Conceito: Projeção e orientação da Textura

Tipos de mapa

Um tipo de mapa controla como uma textura é projetada em diferentes tipos de objetos de uma maneira geral. Estão disponíveis planos, plano de alinhamento automático, esfera, cilindro, perímetro, telhado e tipos de mapeamento importados. Para ajustar ainda mais o mapeamento, a textura projetada pode ser girada, movida e dimensionada usando a guia Render da paleta Informações do objeto. Para os tipos de mapeamento de plano, esfera e cilindro, a ferramenta Mapeamento de atributo ajusta o mapeamento diretamente no objeto.

As hachuras de superfície observam a escala, a rotação e o deslocamento aplicados à textura de definição.

Hachuras de superfície associadas a uma textura suportam os tipos de mapa de textura Plano, Plano de alinhamento automático e Cilindro. Os tipos de mapa de textura de esfera, perímetro e telhado são renderizados como plano de alinhamento automático para hachuras de superfície. Hachuras de superfície em algumas superfícies curvas não se estendem da mesma forma que as texturas, portanto, os resultados variam ligeiramente.

Selecione o tipo de mapa na paleta Informações do objeto; VejoGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto.

Tipo de Mapeamento

Descrição

Plano

Projeta a textura em um plano

Textures05335.png

Auto-Alinhar Plano

Projeta a textura perpendicularmente a cada face de um objeto poligonal; o mapeamento é tratado automaticamente. Este tipo de mapeamento é útil para esculpir paredes e para 3ds importados (requer o Vectorworks Design Series) ou conteúdo DXF / DWG. Não use este tipo de mapa para decalques (ferramenta Mapeamento de Atributo não suportada).

texture_rendered_auto.png

Esfera

Projeta a textura para a superfície de uma esfera

Textures05338.png

Cilindro

Projeta a textura para a superfície de um cilindro

Textures05341.png

Mapas de esfera e cilindro têm emendas que são mais aparentes com shaders agrupados e baseados em imagem

seam_shot.png

Perímetro

Envolve a textura em torno do perímetro do objeto (ferramenta Mapeamento de Atributo não suportada); este tipo de mapa está disponível apenas para as faces laterais de um objeto. Para extrusões e varreduras, todas as faces laterais devem ter a mesma textura para que este tipo de mapa seja aplicado.

texture_rendered_perim.png

Para aplicar este tipo de mapa às faces laterais de uma extrusão ou varredura, todas as faces laterais devem ter a mesma textura aplicada.

UV de superfície

Projeta a textura nas definições geométricas de cada superfície / face de um objeto

Telhado

Envolve a textura em todo o perímetro do objeto de telhado (ferramenta Mapeamento de Atributo não suportada)

texture_rendered_roof.png

Importado

Preserva o mapeamento de textura do modelo SketchUp ou 3ds original; todos os outros controles de mapeamento, incluindo a ferramenta Mapeamento de atributo , estão desabilitados.

O tipo de mapa para partes individuais de um objeto de malha importado pode ser alterado para outros tipos de mapa Vectorworks suportados; é possível combinar mapeamento importado e mapeamento personalizado no mesmo objeto de malha importado. A ferramenta Mapeamento de Atributo pode ser usada para partes de malha definidas para os tipos de mapa Plano, Esfera ou Cilindro.

Os tipos de mapa disponíveis variam com base no tipo de objeto que está sendo mapeado.

Tipo de objeto

Tipos de mapas disponíveis

Extrudados

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro, Perímetro

Malhas

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro, Importado

Telhado

Telhado

Lajes (pisos)

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro

Primitivos sólidos (esfera, hemisfério, cone)

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro, Importado

Sólidos CSG, extrusão ao longo do caminho e extrusão cônica

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro, Perímetro

Varreduras

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro, Perímetro

Paredes

Plano, Auto-Alinhar Plano, Esfera, Cilindro, Importado

Texturas e direção do desenho

As texturas são aplicadas a polígonos e paredes 3D com base na direção em que o objeto foi desenhado. Para polígonos 3D, a textura é aplicada paralelamente ao primeiro segmento.

Textures05344.png

Orientação da textura da parede

O ponto inicial e a direção em que a parede é desenhada afetam o modo como a textura é aplicada. Quando as texturas são aplicadas por objeto, em vez de por componente, as texturas são aplicadas ao lado esquerdo, direito e centro da parede (e, opcionalmente, à parte superior, inferior, orifícios e tampa inicial e final). O centro de uma parede é sempre o mesmo; os lados esquerdo e direito são baseados na direção do desenho. Quando você desenha uma parede no sentido horário, que é o método recomendado, o lado esquerdo é o lado externo. VerDireção da parede.

Embora as paredes existentes possam ser texturizadas em todos os produtos Vectorworks, um produto Design Series é necessário para criar objetos de parede.

Uma textura aplicada ao centro da parede é visível nas extremidades da parede.

Se a textura for aplicada incorretamente a uma parede, com a parede selecionada, clique em Reverse Sides na guia Forma da paleta Informações do objeto. Isso muda a direção da parede, mudando a textura para o lado oposto.

Gerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto

Mapeamento de textura direto

 

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