Modelagem Direta

Pushpull_tool.png 

A ferramenta Empurrar/Puxar está no conjunto de ferramenta de modelagem 3D.

A ferramenta Empurrar/Puxar permite modelar interativamente a partir de geometrias planas, criando ressaltos ou recortes em objetos sólidos através da adição ou subtração de um volume de um sólido. O volume é adicionado ou subtraído com a extrusão de uma face no modo Extrusão de Face, incluindo toda a geometria presente em uma face no modo Mover Face, ou com a extrusão de uma curva NURBS plana (ou um grupo de curvas NURBS fechadas e sem interseção) no modo Sub-Face.

Existem três modos:

Pushpull_modes.png 

Modo

Descrição

Extrusão de Face

Permite selecionar a face plana de um sólido, um objeto plano 2D ou uma curva NURBS para adicionar ou subtrair volume, criando faces perpendiculares

Mover Face

Permite estender a face plana de um objeto sólido, adicionando ou subtraindo a face junto com qualquer geometria presente na face

Sub-Face

Permite selecionar uma curva ou grupo de curvas para adicionar ou subtrair volume de um sólido

Para preservar o perfil geométrico primitivo de uma extrusão, clique com o botão direito (Windows) ou clique segurando Ctrl (Macintosh) na extrusão e clique em Editar no menu de contexto. Veja “Modo de Edição de Objeto” na página 1002.

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Adição ou Subtração em Faces

Movendo a Face de um Sólido

Adição ou Subtração de Curvas

NURBS Curves and Surfaces

Adição ou Subtração em Faces

O modo Extrusão de Face cria faces perpendiculares quando volumes são adicionados ou subtraídos. Objetos planos 2D, curvas NURBS e a face plana de qualquer sólido podem ser modificados.

Pushpull_tool00003.png 

Para adicionar ou subtrair usando a projeção de faces no modo Extrusão de Face:

1.Clique na ferramenta Projeção/Recorte no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então selecione a opção Projetar Face na Barra de Ferramentas.

2.Clique na face plana, objeto plano ou curva NURBS desejada

Se necessário, a janela de diálogo de seleção de face irá abrir para ajudá-lo a determinar qual é a face correta a ser selecionada. Veja “Selecionando as Bordas e Faces de um Sólido” na página 318. Para selecionar faces escondidas de sólidos. pressione a tecla Alt (Windows) ou tecla Option (Macintosh) enquanto estiver selecionando. Quando a face correta for selecionada, clique OK.

3.Uma alça de manipulação será mostrada no centro da face selecionada. Clique na alça e arraste para expandir (se o modo ativo for Adicionar) ou recortar (se o modo ativo for Subtrair) do volume do sólido. A distância exata de projeção ou recorte pode ser entrada numericamente no campo Distância na Barra de Dados. Como um preview do resultado a parte adicionada ou recortada é mostrada.

Shapes300004.jpg 

Shapes300005.jpg 

4. Clique no local desejado para editar o sólido.

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Modelagem Direta

Movendo a Face de um Sólido

Adição ou Subtração de Curvas 

Movendo a Face de um Sólido

O modo Mover Face estende a face de um sólido, extrudando as geometrias que o rodeiam ou as adjacentes quando a face se move.

Pushpull_tool00006.png 

Para mover a face de um sólido no modo Mover Face:

1.Clique na ferramenta Projetar/Recortar a partir do conjunto de ferramentas de Modelagem 3D e então selecione Mover Face na barra de ferramentas.

2.Clique na face plana desejada.

Se necessário, a janela Selecionar Face abre para ajudar a escolher a face correta, como descrito em“Selecionando as Bordas e Faces de um Sólido” na página 318. Para selecionar faces escondidas de sólidos. pressione a tecla Alt (Windows) ou tecla Option (Macintosh) enquanto estiver selecionando. Quando a face correta for selecionada, clique OK.

Uma alça é exibida na face. Clique na alça e arraste para estender a face e sua geometria. A distância também pode ser especificada ao entrar com um valor no campo Distância da barra de ferramentas ou na barra de dados flutuante. O novo sólido é pré-visualizado no desenho.

3.Clique no local desejado para editar o sólido.

Shapes300007.jpg 

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Modelagem Direta

Adição ou Subtração em Faces

Adição ou Subtração de Curvas 

Adição ou Subtração de Curvas

Pushpull_tool00008.png 

Para adicionar ou subtrair de um sólido no modo Extrair Curvas:

1.Clique na ferramenta Empurrar/Puxar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então selecione a opção Extrair Curvas na Barra de Ferramentas.

2.Selecione a curva NURBS ou grupo de curvas NURBS que serão utilizadas para criar o ressalto ou recorte, e então selecione o sólido.

3.Uma alça é exibida na face do sólido. Quando uma curva NURBS aberta é coplanar com a face do sólido e também divide a face do sólido, uma alça é exibida para cada seção dividida e cada alça pode ser movida individualmente. Clique na alça e arraste para aumentar (modo Adicionar) ou diminuir (modo Subtrair) o volume do sólido. A distância da projeção ou recorte também pode ser especificada ao entrar com um valor no campo Distância na barra de ferramentas ou na barra de dados flutuante. O novo sólido é pré-visualizado no desenho.

No modo Subtrair a distância de projeção pode exceder o volume do sólido, no entanto a operação de recorte será realizada somente dentro do perímetro de volume do sólido.

Shapes300009.jpg 

 Shapes300010.jpg

4. Clique no local desejado para editar o sólido.

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Modelagem Direta

Adição ou Subtração em Faces

Movendo a Face de um Sólido

Chanfrando Faces

A ferramenta Chanfrar Face permite chanfrar faces de objetos sólidos em um ângulo especificado em relação a um plano de referência selecionado. Isto permite a você explorar de forma rápida e fácil os diferentes formatos de sólidos.

taperface_5.png 

Dois modos estão disponíveis.

taperface_modes.png 

Modo

Descrição

Faces Tangentes

Chanfra a face escolhida e quaisquer faces tangentes a ela, como um grupo. Para sólidos com lados curvos.

Face Escolhida

Chanfra somente a face escolhida

TaperFace_tool.png 

Para chanfrar a face de um sólido:

1. Clique na ferramenta Chanfrar Face no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo desejado na barra de ferramentas.

