de dados automaticamente após a criação de um datum.

Não exibir a barra flutuante de dados após criar o datum

A barra de Dados flutuante não é exibida automaticamente após um datum ser definido. Pressione Tab para exibir a barra de Dados flutuante.

Exibição de Botões de Sair do Grupo

 

Exibir botão grande Sair do Grupo

Quando um grupo estiver sendo editado, esta opção mostra um grande botão Sair do Grupo no canto superior direito da área de desenho

Exibir botão pequeno Sair do Grupo

Quando um grupo estiver sendo editado, o Vectorworks mostrará um pequeno botão (ícone de seta) para a função sair, no canto superior-direito da janela

Opções de Sair de Grupo

 

<Esc><Esc> sai do grupo

Quando um grupo está sendo editado, pressionar a tecla Escape duas vezes irá sair da janela de edição

<Esc><Esc> não sai do grupo

Quando um grupo está sendo editado, pressionar a tecla Escape duas vezes não irá sair da janela de edição

~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~

Usando a Barra de Dados

Desenhando com a Barra de Dados

Definindo as Preferências Rápidas