A ferramenta Empurrar/Puxar está no conjunto de ferramenta de modelagem 3D.
A ferramenta Empurrar/Puxar permite modelar interativamente a partir de geometrias planas, criando ressaltos ou recortes em objetos sólidos através da adição ou subtração de um volume de um sólido. O volume é adicionado ou subtraído com a extrusão de uma face no modo Extrusão de Face, incluindo toda a geometria presente em uma face no modo Mover Face, ou com a extrusão de uma curva NURBS plana (ou um grupo de curvas NURBS fechadas e sem interseção) no modo Sub-Face.
Existem três modos:
Modo |
Descrição |
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Extrusão de Face |
Permite selecionar a face plana de um sólido, um objeto plano 2D ou uma curva NURBS para adicionar ou subtrair volume, criando faces perpendiculares |
Mover Face |
Permite estender a face plana de um objeto sólido, adicionando ou subtraindo a face junto com qualquer geometria presente na face |
Extrair Curvas |
Permite selecionar uma curva ou grupo de curvas para adicionar ou subtrair volume de um sólido |
Para preservar o perfil geométrico primitivo de uma extrusão, clique com o botão direito (Windows) ou clique segurando Ctrl (Macintosh) na extrusão e clique em Editar no menu de contexto. Veja Object Editing Mode.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Extrusão de Face
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Prejetar/Recortar
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Modelagem 3D |
O modo Extrusão de Face cria faces perpendiculares quando volumes são adicionados ou subtraídos. Objetos planos 2D, curvas NURBS e a face plana de qualquer sólido podem ser modificados.
Para adicionar ou subtrair usando a projeção de faces no modo Extrusão de Face:
1.Clique na ferramenta Projeção/Recorte no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então selecione a opção Projetar Face na Barra de Ferramentas.
2.Clique na face plana, objeto plano ou curva NURBS desejada
Se necessário, a janela de diálogo de seleção de face irá abrir para ajudá-lo a determinar qual é a face correta a ser selecionada. Veja Selecting the Edges and Faces of a Solid. Para selecionar faces escondidas de sólidos. pressione a tecla Alt (Windows) ou tecla Option (Macintosh) enquanto estiver selecionando. Quando a face correta for selecionada, clique OK.
3.Uma alça de manipulação será mostrada no centro da face selecionada. Clique na alça e arraste para expandir (se o modo ativo for Adicionar) ou recortar (se o modo ativo for Subtrair) do volume do sólido. A distância exata de projeção ou recorte pode ser entrada numericamente no campo Distância na Barra de Dados. Como um preview do resultado a parte adicionada ou recortada é mostrada.
4 Clique no local desejado para editar o sólido.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Mover Face
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Prejetar/Recortar
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Modelagem 3D |
O modo Mover Face estende a face de um sólido, extrudando as geometrias que o rodeiam ou as adjacentes quando a face se move.
Para mover a face de um sólido no modo Mover Face:
1.Clique na ferramenta Projetar/Recortar a partir do conjunto de ferramentas de Modelagem 3D e então selecione Mover Face na barra de ferramentas.
2.Clique na face plana desejada.
Se necessário, a janela Selecionar Face abre para ajudar a escolher a face correta, como descrito em Selecting the Edges and Faces of a Solid. Para selecionar faces escondidas de sólidos. pressione a tecla Alt (Windows) ou tecla Option (Macintosh) enquanto estiver selecionando. Quando a face correta for selecionada, clique OK.
Uma alça é exibida na face. Clique na alça e arraste para estender a face e sua geometria. A distância também pode ser especificada ao entrar com um valor no campo Distância da barra de ferramentas ou na barra de dados flutuante. O novo sólido é pré-visualizado no desenho.
Clique no local desejado para editar o sólido.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Extrair Curvas
|
Prejetar/Recortar
|
Modelagem 3D |
Para adicionar ou subtrair de um sólido no modo Extrair Curvas:
1.Clique na ferramenta Empurrar/Puxar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então selecione a opção Extrair Curvas na Barra de Ferramentas.
2.Selecione a curva NURBS ou grupo de curvas NURBS que serão utilizadas para criar o ressalto ou recorte, e então selecione o sólido.
3.Uma alça é exibida na face do sólido. Quando uma curva NURBS aberta é coplanar com a face do sólido e também divide a face do sólido, uma alça é exibida para cada seção dividida e cada alça pode ser movida individualmente. Clique na alça e arraste para aumentar (modo Adicionar) ou diminuir (modo Subtrair) o volume do sólido. A distância da projeção ou recorte também pode ser especificada ao entrar com um valor no campo Distância na barra de ferramentas ou na barra de dados flutuante. O novo sólido é pré-visualizado no desenho.
No modo Subtrair a distância de projeção pode exceder o volume do sólido, no entanto a operação de recorte será realizada somente dentro do perímetro de volume do sólido.
4 Clique no local desejado para editar o sólido.
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Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Chanfrar Face
|
Modelagem 3D |
A ferramenta Chanfrar Face permite chanfrar faces de objetos sólidos em um ângulo especificado em relação a um plano de referência selecionado. Isto permite a você explorar de forma rápida e fácil os diferentes formatos de sólidos.
Dois modos estão disponíveis.
Modo |
Descrição |
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Faces Tangentes |
Chanfra a face escolhida e quaisquer faces tangentes a ela, como um grupo. Para sólidos com lados curvos. |
Face Escolhida |
Chanfra somente a face escolhida |
Para chanfrar a face de um sólido:
1. Clique na ferramenta Chanfrar Face no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo desejado na barra de ferramentas.
2. Clique para selecionar um objeto ou a face de um objeto que será usada para determinar o pivô da operação de chanfrado. Pode ser um objeto 2D como um retângulo, a face plana de um sólido (incluindo o próprio sólido a ser chanfrado) ou uma curva NURBS plana ou uma borda sólida. Os objetos válidos serão destacados quando o cursor passar sobre eles.
Segure Alt (Windows) ou Option (Mac) para selecionar um objeto ou face que esteja atrás de outro objeto.
3. A seguir mova o cursor para selecionar a face a ser chanfrada, e então clique para selecioná-la. No modo Faces Tangentes, tanto a face clicada quanto a face tangente a ela são selecionadas.
Segure Alt (Windows) ou Option (Mac) para selecionar uma face atrás de um objeto.
4. Arraste para exibir uma prévia do chanfrado. Ou para chanfrar em um ângulo específico, pressione Tab e informe um número positivo ou negativo na barra de Dados. Pressione Enter (Windows) ou Return (Mac) para exibir uma prévia do chanfrado.
5 Clique ou pressione Enter para completar o chanfro. O resultado será um objeto sólido genérico.
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A ferramenta Deformar está no conjunto de ferramenta de modelagem 3D.