2. Clique para selecionar um objeto ou a face de um objeto que será usada para determinar o pivô da operação de chanfrado. Pode ser um objeto 2D como um retângulo, a face plana de um sólido (incluindo o próprio sólido a ser chanfrado) ou uma curva NURBS plana ou uma borda sólida. Os objetos válidos serão destacados quando o cursor passar sobre eles.

Segure Alt (Windows) ou Option (Mac) para selecionar um objeto ou face que esteja atrás de outro objeto.

3. A seguir mova o cursor para selecionar a face a ser chanfrada, e então clique para selecioná-la. No modo Faces Tangentes, tanto a face clicada quanto a face tangente a ela são selecionadas.

Segure Alt (Windows) ou Option (Mac) para selecionar uma face atrás de um objeto.

4. Arraste para exibir uma prévia do chanfrado. Ou para chanfrar em um ângulo específico, pressione Tab e informe um número positivo ou negativo na barra de Dados. Pressione Enter (Windows) ou Return (Mac) para exibir uma prévia do chanfrado.

5. Clique ou pressione Enter para completar o chanfro. O resultado será um objeto sólido genérico.

Shapes300015.jpg 

Shapes300018.jpg 

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Chanfrando um Sólido ou uma Superfície NURBS

Deformando Sólidos e Superfícies NURBS

Deform_tool.png 

A ferramenta Deformar está no conjunto de ferramenta de modelagem 3D.

A ferramenta Deformar remodela objetos sólidos e superfícies NURBS e permite a fácil exploração de formas esculturais. A ferramenta torce, chanfra, incha e curva objetos sólidos existentes. Os objetos resultantes serão sólidos genéricos.

twist_round_horiz3.png 

Existem cinco modos principais. Dois modos adicionais podem ser ativados dependendo do modo principal selecionado.

deform_modes.png 

Modo

Descrição

Torcer Sólido

Torce o sólido ou superfície NURBS selecionada em um ângulo especificado

Torcer Face

Torce a face selecionada e a face adjacente ou tangente de um sólido em um ângulo especificado

Chanfrar Sólido

Chanfra o sólido ou superfície NURBS selecionada em uma proporção especificada

Inchar Sólido

Incha o sólido ou superfície NURBS selecionada em uma proporção especificada

Curvar Sólido

Curva o sólido ou superfície NURBS selecionada em um ângulo especificado

Simétrico

Deforma o sólido simetricamente

Comprimento Finito

Deforma o sólido dentro do comprimento especificado pela coluna de curva. A parte da forma além da coluna de curva mantém a tangência original

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Para torcer um sólido ou superfície NURBS:

Torcendo as Faces de um Sólido

Chanfrando um Sólido ou uma Superfície NURBS

Criando um Sólido ou Superfície NURBS com Protuberância

Bending a Solid or NURBS Surface

Para torcer um sólido ou superfície NURBS:

Shapes300023.jpg 

Deform_tool00026.png 

Para torcer um sólido ou superfície NURBS:

1. Clique em Deformar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo Torcer Sólido.

2. Ao mover o cursor sobre objetos 3D, eles serão destacados para indicar que podem ser modificados. Clique para selecionar o sólido ou superfície NURBS.

Clique segurando Shift para selecionar mais de um objeto para a torção.

3. A imagem de um transferidor é exibida próxima ao cursor. Posicione o transferidor no plano de torção apropriado e clique no ponto central da torção.

O transferidor é exibido somente se um objeto for selecionado. Para posicionar o transferidor pode ser necessário ativar um plano específico usando a lista Planos Ativos na barra de Visualização.

O ponto central da torção pode estar localizado fora do objeto sendo torcido.

4. A imagem do transferidor permanece no ponto do clique, e a linha de eixo de torção é exibida. À medida que o cursor é movimentado, o transferidor é rotacionado e a linha de referência da torção é exibida mostrando uma prévia do ponto inicial para a torção. Clique para inserir a linha de referência.

5. À medida que você move o cursor, a linha do ângulo de torção acompanha o cursor e uma prévia do objeto torcido é exibida.

Os objetos podem ser torcidos mais de 360 graus.

6. Clique para completar a operação. O resultado será um objeto sólido genérico.

Shapes300027.jpg 

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Torcendo as Faces de um Sólido

Deformando Sólidos e Superfícies NURBS

Torcendo as Faces de um Sólido

Shapes300030.jpg 

Deform_tool00033.png 

Para torcer as faces de um sólido:

1. Clique em Deformar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo Torcer Face. A imagem de um transferidor é exibida próxima ao cursor.

2. Ao mover o transferidor sobre objetos 3D, as faces que serão torcidas são destacadas. Posicione o transferidor na face apropriada e clique no ponto central da torção.

O transferidor é orientado de acordo com o normal da face. O modo Face torce a face selecionada e todas as faces adjacentes e tangentes conforme indicado pelo destaque.

3. A imagem do transferidor permanece no ponto do clique, e a linha de eixo de torção é exibida. À medida que o cursor é movimentado, o transferidor é rotacionado e a linha de referência da torção é exibida mostrando uma prévia do ponto inicial para a torção. Clique para inserir a linha de referência.

4. À medida que você move o cursor, a linha do ângulo de torção acompanha o cursor e uma prévia do objeto torcido é exibida.

5. Clique para completar a operação. O resultado será um objeto sólido genérico.

Shapes300034.jpg 

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Para torcer um sólido ou superfície NURBS:

Deformando Sólidos e Superfícies NURBS

Chanfrando um Sólido ou uma Superfície NURBS

TaperSolid_group.png 

Deform_tool00037.png 

Para chanfrar um sólido ou superfície NURBS:

1. Clique na ferramenta Deformar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo Chanfrar Sólido.

O modo simétrico é escolhido por padrão. Uma seta de quatro pontas é exibida próxima ao cursor, e a mesma quantidade de chanfro é aplicada à direção do arrasto e à direção perpendicular. Se você desejar fazer um chanfrado assimétrico, desmarque o modo Simétrico na barra de ferramentas. Neste caso uma seta de duas pontas é exibida, e o chanfrado é aplicado somente à direção do arrasto. A direção perpendicular não recebe chanfro.

O modo Simétrico pode ser ativado ou desativado a qualquer momento durante a operação.

2. Ao mover o cursor sobre objetos 3D, eles serão destacados para indicar que podem ser modificados. Clique para selecionar o sólido ou superfície NURBS.

