Workflow: Exportar IFC
Nível de dificuldade:Avançado
De modo geral, os aplicativos compatíveis com IFC são configurados para trabalhar com um projeto inteiro (terrenos de obras com edifícios compostos por andares) em um único arquivo. Ao selecionar o comando Exportar Projeto IFC, você atribui camadas de desenho aos andares do edifício para uma exportação significativa (requer Vectorworks Architect ou Landmark). Para um projeto inicialmente configurado com andares, o mapeamento é feito automaticamente para que as camadas atribuídas aos andares do edifício sejam incluídas automaticamente na lista "Camadas Mapeadas" e sejam mapeadas para um "IFC Andar" nomeado apropriadamente. O mapeamento também pode ser controlado manualmente, permitindo que você substitua ou edite o processo automático ou faça quaisquer alterações subsequentes.
Para facilitar a exportação de modelos de edifícios do Vectorworks para IFC, as seguintes diretrizes podem ser úteis.
Configure o projeto inicialmente com andares, conforme descrito em Configurando a estrutura da construção com andares (requer Vectorworks Architect ou Landmark).
As camadas de desenho para o modelo do edifício devem corresponder aos andares do edifício (requer Vectorworks Architect ou Landmark), e não a categorias de informação.(Use classes para categorização.)
Tenha cuidado para definir corretamente os valores de elevação das camadas e verifique se todos os objetos no desenho estão alinhados verticalmente.
Use o comando Gerenciador de Dados para anexar entidades IFC e conjuntos de propriedades a tipos de objeto que não os possuem por padrão (como definições de símbolos padrão que você usa ou objetos atribuídos a classes específicas).Os campos IFC são atribuídos automaticamente à medida que os objetos são criados.Você também pode criar fórmulas de mapeamento para mapear outros dados (como parâmetros do Vectorworks ou campos de formato de registro) para campos IFC, conforme necessário.Configure também tabelas de dados, conforme necessário, para tornar a entrada de dados IFC na paleta Info de Objeto mais amigável, precisa e eficiente.Veja Como usar o Gerenciador de Dados.
Use objetos de plug-in padrão do Vectorworks listados em Conceito: Visão geral do IFCsempre que possível;Esses objetos já possuem dados IFC anexados.
Use o comando Dados IFC ou a aba Dados da paleta Info de Objeto para anexar dados IFC a símbolos híbridos ou 3D personalizados definidos pelo usuário, elementos 3D personalizados ou objetos auto-híbridos individuais e para inserir dados IFC ausentes, conforme necessário.Se fornecidas, use planilhas de dados predefinidas para inserir dados na paleta Info de Objeto.
Configure os dados do projeto na janela de diálogo "Exportar IFC" (veja Exportando Projeto IFC) e salve as configurações para uso na criação de relatórios.Não é necessária nenhuma exportação real antes de executar relatórios IFC e COBie com base nos dados.
Use o comando Criar Relatório para gerar relatórios IFC ou COBie padrão, ou crie seus próprios relatórios para verificar e corrigir os dados IFC anexados aos objetos.Veja Criando Relatórios IFC e COBie.
Teste a qualidade do arquivo de exportação IFC verificando-o em um visualizador de modelos IFC.Quase todos os visualizadores IFC podem percorrer a estrutura hierárquica em 'árvore' do IFC para visualizar e validar o modelo.
Para obter informações sobre visualizadores IFC disponíveis e outros aplicativos compatíveis com IFC, visite o site do banco de dados de implementação de padrões internacionais buildingSMART (technical.buildingsmart.org/resources/software-implementations) ou IfcWiki.org.
Se você receber comentários ou correções para o projeto no Formato de Colaboração BIM (BCF), use o comando Abrir BCF Manager para visualizar as anotações e, em seguida, corrigir o arquivo do projeto (veja A paleta BCF Manager).
![]()