A ferramenta Deformar remodela objetos sólidos e superfícies NURBS e permite a fácil exploração de formas esculturais. A ferramenta torce, chanfra, incha e curva objetos sólidos existentes. Os objetos resultantes serão sólidos genéricos.
Modo |
Descrição |
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Torcer Sólido |
Torce o sólido ou superfície NURBS selecionada em um ângulo especificado |
Torcer Face |
Torce a face selecionada e a face adjacente ou tangente de um sólido em um ângulo especificado |
Chanfrar Sólido |
Chanfra o sólido ou superfície NURBS selecionada em uma proporção especificada |
Inchar Sólido |
Incha o sólido ou superfície NURBS selecionada em uma proporção especificada |
Curvar Sólido |
Curva o sólido ou superfície NURBS selecionada em um ângulo especificado |
Simétrico |
Deforma o sólido simetricamente |
Comprimento Finito |
Deforma o sólido dentro do comprimento especificado pela coluna de curva. A parte da forma além da coluna de curva mantém a tangência original |
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Torcer Sólido
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Deformar
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Modelagem 3D |
Para torcer um sólido ou superfície NURBS:
1. Clique em Deformar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo Torcer Sólido.
2. Ao mover o cursor sobre objetos 3D, eles serão destacados para indicar que podem ser modificados. Clique para selecionar o sólido ou superfície NURBS.
Clique segurando Shift para selecionar mais de um objeto para a torção.
3. A imagem de um transferidor é exibida próxima ao cursor. Posicione o transferidor no plano de torção apropriado e clique no ponto central da torção.
O transferidor é exibido somente se um objeto for selecionado. Para posicionar o transferidor pode ser necessário ativar um plano específico usando a lista Planos Ativos na barra de Visualização.
O ponto central da torção pode estar localizado fora do objeto sendo torcido.
4. A imagem do transferidor permanece no ponto do clique, e a linha de eixo de torção é exibida. À medida que o cursor é movimentado, o transferidor é rotacionado e a linha de referência da torção é exibida mostrando uma prévia do ponto inicial para a torção. Clique para inserir a linha de referência.
5. À medida que você move o cursor, a linha do ângulo de torção acompanha o cursor e uma prévia do objeto torcido é exibida.
Os objetos podem ser torcidos mais de 360 graus.
6 Clique para completar a operação. O resultado será um objeto sólido genérico.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Torcer Face
|
Deformar
|
Modelagem 3D |
Para torcer as faces de um sólido:
1. Clique em Deformar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo Torcer Face. A imagem de um transferidor é exibida próxima ao cursor.
2. Ao mover o transferidor sobre objetos 3D, as faces que serão torcidas são destacadas. Posicione o transferidor na face apropriada e clique no ponto central da torção.
O transferidor é orientado de acordo com o normal da face. O modo Face torce a face selecionada e todas as faces adjacentes e tangentes conforme indicado pelo destaque.
3. A imagem do transferidor permanece no ponto do clique, e a linha de eixo de torção é exibida. À medida que o cursor é movimentado, o transferidor é rotacionado e a linha de referência da torção é exibida mostrando uma prévia do ponto inicial para a torção. Clique para inserir a linha de referência.
4. À medida que você move o cursor, a linha do ângulo de torção acompanha o cursor e uma prévia do objeto torcido é exibida.
5 Clique para completar a operação. O resultado será um objeto sólido genérico.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Chanfrar Solido
|
Deformar
|
Modelagem 3D |
Para chanfrar um sólido ou superfície NURBS:
1. Clique na ferramenta Deformar no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então escolha o modo Chanfrar Sólido.
O modo simétrico é escolhido por padrão. Uma seta de quatro pontas é exibida próxima ao cursor, e a mesma quantidade de chanfro é aplicada à direção do arrasto e à direção perpendicular. Se você desejar fazer um chanfrado assimétrico, desmarque o modo Simétrico na barra de ferramentas. Neste caso uma seta de duas pontas é exibida, e o chanfrado é aplicado somente à direção do arrasto. A direção perpendicular não recebe chanfro.
O modo Simétrico pode ser ativado ou desativado a qualquer momento durante a operação.
2. Ao mover o cursor sobre objetos 3D, eles serão destacados para indicar que podem ser modificados. Clique para selecionar o sólido ou superfície NURBS.
Clique segurando Shift para selecionar mais de um objeto.
3. Uma seta de duas ou quatro pontas é exibida próxima ao cursor. Posicione a seta no centro de onde você deseja obter o chanfro e clique.
A seta é exibida somente se um objeto estiver selecionado. Para posicionar a seta onde deseja, pode ser que você precise ativar um plano específico usando a lista Planos Ativos na barra de Visualização.
O centro do chanfro pode estar localizado fora do objeto a ser chanfrado.
4. A seta permanecerá no ponto clicado, e a linha de eixo do chanfro é exibida. À medida que você move o cursor, as setas giram para indicar a direção do chanfro, e a linha de referência do chanfro mostra uma prévia do ponto de início do chanfro. Clique para inserir a linha de referência.
5. À medida que você move o cursor, a linha de aspecto do chanfro acompanha o cursor, e uma prévia do objeto chanfrado é exibida.
Para fazer um chanfro preciso, pressione Tab e informe um número positivo na barra de Dados. A taxa de aspecto original é 1. Números inferiores a 1 causam um chanfro para dentro, e números superiores a 1 causam um chanfro para fora. Pressione Enter para exibir uma prévia do chanfro.
6 Clique para completar a operação. O resultado será um objeto sólido genérico.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Bulge Solid
|
Deform
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3D Modeling |
The Deform tool’s Bulge Solid mode can be used to create a convex or concave shape.
To create a bulge in a solid or NURBS surface:
1 Click the tool and mode.
Symmetric mode is selected by default; a four-way arrow feedback graphic displays around the cursor, and an equal amount of bulge applies to both the drag direction and its perpendicular direction. If an asymmetrical bulge is desired, deselect Symmetric mode on the tool bar; a two-way arrow feedback graphic displays, and the bulge applies only to the drag direction; its perpendicular direction has no bulge.
The Symmetric mode status can also be changed at any time during the operation.
2 As you move the cursor over 3D objects, they are highlighted to indicate they can be modified. Click to select the solid or NURBS surface.
Shift-click to select more than one object.
3 A four-way or two-way arrow feedback graphic displays around the cursor. Position the arrow graphic at the desired bulge center and click.
The arrow graphic displays only when an object is selected. To position the arrows as desired, you may need to activate a specific plane using the Active Planes list from the View bar.
The bulge center can be located away from the object being bulged.
4 The arrow graphic remains at the click point, and the bulge axis line appears. As you move the cursor, the arrows rotate to indicate the direction of the bulge, and the bulge reference line previews the starting point for the bulge. Click to place the reference line.