Clique segurando Shift para selecionar mais de um objeto.

3. Uma seta de duas ou quatro pontas é exibida próxima ao cursor. Posicione a seta no centro de onde você deseja obter o chanfro e clique.

A seta é exibida somente se um objeto estiver selecionado. Para posicionar a seta onde deseja, pode ser que você precise ativar um plano específico usando a lista Planos Ativos na barra de Visualização.

O centro do chanfro pode estar localizado fora do objeto a ser chanfrado.

4. A seta permanecerá no ponto clicado, e a linha de eixo do chanfro é exibida. À medida que você move o cursor, as setas giram para indicar a direção do chanfro, e a linha de referência do chanfro mostra uma prévia do ponto de início do chanfro. Clique para inserir a linha de referência.

5. À medida que você move o cursor, a linha de aspecto do chanfro acompanha o cursor, e uma prévia do objeto chanfrado é exibida.

Para fazer um chanfro preciso, pressione Tab e informe um número positivo na barra de Dados. A taxa de aspecto original é 1. Números inferiores a 1 causam um chanfro para dentro, e números superiores a 1 causam um chanfro para fora. Pressione Enter para exibir uma prévia do chanfro.

6. Clique para completar a operação. O resultado será um objeto sólido genérico.

Shapes300038.jpg 

Shapes300041.jpg 

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Chanfrando Faces

Deformando Sólidos e Superfícies NURBS

Criando um Sólido ou Superfície NURBS com Protuberância

The Deform tool’s Bulge Solid mode can be used to create a convex or concave shape.

Bulge_both.png 

Deform_tool00044.png 

To create a bulge in a solid or NURBS surface:

1. Click the Deform tool from the 3D Modeling tool set, and then select Bulge Solid mode.

Symmetric mode is selected by default; a four-way arrow feedback graphic displays around the cursor, and an equal amount of bulge applies to both the drag direction and its perpendicular direction. If an asymmetrical bulge is desired, deselect Symmetric mode on the tool bar; a two-way arrow feedback graphic displays, and the bulge applies only to the drag direction; its perpendicular direction has no bulge.

The Symmetric mode status can also be changed at any time during the operation.

2. As you move the mouse over 3D objects, they are highlighted to indicate they can be modified. Click to select the solid or NURBS surface.

Shift-click to select more than one object.

3. A four-way or two-way arrow feedback graphic displays around the cursor. Position the arrow graphic at the desired bulge center and click.

The arrow graphic displays only when an object is selected. To position the arrows as desired, you may need to activate a specific plane using the Active Planes list on the View bar.

The bulge center can be located away from the object being bulged.

4. The arrow graphic remains at the click point, and the bulge axis line appears. As you move the cursor, the arrows rotate to indicate the direction of the bulge, and the bulge reference line previews the starting point for the bulge. Click to place the reference line.

5. As you move the cursor, the bulge ratio line tracks the cursor, and a preview of the bulged object displays.

To create the bulge to a precise ratio, press the Tab key and enter a positive number in the Data bar. The original shape ratio is 1; numbers below 1 bulge inward, while numbers above 1 bulge outward. Press Enter to display a preview of the bulge.

6. Click to complete the operation. The result is a generic solid object.

Shapes300045.jpg 

Shapes300048.jpg 

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Deformando Sólidos e Superfícies NURBS

Bending a Solid or NURBS Surface

BendSolid_illust.png 

Deform_tool00051.png 

To bend a solid or NURBS surface:

1. Click the Deform tool from the 3D Modeling tool set, and then select Bend Solid mode.

Symmetric mode is selected by default; the bend applies to both the positive and negative direction of the bend spine. If an asymmetrical bend is desired, deselect Symmetric mode on the tool bar; the bend applies only to the positive direction of the bend spine.

Finite Length mode is selected by default; the bend applies only to the finite length of the bend spine. To bend the entire object, deselect Finite Length mode on the tool bar.

The Symmetric mode and Finite Length mode status can also be changed at any time during the operation.

2. As you move the mouse over 3D objects, they are highlighted to indicate they can be modified. Click to select the solid or NURBS surface.

Shift-click to select more than one object.

3. A protractor feedback graphic displays around the cursor. Position the protractor on the appropriate bend spine starting point, and click.

The protractor graphic displays only when an object is selected. To position the protractor as desired, you may need to activate a specific plane using the Active Planes list on the View bar.

4. The protractor remains at the click point, and the protractor normal line appears. As you move the cursor, the protractor rotates and the bend spine appears; the line previews the bend spine’s end point. Click to place the bend spine.

If Finite Length mode is selected, the bend spine, which is defined by click 2 and click 3, delimits the section to bend.

5. As you move the cursor, the bend spine tracks the cursor, and a preview of the bent object displays.

To bend to a precise angle, press the Tab key and enter a negative or positive number in the Data bar; press Enter to display a preview of the bend.

6. Click to complete the operation. The result is a generic solid object.

Shapes300052.jpg 

Shapes300055.jpg 

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Deformando Sólidos e Superfícies NURBS

Criando Modelos por Subdivisão

A modelagem por subdivisão permite a criação fácil e intuitiva de formas livres, quer seja para projetar um objeto ou para explorar um conceito. Um objeto primitivo de subdivisão é criado através do comando Criar Primitiva de Subdivisão. Este objeto primitivo é então esculpido usando uma combinação de sete modos principais e cinco sub-modos da Ferramenta Editar Subdivisão.

Shapes300058.jpg 

SubD_Roof.png 

SubD_Tents.png 

Para criar um objeto primitivo de subdivisão:

1   Selecione Modelar > Criar Primitiva de Subdivisão

A janela Criar Primitiva de Subdivisão abrirá.

Alternativamente, duplo-clique a ferramenta Editar Subdivisão para abrir a janela Criar Primitiva de Subdivisão.

Clique para mostrar/esconder os parâmetros.

2   Set the parameters and click OK. If Center at Next Click is selected, click in the drawing to place the object.

The subdivision object is ready to be edited, using the Edit Subdivision tool.

