Importando e Exportando Arquivos
O Vectorworks tem a habilidade de importar e exportar uma variedade de formatos de arquivos. Se o seu trabalho requer que você importe desenhos de colegas que utilizam outros programas, ou que você tenha que exportar seus desenhos para esses colegas, o Vectorworks oferece suporte a vários formatos de arquivos. Partilhar arquivos entre o Vectorworks e outros programas é tão fácil quanto salvar um desenho. Esta flexibilidade oferece meios de incorporar arquivos do Vectorworks com arquivos de outros programas, incluindo outros programas de CAD, vetoriais, planilhas e processadores de texto.
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Além dos comandos de importação no menu Arquivo você poderá também usar o atalho de arrastar e soltar disponível para diversos formatos de arquivo. Clique no arquivo que deseja importar e arraste-o para uma janela contendo um documento do Vectorworks.
O atalho de arrastar e soltar está disponível para os seguintes formatos de arquivo:
• 3DS (.3ds) |
• DXF/DWG (.dxf, .dwg) |
• DWF (.dwf) |
• IFC
(.ifc, .ifcxml, |
• IGES (.igs) |
• Arquivos de imagem (várias extensões) |
• Parasolid (.x_t) |
• PDF (.pdf) |
• PICT (.pct, .pict) |
• SAT (.sat) |
• Shapefile (.shp) |
• SketchUp (.skp) |
• 3DS (.3ds) |
• DXF/DWG (.dxf, .dwg) |
• DWF (.dwf) |
Os arquivos importados serão centralizados no ponto onde foram soltos, exceto no caso dos seguintes formatos: DXF/DWG, IFC, Shapefile e Sketchup.
O comando Importar PartSpec importa arquivos PartSpec da Thomas Register salvos nos formatos DWG/DXF (objetos 2D) ou IGES/ACIS (objetos 3D). Ele coloca todas as partes em uma mesma classe na camada de projeto ativa e exclui todas as camadas alheias. O comando Importar PartSpec não faz distinção entre um arquivo criado pela Thomas Register e um arquivo criado por outros fornecedores.
Para importar arquivos PartSpec:
1. Selecione o comando Importar PartSpec no menu correspondente:
• Architect: AEC > Design de Máquinas > Importar PartSpec
• Landmark: Landmark > Design de Máquinas > Importar PartSpec
• Spotlight: Spotlight > Design de Máquinas > Importar PartSpec
2. Uma mensagem indica que o cache de desfazer será eliminado, e que esta ação não poderá ser desfeita. Clique em OK para continuar.
A janela Import Thomas Register PartSpec é exibida.
Clique para exibir ou esconder os parâmetros.
3 Selecione as opções de importação desejadas e clique em OK.
Dependendo do tipo de arquivo que está sendo importado, especifique as opções de importação.
Importar |
Descrição |
---|---|
Parte 2D de um arquivo DWG ou DXF |
Na janela Importar Arquivos DXF/DWG, selecione o arquivo a ser importado e clique em Abrir. A janela Opções de Importação DXF/DWG é exibida. (Veja “Importando um Arquivo DXF/DWG e DWF” na página 1709). A única configuração que talvez precise ser alterada na janela Opções de Importação DXF/DWG é a Configuração de Unidades no Arquivo na aba Ajustes Primários. Esta configuração diz respeito às unidades de medida usadas no arquivo PartSpec DXF ou DWG, e não às unidades de medida usadas no arquivo Vectorworks. Não altere a opção Importar Camadas DXF como Classes na aba Atributos Gráficos ou a opção Agrupar Campos do Registro na aba Objetos. Ao alterar estas opções os objetos não serão importados corretamente. Dependendo da parte importada, as janelas Mapear Cores para Espessuras de Linha e/ou Mapeamento de Fontes podem ser exibidas. Faça as alterações necessárias e clique em OK. A parte será importada no arquivo com base nas configurações especificadas. |
Parte 3D de um arquivo ACIS ou IGES |
Se este for um arquivo IGES, a janela Importar Arquivo IGES será exibida. Selecione o arquivo que deseja importar e clique em Abrir. Se este for um arquivo ACIS, a janela Importar Arquivo SAT será exibida. Selecione o arquivo que deseja importar e clique em Abrir. A parte será importada para a classe e a camada de projeto atuais e estará disponível para edição e/ou conversão em um símbolo. |
O comando Importar SketchUp permite importar desenhos arquitetônicos criados com o SketchUp(r) (versão 4 ou superior) para um arquivo do Vecorworks. As instâncias de componente do SketchUp são importadas como símbolos 3D e a geometria pode ser designada como parede, água de telhado e piso. Depois da importação você poderá melhorar o modelo usando as ferramentas de edição do Vectorworks ou substituir os símbolos 3D importados por símbolos 3D do Vectorworks.
As opções de importação flexíveis permitem a conversão automática de elementos arquitetônicos com base em seus ângulos ou a conversão de geometria em materiais ou camadas específicos do SketchUp.
• SketchUp layers are imported as classes in Vectorworks. Geometry from invisible layers in SketchUp have their class attributes set to invisible in Vectorworks.
• SketchUp groups are imported as Vectorworks group objects. If the SketchUp group has a scale assigned, the imported objects inside the group will be converted with that scale.
• SketchUp components are imported as Vectorworks 3D symbols except for the rare cases when they have non-linear scale, in which case they are imported as groups of converted geometry.
• A component which creates an opening in a vertical face is imported as a symbol in wall, if attached to an object imported as a Vectorworks wall.
• When selected, architectural objects in Vectorworks are created from SketchUp faces that are not contained in SketchUp groups of components.
• The SketchUp format supports materials on the front and back of each face of an object. When importing as 3D polygons, only the front material is assigned to the imported objects, as Vectorworks only supports one material for 3D polygons.
• When importing as architectural objects, both front and backs materials are imported and assigned to the imported objects, as Vectorworks supports several materials in this case.
• When importing as architectural objects, faces which are not part of a group or a component instance in SketchUp will import as roofs, slabs, or floors.
• Walls are unjoined upon import, and may need to be rejoined.
Para importar um arquivo do SketchUp:
1 Selecione Arquivo > Importar > Importar SketchUp.
Alternativamente, selecione o arquivo que deseja importar e arraste-o para um arquivo Vectorworks aberto.
A caixa de diálogo Importar Modelo do SketchUp abrirá.
2 Selecione o arquivo a ser importado e clique em Abrir.
A caixa de diálogo Configurações de importação do SketchUp abre.
3 Selecione o método de importação de geometria através das opções na guia Método de Importação.
Clique para exibir/ocultar os parâmetros.
Parâmetro |
Descrição |
---|---|
Método de Importação |
|
Simples |
Marque esta opção para importar todos os objetos d arquivo selecionado. • Malhas/Polígonos 3D irá importar todos os objetos como malhas ou polígonos 3D. • Objetos Arquitetônicos irá importat os objetos como objetos arquitetônicos do Vectorworks. Faces verticais serão convertidas em paredes, faces horizontais serão convertidas em lajes e faces oblíquas serão convertidas em águas de telhado. O Vectorworks reconhece as faces em um arquivo SketchUp e determina se devem ser convertidas para elementos de construção analisando o ângulo da face em relação ao plano horizontal. |
Personalizado |
Permite selecionar quais materiais ou camadas devem ser importadas. Por padrão todas as camadas e materiais serão importadas. |
Importar Em
|
Select Layer to display the list of layers in the SketchUp file or Materials to display the list of materials. A check mark to the left of each layer/material indicates that it is to be imported. To omit one or more layers/materials, select the item(s) to be omitted and click to remove the check mark. |
Camada/Material Método de Importação |
Selecione o material ou camada na lista e especifique se deseja que ele seja importado como uma malha ou polígono 3d, ou como um objeto arquitetônico. |
4. Clique na aba Opções para especificar quais propriedades de material você deseja importar, e se deseja importar a geometria como objetos de malha ou polígonos 3D, e definir os parâmetros para os objetos arquitetônicos.
Clique para exibir ou esconder os parâmetros .
5. Clique em OK.
6. Os componentes e a geometria do SketchUp são importadas como especificado, e são automaticamente selecionados. O Administrador de Recursos receberá os símbolos 3D convertidos.
Itens são importados na escala de 1:1. Pode ser útil clicar em Enquadrar Objetos na barra de visualização para encaixar os objetos no desenho. Também pode ser útil ajustar a escala da camada neste momento.
Esta seção aplica-se somente a usuários de Mac.
Arquivos PICT eram originalmente produzidos pelo MacDraw e outros programas de desenho orientados a objetos. Ao importar um arquivo PICT usando o comando Importar PICT, múltiplos objetos de bitmap podem ser criados e posteriormente editados individualmente. Ao importarum arquivo PICT usando o comando Importar PICT como Bitmap, toda a imagem é importada como um único objeto de bitmap. Os comandos Aparar e Deformação não podem ser usados em objetos de bitmap. Os objetos importados por este comando serão automaticamente compactados no formato PNG.
Para importar um arquivo PICT:
1. Clique em Arquivo > Importar > Importar PICT ou Arquivo > Importar > Importar PICT como Bitmap.
A janela Importar Arquivo PICT é exibida.
2. Selecione o arquivo que deseja importar e clique em Abrir.
Se preferir, clique no arquivo que deseja importar e arraste-o para uma janela contendo um documento do Vectorworks.
