Editando texturas e shaders

Todas as texturas, sejam criadas por você, selecionadas de uma biblioteca ou importadas dos recursos incluídos no programa Vectorworks, podem ser editadas alterando os parâmetros dos shaders que compõem a textura. Edite a textura na Paleta Info de Objeto para ver as alterações refletidas imediatamente no objeto selecionado. Como alternativa, edite a textura no Administrador de Recursos.

Os recursos materiais (é necessário o Design Series) obtêm suas texturas por referência; qualquer edição em um recurso de textura automaticamente muda a textura de cada recurso material que usa aquela textura; veja definindo um material simples.

Ver Importando texturas Arroway ,Importando Mosapadrões, eImportandomtexturpara obter detalhes sobre o uso de recursos dessas bibliotecas de textura de terceiros.

Editando texturas e shaders de objetos selecionados

As texturas e shaders de um objeto selecionado podem ser editadas diretamente através do menu Textura na aba Apresentar da paleta Info de Objeto. As alterações são exibidas imediatamente no desenho. O mapeamento de textura também pode ser editado na paleta Info de Objeto; VejoGerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto.

Editando o recurso de textura

Para editar o recurso de textura de uma seleção:

Selecione um ou mais objetos texturizados desejados.

Na aba Apresentar da paleta Info de Objeto, clique na seta ao lado do nome da textura para abrir o menu Textura.

Faça um dos seguintes:

Selecione Editar Recurso (Nome da Textura) para editar a textura atual.

Selecione Duplicar e Editar Recurso (Nome da Textura) para fazer uma cópia do recurso para edição. Isso pode ser útil para evitar alterações indesejadas em vários objetos que usam a mesma textura. As alterações feitas em uma cópia da textura só se aplicam à seleção atual.

A janela de diálogo Editar (Nome da textura) é aberta e uma janela de preview é criada ao redor do objeto selecionado.

Alguns parâmetros não estão disponíveis quando você edita um recurso na paleta Info de Objeto; para editar esses parâmetros, você deve acessar a textura diretamente do Administrador de Recursos.

Os parâmetros são iguais aos usados para criar a textura; quaisquer alterações são refletidas diretamente no desenho.

Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.Clique para mostrar / ocultar os parâmetros.

Parâmetro

Descrição

Shaders

Selecione um sombreador diferente ou adicional, ou edite os parâmetros do sombreador, conforme descrito em Criando uma nova textura

Tamanho

Define o tamanho (em medidas reais) de cada repetição da textura. Def. pela Imagem

Definir pela Imagem

Para shaders baseados em imagens, clique para definir o tamanho real em relação a um segmento da imagem (se vários shaders baseados em imagens forem usados, primeiro selecione o shader na janela de diálogo Selecionar Imagem). Na janela de diálogo Definir Tamanho da Imagem, especifique o comprimento da textura a ser usado para dimensionamento arrastando as extremidades do segmento de linha. Em seguida, especifique o tamanho real para o segmento de linha em Tamanho Mostrado.

O tamanho deverá refletir a configuração do arquivo. Por exemplo, se a escala da camada for 1/4” e pés e polegadas estiverem sendo usados, o tamanho deverá ser em pés, não em polegadas.

Sombras

 

Gerar sombras

Permite que objetos com essa textura possam projetar sombras (para modos de renderização que mostram sombras)

Receber sombras

Permite que objetos com essa textura possam receber sombras (para modos de renderização que mostram sombras)

Opções de Iluminação Indireta

Abre a caixa de diálogo Opções de textura de iluminação indireta, para definir quaisquer sobreposições para a textura ao renderizar com iluminação indireta (veja Criando uma nova textura)

Opções de Preview

 

Modo de Apresentação

Selecione um modo de apresentação para a janela de preview; isso não muda o modo de apresentação do desenho

Atualizar Quando Alterar Parâmetros

Apresenta o preview com o Modo de Apresentação selecionado conforme os parâmetros mudam; se deselecionado, o desenho não é atualizado até que a janela de diálogo seja fechada

Apresentar Apenas o Objeto Selecionado

Apresenta apenas o objeto selecionado conforme os parâmetros mudam; deselecione para apresentar objetos dentro da janela de preview conforme os parâmetros mudam

(Nome da textura) é Utilizado por

Indica o número de objetos no arquivo com a textura atual aplicada

Editando o shader

Se apenas os parâmetros do shader requerem edição, acesse-os rapidamente no menu Textura em vez de editar a textura primeiro.

Para editar um dos shaders que compõem a textura de uma seleção:

Selecione o objeto(s) desejados.

Na aba Apresentar da paleta Info de Objeto, clique na seta ao lado do nome da textura para abrir o menu Textura.

Selecione Editar Shader (Nome do Shader) para editar diretamente um dos shaders que compõem a textura aplicada.

A janela de diálogo Editar (Nome do Shader) é aberta e uma janela de preview é criada ao redor do objeto selecionado.

Os parâmetros são iguais aos usados para criar o shader; quaisquer alterações são refletidas diretamente no desenho.

Editando a hachura da superfície

Se apenas os parâmetros do shader requerem edição, acesse-os rapidamente no menu Textura em vez de editar a textura primeiro.

Para editar a hachura de superfície associada à textura de uma seleção:

Selecione o objeto(s) desejados.

Na aba Apresentar da paleta Info de Objeto, clique na seta ao lado do nome da textura para abrir o menu Textura.

SelecioneEditar Hachura de Superfíciepara abrir a caixa de diálogo Editar hachura de superfície.

Edite a hachura da superfície conforme descrito emEdição de hachuras de superfície .

Editando texturas e shaders no Administrador de Recursos

Uma textura e suas propriedades de shader podem ser editadas no Administrador de Recursos. A textura não precisa estar aplicada a nenhum objeto para ser editada dessa forma; as alterações são exibidas em uma janela de preview em vez de diretamente no desenho.

Texturas importadas, como aquelas importadas do Cinema 4D, exibem Importadas assim como seus tipos de cor, reflexividade, transparência e tipos de shader de relevo, e Editar é desabilitado. No entanto, você pode selecionar um tipo de shader diferente e editá-lo, se desejar. Outros parâmetros de textura são editáveis. Devido a restrições de licenciamento, a reflexividade da textura de algumas texturas importadas do Cinema 4D pode não corresponder exatamente às originais.

Para editar um recurso de textura, incluindo seus shaders, no Administrador de Recursos:

No Administrador de Recursos, clique com o botão direito do mouse no recurso e selecione Editar no menu contextual.

A janela de diálogo Editar Textura abrirá.

Clique em Editar para editar um dos shaders que compõem a textura. A próxima janela de diálogo que se abre depende do tipo de shader. As descrições de todos os parâmetros possíveis são apresentadas em ordem alfabética em Parâmetros de shader Renderworks.

Clique em OK para sair das propriedades do shader.

Edite as propriedades da textura conforme descrito emCriando uma nova textura. A textura também pode ser renomeada.

As alterações são exibidas na janela de preview.

Clique em OK para sair da janela de diálogo Editar Textura. As texturas aplicadas a qualquer objeto são atualizadas para refletir as mudanças.

Uma textura Renderworks pode ser excluída de um desenho e/ou substituída por outra textura Renderworks existente; VejoExcluindo ou substituindo Recursos.

Criando uma nova textura

Parâmetros de shader Renderworks

 

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