Most tools and commands that can be used to edit solid objects can be used to modify subdivision objects. However, the following tools do not edit subdivision objects:

       Chamfer Edge tool

     Push/Pull tool

       Deform tool

     Shell Solid tool

       Extract tool

     Taper Face tool

       Fillet Edge tool

 

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Editando Modelos de Subdivisão

Editando Modelos de Subdivisão

EditSubd_tool.png 

A ferramenta Editar Subdivisão fica no Conjunto de Ferramentas Modelagem 3D

Os modos da ferramenta permitem a você combinar muitas operações diferentes para esculpir uma primitiva de subdivisão em praticamente qualquer forma imaginável. Existem sete modos primários, e adicionalmente cinco submodos tornam-se disponíveis quando o modo Transformar é selecionado.

Shapes300059.jpg 

Duplo-clique a primitiva de subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e automaticamente ativar a ferramenta Editar Subdivisão.

EditSubd_modes.png

Modo

Descrição

Transformar

Utiliza um manipulador 3D que permite transformar as faces, bordas e vértices da malha da gaiola, em uma variedade de maneiras dependendo dos sub-modos selecionados

Vincar

Aplica um nível maior ou menor de vinco (dobra) nas faces, bordas e vértices da malha da gaiola , gerando dobras mais marcadas ou mais suaves.

Extrudar Face

Extruda uma face da malha da gaiola, de maneira similar ao uso da ferramenta Empurrar/Puxar.

Dividir Face

Divide uma face da malha da gaiola em cinco faces gerando novas entidades na malha da gaiola para edição.

Furar Face

Cria um furo em uma face de um objeto de subdivisão

Extender Borda

Estende uma borda aberta (bordas nos extremos laterais ou que contornam aberturas) do objeto de subdivisão

Dividir Borda

Divide a malha da gaiola ao longo de uma borda criando novas entidades na malha para edição.

Bridge

Connects two open edges of a subdivision object

Mirror Modeling

Mirrors a subdivision model across a plane

Deslocar e Rotacionar

(Modo Transformar somente)

Usa o manipulador 3D Deslocar e Rotacionar para a manipulação das faces, bordas e vértices da malha da gaiola para a remodelagem e rotação do objeto selecionado

Escala

(Modo Transformar somente)

Usa o manipulador 3D de Escala para redimensionar o objeto selecionado ou parte do mesmo

Reposicionamento
(Modo Transformar somente)   

Reposiciona o manipulador 3D sem afetar o objeto selecionado

Alinhar à Gaiola
(Modo Transformar somente)

Mantém o manipulador 3D alinhado à entidade selecionada da malha da gaiola    

Alinhar ao Plano de Trabalho
(Modo Transformar somente)

Mantém o manipulador 3D alinhado ao plano de trabalho (veja “Understanding the Working Plane” on page 1220)

Após a edição, o objeto de subdivisão pode ser convertido em um sólido genérico ou sólido NURBS; veja “Convertendo Sólidos Genéricos” na página 381 e “Converting to NURBS” on page 351.

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Criando Modelos por Subdivisão

Transformando um Modelo de Subdivisão

Suavizando ou Vincando o Modelo de Subdivisão

Extrudando Faces de um Modelo de Subdivisão

Dividindo Faces de um Modelo de Subdivisão

Criando Furos no Modelo de Subdivisão

Estendendo uma Borda Aberta de um Modelo de Subdivisão

Dividindo uma Borda em Modelo de Subdivisão

Transformando um Modelo de Subdivisão

O modo Transformar da ferramenta Editar Subdivisão permite realizar uma variedade de operação em um objeto primitivo de subdivisão, dependendo dos submodos selecionados. Os sub-modos Deslocar e Rotacionar ativam o Manipulador 3D com as alças lineares, planares e de rotação para remodelar a face, borda ou vértices selecionados da malha da gaiola. O sub-modo de Escala ativa o manipulador 3D com as alças lineares e planares que permitem redimensionar a face, borda ou vértices da malha da gaiola.

Shapes300064.jpg 

Entidades selecionadas da malha da gaiola, e a sessão correspondente do modelo de subdivisão, são permanententemente removidos do desenho, se a tecla Delete for pressionada enquanto estiver no modo Transformar. Para remover uma face do Modelo de Subdivisão de forma que esta possa ser adicionada ao modelo depois, veja “Criando Furos no Modelo de Subdivisão” na página 374.

Três modos adicionais tornam fácil a seleção de uma porção da malha da gaiola a ser editada. O submodo de Reposicionamento permite a você reposicionar o manipulador 3D sem afetar o objeto selecionado. O modo Alinhar à Gaiola mantém o Manipulador 3D alinhado com a entidade da malha da gaiola selecionada, e o sub-modo modo Alinhar ao Plano de Trabalho mantém o Manipulador 3D alinhado ao plano de trabalho.

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Editando Modelos de Subdivisão

Editando Modelos de Subdivisão

Redimensionando um Modelo de Subdivisão

Reposicionando o Manipulador 3D

Editando Modelos de Subdivisão

EditSubd_tool00067.png 

Para deslocar e rotacionar um modelo de subdivisão;

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão do Conj. de Ferramentas Modelagem 3D

Alternativamente duplo clique o objeto primitivo de subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativa automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique no modo Transformar e os sub-modo Deslocar e Rotacionar na Barra de Ferramentas e clique Alinhar à Gaiola ou o sub-modo Alinhar ao Plano de Trabalho para garantir o posicionamento apropriado do Manipulador 3D.

4   Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas, faces e vértices são destacados para indicar que podem ser modificados. Clique em uma entidade da malha da gaiola para inserir o Manipulador 3D de Deslocar e Rotacionar. Shift Clique, ou Arraste com a Telha Shift no modo cerca para selecionar mutiplas entidades da malha da gaiola.

O Manipulador 3D mostra apenas quando uma entidade estiver selecionada.

Use o modo de Re-Posicionamento, se necessário, para mover o Manipulador 3D para a posição desejada (veja “Reposicionando o Manipulador 3D” na página 371).

5   Clique no controle linear, planar ou de rotação o manipulador 3D e mova o manipulador para mudar a forma do objeto. Ao mover o manipulador a nova é mostrada.

O controle selecionado é mostrado em amarelo durante a operação.

6   Clique para completar a transformação.

Shapes300068.jpg 

Shapes300071.jpg 

Shapes300074.jpg 

Shapes300077.jpg 

Uma vez a operação seja completada, a ferramenta Editar Subdivisão e a entidade da malha da gaiola selecionada permanecerão ativas, para facilitar o início de uma outra operação. Clique em outro modo, entidade da malha, ou controle para iniciar uma nova edição.