O comando Exportar Banco de Dados exporta todos os registros em um arquivo que pode ser usado em um aplicativo de banco de dados como o FileMaker Pro e o Microsoft Access. O Vectorworks fornece uma variedade de formatos para a exportação de um banco de dados, incluindo separado por vírgula, separado port abulação, merge, DIF e SYLK.
Para exportar um arquivo a partir do banco de dados:
1. Clique em Arquivo > Exportar > Exportar Banco de Dados.
A janela Exportar Banco de Dados é exibida.
2. Selecione o banco de dados e o formato desejado para a exportação, e clique em OK.
3. Selecione o arquivo a ser exportado e a localização, e clique em Salvar.
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Todos os arquivos de apresentação feitos com o Renderworks podem ser exportados. É possível exportar todo ou parte do desenho dependendo do formato selecionado.]
A imagem é reapresentada automaticamente antes da exportação.
O comando Exportar Imagem exporta uma imagem de apresentação em uma variedade de formatos. Este comando é descrito em detalhes na seção “Exportando um Arquivo de Imagem” na página 1682.
As opções adicionais de exportação somente no Renderworks.
• “Exportando uma Imagem HDRI” na página 1668
• “Exportando objeto de Realidade Virtual Quick Time” na página 1669
• “Exportação de QuickTime VR Panorama” na página 1670
Se o Renderworks estiver instalado, a opção Exportar HDRI é adicionada à lista de opções de exportação de arquivo. Este comando irá criar um arquivo HDR. Esta é uma boa escolha para exportação caso você queira retocar a imagem em um programa de edição de imagens; a imagem é exportada em um formato sem perdas e não apresentará nenhum artefato caso a cor ou a exposição sejam ajustadas após a exportação.
Para exportar um arquivo no formato HDRI:
1.Selecione o modo de apresentação Renderworks a ser usado na exportação, e em seguida faça a apresentação da imagem.
2.Clique em Arquivo > Exportar > Exportar Imagem (HDRI).
A janela de diálogo Exportar Imagem (HDRI) é exibida. Especifique as dimensões e a resolução da imagem a ser exportada.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
3.Clique em Salvar.
4. A janela de diálogo Exportar Arquivo OpenHDR File é exibida. Informe o nome e o local do arquivo HDRI. Clique em Salvar para exportar o arquivo. O arquivo é salvo no local especificado.
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Quando o Renderworks está instalado, a opção de Realidade Virtual QuickTime é adicionada à lista de exportação de arquivos. Este comando cria um arquivo QuickTime VR Objeto do objeto selecionado, que poderá então ser aberto o QuickTime. O modo de apresentação atual é usado para criar o filme. O tamanho da janela do Vectorworks determina o tamanho do filme final. A seleção atual determinará o nível de aproximação e o centro para o filme gerado, definido de tal forma que o objeto selecionado ficará inteiramente visível e centrado.
Para obter maior controle sobre o zoom e o centro da vista, crie um objeto 3D invisível sem nenhum preenchimento ou estilo de linha. Selecione o objeto antes de realizar a exportação.
O QuickTime é um programa separado disponível com o Vectorworks. O QuickTime deve ser instalado para visualizar ou criar filmes QuickTime. Ele está disponível no DVD de Instalação do Vectorworks.
Para exportar um objeto como um QuickTime VR:
1. Selecione a apresentação desejada para o desenho usando uma das apresentações do Renderworks.
Devido a uma limitação, os fundos do Renderworks não podem ser exportados.
2. Selecione o objeto para a exportação
3.Selecione Arquivo > Exportar
QuickTime VR Objeto
As janela de opções de QTVR Objeto abrirá.
4. Selecione a quantidade de quadros e as opções de rotação para a criação de objetos VR, e então clique OK.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
5. Especifique o nome e localização do arquivo .mov que será gerado, e clique Salvar para gerar o filme QuickTime.
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Quando o Renderworks está instalado, a opção QuickTime Virtual Reality Panorama é adicionada à lista de opções de exportação. Este comando permite criar um arquivo QuickTime VR Panorama do seu desenho, que poderá então ser aberto no QuickTime. O modo de apresentação atual é usado para criar o filme. A resolução do filme é predefinida e independe do tamanho da janela do Vectorworks; a vista atual do Vectorworks (as coordenadas XYZ da origem ou, em outras palavras, o centro de projeção) torna-se o pivô do panorama QTVR, como se a vista tivesse sido rotacionada para que fique plana, e então orientada em direção ao eixo Y positivo.
O QuickTime deve estar instalado para a visualização e a criação de filmes no formato QuickTime. Seu instalador está disponível no DVD de instalação do Vectorworks.
Para exportar um desenho como QuickTime Panorama:
1. Selecione a apresentação desejada para o desenho em uma projeção perspectiva e usando uma das apresentações do Renderworks. O tamanho da janela de perspectiva afetará o tamanho da janela do filme que será gerado; ajuste o tamanho desta janela arrastando seus cantos se necessário.
Devido a uma limitação, os fundos do Renderworks não podem ser exportados.
2.Selecione Arquivo > Exportar QuickTime VR Panorama.
3. Especifique o nome e localização do arquivo .mov que será gerado, e clique Salvar para gerar o filme QuickTime.
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Exporta objetos 3D na vista unificada ou na camada ativa para o formato .c4d, para uso no CINEMA 4D. Uma “Cena Vectorworks” é criada dentro do projeto CINEMA 4D. As camadas do Vectorworks são exportadas como objetos “containers” na hierarquia da cena. As classes Vectorworks se tornam layers no CINEMA 4D, permitindo controle da visibilidade através da cena. Nomes das camadas, nomes de objetos e tipos de objetos são preservados.
Para exportar um arquivo CINEMA 4D:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar CINEMA 4D (3D Apenas).
2. Especifique o nome do arquivo a exportar e o local destino, e clique em Salvar.
Um comando adicional permite enviar um arquivo para o CINEMA 4D diretamente se ele estiver instalado.
Para enviar um arquivo para o CINEMA 4D:
1. Clique em Arquivo > Enviar para CINEMA 4D (somente 3D).
2. No CINEMA 4D versão 12 ou superior, este comando exportará um arquivo no formato .c4d (contendo somente os objetos 3D), executará o CINEMA 4D e abrirá o arquivo. Durante a exportação, a janela ***Update Merge Options*** será exibida. Especifique se você deseja criar um novo projeto ou combinar com o projeto atual. Nas opções padrão, a geometria do Vectorworks é combinada mas os materiais e objetos de céu do CINEMA 4D permanecem inalterados.
Depois que o arquivo for enviado para o CINEMA 4D, clique em ***Save Projects with Assets*** no CINEMA 4D. Isto mantém as texturas no arquivo .c4d e evita que elas s desconectem no CINEMA 4D.
Nas versões do CINEMA 4D anteriores à R13.053, a janela Enviara para o CINEMA 4D é exibida. Selecione se você deseja criar uma nova cena ou combinar com a cena atual.
Exporta os objetos 3D da vista unificada (requer Vectorworks Design Series) ou da camada ativa para um arquivo .dae. Ao salvar, as texturas serão colocadas em uma pasta "tex" na mesma localização do arquivo .dae. Este formato oferece melhores resultados em relação ao antigo formato 3DS.
Para exportar um arquivo COLLADA:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Expotar Collada (Apenas 3D).
2. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
Exporta os objetos 3D da vista unificada (requer Vectorworks Design Series) ou da camada ativa para um arquivo .fbx. Este formato oferece melhores resultados em relação ao antigo formato 3DS.
Para exportar um arquivo FBX.
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar FBX (Apenas 3D).
2. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
O comando Exportar KML exporta componentes de desenhos 3D para KML, a linguagem de marcação utilizada pelo programa Google Earth. O arquivo resultante poderá ser aberto no google earth para prover uma visualização de como a construção irá ficar em seu ambiente pretendido, por exemplo. Modelos KML também podem ser enviados e distribuidos pela loja virtual Trimble ® 3D
Para exportar um arquivo KML:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar KML (apenas 3D)
2. A caixa de dialogo de Exportar KML irá abrir.
Clique para exibir/esconder os parametros de exportação.
3. Selecione os parametros para exportação e clique Ok.
4. Espeficique o nome e o destino do arquivo a ser exportado, e então clique em Salvar.
O comando Exportar STL (somente 3D) exporta as superfícies 3D e sólidos para um arquivo STL (Stereo Lithography). Depois de exportado este arquivo poderá ser usado para protótipos rápidos ou importado em outros aplicativos de CAD.
Para exportar um arquivo STL:
1. Caso queira que os objetos 3D de apenas uma camada sejam exportados, certifique-se de torná-la a camada ativa. Caso queira que somente os objetos selecionados sejam exportados, selecione os objetos desejados.
2. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar STL (Apenas 3D).
3. A caixa de diálogo Opções de exportação STL abrirá.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
4. Selecione as opções de exportação e clique em OK.
5. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
O software Vectorworks pode salvar uma cópia do arquivo em um formato que pode ser aberto e manipulado em uma versão mais antiga do programa Vectorworks. Recursos e capacidades da versão atual pode não estar disponíveis em versões anteriores do programa.
1. Selecione Arquivo > Exportar >Exportar como Arquivo Vectorworks <<versão>>
2. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
O formato de arquivo gbXML transmite informações do modelo da construção para análise energética.