5 As you move the cursor, the bulge ratio line tracks the cursor, and a preview of the bulged object displays.
To create the bulge to a precise ratio, press the Tab key and enter a positive number in the Data bar. The original shape ratio is 1; numbers below 1 bulge inward, while numbers above 1 bulge outward. Press Enter to display a preview of the bulge.
6 Click to complete the operation. The result is a generic solid object.
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Mode |
Tool |
Tool set |
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Bend Solid
|
Deform
|
3D Modeling |
To bend a solid or NURBS surface:
1 Click the tool and mode.
Symmetric mode is selected by default; the bend applies to both the positive and negative direction of the bend spine. If an asymmetrical bend is desired, deselect Symmetric mode on the tool bar; the bend applies only to the positive direction of the bend spine.
Finite Length mode is selected by default; the bend applies only to the finite length of the bend spine. To bend the entire object, deselect Finite Length mode on the tool bar.
The Symmetric mode and Finite Length mode status can also be changed at any time during the operation.
2 As you move the cursor over 3D objects, they are highlighted to indicate they can be modified. Click to select the solid or NURBS surface.
Shift-click to select more than one object.
3 A protractor feedback graphic displays around the cursor. Position the protractor on the appropriate bend spine starting point, and click.
The protractor graphic displays only when an object is selected. To position the protractor as desired, you may need to activate a specific plane using the Active Planes list from the View bar.
4 The protractor remains at the click point, and the protractor normal line appears. As you move the cursor, the protractor rotates and the bend spine appears; the line previews the bend spine’s end point. Click to place the bend spine.
If Finite Length mode is selected, the bend spine, which is defined by click 2 and click 3, delimits the section to bend.
5 As you move the cursor, the bend spine tracks the cursor, and a preview of the bent object displays.
To bend to a precise angle, press the Tab key and enter a negative or positive number in the Data bar; press Enter to display a preview of the bend.
6 Click to complete the operation. The result is a generic solid object.
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A modelagem por subdivisão permite a criação fácil e intuitiva de formas livres, quer seja para projetar um objeto ou para explorar um conceito. Um objeto primitivo de subdivisão é criado através do comando Criar Primitiva de Subdivisão. Este objeto primitivo é então esculpido usando uma combinação de sete modos principais e cinco sub-modos da Ferramenta Editar Subdivisão.
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Clique aqui para uma série de vídeos sobre este tópico (requer acesso à internet) |
Comando |
Caminho |
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Criar Objeto Primitivo de Subdivisão |
Modelar |
Para criar um objeto primitivo de subdivisão:
1 Selecione Modelar > Criar Primitiva de Subdivisão
A janela Criar Primitiva de Subdivisão abrirá.
Alternativamente, duplo-clique a ferramenta Editar Subdivisão para abrir a janela Criar Primitiva de Subdivisão.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
2 Set the parameters. If Center at Next Click is selected, click in the drawing to place the object.
The subdivision object is ready to be edited, using the Edit Subdivision tool.
Most tools and commands that can be used to edit solid objects can be used to modify subdivision objects. However, the following tools do not edit subdivision objects:
• Chamfer Edge tool |
• Push/Pull tool |
• Deform tool |
• Shell Solid tool |
• Extract tool |
• Taper Face tool |
• Fillet Edge tool |
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Comando |
Caminho |
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Converter para Subdivisão |
Modificar > Converter |
Malhas existentes, polígonos 2D, polígonos 3D e objetos sólidos com faces planas podem ser convertidos em objetos de subdivisão para modelagem.
Para converter um objeto existente em um objeto de subdivisão:
1 Selecione o objeto a ser convertido.
2 Selecione Modificar > Converter > Converter para Subdivisão.
3 O objeto é convertido em um objeto de subdivisão. Esta ação não pode ser revertida. Por padrão, todas as arestas e vértices em um objeto de subdivisão são suaves. Para afiar uma ponta ou vértice, use a ferramenta Editar subdivisão (veja Criando Objetos por Subdivisão para maiores informações).
The object is converted to a subdivision object. This action cannot be reversed. By default, all edges and vertices in a subdivision object with an iteration value greater than 0 are smooth. To sharpen an edge or vertex, use the Edit Subdivision tool (veja Suavizando ou Vincando o Modelo de Subdivisão).
Para criar um objeto de subdivisão com base em um sólido com faces não planares, como um cilindro ou esfera, primeiro converta o objeto em uma malha e, em seguida, converta a malha em um objeto de subdivisão.
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A ferramenta Editar Subdivisão fica no Conjunto de Ferramentas Modelagem 3D
Os modos da ferramenta permitem a você combinar muitas operações diferentes para esculpir uma primitiva de subdivisão em praticamente qualquer forma imaginável. Existem sete modos primários, e adicionalmente cinco submodos tornam-se disponíveis quando o modo Transformar é selecionado.
Duplo-clique a primitiva de subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e automaticamente ativar a ferramenta Editar Subdivisão.
Modo |
Descrição |
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Transformar |
Utiliza um manipulador 3D que permite transformar as faces, bordas e vértices da malha da gaiola, em uma variedade de maneiras dependendo dos sub-modos selecionados |
Vincar |
Aplica um nível maior ou menor de vinco (dobra) nas faces, bordas e vértices da malha da gaiola , gerando dobras mais marcadas ou mais suaves. |
Extrudar Face |
Extruda uma face da malha da gaiola, de maneira similar ao uso da ferramenta Empurrar/Puxar. |
Dividir Face |
Divide uma face da malha da gaiola em cinco faces gerando novas entidades na malha da gaiola para edição. |
Furar Face |
Cria um furo em uma face de um objeto de subdivisão |
Bridge |
Connects two open edges of a subdivision object |
Add Edge |
Adds an edge to split an existing cage mesh face |
Remove Edge |
Removes a cage mesh edge and merges the adjacent faces into one |
Mirror Modeling |
Mirrors a subdivision model across a plane |
Deslocar e Rotacionar (Modo Transformar somente) |
Usa o manipulador 3D Deslocar e Rotacionar para a manipulação das faces, bordas e vértices da malha da gaiola para a remodelagem e rotação do objeto selecionado |
Escala (Modo Transformar somente) |
Usa o manipulador 3D de Escala para redimensionar o objeto selecionado ou parte do mesmo |
Reposicionamento |
Reposiciona o manipulador 3D sem afetar o objeto selecionado |
Alinhar
à Gaiola |
Mantém o manipulador 3D alinhado à entidade selecionada da malha da gaiola |
Alinhar
ao Plano de Trabalho |
Mantém o manipulador 3D alinhado ao plano de trabalho (veja “Understanding the Working Plane” on page 1220) |
Connect (Bridge mode only) |
Adds a new cage mesh face to connect two open edges |
Join (Bridge mode only) |
Extends an existing cage mesh face to join two open edges |
Transformar |
Utiliza um manipulador 3D que permite transformar as faces, bordas e vértices da malha da gaiola, em uma variedade de maneiras dependendo dos sub-modos selecionados |
After the operation is complete, the Edit Subdivision tool and selected cage mesh entity remain active, to facilitate another operation. Click another mode, cage mesh entity, or 3D dragger control to begin another edit.