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Editando Modelos de Subdivisão

Transformando um Modelo de Subdivisão

Redimensionando um Modelo de Subdivisão

EditSubd_tool00080.png 

Para redimensionar um modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique a ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de Ferramentas Modelagem 3D

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique o modo Transformar e o sub-modo Redimensionar na Barra de Ferramenta, e clique tanto o submodo Alinhar à Gaiola ou Alinhar ao Plano de Trabalho, para garantir o posicionamento correto do Manipulador 3D.

4   Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas, faces e vértices, são destacados para indicar que podem ser modificados com a ferramenta Editar Subdivisão. Clique nas entidades da malha da gaiola para posicionar o manipulador 3D de Redimensionar. Clique com Shift, ou arraste com o Shift pressionado para selecionar múltiplas entidades da malha da gaiola. Para múltiplas seleções o manipulador 3D é posicionado no centro relativo às entidades selecionadas e é orientado ao plano de trabalho atual.

O manipulador 3D é mostrado apenas quando uma entidade da malha da gaiola estiver selecionada.

Use o modo reposicionamento se necessário para mover o manipulador 3D para a localização desejada (veja “Reposicionando o Manipulador 3D” na página 371).

5   Clique no controle apropriado (linear ou planar) do manipulador 3D e mova o manipulador para mudar a escala do objeto.  Assim que mover o manipulador 3D, a nova forma é mostrada.

6   Para redimensionar um objeto uniformemente  em todas as direções, e não apenas em duas direções, pressione a tecla Ctrl durante a operação.

   O controle selecionado é mostrado em amarelo durante a operação.

7   Clique para completar a transformação.

Shapes300081.jpg 

Shapes300084.jpg 

Shapes300087.jpg 

Shapes300090.jpg 

Shapes300093.jpg 

Uma vez a operação esteja completa, tanto a ferramenta Editar Subdivisão como a entidade da malha da gaiola selecionada permanecerão ativas, para facilitar o início de uma próxima operação. Clique em outro modo, entidade da malha ou controle para iniciar outra edição.

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Editando Modelos de Subdivisão

Transformando um Modelo de Subdivisão

Reposicionando o Manipulador 3D

O Manipulador 3D pode ser deslocado de sua posição default em relação a entidade selecionada da malha da gaiola.

Usando o modo Reposicionamento não irá afetar qual manipulador aparecerá na área de desenho.

EditSubd_tool00096.png 

Para reposicionar o Manipulador 3D:

1   Com o Manipulador 3D presente na área do desenho, clique no modo Reposicionamento na barra de ferramenta.

2   Clique no Manipulador 3D e mova o mouse para reposicioná-lo. Clique novamente para fixar a posição do Manipulador 3D.

O Manipulador 3D é reposicionado diferentemente dependendo de qual parte do manipulador é clicada; Clique o controlador   linear, planar, ou de rotação para realizar o movimento desejado. O controle selecionado é mostrado em amarelo durante a operação.

Shapes300097.jpg 

3   Clique no modo Deslocar, Rotacionar ou Redimensionar para iniciar a próxima edição.

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Editando Modelos de Subdivisão

Transformando um Modelo de Subdivisão

Suavizando ou Vincando o Modelo de Subdivisão

O modo Vincar edita o grau de vinco (marca das dobras) nas faces, bordas ou vértices da malha da gaiola, gerando dobras mais marcadas ou mais suaves no objeto; este modo permite tanto suavizar um objeto previamente marcado como marcar um previamente suavizado.

EditSubd_tool00098.png 

Para suavizar ou vincar um modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique no modo Vincar na Barra de Ferramenta.

4   Ao mover o cursor sobre a  malha da gaiola, suas bordas, faces e vértices, são destacados para indicar que podem ser modificados com a ferramenta Editar Subdivisão

5   Clique na entidade da malha da gaiola que deseja mudar o vinco/suavização.

Shapes300099.jpg 

Shapes300100.jpg 

Shapes300101.jpg 

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Editando Modelos de Subdivisão

Extrudando Faces de um Modelo de Subdivisão

EditSubd_tool00102.png 

Para extrudar a face de um modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique o modo Extrudar Face na Barra de Ferramenta.

4   Ao mover o cursor sobre a  malha da gaiola, suas faces são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.

5   Clique na face da malha da gaiola que deseja extrudar, e mova o cursor para mudar a forma do objeto. Ao mover o cursor, uma prévia da nova forma é mostrada.

6   Clique para completar a extrusão.

A direção da extrusão é determinada pela direção do vetor normal da face clicada.

Shapes300103.jpg 

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Editando Modelos de Subdivisão

Dividindo Faces de um Modelo de Subdivisão

O modo Dividir Face permite dividir uma face selecionada do modelo de subdivisão em cinco faces.

EditSubd_tool00106.png 

Para dividir uma face de um modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique o modo Dividir Face na Barra de Ferramenta.

4   Ao mover o cursor sobre a  malha da gaiola, suas faces são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.

5   Clique na face da malha da gaiola a dividir. Uma prévia da divisão da face é mostrada.  Mova o cursor para mudar o tamanho da nova face central.

6   Clique para completar a divisão.

Inicialmente, a face é dividida no ponto do clique que seleciona a face. Movimentos subsequentes do cursor para ajustar a divisão ficarão restritos à direção do centro da face até a localização do clique.

Shapes300107.jpg 

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Editando Modelos de Subdivisão

Criando Furos no Modelo de Subdivisão

O modo Furar Face irá remover a porção do modelo de subdivisão localizada na malha selecionada. Diferentemente do uso do Modo Transformar e da tecla Delete para remover permanentemente a entidade da malha da gaiola e sua secção relacionada no modelo de subdivisão, furos criados usando o modo Furar Face podem ser recompostos a qualquer momento.

EditSubd_tool00110.png 

Para criar um furo em uma face do modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique no modo  na Barra de Ferramenta.

4   Ao mover o cursor sobre a  malha da gaiola, suas faces são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.

5   Clique na face da malha da gaiola para gerar o furo na parte correspondente do modelo de subdivisão.

Um clique na face da malha da gaiola novamente irá recompor a superfície eliminando a abertura.