Os objetos Vectorworks Architect que são exportados em gbXML são os espaços, paredes, lajes, janelas, portas, colunas e telhados. O local da construção geo-referenciado, se houver, será também exportado. O modelo deve ter uma estrutura com andares, mesmo sendo um modelo muito simples, com apenas uma camada do projeto por andar. As colunas para serem incluídas na exportação devem estar ao longo da periferia de um espaço; colunas totalmente dentro ou fora de um espaço não são consideradas. Todos os objetos de espaço devem ser delimitados totalmente por paredes, lajes, e / ou elementos de telhado, e deve haver um limite total de piso para cada andar no edifício. O comando Inserir Espaços torna isto simples; ele coloca os espaços necessários automaticamente e assegura que toquem corretamente seus objetos delimitadores.
O modelo pode incluir superfícies de sombreamento (saliências, toldos, ou outras superfícies, incluindo telhados, paredes e lajes, que não vinculados a um espaço e não coincidem com os limites do modelo).
Para melhores resultados, antes de exportar, simplifique o modelo, de modo que apenas os objetos que afetam o consumo de energia estejam visíveis. Eliminar, ou tornar invisíveis, itens que não contribuem para o perfil energético do edifício, tais como detalhes desnecessários da geometria, móveis e acessórios. (Note que os espaços em classes invisíveis são ignorados.)
For export, the model must contain space objects, which represent the essential organizational elements for gbXML exchange. Spaces must be contained by walls, slabs, and roofs. If the model does not contain space objects for each enclosed area and the full floor of each story, the Place Spaces command creates the necessary spaces for export, with full boundaries on all sides so that the exporter can properly determine the space volume.
To create spaces optimized for gbXML export:
1 Select AEC > gbXML > Place Spaces.
The Place Spaces dialog box opens.
Click to show/hide the parameters.
2 Click OK to place the spaces automatically.
To export a gbXML-compliant model:
1 Select AEC > gbXML >Export gbXML.
The Export gbXML dialog box opens.
2 Enter the average ground level for the project, and then click OK.
3 The gbXML Save File dialog box opens. Type a file name, select a location to save the file, and then click Save.
If the file did not meet the requirements for successful gbXML export, you are notified by alert dialog boxes.
Texturas de Cinema 4D podem ser importadas para uso como um recurso nos arquivos do Vectorworks, mesmo se você não possui uma cópia do Cinema 4D. As texturas importadas podem ser editadas pela janela Editar Textura (veja Editing Textures and Shaders from the Resource Manager).
Para importar texturas do Cinema 4D:
1 Selecionar Arquivo > Importar > Importar Texturas do Cinema 4D.
A janela Selecionar Cinema 4D abrirá.
2 Selecione o arquivo com as texturas a serem importadas e clique em Abrir.
O software do Vectorworks cria uma pasta de recursos da textura com o mesmo nome do arquivo de origem do Cinema 4D. As texturas são colocadas na pasta, que é acessada através do Administrador de Recursos.
Arquivos Revit ( .rvt ou .rfa) podem ser importados. Um objeto de entidade Revit é criado, contendo os gráficos do arquivo importado. Se possível, as porções da geometria importada são convertidos para um objeto correspondente do Vectorworks.
Para importar um arquivo Revit:
3 Selecionar Arquivo > Importar > Importar Revit.
4 Selecionar o arquivo Revit para importar e clique em Abrir.
Uma janela de alerta exibe o progresso da importação.
A geometria de uma entidade Revit selecionada pode ser editada clicando em Editar Geometria na Paleta Informações de Objeto.
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A point cloud object comprises a set of 3D data points captured from the surface of the real world using a 3D scanner. The object can be viewed interactively and transformed geometrically (including the zoom, scale, pan, rotate, flyover, and walkthrough functions), clipped into horizontal or vertical sections using the Clip Cube command, snapped to, measured and referenced for data, and placed into viewports. It provides an efficient and effective way to bring existing conditions into the design workflow.
Use the Clip Cube command to isolate points for selection and snapping.
Vectorworks Design Series products import registered point cloud data in the .laz, .las, .pts, .e57, and .xyz file formats.
To import point cloud data:
1 Select File > Import > Import Point Cloud.
2 Select the file to import, and click Open.
Alternatively, click the file to import and drag it into an open Vectorworks file.
The Import Point Cloud Options dialog box opens.
Click to show/hide the parameters.
The import process automatically switches to a 3D view, using the default 3D render mode and projection specified in Vectorworks Preferences (see Vectorworks Preferences: 3D Tab). The point cloud object’s Color Scale can be edited from the Object Info palette.
Because the Top/Plan view and render modes other than OpenGL or Wireframe are unlikely to be used in a point cloud workflow, a low-resolution image displays for Top/Plan, and a simple wire box displays for the other render modes.
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Arquivos PostScript Encapsulados (EPSF) são produzidos por muitos aplicativos de editoração gráfica e de impressão. Os EPSFs são arquivos típicos de alta-resolução, mas somente irão exibir uma imagem de preview se uma estiver selecionada quando o arquivo foi criado.
Para importar um arquivo EPSF:
1. Selecione Arquivo > Importar > Exportar EPSF.
A caixa de diálogo Importar arquivo EPSF abrirá
2. Selecione o arquivo a ser importado e clique em Abrir.
Como alternativa, clique no arquivo para importar e arraste-o para a janela onde um documento Vectorworks estiver aberto.
Arquivos de PostScript encapsulado são produzidos por vários programas gráficos e de editoração eletrônica. O tradutor do Vectorworks exporta arquivos EPSF em formato Illustrator 8. EPSFs carregam todos os elementos de desenho exceto imagens (mapas de bits) coloridas. O Vectorworks exporta estes arquivos de forma vetorial e com total precisão.
Para exportar um arquivo EPSF:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar EPSF.
2. A janela Opções de Preview EPS abre. Especifique as opções de preview e ordem de Bytes para o preview TIF quando salvar o arquivo e então clique em OK.
3. A janela Exportar como EPSF abre. Digite um nome para o arquivo, selecione a localização onde deseja salvá-lo e depois clique em Salvar.
4. Se algum outro objeto no desenho está fora da área de impressão, uma janela abre para perguntar se a área de impressão deveria ser usada como a borda da exportação EPSF. Se a área de impressão é usada com as bordas da exportação EPSF, quaisquer objetos fora da área de impressão não são incluídos na exportação.
Imagens podem ser importadas para o desenho; por exemplo, você pode importar um croqui ou um logotipo. O produto Vectorworks Design Series possui a opção de criar uma referência para a imagem original, caso a imagem original seja modificada e você quer manter a imagem importada atualizada.
A tabela seguinte lista os formatos padrão de importação de imagem suportados.
Formato de Importação |
Mac |
Windows |
---|---|---|
BMP |
X |
X |
ECW |
X |
X |
GIF |
X |
X |
JPEG |
X |
X |
JPEG2000 |
X |
X |
PNG |
X |
X |
Photoshop (.psd) |
X |
|
SGI |
X |
|
TGA |
X |
|
TIFF |
X |
X |
ICNS |
X |
|
ICO |
X |
X |
MacPaint |
X |
|
XBitmap |
X |
|
WMPhoto |
|
X |
Independente do formato importado, imagens são comprimidas ou para JPEG ou PNG quando importadas para um arquivo Vectorworks.
Você também pode importar uma imagem como um recurso, para ser usada como preenchimento ou image-based shader, por exemplo. Veja Creating Image Resources para detalhes.
Para importar uma imagem:
1 Selecionar Arquivo> Importar > Importar Imagem e então selecionar a imagem a ser importada.
Alternativamente, clicar no arquivo a ser importado e arrastar para dentro de um arquivo Vectorworks aberto.
2 A janela Opções de Importação de Imagem abrirá. Especifique as opções para a imagem importada.
Informações sobre a imagem é exibida na parte superior da janela, incluindo o nome do arquivo e tipo, compressão, dimensões e tamanho descomprimido.
3 Clicar Editar Atributos para ajustar os atributos da imagem importada, caso necessário.
A janela Atributos da Imagem abrirá. A mesma janela pode ser acessada depois da importação, clicando Atributos da Imagem na Paleta Info de Objeto de uma imagem selecionada; alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-click (Mac) na imagem e selecione Editar Atributos da Imagem do menu contextual.
Uma prévia da imagem é exibida à esquerda, com os atributos da imagem à direita. Conforme os atributos mudam, a prévia é dinamicamente atualizada.
Clicar para mostrar/esconder os parâmetros.
4 Clicar OK para retornar à janela Opções de Importação de Imagem (ou para a Paleta Info de Objeto). Quaisquer mudanças nos atributos da imagem surtem efeito.
5 Dois métodos de compressão estão disponíveis; dependendo do gráfico, um dos métodos pode ser mais adequado. O método de compressão que produz o menor tamanho de arquivo é selecionado por padrão. Selecionar o balanço desejado entre compressão e visualização detalhada. O tamanho do arquivo resultante para cada tipo de compressão é exibido para ajudar com a seleção. O método de compressão selecionado aqui substitui a seleção feita na janela Atributos da Imagem.
Se a opção selecionada resultar em um tamanho de arquivo maior que o tamanho descomprimido, a imagem é importada descomprimida.
