Aplicação e mapeamento de texturas
Depois de criar um recurso de textura, ele pode ser aplicado a um objeto selecionado, a objetos atribuídos a uma classe ou a um material (e, portanto, a objetos que usam o material). O mapeamento especifica como uma textura é aplicada a um objeto; diferentes tipos de objetos requerem diferentes tipos de mapeamento.
Objetos 2D não podem ter uma textura aplicada; neste caso, a guia Render da paleta Informações do objeto exibe a mensagem “Não é possível aplicar textura ao objeto”.
Existem várias maneiras diferentes de aplicar e mapear texturas, dependendo do tipo de objeto e se você deseja aplicar uma textura geral ou apenas a faces ou partes específicas.
Decalques são texturas especiais que são aplicadas sobre outras texturas. Eles são criados a partir de imagens importadas ou recursos de textura existentes. Aplique um decalque da guia Render da paleta Informações do objeto; VejoCriando texturas de decalque .
Aplicando textura a objetos
Aplique texturas a objetos 3D, como sólidos, superfícies NURBS, malhas, polígonos 3D e assim por diante, seguindo um destes procedimentos:
Aplique diretamente uma textura a um objeto com suporte geral ou a faces específicas de um objeto com suporte com oTextura ferramenta; VejoAplicar texturas a objetos e faces usando a ferramenta Textura.
Aplique uma textura a um objeto com suporte geral ou a faces específicas de um objeto com suporte, aplicando uma textura do Gerenciador de recursos. Selecione o objeto e, a seguir, clique com o botão direito do mouse no recurso e selecioneAplicarno menu de contexto ou clique duas vezes no recurso para ativá-lo; A ferramenta Laje é ativada automaticamente.
Arraste e solte uma textura em um objeto do Gerenciador de recursos. Para aplicar a textura apenas a um rosto particular,pressione a tecla Ctrl (Windows) ou a tecla Cmd (Mac) enquanto arrasta a textura para o rosto. Parasubstitua a mesma textura atual em várias faces,pressione as teclas Ctrl Shift (Windows) ou as teclas Cmd Shift (Mac) enquanto arrasta a textura para uma das faces com a textura a ser substituída.
Entre no modo de edição de objeto para aplicar uma textura a um objeto ou face com suporte que forma um símbolo 3D; Aplicando texturas a símbolos.
Use oTextura ferramenta para aplicar uma textura a todos os objetos suportados em um grupo; VejoAplicar texturas a objetos e faces usando a ferramenta Textura. Para aplicar uma textura a apenas alguns dos objetos suportados no grupo, ou a faces individuais de objetos suportados no grupo, entre no modo de edição de objeto e, em seguida, use oTextura ferramenta; VejoModo edição de objeto.
Substitua a textura em um objeto ou faces de um objeto na guia Renderizar da paleta Informações do objeto; VejoGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objetoeTexturas em objetos 3D.
Você não pode usar a paleta Informações do objeto para aplicar texturas a faces que ainda não tenham uma textura individual aplicada; use oTextura ferramenta para aplicar texturas a faces individuais. Depois de texturizadas, essas faces são exibidas no navegador de textura, onde podem ser editadas.
Aplique uma textura a um objeto por classe; VejoConceito: Aplicando texturas por aula.
Atribua uma textura a um recurso material; a textura é aplicada a todos os objetos que usam aquele material; VejoCriando materiais.
Aplique texturas a alguns objetos com componentes, como paredes, telhados, lajes e superfícies rígidas, executando um dos seguintes procedimentos:
Aplique uma textura aos componentes dos objetos, como paredes e hardscapes, ao definir os componentes (é necessário o Design Suite). Veja a ajuda para a criação desses objetos. Essas texturas de componentes podem ser visualizadas e, quando não definidas por estilo, editadas na paleta Informações do objeto. VerGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objetoeTexturas em objetos com componentes.
Aplique uma textura a uma parte dos objetos, como paredes e hardscapes, ao definir as preferências do objeto (é necessário o Design Suite) ou na guia Render da paleta Informações do objeto. Veja a ajuda para a criação desses objetos, eGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objetoeTexturas em objetos com componentes.
Aplique uma textura a um objeto por classe; VejoConceito: Aplicando texturas por aula.
Atribua uma textura a um recurso material; a textura é aplicada a todos os objetos que usam aquele material; VejoUsando materiais.
Mapeamento de texturas em objetos
Quando você seleciona um objeto texturável, a guia Renderização da paleta Informações do objeto exibe controles para atribuir uma textura e ajustar o mapeamento de textura para obter vários efeitos visuais. VerGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto
Para alguns tipos de mapeamento, você pode usar a ferramenta Mapeamento de atributo para ajustar o mapeamento de textura diretamente; VejoMapeamento de textura direto.