Dados GSA
A Administração de Serviços Gerais nos Estados Unidos estabeleceu normas de entrega que exigem que os projetos sejam entregues no formato IFC. Além disso, eles exigem que dados específicos adicionais da GSA sejam incluídos com os espaços.
Para especificar dados da GSA para um objeto de espaço:
Selecione um objeto de espaço existente.
No painel Info de Objeto, clique em Configurações para abrir a janela de diálogo Configurações do Espaço.
Selecione o painel Parâmetros Avançadas e, em seguida, clique em Ativar GSA.
Selecione o painel Ocupação e, em seguida, clique em Ocupação GSA.
A janela de diálogo Ocupação GSA é aberta.
Clique para exibir/ocultar os parâmetros.Clique para exibir/ocultar os parâmetros.
|
Parâmetro |
Descrição |
|
OmniClass |
Selecione a classificação da agência federal para o espaço conforme a sua função; Para visualizar as subclasses abaixo de um título, clique na seta de divulgação à esquerda do título. |
|
Categoria de Espaço |
Selecione a categoria GSA para o espaço; o código numérico para a categoria é exibido à esquerda |
|
Tipo de Espaço |
Selecione o código GSA que descreve o uso do espaço; Uma descrição do código está exibida à direita. |
|
Ocupante |
Selecione o código e o nome da agência federal para a organização que ocupará o espaço Para visualizar as subclasses abaixo de um título, clique na seta de divulgação à esquerda do título. |
Insira os dados da GSA para o objeto de espaço.
Quando o desenho estiver completo e todos os dados da GSA necessários tiverem sido inseridos, selecione Arquivo > Exportar > Exportar Projeto IFC para salvar o arquivo no formato IFC.
Requisitos BIM do programa espacial da GSA
Um BIM de programa espacial da GSA possui alguns requisitos específicos de modelagem. Utilize as seguintes diretrizes para criar uma exportação IFC otimizada a partir do programa Vectorworks, compatível com todas as diretrizes e padrões da GSA.
Geral
Reduza, elimine ou desative (ocultando classes apropriadas) os componentes 3D de objetos que não contribuem para a definição espacial do modelo. Embora o formato de dados IFC suporte diversos itens "não-espaciais" ou "não-estruturais", eles não são necessários para o atual programa espacial BIM da GSA.
Certifique-se de que todas as interseções de paredes estejam configuradas corretamente, para que um objeto de espaço com limite automático possa detectar corretamente as extensões do ambiente.
Certifique-se de que todos os objetos de espaço tenham as seguintes configurações na paleta Object Info:
Mostrar Contorno 2D (seção Contornos 2D e Área) está definido como "Contorno Útil".
Mostrar 3D (seção Limites 3D) está ativado.
O Exibição de Volume do limite 3D está configurada como "Líquido", e a altura está definida para representar adequadamente a altura total do espaço, seja manualmente ou com base nas configurações de história.
Colunas e Pilastras
O GSA exige um limite de espaço "líquido" que envolve pilastras e colunas de concreto independentes, excluindo-os dos cálculos de área. No entanto, o limite do espaço não deve envolver colunas de aço ou colunas embutidas em uma parede. esses devem ser ignorados.
Para criar um suporte vertical compatível com o BIM da GSA, utilize a ferramenta Pilastra (necessária a versão Vectorworks Architect) ou a ferramenta Coluna. Um pilar deve ser definido como Arquitetônico, ou Estrutural e Arquitetônico, para estar em conformidade com os requisitos da GSA. Uma coluna está restrita a uma geometria de planta simétrica quadrada ou oval. O limite do espaço irá envolver as dimensões dessas estruturas.
Pilares de aço expostos com flanges largos ou perfis em H não precisam ser excluídos da área BIM GSA. Se for necessário um pilar de aço estrutural, utilize geometria plana extrudada dentro de um símbolo híbrido para criar o pilar. O coluna será reconhecida como geometria 3D, mas não será excluída da área do BIM da GSA no objeto de espaço.
Shafts
Conforme as diretrizes da GSA, um shaft que tenha uma penetração de piso maior que nove pés quadrados deve ser designado como seu próprio espaço.
Se esse shaft for completamente limitado por paredes, basta criar um objeto de espaço dentro do shaft. Se o shaft não for limitado por paredes, use a ferramenta Parede com o estilo <Parede Virtual> para criar um contorno; Uma vez que o shaft estiver cercado por paredes virtuais, crie espaços na sala e no shaft.