Método Compressão |
Descrição |
---|---|
JPEG |
Fornece um elevado grau de compressão, resultando no menor tamanho de arquivo do Vectorworks. |
PNG |
Fornece um grau moderado de compressão, enquanto preserva os detalhes da imagem. |
Importar em Preto e Branco |
Para PNG, selecionar para importar como imagem monocromática de 1-bit (quando selecionado, substitui qualquer outro modo de cor selecionado na janela Atributos da Imagem). |
Importar Canal Alfa |
Para PNG e se o arquivo de origem possui um canal alpha, selecionar para preservar as opções de transparência da imagem; no Windows, a preferência Geração de Imagem por GDI + do Vectorworks deve ser ativada. |
6 Se os produtos Vectorworks Design Series estão instalados, opções de referenciamento são exibidas. Veja Workgroups and Referencing para mais informações. Especificar as opções de referenciamento para a imagem importada como descrito na seguinte tabela.
Clicar para mostrar/esconder os parâmetros.
7 Clicar OK para importar a imagem. A Paleta Info de Objeto exibe as informações de imagem.
Se o Vectorworks Landmark está instalado, e a imagem é georreferenciada, uma mensagem informa que a imagem foi traduzida. Veja Importing Georeferenced Images para mais informações.
8 Imagens importadas são objetos planos e podem estar atribuídas para planos 3D. Elas podem ser dimensionadas, invertidas e recortadas. Veja “Cropping Imported Images” na página 1680 para mais informações sobre recortes.
Recortando Imagens Importadas As ferramentas Guarnição, Aparar e Deformação não podem ser usados em um arquivo importado.
Imagens importadas para o arquivo que não estão no formato JPEG podem ser comprimidas para JPEG com o comando Comprimir Imagens. Veja “Comprimindo Imagens” na página 1681.
Se você usar o botão Apagar Área Fora do Recorte da Paleta Info de Objeto para modificar a imagem importada, a referência será quebrada.
Imagens com um canal alpha tem um fundo transparente quando na paleta Atributos, o estilo de preenchimento é Nenhum; isso ajuda a imagem a se misturar com o desenho mais facilmente. Para determinar se uma imagem tem um canal alpha, olhe no campo Formato dentro de Informações da Imagem na janela Opções de Importação de Imagem antes de importar ou no campo Imagem na Paleta Info de Objeto para uma imagem selecionada. Se um arquivo de origem com um canal alpha foi importado sem o canal alpha, o único jeito de restaurar é reimportando, com Importar Canal Alfa selecionado.
Uma imagem referenciada pode ser aberta com a aplicação associada por padrão para esse tipo de arquivo. Para abrir um arquivo de imagem referenciada, utilize um dos seguintes métodos:
• Ctrl-clique (Mac) ou clique-direito (Windows) na imagem referenciada na área de desenho e então selecione Abrir
• Ctrl-clique (Mac) ou clique-direito (Windows) na imagem referenciada na paleta Navegação e então selecione Abrir
• Selecione a imagem referenciada na paleta Navegação e então selecione Abrir do menu Navegação.
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Recortando Imagens Importadas
1 Selecionar uma imagem importada e selecionar Modificar > Editar Recorte.
Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Mac) em uma imagem e selecionar Editar Recorte do menu contextual.
Uma borda colorida ao redor da janela do desenho indica que você está no modo de edição. O comando Sair do Recorte de Bitmap fica disponível no menu Modificar e o botão Sair do Recorte de Bitmap é visível no canto superior direto da janela de desenho.
2 Crie um objeto 2D tal como um retângulo, circulo ou polilinha. O objeto 2D deve possuir uma área; uma linha 2D, por exemplo, não pode ser utilizada. Posicione o objeto 2D para delimitar a área de exibição. O estilo da caneta pode ser definido na paleta Atributos enquanto estiver no modo Editar Recorte.
3 Clicar Sair do Recorte de Bitmap para voltar para a camada de desenho.
4 A imagem recortada é exibida; na Paleta Info de Objeto, o status do Recorte muda para Sim.
Para mudar a visibilidade do objeto recortado, mude a configuração do Recorte Visível na Paleta Info de Objeto. O objeto recortado pode ser um contorno visível para o bitmap no desenho ou pode ser invisível.
Para apagar permanentemente a área da imagem que fica fora do objeto recortado, clicar Apagar Área Fora do Recorte na Paleta Info de Objeto. Quando solicitado, clicar Sim para confirmar a eliminação. A Paleta Info de Objeto exibe o novo tamanho do arquivo de imagem.
Se o arquivo de imagem é referenciado, outra mensagem de alerta é exibida informando que a ação irá quebrar a referência; clicar OK para confirmar a eliminação.
Para mudar, substituir ou apagar o objeto recortado, selecionar a imagem e então selecionar Modificar > Editar Recorte e reentrar no modo Editar Recorte. Alternativamente, clique-direito (Windows) ou Ctrl-clique (Mac) e selecionar Editar Recorte do menu contextual.
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Digitalizando e importando croquis, e então rastreando eles, é uma técnica útil que pode ser utilizada como ponte entre desenho manual e o CAD. Para serem úteis, os croquis para rastreio devem ser desenhados em escala e digitalizados com uma resolução relativamente alta (300 dpi ou mais).
Para importar croquis a serem rastreados
1 Após a digitalização do croqui, salve o arquivo em um dos formatos de importação de imagem suportados no programa Vectorworks.
2 Determine a escala do croqui original.
3 No programa Vectorworks, abrir o arquivo para onde o croqui será importado.
4 Selecione ou crie uma camada de desenho para importação do croqui. Defina a camada para a escala do croqui. Transforme essa camada na camada ativa.
Veja Creating Layers e Setting Design Layer Properties.
5 Selecionar Arquivo > Importar > Importar Arquivo de Imagem para importar o croqui.
6 Defina a camada de volta para a escala de desenho desejada, caso necessário.
7 Mover a imagem para localizá-la corretamente. A imagem pode ser invertida; entretanto, os melhores resultados são obtidos quando a imagem é digitalizada o mais reta possível. Considere travar a imagem quando estiver na orientação desejada.
Qualquer remodelagem manual ou escala na imagem distorce sua escala.
A imagem seguinte mostra um croqui digitalizado utilizado como base para o layout das guidelines. Desenhar guidelines na Classe de Guias. Antes da impressão, desative essa classe com Modificar > Guias > comando Esconder Guias. Veja Guides.
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As imagens bitmap e recursos de imagem em um arquivo Vectorworks podem ser comprimidos com um método de compressão JPEG, para economizar espaço de arquivo. Compressão JPEG pode reduzir significativamente o tamanho do arquivo de uma imagem bitmap, mas pode resultar na perda de detalhes finos em algumas imagens.
O método de compressão e tamanho do arquivo para uma imagem selecionada é exibido na Paleta Info de Objeto. Imagens que já estão comprimidas pelo método de compressão JPEG permanecem inalteradas.
Um arquivo bitmap selecionado exibe “Bitmap” em tipo de objeto no topo da Paleta Info de Objeto. Um arquivo bitmap pode já ter tido uma compressão PNG aplicada na importação; o comando Comprimir Imagens muda o formato de compressão para JPEG.
Para comprimir imagens bitmap selecionadas:
1 Selecionar os bitmaps a serem comprimidos.
2 Selecionar Ferramentas > Comprimir Imagens.
A janela Comprimir Imagens abrirá.
3 Selecionar Aplicar Compressão JPEG para Objetos Bitmap Selecionados.
4 Clicar OK para comprimir as imagens selecionadas.
O método de compressão JPEG pode ser aplicado para todas as imagens bitmap no arquivo. Para a melhor redução possível no tamanho do arquivo, imagens que foram importadas como recurso (mostradas como recursos de imagem em Administrador de Recursos) podem ser comprimidas também pelo método de compressão JPEG.
Para comprimir todas as imagens bitmap e/ou recursos de imagem:
1 Selecionar Ferramentas > Comprimir Imagens
A janela Comprimir Imagens abrirá.
2 Selecionar Aplicar Compressão JPEG para Todos. Escolher entre aplicar a compressão JPEG para todas as imagens bitmap no desenho ou em recursos de imagem ou ambos.
3 Clicar OK para comprimir imagens.
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O comando Vetorizar Imagem vetoriza objetos bitmap e objetos de imagem (imagens que foram importadas com o comando Importar PICT como Bitmap (somente no Mac)). Isso cria um grupo de linhas vetoriais a partir da imagem.
Para vetorizar um objeto bitmap ou imagem:
1 Selecionar a imagem a ser vetorizada.
2 Selecionar Modificar > Vetorizar Imagem.
A janela Vetorizar Imagem abrirá.
Clicar para mostrar/esconder parâmetros.
3 Determine os parâmetros e clique OK.
O tempo que demora para vetorizar a imagem pode variar de segundo a horas. O tempo de vetorização requerido é determinado pelo tamanho da imagem, assim como pelas configurações selecionadas para espessura de linha e sensibilidade a colinearidade.
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O comando Exportar Imagem irá exportar um desenho do Vectorworks em uma imagem bitmap em diversas opções de formato: BMP, JPG, PCT, PNG, PNT, PSD, QTI, SGI, TGA, ou TIF. Partes diferentes da imagem podem ser selecionadas para a exportação.
Para exportar uma imagem:
1.Selecione Arquivo > Exportar > Exportar Imagem.