Shapes300111.jpg 

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Editando Modelos de Subdivisão

Estendendo uma Borda Aberta de um Modelo de Subdivisão

EditSubd_tool00112.png 

Para estender uma borda aberta de um modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão do conjunto de Ferramentas 3D.

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique modo Estender Borda na Barra de Ferramenta.

4   Ao mover o cursor sobre a  malha da gaiola, suas bordas são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.

Apenas bordas abertas podem ser estendidas. Uma boda aberta é qualquer borda que possui apenas uma face adjacente; o que significa que as outras faces adjacentes da malha da gaiola foram completamente removidas do desenho usando o modo Transformar e a tecla Delete. Bordas que não são abertas não ficarão destacadas quando o cursor passar sobre elas.

Faces da malha da gaiola removidas através do Modo Transformar e da tecla Delete serão permanentemente removidas do desenho e não poderão ser restauradas.

5   Clique em uma borda da malha da gaiola a estender, e mova o cursor para mudar a forma do objeto. Ao mover o cursor, a nova forma é mostrada.

6   Clique para completar a extensão.

Shapes300113.jpg 

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Editando Modelos de Subdivisão

Dividindo uma Borda em Modelo de Subdivisão

O modo Dividir Borda irá dividir o modelo de divisão inteiro ao longo da linha definida pelo clique em uma borda. O modelo permanecerá um objeto sólido, mas a divisão irá gerar faces, bordas e vértices adicionais na malha, para a edição.

EditSubd_tool00116.png 

Para dividir uma borda de um modelo de subdivisão:

1   Selecione o objeto de subdivisão a editar.

2   Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.

Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar  automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.

3   Clique no modo Dividir Borda na Barra de Ferramenta

4   Ao mover o cursor sobre a  malha da gaiola, suas bordas são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.

5   Clique em uma borda da malha da gaiola a dividir. A prévia da divisão começa na localização do clique. Mova o cursor ao longo da borda para mudar a posição da divisão.

6   Clique para completar a divisão.

Shapes300117.jpg 

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Editando Modelos de Subdivisão

Modificando Bordas com Chanfro

A ferramenta Chanfrar Borda permite eliminar os cantos retos em bordas de sólidos, através de chanfros ou arredondamentos. Bordas são normalmente modificadas durante a fase de detalhamento de design do projeto. Isto irá reduzir a concentração de aquecimento ou stress do material durante a manufatura e irá gerar uma aparência mais realística do modelo.

ChamferEdge_tool.png 

Para chanfrar as bordas de um sólido:

1.Clique na ferramenta Chanfar Bordas no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então clique no botão de Preferências na Barra de Ferramentas para especificar seus parâmetros.

A janela Chanfrar Bordas abrirá.

Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.

2.Clique OK para fechar a janela de Preferências de Aparar Arestas.

3. Nas seleções de entidades tangentes, selecione as bordas e faces tangencialmente conectadas que você deseja modificar. Nas seleções de face, selecione as faces que você deseja modificar. Para selecionar mais de uma borda ou superfície, segure Shift ao selecionar. Para selecionar a face posterior de um objeto sólido, segure Alt (Windows) ou Option (Macintosh).

Veja “Selecionando as Bordas e Faces de um Sólido” na página 318

Quando a opção Selecionar Todas as Bordas está ativa, clicando em uma das bordas destacadas irá selecionar todas as bordas para o chanfro.

4. Pressione Enter (Win) ou Return (Mac) ou clique no botão Executar para efetuar a operação de aparar arestas.

Shapes300120.jpg 

O Recuo (das bordas com Chanfro) podem ser modificados após a operação através da Paleta Info de Objetos.

Uma vez a operação de Chanfrar Bordas tenha sido aplicada, tanto o tipo de borda como o grupo de bordas/faces afetadas pela operação não podem mais ser modificado.

Se uma operação Aparar Arestas for aplicada sobre outra operação, a primeira operação não poderá mais ser modificada através da Paleta Info de Objetos, a menos que a segunda operação seja desagrupada (veja “Editando Arredondamento/Sólido ou Espessuras em Sólidos” na página 321).

Uma operação de Chanfrar Bordas pode falhar nos seguintes casos:

 Geometria muito complexa adjacente a uma borda ou canto envolvidos na operação;

 Tentativa de aparar apenas uma borda em uma sequência de bordas tangentes (tente selecionar todas as bordas para ter mais chance de sucesso);

 Tentar aparar não selecionando todas as bordas em um canto (vértice) do sólido.

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Modificando Bordas com Chanfro

NURBS Curves and Surfaces

Modificando Bordas com Chanfro

A ferramenta Arredondar Bordas permite eliminar os cantos retos em bordas de sólidos, através de chanfros ou arredondamentos. Bordas são normalmente modificadas durante a fase de detalhamento de design do projeto. Isto irá reduzir a concentração de aquecimento ou stress do material durante a manufatura e irá gerar uma aparência mais realística do modelo.

FilletEdge_tool.png 

Para arredondar as bordas de um sólido:

1.Clique na ferramenta Arredondar Bordas no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então clique no botão de Preferências na Barra de Ferramentas para especificar seus parâmetros.

A janela Preferências de Arredondar Bordas abrirá.

Click to show/hide the parameters.

2.Clique OK para fechar a janela de Preferências de Arredondar Bordas.

3. Para seleções de entidades tangentes, selecione as bordas e faces tangencialmente conectadas para ser modificadas. Para seleções de faces, selecione as faces a ser modificadas. Segure a tecla Shift para selecionar várias faces e bordas. Para selecionar faces escondidas, pressione a tecla Alt (Windows) ou a tecla Option (Macintosh).

Veja “Selecionando as Bordas e Faces de um Sólido” na página 318

Quando a opção Selecionar Todas as Bordas está ativa, clicando em uma das bordas destacadas irá selecionar todas as bordas para o arredondamento.

4. Pressione Enter (Windows) ou Return (Macintosh) ou clique no botão Executar na barra de ferramentas para executar a modificação de borda.

Shapes300123.jpg 

O valor de Raio para a borda arredondada pode ser editado através da paleta Info de Objeto. Para um arredondamento por raio variável, pressione as setas Editar para destacar cada ponto ao longo da borda para edição.

Uma vez que a modificação esteja completa, o conjunto de bordas usado para criar as modificações não podem ser trocados. A borda modificada pode ser desagrupada, e uma nova modificação com bordas diferentes pode ser criada.