Após a edição, o objeto de subdivisão pode ser convertido em um sólido genérico ou sólido NURBS; veja Convertendo Sólidos Genéricos and Converting to NURBS.
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O modo Transformar da ferramenta Editar Subdivisão permite realizar uma variedade de operação em um objeto primitivo de subdivisão, dependendo dos submodos selecionados. Os sub-modos Deslocar e Rotacionar ativam o Manipulador 3D com as alças lineares, planares e de rotação para remodelar a face, borda ou vértices selecionados da malha da gaiola. O sub-modo de Escala ativa o manipulador 3D com as alças lineares e planares que permitem redimensionar a face, borda ou vértices da malha da gaiola.
Selected cage mesh entities, and the corresponding section of the subdivision model, are completely deleted from the drawing if you press the Delete key while in Transform mode; deleting a face in this way creates the open edges required for some subdivision edits. Deleted cage mesh and model faces can be restored by Bridging Open Edges of a Subdivision Model or by Closing a Hole in a Subdivision Model. A face of the subdivision model can be removed in such a way that it can be added back to the model later by Fazendo uma Abertura em um Modelo de Subdivisão.
Três modos adicionais tornam fácil a seleção de uma porção da malha da gaiola a ser editada. O submodo de Reposicionamento permite a você reposicionar o manipulador 3D sem afetar o objeto selecionado. O modo Alinhar à Gaiola mantém o Manipulador 3D alinhado com a entidade da malha da gaiola selecionada, e o sub-modo modo Alinhar ao Plano de Trabalho mantém o Manipulador 3D alinhado ao plano de trabalho.
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Mode |
Tool |
Tool set |
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Transform
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
The Translate and Rotate mode is the Edit Subdivision tool’s most flexible mode. It is used for several free-form manipulations of the subdivision object.
To extrude multiple cage mesh faces and/or open edges as though they were a single group, hold the Alt key while manipulating the 3D dragger to activate the Extrude with Join Adjacent functionality. (An open edge is an edge with only one adjacent face; this means that the cage mesh’s other adjacent faces have been completely deleted from the drawing using the Transform mode and the Delete key.)
Para deslocar e rotacionar um modelo de subdivisão;
1 Selecione o objeto de subdivisão a editar.
2 Clique na ferramenta Editar Subdivisão do Conj. de Ferramentas Modelagem 3D
3 Clique no modo Transformar e os sub-modo Deslocar e Rotacionar na Barra de Ferramentas e clique Alinhar à Gaiola ou o sub-modo Alinhar ao Plano de Trabalho para garantir o posicionamento apropriado do Manipulador 3D.
As you move the cursor over the cage mesh, its edges, faces, and vertices are highlighted to indicate they can be modified.
4 Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas, faces e vértices são destacados para indicar que podem ser modificados. Clique em uma entidade da malha da gaiola para inserir o Manipulador 3D de Deslocar e Rotacionar. Shift Clique, ou Arraste com a Telha Shift no modo cerca para selecionar mutiplas entidades da malha da gaiola.
O Manipulador 3D mostra apenas quando uma entidade estiver selecionada.
Use o modo de Re-Posicionamento, se necessário, para mover o Manipulador 3D para a posição desejada (veja Reposicionando o Manipulador 3D).
5 Clique no controle linear, planar ou de rotação o manipulador 3D e mova o manipulador para mudar a forma do objeto. Ao mover o manipulador a nova é mostrada.
O controle selecionado é mostrado em amarelo durante a operação.
6 Clique para completar a transformação.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Transform
|
Edit Subdivision
|
Modelagem 3D |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
The Scale mode is used to change the scale of part of a subdivision model or of the whole model.
Para redimensionar um modelo de subdivisão:
1 Selecione o objeto de subdivisão a editar.
2 Clique a ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de Ferramentas Modelagem 3D
Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
3 Clique o modo Transformar e o sub-modo Redimensionar na Barra de Ferramenta, e clique tanto o submodo Alinhar à Gaiola ou Alinhar ao Plano de Trabalho, para garantir o posicionamento correto do Manipulador 3D.
4 Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas, faces e vértices, são destacados para indicar que podem ser modificados com a ferramenta Editar Subdivisão. Clique nas entidades da malha da gaiola para posicionar o manipulador 3D de Redimensionar. Clique com Shift, ou arraste com o Shift pressionado para selecionar múltiplas entidades da malha da gaiola. Para múltiplas seleções o manipulador 3D é posicionado no centro relativo às entidades selecionadas e é orientado ao plano de trabalho atual.
O manipulador 3D é mostrado apenas quando uma entidade da malha da gaiola estiver selecionada.
Use o modo reposicionamento se necessário para mover o manipulador 3D para a localização desejada (veja Reposicionando o Manipulador 3D).
5 Clique no controle apropriado (linear ou planar) do manipulador 3D e mova o manipulador para mudar a escala do objeto. Assim que mover o manipulador 3D, a nova forma é mostrada.
6 Para redimensionar um objeto uniformemente em todas as direções, e não apenas em duas direções, pressione a tecla Ctrl durante a operação.
O controle selecionado é mostrado em amarelo durante a operação.
7 Clique para completar a transformação.
Uma vez a operação esteja completa, tanto a ferramenta Editar Subdivisão como a entidade da malha da gaiola selecionada permanecerão ativas, para facilitar o início de uma próxima operação. Clique em outro modo, entidade da malha ou controle para iniciar outra edição.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Transform |
Edit Subdivision
|
Modelagem 3D |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
O Manipulador 3D pode ser deslocado de sua posição default em relação a entidade selecionada da malha da gaiola.
Usando o modo Reposicionamento não irá afetar qual manipulador aparecerá na área de desenho.
Para reposicionar o Manipulador 3D:
1 Com o Manipulador 3D presente na área do desenho, clique no modo Reposicionamento na barra de ferramenta.
2 Clique no Manipulador 3D e mova o mouse para reposicioná-lo. Clique novamente para fixar a posição do Manipulador 3D.
O Manipulador 3D é reposicionado diferentemente dependendo de qual parte do manipulador é clicada; Clique o controlador linear, planar, ou de rotação para realizar o movimento desejado. O controle selecionado é mostrado em amarelo durante a operação.
