Usando planos de trabalho
Conceito: Compreendendo o plano de trabalho
Cada camada do Vectorworks possui um plano 3D associado a ela. O plano da camada ativa fornece uma referência visual e lógica constante e é fixado em relação aos objetos na camada. No sentido arquitetônico, o plano da camada ativa é como o piso de um edifício; às vezes é chamado de plano de chão.
Ao modelar em 3D, o plano "de trabalho" é o plano 3D onde a geometria é colocada e onde o cursor se ajusta quando nenhum outro snap 3D está ativo (o cursor não está se encaixando na geometria 3D). O plano de trabalho pode estar no plano da camada ou em qualquer outra orientação necessária. Quando o plano de trabalho não está no plano da camada, ele se torna visível.
Todo objeto criado no desenho é colocado em relação ao plano de camada ativo para essa camada, seja ele diretamente nesse plano ou acima ou abaixo dele. Quando você altera a localização do plano de trabalho, o plano de camada ativo permanece visível, fornecendo um quadro de referência constante enquanto você ajusta o plano de trabalho.
Por exemplo, para o desenho de uma máquina complexa com várias engrenagens, cames, rolos e outras peças que se cruzam em vários planos, altere o plano de trabalho para diferentes locais e ângulos em relação ao plano da camada para posicionar com precisão os objetos no espaço 3D. Você pode mover o plano de trabalho, girá-lo, alinhá-lo a diferentes objetos ou superfícies e salvar sua posição para uso posterior.
Ao inserir um símbolo híbrido, se o plano de trabalho não estiver paralelo ao plano da camada ativa, o plano de trabalho será movido para e alinhado com o plano da camada ativa.
Além disso, algumas ferramentas requerem um vetor ou plano. As ferramentas de visualização 3D podem usar o plano de trabalho para definir seu centro e / ou eixo de rotação, enquanto a ferramenta Espelho pode espelhar os objetos 3D selecionados no plano de trabalho. A localização das ferramentas 3D no espaço 3D é obtida a partir do ponto no plano de trabalho diretamente atrás do cursor ou de um ponto de atração, se elas estiverem atraídas em um objeto.
Conceito: O Plano de Trabalho Automático
Um plano de trabalho é um local no espaço 3D onde os objetos podem ser criados. O plano de trabalho automático, quando está ligado e quando uma ferramenta de desenho típica é selecionada, mostra planos adequados para a criação de objetos.
O plano de trabalho automático, quando está ligado e quando uma ferramenta de desenho típica é selecionada, mostra planos adequados para a criação de objetos. Conforme o cursor se move sobre o desenho, o plano de trabalho automático é destacado nas superfícies para indicar que um objeto pode ser desenhado de forma plana a essa superfície. Isso torna mais fácil desenhar objetos planos sem a necessidade de criar ou salvar um plano de trabalho. Quando o cursor não está sobre uma superfície adequada em uma vista 3D, o plano de trabalho automático se alinha ao plano da camada.
Para habilitar o plano de trabalho automático, mude para uma vista 3D e selecione uma ferramenta de desenho plano. Em seguida, selecione Automático na lista Planos na barra de Visualização ou pressione a tecla \ (barra invertida).
Em alguns casos, pode ser desejável desligar o plano de trabalho automático, como ao desenhar no plano da camada ou plano da tela, ao desenhar em uma superfície oculta onde o plano automático não aparece, ou ao desenhar em um plano de trabalho específico que foi estabelecido pela ferramenta Set Working Plane. Para desativar o plano de trabalho automático, selecione um plano de trabalho da lista Planos ou pressione a tecla \ (barra invertida).
A tecla de atalho do plano de trabalho automático pode ser personalizada no Editor de área de trabalho; VejoModificando atalhos especiais. A cor e a opacidade do plano de trabalho automático também podem ser personalizadas; VejoConfigurando as Dicas Interativas de Tela.