Se uma operação Aparar Arestas for aplicada sobre outra operação, a primeira operação não poderá mais ser modificada através da Paleta Info de Objetos, a menos que a segunda operação seja desagrupada (veja “Editando Arredondamento/Sólido ou Espessuras em Sólidos” na página 321).

Uma operação de Arredondar Bordas pode falhar nos seguintes casos:

 Geometria muito complexa adjacente a uma borda ou canto envolvidos na operação;

 Raio de Arredondamento muito grande;

 Tentativa de aparar apenas uma borda em uma sequência de bordas tangentes (tente selecionar todas as bordas para ter mais chance de sucesso); ou

 Tentar aparar não selecionando todas as bordas em um canto (vértice) do sólido.

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Modificando Bordas com Chanfro

NURBS Curves and Surfaces

Criando uma Espessura em Sólidos e Superfícies NURBS

shellsolid_tool.png 

A ferramenta Espessura em Sólidos está no conjunto de ferramenta de modelagem 3D.

A ferramenta Espessura em Sólidos irá criar uma "casca" (ou revestimento) nas faces de um objeto sólido. A espessura poderá ser aplicada tanto para fora como para dentro das faces do objeto. A maioria dos objetos manufaturados pelo processo de injeção plástica possuem tal característica.

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Espessura em um Sólido

Espessura em uma Superfície NURBS

Espessura a Partir de Objeto Plano

NURBS Curves and Surfaces

Espessura em um Sólido

shellsolid_tool00126.png 

Para aplicar uma espessura em um sólido:

1.Clique na ferramenta Espessura em Sólidos no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então selecione Preferences na Barra de ferramentas e especifique as propriedades de Espessura em Sólidos.

A janela Pref. Espessura em Sólidos irá abrir. Especifique as configurações da espessura em sólido.

Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.

2.Clique OK para fechar as caixa de diálogo Preferências de Espessura.

3. Clique na face do objeto onde a espessura será criada. Para selecionar mais de uma superfície, segure a tecla Shift ao selecionar. Para selecionar as faces escondidas de objetos sólidos, segure a tecla Alt (Windows) ou Option (Macintosh).

Veja “Selecionando as Bordas e Faces de um Sólido” na página 318

4. Pressione Enter (Windows) ou Return (Macintosh), ou clique no botão Executar na Barra de Ferramentas para executar a operação, para criar a espessura.

Shapes300127.jpg 

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Espessura em uma Superfície NURBS

Espessura a Partir de Objeto Plano

Editing a Fillet/Chamfer or Shell Object

NURBS Curves and Surfaces

Espessura em uma Superfície NURBS

shellsolid_tool00128.png 

Para aplicar uma espessura a uma superfície NURBS:

1.Selecione a ferramenta Espessura em Sólidos no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, selecione Preferências na Barra de ferramentas e especifique as propriedades de Espessura em Sólidos.

2. Especifique a espessura desejada como descrito em “Espessura em um Sólido” na página 379, e clique em OK.

3. Clique na superfície NURBS para aumentá-la. Para selecionar várias superfícies, segure a tecla Shift enquanto estiver selecionando.

4. Pressione Enter (Windows) ou Return (Macintosh), ou no botão Executar na Barra de Ferramentas para aplicar a espessura.

Shapes300129.jpg 

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Espessura a Partir de Objeto Plano

Editing a Fillet/Chamfer or Shell Object

NURBS Curves and Surfaces

Displaying Surface Normals

Espessura a Partir de Objeto Plano

shellsolid_tool00130.png 

Para criar um sólido com espessura a partir de um objeto plano:

1. Clique em Adicionar Espessura em Sólido no conjunto de ferramentas Modelagem 3D e então selecione Preferências na barra de ferramentas.

2. Selecione as preferências de espessura desejadas conforme descrito em “Espessura em um Sólido” na página 379, e então clique em OK.

Em objetos planos, a configuração Dentro/Fora determina em qual lado do plano a espessura será aumentada. A direção dependerá de alguns fatores relacionados à geometria do objeto e seu posicionamento no documento.

3. Clique no objeto plano que você deseja engrossar. Para selecionar mais de um objeto segure a tecla Shift.

4. Pressione Enter ou clique no botão de marca da barra de ferramentas para criar a espessura.

Shapes300131.jpg 

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Editing a Fillet/Chamfer or Shell Object

Espessura em uma Superfície NURBS

Gerando Volumes a Partir de Superfícies

O comandoGerar Volume a Partir de Superfícies irá basicamente gerar um grupo de superfícies NURBS aparadas a partir da intersecção de diversas superfícies (superfícies NURBS ou faces de sólidos gerados por extrusão ou varredura).

Este comando pode não ser capaz de manipular certos tipos de superfícies. Veja “Requisitos de Geometria da Superfície” na página 321.

Para gerar um volume a partir de superfícies:

1. Selecione as diversas superfícies que se interseccionam.

Stitch_1.png 

As superfícies devem definir um volume total fechado.

2.Selecione Modelar > 3D Power Pack > Gerando Volumes a Partir de Superfícies.

As superfícies contornando o volume são conectadas e depois aparadas, resultando em um sólido genérico.

Stitch_2.png 

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Selecting the Edges and Faces of a Solid

NURBS Curves and Surfaces

Convertendo Sólidos Genéricos

Os sólidos gerados a partir de comandos como Adicionar Sólidos, Subtrair Sólidos, assim como as ferramentas Arredondar/Chanfrar Bordas e Espessura em Sólidos, mantém um histórico dos objetos originais assim como os parâmetros utilizados para efetuar a operação. Isto também inclui quaisquer edições realizadas usando outras operações com sólidos. O comando Converter em Sólidos Genéricos irá remover o histórico destes sólidos reduzindo o tamanho do arquivo, mas também perdendo os parâmetros de edição do sólido.

Use este comando para reduzir o tamanho do projeto final antes de enviá-lo para um Bureau de plotagem por exemplo.

Para converter um objeto 3D em um sólido genérico:

1.Selecione os objetos sólidos que deverão ser convertidos.

2.Selecione Modificar > Converter > Converter em Sólidos Genéricos.

3.Um aviso aparecerá alertando sobre as consequências. Clique OK para converter os objetos.

O objeto será convertido.

Caso alguns dos objetos selecionados não possam ser convertidos, uma janela irá informar que estes objetos foram desselecionados.