3 Clique no modo Deslocar, Rotacionar ou Redimensionar para iniciar a próxima edição.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
• Transform • Mirror Modeling |
Edit Subdivision
|
Modelagem 3D |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
Quando no Modo Transformar ou Modo Modelagem Espelhada, você pode selecionar todas as bordas que se combinam para formar um loop com um único comando. Essas bordas podem então ser usadas para Transformando um Modelo de Subdivisão ou Mirror Modeling a Subdivision Object. No Modo Transformar, o comando seleciona os loops de borda Malha da Gaiola e os loops de borda abertos; no Modo Modelagem Espelhada, ele seleciona apenas loops de borda abertos.
Para selecionar um loop de borda em um modelo de subdivisão:
1 Selecionar o objeto de subdivisão para editar.
2 Clicar na ferramenta Editar Subdivisão do conjunto de ferramentas Modelagem 3D.
Alternativamente, duplo-clique no objeto de subdivisão com a ferramenta Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
3 Dependendo da operação desejada, clicar em Modo Transformar na Barra de Ferramentas e clicar nos modos secundários desejados ou clicar em Modo Modelagem Espelhada na Barra de Ferramentas.
À medida que você move o cursor sobre a Malha da Gaiola, suas bordas, faces e vértices são destacados para indicar que podem ser modificados.
4 Quando uma borda no loop para selecionar é destacada, clique-direito na borda e selecionar Selecionar Loop de Borda no menu contextual.
Todas as bordas que compõem o loop são selecionadas e o Manipulador 3D é fixado.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Vincar
|
Editar Subdivisão
|
Modelagem 3D |
Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
O modo Vincar edita o grau de vinco (marca das dobras) nas faces, bordas ou vértices da malha da gaiola, gerando dobras mais marcadas ou mais suaves no objeto; este modo permite tanto suavizar um objeto previamente marcado como marcar um previamente suavizado.
To simultaneously crease (sharpen) or smooth all the edges or all the vertices of a subdivision object, with the Edit Subdivision tool selected, right-click on the subdivision object and select the appropriate command (Crease All Edges, Smooth All Edges, Crease All Vertices, or Smooth All Vertices) from the context menu.
Para suavizar ou vincar um modelo de subdivisão:
1 Selecione o objeto de subdivisão a editar.
2 Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.
3 Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas, faces e vértices, são destacados para indicar que podem ser modificados com a ferramenta Editar Subdivisão
4 Clique na entidade da malha da gaiola que deseja mudar o vinco/suavização.
When in Crease mode, creased cage mesh edges and vertices are highlighted in a different color to facilitate selection and editing; creased faces are in effect surrounded by creased edges, so the edges are highlighted when a face is creased. Smooth entities are not highlighted. The highlight color can be changed in Vectorworks Preferences: Interactive Tab.
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The Extrude mode extrudes selected faces and extends open edges of a subdivision model. When a face is selected, this mode’s function is similar to how the Push/Pull tool extrudes a solid object, but Extrude mode provides additional flexibility by adding new cage mesh entities that can be selected and edited in future operations.
When an open edge is selected, this mode elongates the edge. An open edge is an edge with only one adjacent face; this means that the cage mesh’s other adjacent faces have been completely deleted from the drawing using the Transform mode and the Delete key.
Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Extrudar
|
Editar Subdivisão
|
Modelagem 3D |
Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
Para extrudar a face de um modelo de subdivisão:
1 Selecione o objeto de subdivisão a editar.
2 Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.
3 Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas faces são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.
4 Clique na face da malha da gaiola que deseja extrudar, e mova o cursor para mudar a forma do objeto. Ao mover o cursor, uma prévia da nova forma é mostrada.
5 Clique para completar a extrusão.
A direção da extrusão é determinada pela direção do vetor normal da face clicada.
Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Extrudar
|
Editar Subdivisão
|
Modelagem 3D |
Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
Para estender uma borda aberta de um modelo de subdivisão:
1 Selecione o objeto de subdivisão a editar.
2 Clique na ferramenta Editar Subdivisão do conjunto de Ferramentas 3D.
Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.
3 Clique em uma borda da malha da gaiola a estender, e mova o cursor para mudar a forma do objeto. Ao mover o cursor, a nova forma é mostrada.
4 Clique para completar a extensão.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
The Split mode can split either a face or an edge of a subdivision model to provide additional cage mesh entities to shape. If a face is selected, Split mode splits the face into five faces. If an edge is selected, Split mode splits the entire subdivision model along the line set by clicking the edge. The model remains one solid object, but the split provides additional cage mesh faces, edges, and vertices to edit.
Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Split
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
To split the face of a subdivision model:
1 Select the subdivision object to edit.
2 Click the tool and mode.
As you move the cursor over the cage mesh, its faces are highlighted to indicate they can be modified.
3 Click on a cage mesh face to split. A preview of the face split displays. Move the cursor to change the size of the new center face.
4 Click to complete the split.
Initially, the face is split at the location of the click that selects the face. Subsequent cursor movement to adjust the split is constrained to a direction from the face center to the location of the click.
Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Dividir |
Editar Subdivisão
|
Modelagem 3D |
Alternativamente, duplo-clique o objeto primitivo de Subdivisão com a ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
Para dividir uma borda de um modelo de subdivisão:
1 Selecione o objeto de subdivisão a editar.
2 Clique na ferramenta Editar Subdivisão no conjunto de ferramentas Modelagem 3D.
3 Ao mover o cursor sobre a malha da gaiola, suas bordas são destacadas para indicar que podem ser modificadas com a ferramenta.
4 Clique em uma borda da malha da gaiola a dividir. A prévia da divisão começa na localização do clique. Mova o cursor ao longo da borda para mudar a posição da divisão.
5 Clique para completar a divisão.
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Modo |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|---|
Furar Face |
Editar Subdivisão
|
Modelagem 3D
|
Alternativamente, duplo-clique no objeto de subdivisão com a Ferramenta de Seleção para selecionar o objeto e ativar automaticamente a ferramenta Editar Subdivisão.
O Modo Furar Face remove a parte de um modelo de subdivisão que está localizado atrás de uma malha selecionada. Ao contrário do uso do Modo Transformar e da tecla Remover para remover permanentemente uma entidade de malha da gaiola e uma secção relacionada do modelo de subdivisão do arquivo, as aberturas feitas usando o modo Furar Face podem ser substituídas.
Para fazer uma abertura na face de um modelo de subdivisão:
1 Selecionar o objeto de subdivisão para editar.
2 Clique na ferramenta e no modo.
Conforme você move o cursor sobre a malha da gaiola, suas faces são destacadas para indicar que elas podem ser modificadas.
3 Clique em uma face de malha da gaiola para criar uma abertura na parte correspondente do modelo de subdivisão.
Clique na face da malha da gaiola novamente para substituir a superfície e eliminar a abertura.