2. A janela de diálogo Exportar Imagem irá se abrir. Clique em Apresentar ou Aramado para mostrar um preview da imagem que será exportada.
Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.
3.Clique em Salvar.
Na caixa de diálogo que abre, crie um nome para o arquivo; o Vectorworks adiciona a extensão do arquivo de acordo com o formato de arquivos selecionado. Se a opção Cada Página como Imagem Separada estava selecionada para exportação, o Vectorworks automaticamente insere um número incremental a cada nome de arquivo.
4.Clique Salvar.
Um novo arquivo será criado (o documento original do Vectorworks não será afetado). Este novo arquivo de imagem poderá ser aberto em quaisquer outros aplicativos que possibilitem ler ou importar o formato de imagem exportado.
Esta seção se aplica apenas a usuários do Windows. O programa Vectorworks suporta a versão avançada do formato metafile do Windows.
Permite a você importar arquivos gráficos no formato Windows MetaFile. Este formato pode ser gerado por praticamente qualquer programa Windows, incluindo AutoCad™ e programas de processamento de texto.
Quando você importa um arquivo Metafile com o comando Importar Metafile, podem ser criados vários objetos de bitmap, que podem ser editadas individualmente mais tarde. Quando você importa um arquivo Metafile com o Importar Metafile como Bitmap, a imagem é importada como um único objeto bitmap. Algumas ferramentas de cisalhamento não podem ser utilizadas no mapa de bits importado. Objetos de bitmap importados com esses comandos automaticamente terão a compactação PNG aplicada.
Para importar um Metafile:
1. Selecione Arquivo > Importar > Importar Metafile ou Arquivo > Importar > Importar Metafile como Bitmap.
A caixa de diálogo Importar arquivo EMF abrirá.
2. Selecione o arquivo a ser importado e clique em Abrir.
Como alternativa, clique no arquivo a ser importado e arraste-o para a janela onde um documento Vectorworks estiver aberto.
Permite exportar gráficos no formato Metafile, podendo assim serem incluídos em praticamente qualquer outro programa na plataforma Windows, incluindo AutoCAD e processadores de texto.
Para exportar um Metafile:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Expotar Metafile
A caixa de diálogo Exportar Metafile abrirá.
2. Defina a resolução desejada e clique em OK.
3. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
Os produtos Vectorworks Design Series podem importar e exportar arquivos Portable Document Format (PDF). Um PDF importado é útil para exibir logotipos de empresas, desenhos do empreiteiro, e outros gráficos.
No Vectorworks Design Series, os comandos Exportar PDF e Publicar criam arquivos PDF de alta qualidade para impressão, e aproveitam camadas de PDF para a criação de uma representação interativa de um modelo.
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O comando Importar PDF permite que um arquivo PDF possa ser importado para um arquivo Vectorworks, no qual cada página PDF torna-se um objeto PDF independente. Crie uma referência para o arquivo PDF original se o arquivo original sofrer qualquer alteração, e você pretender manter as páginas importadas atualizadas.
Para importar um arquivo PDF:
1. Selecione Arquivo> Importar> Importar PDF.
Alternativamente, clique no arquivo a ser importado e o arraste até a janela na qual um documento Vectorworks esteja aberto.
2. Selecione o arquivo PDF a ser importado e clique em Abrir.
A caixa de diálogo Importar PDF será exibida.
Clique para mostrar/ocultar os parâmetros.
3. Clique em Importar. Cada arquivo PDF torna-se uma página de PDF separada ou referenciada no arquivo Vectorworks.
A página PDF pode ser redimensionada, movida ou rotacionada com Modificar> Rotação> com o comando ou a ferramenta Rotação, escalar com o Modificar> comando Escalar Objetos, imprimir e exportar. Você pode atrair à geometria da página PDF selecionando Atrair à geometria na paleta Informações de Objeto.
Um arquivo PDF referenciado pode ser aberto com o aplicativo padrão associado a este tipo de arquivo. Para abrir um arquivo PDF referenciado, use um dos seguintes métodos:
• Ctrl-clique (Mac) ou clique com o botão direito (Windows) na página PDF referenciada na área de desenho e selecione Abrir.
• Ctrl-clique (Mac) ou clique com o botão direito (Windows) o arquivo PDF referenciado na paleta de navegação, e, em seguida, selecione Abrir.
• Selecione o arquivo PDF referenciado na paleta de Navegação e, em seguida, selecione Abrir a partir do menu de navegação.
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Atraindo e Escalando Arquivos PDF Importados
Arquivos de vários fabricantes podem ser importados para um arquivo Vectorworks em formato PDF, e devido o programa Vectorworks ser capaz de encaixar os gráficos de vetor dentro da página PDF, o objeto PDF pode ser movido e atraídos a uma posição desejada. As linhas desenhadas no arquivo Vectorworks são atraídas aos itens 2D do objeto PDF, de modo que o PDF pode ser incorporado em seus próprios projetos.
O comando Escalar Objetos dimensiona um objeto PDF importado para que coincida com a escala atual do desenho. Objetos PDF cortados também podem ser escalados.
Atrair a um arquivo PDF só é possível quando o PDF for originado de um aplicativo que cria gráficos vetoriais. Atração não pode ocorrer se o arquivo PDF for criptografado. Para permitir o encaixe, selecione Atrair à geometria na paleta Informações do Objeto após a importação.
Para utilizar um arquivo PDF importado de forma eficaz:
1. Importe o arquivo PDF como descrito em “Importando Arquivos PDF” na página 1685.
Um objeto página PDF é criado. Neste exemplo, o objeto PDF importado está em uma escala incorreta para o desenho atual.
2. Para alterar a escala do PDF importado, selecione Modificar> Escalar Objetos.
A caixa de diálogo Escalar Objetos é exibida. O comando Escalar Objetos é descrito em “Escalar Objetos” na página 1059. Selecione Simétrico pela Distância, e clique no botão para especificar a distância atual no desenho. Clique para indicar um segmento de distância conhecida no PDF, e clique novamente para terminar o segmento (note que o encaixe é possível dentro do PDF).
3. Na janela de diálogo Escalar Objetos, digite a nova distância para o segmento.
4. Clique OK.
A escala do objeto PDF corresponde ao desenho.
O PDF importado pode ser transformado em uma viewport e recortado para ser utilizado neste desenho. Neste exemplo, as paredes podem ser traçadas no arquivo Vectorworks utilizando o objeto PDF como uma base para as paredes.
Alternativamente, você pode desagrupar o PDF para criar objetos Vectorworks dos objetos atraídos, proporcionando-lhe uma aproximação do PDF original que pode ser manipulada no Vectorworks.
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Recortando Arquivos PDF Importados
Páginas PDF importadas e referenciadas podem ser recortadas exibindo apenas uma parte da página PDF.
Para recortar um PDF referenciado importado:
1. Importe o PDF como descrito em “Importando Arquivos PDF” na página 1685.
2. Selecione a página do objeto PDF.
3. Selecione Modificar> Editar Recorte.
Alternativamente, clique com o botão direito (Windows) ou Ctrl + clique (Mac), em um PDF e selecione Editar Recorte no menu contextual, ou simplesmente clique duas vezes sobre o objeto da página PDF.
4. Uma borda colorida ao redor do PDF indica que você está no modo de edição. O comando Sair do Recorte PDF torna-se disponível através do menu Modificar, e o botão Sair do Recorte Página PDF é visível no canto superior direito da janela do desenho. Se o objeto PDF estiver em um plano 3D, a vista vai rodar de modo que a visão esteja paralela ao plano da tela
5. Criar um objeto 2D como um retângulo, círculo ou polilinha. O objeto 2D deve definir uma área; uma linha 2D por exemplo, não poderá ser utilizada. Posicione o objeto 2D para delimitar a nova área de exibição do PDF. O preenchimento de um objeto PDF recortado é sempre nenhum; no entanto, o estilo de caneta poderá ser definido a partir da paleta de atributos, enquanto estiver no modo Editar Recorte.
6. Clique em Sair do Recorte Página PDF para voltar ao desenho.
7. Os PDF recortados exibirão; na paleta de Informações do Objeto, o status do recorte alterado para Sim.
8. Para alterar, substituir ou excluir o recorte do objeto, selecione o objeto de página PDF e, em seguida, selecione Modificar> Editar Recorte para acessar novamente o modo Editar Recorte.
Para alterar a visibilidade do recorte do objeto, altere as configurações de visibilidade do Recorte na paleta de Informações do Objeto.
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Arquivos de desenho Vectorworks podem ser exportados para PDF como uma representação interativa de um modelo , ou para fins de impressão final com qualidade. Configurações de exportação são projetadas para o máximo de usabilidade e um tamanho de arquivo, o menor possível. Páginas no arquivo Vectorworks são transformadas em páginas PDF quando exportadas. As fontes são sempre incorporadas ao PDF, devido a portabilidade. Modos de transferência de camada, diferentemente de pintura tornam-se transparentes no PDF. O programa Vectorworks pode exportar a(s) camada(s) de projeto atuais visíveis ou camada de folha , ou até mesmo criar uma lista de exportação em lote de vistas salvas e camadas de folhas.
Você pode escolher entre o formato padrão PDF e PDF / A-1b. O formato PDF / A-1b é útil para arquivamento , e ajuda a preservar a aparência visual do documento , incorporando informações de cor e tipo de fonte para o arquivo exportado. O formato / A-1b PDF comprime todas as camadas , e elementos do desenho com as configurações de aparência de transparência opaca.