DesignSeries.pngUnfolding Surfaces

The Unfold Surfaces command creates flattened, 2D representations of developable surfaces. A developable surface is curved in one dimension only, so that it is able to be flattened into a plane with no distortion. For example, cones and cylinders can be unfolded, but spheres cannot.

To unfold surfaces:

1   Select one or more developable NURBS surfaces or CSG objects that represent developable surfaces.

2   Select Model > 3D Power Pack > Unfold Surfaces.

A polyline in the shape of each unfolded surface is created and placed in the active layer. Each polyline has the same class and attributes as the surface from which it is created.

The Unfold Surfaces command works on a single NURBS surface or a solid containing tangentially-connected NURBS surfaces. If the item does not successfully unfold, use the Extract tool to extract a NURBS surface from the item, and unfold that surface.

Shapes300132.jpg 

DesignSeries00133.pngCreating a Surface Array

The Create Surface Array command duplicates 2D or 3D geometry onto a planar object or NURBS surface. This allows you to easily create free-form surfaces with geometric patterns, curtain walls, open framework, and more.

Shapes300134.jpg 

The following base surface objects are allowed.

     Arc

     Polyline

     Circle

     Rectangle

     Oval

     Rounded rectangle

     Polygon

     NURBS surface

The following table describes the types of objects that can be used as array items, as well as the method used to project the objects onto the base surface.

Array Item

Projection Method

Solid
Sweep
Text

Project by center of bounding cube

Symbol instance

Project by symbol origin

2D/3D Locus
Arc
Bitmap
Line
Oval
Polygon
Polyline
Rectangle
Rounded rectangle

Project by object definition points (the result is always a planar object)

Extrude/multi-extrude

Project profile object by definition points

3D Poly
Extrude along path
Mesh
NURBS curve
NURBS surface

Project by each vertex (the result may not be planar)

Group

Project member objects as described above; all members of the group must be legal array objects

To create a surface array:

1   Select a planar object or NURBS surface to be the base of the array object. Optionally, also select the 2D or 3D geometry that will be duplicated on that surface (alternatively, edit the surface array object after creation to add the array geometry).

2   Select Model > Create Surface Array.

The Create Surface Array dialog box opens.

Click to show/hide the parameters.

3   Enter the surface array parameters, and click OK to create the object.

Shapes300135.jpg 

Shapes300138.jpg 

SurfaceArray10.png 

Shapes300143.jpg 

Editing a Surface Array

After a surface array has been created, you can edit its properties from the Object Info palette. All of the parameters that are available during the array creation can be changed. You can also change which side of the base surface the array is applied to (Switch Z’ Direction).

You cannot edit the surface array geometry directly; use the Edit Surface Array command to edit the base surface and array components individually.

To edit a base surface or array item:

1   Select the surface array, and then select Modify > Edit Surface Array.

2   From the Choose component dialog box, select whether to edit the base surface or the array items.

Alternatively, right-click (Windows) or Ctrl-click (Mac) on the surface array and select Edit Base Surface or Edit Array Items from the context menu.

3   The Edit window displays the item to be edited. A colored border around the drawing window indicates the editing mode is active.

4   Reshape the geometry, change the attributes, and move, add, or remove items as needed. Keep in mind that only one item can be used as the base surface. Also, the base surface and array items must be one of the allowed objects types described previously.

5   Click the Exit button in the top right corner of the drawing window to return to regular drawing mode and update the surface array.

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Object Editing Mode

DesignSeries00146.pngCreating Auto Hybrid Objects

Converting 3D geometry into an auto hybrid object allows the object to appear as desired in 2D plan view, while leaving the 3D appearance unchanged. This is particularly important for Building Information Model (BIM) workflows and for those who model free-form 3D geometry, but need plan drawings as well. The auto hybrid’s settings provide complete control over its 2D display attributes, with separate, classed parameters for the appearance of the cut plane and extents below and above the cut plane.

Shapes300147.jpg 

To create an auto hybrid object:

1   Select the 3D geometry to convert to an auto hybrid object.

Valid objects include: extrudes, tapered extrudes, multiple extrudes, extrude along path objects, 3D polygons, sweep objects, meshes, solids, NURBS surfaces, and 3D-only symbols and 3D plug-in objects.

2   If not in Top/Plan view, select View > Standard Views > Top Plan.

The auto hybrid’s 2D appearance settings are only visible in Top/Plan view.

3   With the object selected, select the Create Auto Hybrid command from the appropriate menu:

       Architect workspace: AEC > Create Auto Hybrid 

       Landmark workspace: Landmark > Architectural > Create Auto Hybrid 

       Spotlight workspace: Spotlight > Architectural > Create Auto Hybrid 

4   The object is converted into an auto hybrid.

5   To set the location of the cut plane and specify the appearance of the auto hybrid, click 2D Appearance from the Object Info palette.

The 2D Appearance dialog box opens. Click the Cut Plane tab and set the desired parameters.

Click to show/hide the parameters.

6   Click the Below Cut Plane/Above Cut Plane tabs to set the appearance of the auto hybrid below/above the cut plane.

Click to show/hide the parameters.

7   Click OK.

Shapes300156.jpg 

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Editing an Auto Hybrid Object

DesignSeries00159.pngEditing an Auto Hybrid Object

The properties and 2D appearance of an auto hybrid object can be edited from the Object Info palette. You cannot edit the 3D geometry contained in the auto hybrid geometry directly; use the Edit Auto Hybrid command to edit the geometry.

To edit an auto hybrid object:

1   Select the auto hybrid object, and then select Modify > Edit Auto Hybrid.

Alternatively, right-click (Windows) or Ctrl-click (Mac) on the auto hybrid and select Edit from the context menu, or simply double-click the auto hybrid object.

2   The Edit window displays the item to be edited. A colored border around the drawing window indicates the editing mode is active.

3   Reshape the geometry, change the attributes, and perform solid operations as needed.

4   Click the Exit Auto Hybrid button in the top right corner of the drawing window to return to regular drawing mode and update the auto hybrid.

5   On the Object Info palette, the elevation of the cut plane can be easily changed, and the auto hybrid can be set to display in 2D views only, or in both 2D and 3D views. Only auto hybrids with 3D geometry are exported to IFC.

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Creating Auto Hybrid Objects

Object Editing Mode