Space planning
Os produtos do Vectorworks Design Suite realizam estudos de planejamento e programação espacial (sendo necessário o Vectorworks Architect ou Landmark para a programação), e criam plantas baixas esquemáticas.
A ferramenta Espaço não está incluída na área de trabalho do Vectorworks Spotlight, mas ela pode ser adicionada (veja Customizando Workspaces).
Esses recursos podem ser combinados de várias maneiras, dependendo do seu fluxo de trabalho preferido.
Para iniciar o processo de design, desenhe os espaços. Reposicionem e remodelem os espaços para criar uma planta baixa esquemática. Depois, crie automaticamente as paredes com base nesses espaços.
Primeiro, crie um modelo sólido e, em seguida, use-o para criar as paredes externas.
Crie as paredes primeiro e, em seguida, crie automaticamente os objetos de espaço para determinar as áreas delimitadas pelas paredes.
Utilizando programação espacial, importe a matriz de adjacência fornecida pelo cliente e crie automaticamente um diagrama de bolhas e um diagrama de empilhamento. Remodele e reposicione os objetos de espaço no diagrama de bolhas para criar uma planta baixa e, em seguida, crie automaticamente as paredes a partir dos espaços.
Crie o projeto esquemático inicial com polilinhas ao invés de espaços e, em seguida, converta as polilinhas em espaços.
Crie o projeto esquemático inicial com polilinhas ao invés de espaços e, em seguida, converta as polilinhas em espaços.
Use a ferramenta Espaço para criar uma planta baixa esquemática. Para registrar o acabamento dos cômodos na relatório, adicione informações de acabamento aos espaços. Se necessário, dados IFC (incluindo propriedades de espaço estendidas utilizadas pela GSA) podem ser anexados aos espaços. Com o Vectorworks Architect ou Landmark, o volume líquido e bruto de um espaço pode ser associado à elevação do pavimento, de forma que, à medida que os níveis das camadas do pavimento mudam, o volume do espaço se ajusta de acordo. À medida que os elementos dos espaços forem alterados, seja por meio de um fluxo de trabalho BIM interativo ou por alterações em bancos de dados externos, use o comando Atualizar Espaços para manter as informações do desenho atualizadas (veja Atualizando espaços).
Utilize estilos de espaço para gerenciar o processo de planejamento e design com mais facilidade. Nas fases iniciais de planejamento, um estilo pode definir apenas o tipo/classificação de uso e a cor. Parâmetros adicionais, como nome da sala, informações IFC e definições de Contorno, podem ser definidos pelo estilo à medida que o projeto avança, enquanto outros parâmetros, como o tamanho da sala, podem ser definidos por instância para maior flexibilidade. Quando concluídos, os estilos de espaço podem ser usados para gerenciar os requisitos de acabamento dos cômodos e ajudar na estimativa de custos do projeto. Compartilhe os estilos de espaço com seus colegas para garantir a consistência. veja Conceito: Estilos de objeto de plug-in.
Espaços e paredes interagem no Vectorworks. Você pode criar paredes a partir de objetos de espaço existentes. Alternativamente, se já existirem paredes ou polilinhas representando espaços no desenho, use os comandos de planejamento espacial para criar espaços a partir das paredes ou polilinhas.
A visibilidade das paredes pode afetar os espaços, dependendo da situação e da ação.
Ao criar espaços, somente paredes visíveis são levadas em consideração.
Ao atualizar espaços existentes (usando o comando Atualizar Espaços ou clicando em Atualizar Contorno na paleta Info de Objeto), somente paredes visíveis são levadas em consideração.
Quando espaços delimitados automaticamente são regenerados (devido a rótulos de espaço alterados, um novo valor de altura ou paredes movidas, por exemplo), a visibilidade da parede não tem efeito, porque os espaços já estão associados às paredes.
Veja Editando contornos de espaço para obter mais informações.