As camadas e classes no arquivo do Vectorworks podem ser exportadas como camadas PDF , para criar uma representação de modelo interativo ( camadas PDF requerem PDF rev. 1.5 no mínimo).
Você pode exportar um único arquivo PDF ou selecionar o comando Publicar para exportar vários arquivos em lote.
Use o comando Publicar para exportar uma série de camadas de folhas e/ou pontos de vista salvas do desenho atual e arquivos referenciados externamente para PDF. Consulte “Batch Publishing” na página 1937.
O comando Exportar PDF gera um arquivo PDF a partir da camada de folha atual ou camada(s) de projeto visível(is).
Para exportar a camada de folha atual ou camada(s) de projeto para PDF:
1 Defina a vista para a exportação. A camada de folha atual ou camada(s) de projeto atualmente visualizada(s) são exportadas.
Defina a visibilidade das camadas e classes. Todas as camadas visíveis e em meio tom são exportadas ; camadas e classes invisíveis não são exportadas. Para viewports em camadas de folha, defina a camada e visibilidade de classe de cada viewport.
2 Selecione Arquivo> Exportar > Exportar PDF.
A caixa de diálogo Exportar PDF abre.
3 Especifique as definições para exportar para PDF.
Clique para mostrar/esconder os parâmetros.
4 Clique em Exportar para criar o arquivo PDF baseado nas configurações. Se a opção "Abrir PDF no visualizador padrão" estiver selecionada, o visualizador de PDF abrirá automaticamente mostrando o arquivo exportado.
Se camadas ou classes forem exportadas como camadas PDF e o visualizador suportar camadas PDF , as camadas serão listadas e sua visibilidade poderá ser controlada através do visualizador.
Os produtos Vectorworks Architect e Landmark podem importar arquivos no formato shapefile (.shp). Cada característica geométrica armazenada no arquivo shapefile é convertida para um objeto Vectorworks. No entanto, cada um destes objetos tem um registro de dados correspondente , o qual é convertido a partir do arquivo da base de dados shapefile.
Para importar um shapefile e selecionar as opções de conversão:
1 Selecione Arquivo> Importar> Importar Shapefile , e em seguida, selecione o shapefile a importar.
Ou então, clique no arquivo para importar e arraste-o para a janela do arquivo Vectorworks aberto.
2 O programa Vectorworks determina as unidades apropriadas para os objetos importados do arquivo de projeção (.prj ) , se disponível. Se nenhum arquivo de projeção for encontrado, serão utilizadas as unidades do documento atual.
3 A janela de diálogo Importar Shapefile abrirá. Especifique as opções de importação de arquivos.
Clique em mostrar/ocultar parâmetros
4 Clique em OK para importar o arquivo com as opções. O objeto paleta Informações exibe as informações shapefile importado.
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O comando Exportar Shapefile exporta componentes do desenho para o formato shapefile. Cada shapefile (.shp) exportado é acompanhado de um arquivo de índice (.shx) e um arquivo de base de dados (.dbf) com o mesmo nome.
Opções de exportação shapefile permitem a exportação dos componentes do desenho utilizando vários critérios. Para um objeto ser exportado, o mesmo deve satisfazer a todos os critérios selecionados. Por exemplo, se você selecionar opções de exportação de objetos com classes e objetos em camadas, apenas os objetos que pertencem a uma das classes selecionadas e uma das camadas selecionadas serão exportados.
Os seguintes objetos não podem ser exportados: texto, cotas, planilhas, bitmaps, luzes, associação de camadas, paredes, paredes curvas, e alguns objetos 3D (incluindo extrusões, varreduras, malhas, telhados, pisos, colunas e curvas NURBS). Outros objetos também são exportados conforme segue:
• Linhas, retângulos, círculos, ovais, arcos, polígonos, retângulos arredondados, polilinhas e objetos plug-in são exportados como polígonos ou polilinhas shapefile.
• Símbolos, 2D e loci 3D, e objetos paramétricos pontuais são exportados como pontos shapefile ou pontos 3D.
• 3D polygons are exported as shapefile 3D polyline or 3D polygon shape types.
• Shapefiles can contain only one shape type. If multiple shape types are being exported, they will go into separate files.
• Groups that contain exportable object types are exported as individual polygons, polylines, and loci, as appropriate.
• If the Vectorworks file contains projection data, the file can either be deprojected, or exported with projection and (optionally) a projection (.prj) file.
• Object data that are not part of the record can be included in the export.
To export a shapefile:
1 Select File > Export > Export Shapefile.
2 The Export Shapefile dialog box opens.
Click to show/hide the parameters.
3 Select the export parameters.
If Objects with classes or Objects in layers is selected, click Select Classes/Select Layers to open the relevant dialog box. Place a check mark in the column beside all classes and layers from which to export objects, and click OK.
If Additional Object Data is selected, the Additional Object Data dialog box opens automatically. Place a check mark in the column beside additional data to be exported. If desired, rename data in the Export Name field; names can be no more than ten characters long. Click OK. The customizations in the list are remembered across Vectorworks sessions.
Click OK.
4 Specify the file name and destination, and then click Save. The default shapefile file name is the record format name.
The Vectorworks program creates a set of export files, leaving the original file intact.
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Você pode exportar objetos de desenho em 3D como um script Pascal projetado para ser fácil de importar para programas como o software Strata.
Para exportar um arquivo VectorScript simples:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar VectorScript Simples (Apenas 3D).
2. Escolha se deseja exportar em vista frontal ou na vista atual e clique em OK
3. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
O comando Importar Script executa um script salvo (Python ou VectorScript), criando automaticamente uma nova camada de design para os objetos com script. Veja“Usando Scripts” na página 1763.
Para importar um script:
1. Selecione Arquivo > Importar > Importar Script.
2. Selecione um arquivo na caixa de diálogo Abrir.
3. Clique em Abrir.
O comando Exportar Script escreve o conteúdo do arquivo atual como um script. O script pode ser importado para outro arquivo, usado como parte de um outro script ou estudado como um guia para a aprendizagem. Veja “Usando Scripts” na página 1763.
Para exportar um script:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar Script.
2. Especifique o nome do arquivo de exportação e destino, e clique em Salvar.
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The Vectorworks Design Series products can both import from and export to the .3ds file format used by Autodesk® 3ds Max® software, version 3.0 and higher.
When importing a 3ds file, specify how the drawing components will be represented in the Vectorworks file.
To import a 3ds file:
1. Select File > Import > Import 3DS (3D only), and then select the 3ds file to import.
Alternatively, click the file to import and drag it into a window where a Vectorworks document is open.
2. The Import 3DS Options dialog box opens; the options available depend on the contents of the file being imported. Specify the file import options.
Click to show/hide the parameters.
3. Click OK to import the file. The Object Info palette displays the image information.
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Different portions of the drawing can be selected for export to a 3ds file.
To export a 3ds file:
1. If 3D objects from only one layer should be exported, make that layer active. If only selected objects should be exported, select the objects.
2. Select File > Export > Export 3DS (3D only).
3. The Export 3DS Options dialog box opens; the options available on the lower part of the dialog box depend on which group of items were selected for export.
Click to show/hide the parameters.
4. Select the types of objects to export, and then click OK.
5. Specify the export file name and destination, and then click Save.
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The scale of 3ds objects can be changed during both import and export. The scaling is applied to all imported/exported objects.
To scale 3ds objects during import or export:
1. From the import or export dialog box, click Scale.
2. The Import/Export 3DS Scale dialog box opens. Choose whether to scale the object(s) by custom dimensions or by scale factor.
Click to show/hide the parameters.
3. Click OK to save the scaling information.
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Durante a importação IGES:
• Pontos são importados como um conjunto de loci 3D.
• Curvas NURBS são importadas como um conjunto de curvas NURBS.
• Superfícies NURBS são importadas como um conjunto de superfícies NURBS.
• Sólidos fechados são importados como um conjunto de sólidos importados.
• Sólidos abertas são importadas como um conjunto de superfícies NURBS.
• Se houver apenas um elemento no arquivo IGES, ele será importado como um único elemento, ao invés de agrupado.
Sólidos importados não podem ser desagrupados ou editados através do comando Editar Grupo; eles podem ser utilizados em operações sólidas.
Para importar um arquivo IGES:
1 Selecione Arquivo> Importar> Importar IGES File.
A janela de diálogo Importar arquivo IGES abre.
2 Selecione o arquivo a ser importado e clique em Abrir.
Ou então, clique no arquivo a ser importado e arraste-o para um arquivo Vectorworks aberto.
O comando Exportar IGES (3D apenas) irá exportar curvas, superfícies e sólidos do Vectorworks para o formato IGES (versão 5.3). Sólidos fechados serão exportados como sólidos, enquanto sólidos abertos são exportados como um grupo de superfícies.
Os objetos que são exportados para um arquivo *.igs são:
• Loci 3D |
• Polígonos 3D |
• Objetos arquitetônicos (parede / laje / coluna / escada) |
• Chanfros |
• Sólidos CSG (adição/subtração/intersecção/secção) |
• Extrusões e Extrusões Múltiplas |
• Filetes |
• Grupos |
• Curvas e Superfícies NURBS |
• Objetos Paramétricos |
• Espessuras em Sólidos |
• Sólidos (esferas/cones/hemisférios) |
• Varreduras |
• Símbolos |
|
Para exportar um arquivo para o formato IGES:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar IGES (Apenas 3D).