Quando no modo Furar Face, as faces da malha da gaiola com uma abertura existente são destacadas em uma cor diferente para facilitar a seleção e a edição. A cor de destaque pode ser alterada na Aba Interatividade.
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The Bridge mode connects two open edges of a subdivision model. An open edge is an edge with only one adjacent face; this means that the cage mesh’s other adjacent faces have been completely deleted from the drawing using the Transform mode and the Delete key. Bridge mode can be used to reconstruct a deleted face.
Two additional modes available for Bridge mode control how the bridge is made. Connect mode adds a new face to connect the two open edges. Join mode extends one of the existing edges to meet the other.
To bridge between multiple different subdivision objects, use the Compose command to combine them into a single subdivision object (see Composing Objects and Surfaces), and then use Bridge mode.
Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Bridge
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
To connect two open edges of a subdivision model:
1 Select the subdivision object to edit.
2 Click the tool and mode.
3 Click Connect mode.
As you move the cursor over the cage mesh, its edges are highlighted to indicate they can be modified. Only open edges can be connected. Edges that are not open do not highlight when the cursor moves over them.
4 Click on a cage mesh edge to connect, and then click on the second open edge to complete the bridge.
Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Bridge
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
To join two open edges of a subdivision model:
1 Select the subdivision object to edit.
2 Click the tool and mode.
3 Click Join mode.
As you move the cursor over the cage mesh, its edges are highlighted to indicate they can be modified. Only open edges can be joined. Edges that are not open do not highlight when the cursor moves over them.
4 Click on a cage mesh edge to join, and then click on the second open edge to complete the bridge.
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Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Close
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
The Close mode inserts a new cage mesh face to fill an open edge loop (a hole in the cage mesh surrounded by open edges).
To close a hole in a subdivision model:
1 Select the subdivision object to edit.
2 Click the tool and mode.
3 Click Close mode.
As you move the cursor over the cage mesh, edges that compose open edge loops are highlighted to indicate they surround an area that can be filled. Only open edge loops can be filled. Edges that are not open do not highlight when the cursor moves over them.
4 Click on a cage mesh edge to add a face to fill the hole.
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Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Add Edge
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
The Add Edge mode adds an edge across a cage mesh face, splitting the existing face into two faces. The new edge is defined by clicking to place each end on an existing cage mesh edge or vertex. The edge must be placed along an existing face; it cannot be added through the center of a subdivision object.
To add an edge to a subdivision model:
1 Select the subdivision object to edit.
2 Click the tool and mode.
As you move the cursor over the cage mesh, its edges and vertices are highlighted to indicate they can be selected.
3 Click on a cage mesh edge or vertex to place the first end of the new edge, and then click on a second edge or vertex to complete the edge. The edge must be placed along a dependent face of the edge or vertex first selected; only available edges and vertices are highlighted for the second selection.
An edge is added, and the existing face becomes two faces that can each be selected for further modification.
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Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Remove Edge
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
The Remove Edge mode removes a cage mesh edge and merges the two dependent faces into a single face.
To remove an edge from a subdivision model:
1 Select the subdivision object to edit.
2 Click the tool and mode.
As you move the cursor over the cage mesh, its edges are highlighted to indicate they can be selected. Only cage mesh edges can be removed with this mode; open edges cannot be selected.
3 Click on a cage mesh edge.
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Mode |
Tool |
Tool set |
---|---|---|
Mirror Modeling
|
Edit Subdivision
|
3D Modeling |
Alternatively, double-click the subdivision object with the Selection tool to select the object and automatically activate the Edit Subdivision tool.
The Mirror Modeling mode reflects edits to one portion of a model across an axis line. For example, you can create a symmetrical object by modeling one half of the object and then reflecting that half across the plane to create the whole model. While Mirror Modeling mode is active, all modifications made using the Edit Subdivision tool are mirrored.
The state of the Mirror Modeling mode is associated with each individual subdivision object, not with the Edit Subdivision tool or the drawing file. The setting persists for each object until the mode is changed for that object. Once Mirror Modeling mode is deactivated for a specific subdivision object, it cannot be reactivated to mirror edits to the opposite halves of the existing object. Reactivation of the mode begins the mirror cycle anew by reflecting the entire existing subdivision model across a new axis line.
To mirror a subdivision model:
1 Select the subdivision object to mirror.
2 Click the tool and mode.
As you move the cursor over the cage mesh, its faces and open edges are highlighted to indicate they can be projected to the mirror plane. An open edge is an edge with only one adjacent face; this means that the cage mesh’s other adjacent faces have been completely deleted from the drawing using the Transform mode and the Delete key.
3 Select one or more faces and open edges to project across the plane.
You can select all the open edges that compose an open edge loop with a single command, as described in Selecionando um Loop de Borda em um Modelo de Subdivisão.
4 Click to set the beginning of the axis line. As you begin to drag the cursor to create the axis line, a preview of the mirrored object’s placement displays. Click again to set the end of the line.
A second half of the subdivision object is mirrored across the plane.
5 Leave Mirror Modeling active to continue to mirror edits across the plane as you make them to the original portion of the object, or click Mirror Modeling from the Tool bar to make it inactive and edit only one portion of the object at a time.
The cage mesh displays on only the original portion of the subdivision object as long as Mirror Modeling is turned on. Once the mode is turned off, the cage displays on the mirrored portion, too.
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Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|
Chanfrar Borda
|
Modelagem 3D |
A ferramenta Chanfrar Borda permite eliminar os cantos retos em bordas de sólidos, através de chanfros ou arredondamentos. Bordas são normalmente modificadas durante a fase de detalhamento de design do projeto. Isto irá reduzir a concentração de aquecimento ou stress do material durante a manufatura e irá gerar uma aparência mais realística do modelo.
Para chanfrar as bordas de um sólido:
1 Clique na ferramenta e então selecione Preferências.
A janela Chanfrar Bordas abrirá.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
2.Clique OK para fechar a janela de Preferências de Aparar Arestas.
3. Nas seleções de entidades tangentes, selecione as bordas e faces tangencialmente conectadas que você deseja modificar. Nas seleções de face, selecione as faces que você deseja modificar. Para selecionar mais de uma borda ou superfície, segure Shift ao selecionar. Para selecionar a face posterior de um objeto sólido, segure Alt (Windows) ou Option (Macintosh).
Veja Selecting the Edges and Faces of a Solid para maiores informações
Quando a opção Selecionar Todas as Bordas está ativa, clicando em uma das bordas destacadas irá selecionar todas as bordas para o chanfro.
4 Pressione Enter (Win) ou Return (Mac) ou clique no botão Executar para efetuar a operação de aparar arestas.
O Recuo (das bordas com Chanfro) podem ser modificados após a operação através da Paleta Info de Objetos.