A janela de diálogo Opções de Exportação IGES irá abrir.
2. Selecione Exportar Sólidos como Superfícies Aparadas para exportar vários “corpos” diferentes (por exemplo, um cubo exportado como seis corpos); caso contrário, um sólido é exportado como um único corpo.
3. Clique em OK.
4. Especifique o nome do arquivo e o local no disco onde irá salvá-lo.
Ítem Exportado |
Resultado de Exportação |
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Curvas NURBS |
Entidade IGES tipo 126 |
Superfícies NURBS |
Entidade IGES tipo 128 |
Superfície NURBS aparada |
Entidade IGES tipo 144 |
Sólido Fechado |
Entidade IGES tipo 186 |
Vectorworks products export OBJ files for use in 3D modeling and visualization workflows.
To export an OBJ file:
1 If 3D objects from only one layer should be exported, make that layer active. If only selected objects should be exported, select the objects.
2 Select File > Export > Export OBJ (3D only).
The Export OBJ Options dialog box opens.
Click to show/hide the parameters.
3 Select the export options, and then click Export.
4 Specify the export file name and destination, and then click Save.
A folder containing all OBJ contents is created in the location specified.
Sólidos 3D ACIS/SAT são importados como sólidos Vectorworks baseados em NURBS.
Para importar um arquivo SAT.
1. Selecione Arquivo > Importar > Importar SAT.
A caixa de diálogo abrirá.
2. Selecione o arquivo para importar e clique em Abrir.
Como alternativa, clique no arquivo a ser importado e arraste-o para a janela onde um documento Vectorworks estiver aberto.
O Vectorworks cria um arquivo SAT para a exportação de sólidos 3D ACIS.
Para exportar um arquivo SAT:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar SAT (Apenas 3D).
A caixa de diálogo abrirá.
2. Selecione Exportar Sólidos como Superficies Aparadas para exportar um sólido como diferentes "corpos" ACIS ( por exemplo, um cubo será exportado como seis corpos ACIS ). Se essa opção não estiver selecionada, um sólido será exportado como um corpo unico.
3. Clique em OK.
4. Especifique o nome e destino e clique em salvar.
Durante a importação STEP:
• Pontos são importadas como um conjunto de loci 3D.
• Curvas NURBS são importadas como um conjunto de curvas NURBS.
• Superfícies NURBS são importadas como um conjunto de superfícies NURBS.
• Sólidos fechados são importados como um conjunto de sólidos importados.
• Sólidos abertos são importados como um conjunto de superfícies NURBS.
• Se houver apenas um elemento no arquivo STEP .stp , ele é importado como um único elemento , ao invés de agrupado.
Sólidos importados não podem ser desagrupados ou editados através do comando Editar Grupo; eles podem ser utilizados em operações sólidas.
Para importar um arquivo STEP:
1 Para importar um arquivo STEP (3D apenas).
A janela de diálogo Importar arquivo STEP abre.
2 Selecione o arquivo a ser importado e clique em Abrir.
Ou então, clique no arquivo a ser importado e arraste-o para um arquivo Vectorworks aberto.
O comando Exportar STEP ( apenas 3D ) exporta curvas, superficies e sólidos de arquivos Vectorworks para o formato STEP. Sólidos fechados serão exportados como sólidos e sólidos abertos serão exportados como uma coleção de superficies.
Objetos que serão exportados para um arquivo .stp incluem:
• 3D loci |
• Poligonos 3D |
• Objetos arquiteturais (paredes/lajes/colunas/escadas) |
• Chanfros |
• Curvas NURBS e superficies |
• Sólidos CSG (adicionar/subtrair/intercessões/sessões) |
• Arredondar |
• Grupos |
• Extrusões e múltiplas extrusões |
• Objetos paramétricos |
• Espessura |
• Sólidos (Esfera, Cone, Hemisfério) |
• Varredura |
• Simbolos 3D |
|
Para exportar um arquivo STEP:
1. Selecione Arquivo > Exportar > Exportar STEP (apenas 3D)
A caixa de dialogo de exportação irá abrir.
2. Selecione Exportar sólido como superficie aparada para exportar um sólido como vários "corpos" diferentes ( por exemplo um cubo será exportado como seis corpos ); de outra forma o sólido será exportado como um unico corpo.
3. Clique Ok.
4. Especifique o nome do arquivo e o destino, então clique em salvar.
During Rhino 3DM import:
• Points are imported as a group of 3D loci.
• NURBS curves are imported as a group of NURBS curves.
• NURBS surfaces are imported as a group of NURBS surfaces.
• Closed solids are imported as a group of imported solids
• Open solids are imported as a group of NURBS surfaces.
• If there is only one element in the Rhino 3DM file, it is imported as a single element rather than grouped.
Imported solids cannot be ungrouped or edited through the Edit Group command; they can be used in solid operations.
To import a Rhino 3DM file:
1 Select File > Import > Import Rhino 3DM Format (3D only).
The Import Rhino 3DM File dialog box opens.
2 Select the file to import, and click Open.
The Export Rhino 3DM (3D only) command exports 3D curves, surfaces, and solids from a Vectorworks file into Rhino 3DM format, used by Rhinoceros® model files. Closed solids are exported as solids, while open solids are exported as a collection of surfaces.
Objects that are exported to a .3dm file include:
• 3D loci |
• 3D polygons |
• Architectural objects (wall/slab/column/stair) |
• Chamfers |
• NURBS curves and surfaces |
• CSG solids (add/subtract/intersect/section) |
• Fillets |
• Groups |
• Extrudes and multiple extrudes |
• Parametric objects |
• Shells |
• Solids (sphere/cone/hemisphere) |
• Sweeps |
• 3D Symbols |
|
To export a Rhino 3DM file:
1 Select File > Export > Export Rhino 3DM (3D only).
The Export Options dialog box opens.
2 Select Export Solid as Trimmed Surfaces to export a solid as several different “bodies” (for example, a cube exports as six bodies); otherwise, a solid is exported as a single body.
3 Click OK.
4 Specify the file name and destination, and then click Save.
The Vectorworks program can import 3D Parasolid X_T objects, including NURBS curves, NURBS surfaces, and solids; solids are imported as generic solids.
To import a Parasolid X_T file:
1 Select File > Import > Import Parasolid X_T.
The Import Parasolid X_T File dialog box opens.
2 Select the file to import, and click Open.
Alternatively, click the file to import and drag it into an open Vectorworks file.
The Export Parasolid X_T (3D only) command exports 3D objects to Parasolid .x_t format. Only 3D objects are exported. This is a convenient way of exchanging files with other applications that also use Parasolid as their modeling kernel, even when the other application’s Parasolid version is older.
To export a Parasolid X_T file:
1 If 3D objects from only one layer should be exported, make that layer active. If only selected objects should be exported, select the objects.
2 Select File > Export > Export Parasolid X_T (3D only).
The Export Parasolid X-T Options dialog box opens. Select whether to export only selected objects from the active layer, all visible objects from the active layer, or all visible objects from all layers in the file.
Click to show/hide the parameters.
3 Click OK.
4 Specify the export file name and destination, and then click Save.
A georeferenced raster image is a regular image file that comes with an additional companion file, known as a world file. A world file associated with the raster file must have the same name as the raster file and an extension of .bpw, .jgw, .pgw, .tfw, .gfw, or .wld. Georeferenced raster images are supported in the Vectorworks Landmark product, for both import and export.
When you import a raster image file, the Vectorworks Landmark product automatically uses the companion world file to import the image as a georeferenced raster image.
To import a georeferenced raster image:
1 Select File > Document Settings > Units and set the document units to match the units of the image to be imported. For example, if the world file’s units are meters, set the Vectorworks document units to meters.
2 Select File > Import > Import Image File.
The Open dialog box opens. Select the raster file for import.
3 If a world file is associated with the raster file, the image is automatically imported, translated, and scaled. The current view changes to Fit to Objects, so the imported image is visible.
To import an image without its associated world file scaling and translation, either rename the associated world file, or move it to a different folder.
GeoTiff image files can be imported, but no georeferencing information within the file is used.
If the current design layer is georeferenced, there is an option to export a worldfile along with an image file of the Vectorworks drawing.
To export a georeferenced raster image and world file:
1 Select File > Export > Export Image File.
2 The Export Image File dialog box opens. Select the export options, including Export Georeferencing File.
3 Click Save, and then name and save the image file. Along with the image file, the Vectorworks program exports a worldfile that describes the exported image’s location, scale, and rotation in the geographic coordinate system. If multiple georeferenced layers are visible, the worldfile will be written according to the topmost layer. See “Exportando um Arquivo de Imagem” na página 1682.
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The Vectorworks Spotlight product provides the ability to import and export lighting design data. The Vectorworks program is compatible with Lightwright 5 and later, and includes extra functionality to automatically data transfer to and from Lightwright.
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Vectorworks Spotlight instrument data (including accessory, power, and position information) can be exported to an external file. The resulting file can then be opened by a spreadsheet or database program, and is compatible with Lightwright.
All instrument and accessory data from the current light plot are exported. Individual instruments cannot be selected for export.
To export instrument data:
1 Select File > Export > Export Instrument Data.
The Export Instrument Data dialog box opens.
Click to show/hide the parameters.
The Unique ID field (UID) is not in the list, but is automatically exported. This field is required to re-import data.
2 Select the desired parameters and click Export.
3 Specify the export file name and destination, and then click Save.
4 The selected instrument data is exported to the file in tab-delimited format. Import the file as tab-delimited into the other program.
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The Export ASCII Patch command exports the dimmer and channel information from the drawing to a USITT standard ASCII text patch file (Version 3.0, Ident 3.0).
To export dimmer and channel information to a patch file:
1 Select File > Export > Export ASCII Patch.
2 Select whether to clear existing console patch information when importing the patch data into the lighting console. Click Yes to delete all existing patch data in the console before importing the new patch. Click No to preserve the current console patch data; the new patch information may overwrite existing data.
3 The Export ASCII Patch File dialog box opens. Specify the location and file name of the patch text file.
Fixtures with multiple channels are patched sequentially. For example, setting the Channel to 6, the Dimmer to 20, and the Num Channel to 4 generates the following patch information:
Channel |
Dimmer |
6 |
20 |
7 |
21 |
8 |
22 |
9 |
23 |
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Instrument data from an external file can be imported into a Vectorworks Spotlight file. Import settings can be saved.
To import instrument data:
1 Select File > Import > Import Instrument Data.
The Instrument Data Import dialog box opens.
2 Click Browse to search for the file to be imported.
The imported file must consist of tab-delimited text, with the instrument information in the rows and the field information in the columns.
3 Once the file has been selected, choose the Unique ID Field from the list of available fields.
This field will be used as the key field to match imported data to the data in the plot. Normally, select UID (Unique ID) or EID (External ID).
4 After the Unique ID Field has been selected, the list of incoming data fields is displayed in the Incoming Data list on the left, and all available instrument fields are shown in the Record Fields list on the right.
5 To map the incoming data to an instrument field, select a data item from the Incoming Data list, and then select the destination record field on the right. Click Link to link the fields. The linked field moves to the Record Fields list. (To unlink two linked fields, select the field from the Record Fields list and then click Unlink.)
6 Continue mapping fields individually until the desired links have been made. To save time, click AutoLink; this automatically matches fields based on the similarity of their names. Verify that the links were made as intended.
7 To import the data without saving the links, click Import.
Saving the mapping information allows you to skip the process of mapping individual fields when importing similar external files. Once the fields have been mapped appropriately, save the mapping links by clicking Save. Specify the name of the links file, which can then be restored with the Load button.
8 During import, the Vectorworks Spotlight product attempts to match all incoming data to an appropriate instrument. However, if items exist which cannot be matched, these display as orphan instruments at the bottom left of the drawing, outside the page boundary.
The first row of the imported file should contain the field labels. However, if the file to import contains instrument data in the first row, select Import First Record.
To load saved mapping files:
1 Click Browse and select the file to be imported.
2 Click the Load button, and select either a pre-defined mapping file or a saved mapping file. Click Import to open the mapping file and automatically map the fields based on the saved links.
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The lighting instruments and parameters specified in the Vectorworks Spotlight product can be automatically sent to Lightwright versions 5 and later to perform paperwork processing. Any changes to the data in Lightwright automatically update the light plot. Once configured (and once the Vectorworks file has been saved), these updates occur seamlessly in both applications.
For versions of Lightwright earlier than 5, see “Exchanging Data with Older Versions of Lightwright” na página 1705.
To specify automatic data transfer between the Vectorworks Spotlight product and Lightwright:
1 Select File > Document Settings > Spotlight Preferences.
The Spotlight Preferences dialog box opens. Click the Lightwright tab.
Click to show/hide the parameters.
2 Click Use automatic Lightwright Data Exchange to enable automatic data transfer between the Vectorworks Spotlight product and Lightwright, and indicate the location for saving the transfer file.
3 Move fields to be exported from the Available Fields list to the Export Fields list. All parameters in the Export Fields list are exported to Lightwright.
Click Save as default to save the current status of the lists for new Vectorworks files. When enabling data exchange, click Reset Defaults to use the default lists.
4 Click OK to close the dialog box and export the instrument and accessory information from the Vectorworks file to the exchange file.
As instruments are added, deleted, and changed in the Vectorworks Spotlight product, the edits appear in Lightwright. Similarly, edits made in Lightwright apply automatically to the Vectorworks file. Instrument data are updated when the file focus switches from the Vectorworks file to Lightwright, or Lightwright to the Vectorworks file.
Lights added in Lightwright are placed between existing lights on a lighting position upon import, based on the unit number of the new light. If no adjacent lights can be determined, the light is placed at the center of the lighting position.
In the Vectorworks file, an import worksheet is automatically created, listing instruments that have been added from Lightwright as well as instruments that did not have a Lightwright equivalent and should possibly be deleted from the Vectorworks file.
Right-click (Windows) or Ctrl-click (Macintosh) on a database row of the import worksheet, and choose Select Item to select and display the associated instrument.
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The Vectorworks Spotlight product automatically exchanges data with Lightwright version 5 and later (see “Automated Import and Export to Lightwright” na página 1704). However, instrument data can also be transferred between the Vectorworks Spotlight product and versions of Lightwright earlier than 5. Once lighting instruments and parameters have been specified in the Vectorworks file, their information can be sent to Lightwright to perform paperwork processing. When the paperwork in Lightwright is complete, the data can be imported back into the Vectorworks file to update the light plot.
The Vectorworks Spotlight product includes Lightwright automated action files, which, when selected at installation, are located in the Extras folder. These files have the correct settings required for exchanging data with the Vectorworks Spotlight product, and need to be placed into Lightwright’s Automated Actions folder. Consult the Lightwright documentation for information on using these files.
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To export instrument data from the Vectorworks Spotlight file to Lightwright:
1 When the Vectorworks file contains instrument data that is ready to export, select File > Export > Export Instrument Data.
The Export Instrument Data dialog box opens.
2 Select the appropriate Lightwright items for export by clicking the Lightwright button. (See “Exporting Instrument Data” na página 1702 for more information.) Select Export field names as first record. If exporting to version 4 of Lightwright, select Export in Lightwright 4 format.
3 Click Export to export the lighting instrument information as a tab-delimited file. Specify the location for the exported file, and click Save.
The data exported from the Vectorworks Spotlight program now needs to be imported into Lightwright so that it can be edited.
1 Prior to import, select Setup > Vocabulary in Lightwright.
The Show Setup dialog box opens.
2 Ensure that the Separate accessories from instrument types with field contains a “+” sign.
To import Vectorworks data into Lightwright:
1 In Lightwright, select File > Import Data. Specify the location of the file that was just created, and click Open.
2 The Importing dialog box opens. Click Suggest Matches.
Lightwright attempts to match the imported data fields to Lightwright fields. Verify that the information has been matched correctly.
3 Select Do not import first record and Ignore fields with only. Enter a “-” (dash) so that Vectorworks Spotlight fields with a “-” are ignored.
4 Click OK to begin the import. Lightwright reports the number of instruments that were imported; this may differ from the number of instruments exported from the Vectorworks program due to Static Accessories.
5 Select whether to save the import action in Lightwright.
Saving the action speeds up the import process, because the matching selections and other options will not need to be specified again.
Provide a name for the automated action, which can be selected later from File > Automated Actions.
6 The instrument information is now available for editing in Lightwright.
7 Save the Lightwright file.
Once the lighting instrument data has been edited in Lightwright, export the data so that it can be used to update the light plot in the Vectorworks Spotlight file.
If lighting instruments have been deleted in Lightwright, they will not automatically be deleted in the Vectorworks file. A warning message opens if this is the case, and the affected instruments are automatically selected for further action.
To export the edited data from Lightwright:
1 In Lightwright, select File > Export > Data. The Export Options dialog box opens.
2 Select the fields for export; selected fields display a check mark. Ensure that the External ID and Accessory fields are selected for export, and that Tab Separated is selected as the Export File Type. In addition, select Export field labels as first record, Strip Channel Parentheses, For lights with attributes and Fill blank fields with. For the blank fields, enter a “-” (dash), so that a “-” is inserted in any blank fields. Click OK.
3 Specify the export file name and location.
4 The option to save the export action for future automation is presented.
5 Click Yes to save the action.
Import the edited Lightwright data into the Vectorworks Spotlight file to update the lighting instrument information.
To import Lightwright data back into the Vectorworks file:
1 In the Vectorworks program, select File > Import > Import Instrument Data.
The Instrument Data Import dialog box opens.
2 With the Browse button, specify the file exported from Lightwright. If the file to import has External ID or UID as a field name, it will automatically be selected as the UID. Do not select Import First Record.
Click AutoLink to correctly match important fields. If not all fields are automatically mapped, map the incoming data to an instrument field as described in “Importing Instrument Data” na página 1703.
Accessories should be mapped to Accessories, and Instrument Type Symbol to Symbol Name.
3 Click Import. The Lightwright data is imported into the Vectorworks file, automatically updating the instrument data in the light plot.
If the instruments are not updated, verify that the External ID field was exported, and the Export Field Labels as First Record option was selected in Lightwright.
If the data needs to be sent back to Lightwright after this initial export, select the Merge command in Lightwright rather than Import. Lightwright uses the Lightwright ID number to match the data to existing instruments rather than creating new instruments.