Uma vez a operação de Chanfrar Bordas tenha sido aplicada, tanto o tipo de borda como o grupo de bordas/faces afetadas pela operação não podem mais ser modificado.
Se uma operação Aparar Arestas for aplicada sobre outra operação, a primeira operação não poderá mais ser modificada através da Paleta Info de Objetos, a menos que a segunda operação seja desagrupada (veja Editing a Fillet/Chamfer or Shell Object).
Uma operação de Chanfrar Bordas pode falhar nos seguintes casos:
• Geometria muito complexa adjacente a uma borda ou canto envolvidos na operação;
• Tentativa de aparar apenas uma borda em uma sequência de bordas tangentes (tente selecionar todas as bordas para ter mais chance de sucesso);
• Tentar aparar não selecionando todas as bordas em um canto (vértice) do sólido.
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Clique aqui para uma dica em vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet) |
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Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
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Arredondar Bordas
|
Modelagem 3D |
A ferramenta Arredondar Bordas permite eliminar os cantos retos em bordas de sólidos, através de chanfros ou arredondamentos. Bordas são normalmente modificadas durante a fase de detalhamento de design do projeto. Isto irá reduzir a concentração de aquecimento ou stress do material durante a manufatura e irá gerar uma aparência mais realística do modelo.
Para arredondar as bordas de um sólido:
1.Clique na ferramenta Arredondar Bordas no conjunto de ferramentas Modelagem 3D, e então clique no botão de Preferências na Barra de Ferramentas para especificar seus parâmetros.
A janela Preferências de Arredondar Bordas abrirá.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
2.Clique OK para fechar a janela de Preferências de Arredondar Bordas.
3. Para seleções de entidades tangentes, selecione as bordas e faces tangencialmente conectadas para ser modificadas. Para seleções de faces, selecione as faces a ser modificadas. Segure a tecla Shift para selecionar várias faces e bordas. Para selecionar faces escondidas, pressione a tecla Alt (Windows) ou a tecla Option (Macintosh).
Veja Selecting the Edges and Faces of a Solid
Quando a opção Selecionar Todas as Bordas está ativa, clicando em uma das bordas destacadas irá selecionar todas as bordas para o arredondamento.
4 Pressione Enter (Windows) ou Return (Macintosh) ou clique no botão Executar na barra de ferramentas para executar a modificação de borda.
O valor de Raio para a borda arredondada pode ser editado através da paleta Info de Objeto. Para um arredondamento por raio variável, pressione as setas Editar para destacar cada ponto ao longo da borda para edição.
Uma vez que a modificação esteja completa, o conjunto de bordas usado para criar as modificações não podem ser trocados. A borda modificada pode ser desagrupada, e uma nova modificação com bordas diferentes pode ser criada.
Se uma operação Aparar Arestas for aplicada sobre outra operação, a primeira operação não poderá mais ser modificada através da Paleta Info de Objetos, a menos que a segunda operação seja desagrupada (veja Editing a Fillet/Chamfer or Shell Object).
Uma operação de Arredondar Bordas pode falhar nos seguintes casos:
• Geometria muito complexa adjacente a uma borda ou canto envolvidos na operação;
• Raio de Arredondamento muito grande;
• Tentativa de aparar apenas uma borda em uma sequência de bordas tangentes (tente selecionar todas as bordas para ter mais chance de sucesso); ou
• Tentar aparar não selecionando todas as bordas em um canto (vértice) do sólido.
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A ferramenta Espessura em Sólidos está no conjunto de ferramenta de modelagem 3D.
A ferramenta Espessura em Sólidos irá criar uma "casca" (ou revestimento) nas faces de um objeto sólido. A espessura poderá ser aplicada tanto para fora como para dentro das faces do objeto. A maioria dos objetos manufaturados pelo processo de injeção plástica possuem tal característica.
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Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|
Espessura em Sólidos
|
Modelagem 3D |
Para aplicar uma espessura em um sólido:
1 Clique na ferramenta e então clique em Preferências.
A janela Pref. Espessura em Sólidos irá abrir.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
2.Clique OK para fechar as caixa de diálogo Preferências de Espessura.
3. Clique na face do objeto onde a espessura será criada. Para selecionar mais de uma superfície, segure a tecla Shift ao selecionar. Para selecionar as faces escondidas de objetos sólidos, segure a tecla Alt (Windows) ou Option (Macintosh).
Veja Selecting the Edges and Faces of a Solid
4 Pressione Enter (Windows) ou Return (Macintosh), ou clique no botão Executar na Barra de Ferramentas para executar a operação, para criar a espessura.
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Clique aqui para uma dica em vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet) |
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|
Espessura em Sólidos
|
Modelagem 3D |
Para aplicar uma espessura a uma superfície NURBS:
1 Clique na ferramenta e então clique em Preferências.
2 Especifique a espessura desejada como descrito em Espessura em um Sólido.
For NURBS surfaces, the Inside setting extends the shell solid in the opposite direction from the surface’s normal, and the Outside setting extends the shell solid in the direction of the surface’s normal.
3. Clique na superfície NURBS para aumentá-la. Para selecionar várias superfícies, segure a tecla Shift enquanto estiver selecionando.
4 Pressione Enter (Windows) ou Return (Macintosh), ou no botão Executar na Barra de Ferramentas para aplicar a espessura.
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Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
---|---|
Espessura em Sólidos
|
Modelagem 3D |
Para criar um sólido com espessura a partir de um objeto plano:
1 Clique na ferramenta e então clique em Preferências.
2 Selecione as preferências de espessura desejadas conforme descrito em Espessura em um Sólido.
Em objetos planos, a configuração Dentro/Fora determina em qual lado do plano a espessura será aumentada. A direção dependerá de alguns fatores relacionados à geometria do objeto e seu posicionamento no documento.
3. Clique no objeto plano que você deseja engrossar. Para selecionar mais de um objeto segure a tecla Shift.
4 Pressione Enter ou clique no botão de marca da barra de ferramentas para criar a espessura.
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Comando |
Caminho |
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Gerando Volumes a Partir de Superfícies. |
Modelar > 3D Power Pack |
O comandoGerar Volume a Partir de Superfícies irá basicamente gerar um grupo de superfícies NURBS aparadas a partir da intersecção de diversas superfícies (superfícies NURBS ou faces de sólidos gerados por extrusão ou varredura).
Este comando pode não ser capaz de manipular certos tipos de superfícies.
Para gerar um volume a partir de superfícies:
1 Selecione as diversas superfícies que se interseccionam.
As superfícies devem definir um volume total fechado.
2.Selecione Modelar > 3D Power Pack > Gerando Volumes a Partir de Superfícies.
As superfícies contornando o volume são conectadas e depois aparadas, resultando em um sólido genérico.
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Comando |
Caminho |
---|---|
Converter em Sólidos Genéricos. |
Modificar > Converter |
Os sólidos gerados a partir de comandos como Adicionar Sólidos, Subtrair Sólidos, assim como as ferramentas Arredondar/Chanfrar Bordas e Espessura em Sólidos, mantém um histórico dos objetos originais assim como os parâmetros utilizados para efetuar a operação. Isto também inclui quaisquer edições realizadas usando outras operações com sólidos. O comando Converter em Sólidos Genéricos irá remover o histórico destes sólidos reduzindo o tamanho do arquivo, mas também perdendo os parâmetros de edição do sólido.
Use este comando para reduzir o tamanho do projeto final antes de enviá-lo para um Bureau de plotagem por exemplo.
Para converter um objeto 3D em um sólido genérico:
1 Selecione os objetos sólidos que deverão ser convertidos.
2 Selecione o comando.
Caso alguns dos objetos selecionados não possam ser convertidos, uma janela irá informar que estes objetos foram desselecionados.
Command |
Path |
---|---|
Unfold Surfaces |
Model > 3D Power Pack |
The Unfold Surfaces command creates flattened, 2D representations of developable surfaces. A developable surface is curved in one dimension only, so that it is able to be flattened into a plane with no distortion. For example, cones and cylinders can be unfolded, but spheres cannot.
To unfold surfaces:
1 Select one or more developable NURBS surfaces or CSG objects that represent developable surfaces.
2 Select the command.
A polyline in the shape of each unfolded surface is created and placed in the active layer. Each polyline has the same class and attributes as the surface from which it is created.
The Unfold Surfaces command works on a single NURBS surface or a solid containing tangentially-connected NURBS surfaces. If the item does not successfully unfold, use the Extract tool to extract a NURBS surface from the item, and unfold that surface.
|
Clique aqui para uma dica em vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet) |
Command |
Path |
---|---|
Create Surface Array |
Model |
The Create Surface Array command duplicates 2D or 3D geometry onto a planar object or NURBS surface. This allows you to easily create free-form surfaces with geometric patterns, curtain walls, open framework, and more.
NURBS surfaces and certain 2D objects can serve as the base surface.
The following table describes the types of objects that can be used as array items, as well as the method used to project the objects onto the base surface.
Array Item |
Projection Method |
---|---|
Solid |
Project by center of bounding cube |
Symbol instance |
Project by symbol origin |
2D/3D Locus |
Project by object definition points (the result is always a planar object) |
Extrude/multi-extrude |
Project profile object by definition points |
3D Poly |
Project by each vertex (the result may not be planar) |
Group |
Project member objects as described above; all members of the group must be legal array objects |
To create a surface array:
1 Select a planar object or NURBS surface to be the base of the array object. Optionally, also select the 2D or 3D geometry that will be duplicated on that surface (alternatively, edit the surface array object after creation to add the array geometry).
2 Select the command.
The Create Surface Array dialog box opens.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
3 Enter the surface array parameters.
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Clique aqui para uma dica em vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet) |
Command |
Path |
---|---|
Edit Surface Array |
Modify |
After a surface array has been created, you can edit its properties from the Object Info palette. All of the parameters that are available during the array creation can be changed. You can also change which side of the base surface the array is applied to (Switch Z’ Direction).
You cannot edit the surface array geometry directly; use the Edit Surface Array command to edit the base surface and array components individually.
To edit a base surface or array item:
1 Select the surface array, and then select the command.
2 From the Choose component dialog box, select whether to edit the base surface or the array items.
Alternatively, right-click on the surface array and select Edit Base Surface or Edit Array Items from the context menu.
3 The Edit window displays the item to be edited. A colored border around the drawing window indicates the editing mode is active.
4 Reshape the geometry, change the attributes, and move, add, or remove items as needed. Keep in mind that only one item can serve as the base surface. Also, the base surface and array items must be one of the valid object types described in Creating a Surface Array.
5 Click the Exit button in the top right corner of the drawing window to return to regular drawing mode and update the surface array.
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Command |
Path |
---|---|
Create Auto Hybrid |
• Architect: AEC • Landmark: Landmark > Architectural • Spotlight: Spotlight > Architectural |
Converting 3D geometry into an auto hybrid object allows the object to appear as desired in 2D plan view, while leaving the 3D appearance unchanged. This is particularly important for Building Information Model (BIM) workflows and for those who model free-form 3D geometry, but need plan drawings as well. The auto hybrid’s settings provide complete control over its 2D display attributes, with separate, classed parameters for the appearance of the cut plane and extents below and above the cut plane.
To create an auto hybrid object:
1 Select the 3D geometry to convert to an auto hybrid object.
Valid objects include: extrudes, tapered extrudes, multiple extrudes, extrude along path objects, 3D polygons, sweep objects, meshes, solids, NURBS surfaces, and 3D-only symbols and 3D plug-in objects.
2 If not in Top/Plan view, select View > Standard Views > Top Plan.
The auto hybrid’s 2D appearance settings are only visible in Top/Plan view.
3 With the object selected, select the command.
4 The object is converted into an auto hybrid.
5 To set the location of the cut plane and specify the appearance of the auto hybrid, click 2D Appearance from the Object Info palette.
The 2D Appearance dialog box opens. Click the Cut Plane tab and set the desired parameters.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
6 Click the Below Cut Plane/Above Cut Plane tabs to set the appearance of the auto hybrid below/above the cut plane.
► Clique para exibir/ocultar parâmetros.
In the Object Info palette, the Cut Plane Elevation displays the design layer cut plane setting (Vectorworks Architect required) when it is enabled, or allows the cut plane elevation to be set. Select whether to display the 2D only or the 2D and 3D appearance for the auto hybrid object.
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Command |
Path |
---|---|
Edit Auto Hybrid |
• Modify • Context menu |
The properties and 2D appearance of an auto hybrid object can be edited from the Object Info palette. You cannot edit the 3D geometry contained in the auto hybrid geometry directly; use the Edit Auto Hybrid command to edit the geometry.
To edit an auto hybrid object:
1 Select the auto hybrid object and then select the command.
Alternatively, double-click the auto hybrid object.
2 The Edit window displays the item to be edited. A colored border around the drawing window indicates the editing mode is active.
3 Reshape the geometry, change the attributes, and perform solid operations as needed.
4 Click the Exit Auto Hybrid button in the top right corner of the drawing window to return to regular drawing mode and update the auto hybrid.
5 On the Object Info palette, the elevation of the cut plane can be easily changed, and the auto hybrid can be set to display in 2D views only, or in both 2D and 3D views. Only auto hybrids with 3D geometry are exported to IFC.
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