Editando o histórico de objetos sólidos

Muitos tipos de objetos sólidos mantêm um histórico aninhado das manipulações realizadas para moldá-los; etapas anteriores podem ser acessadas e editadas usando Modo edição de objeto.

Enquanto muitos tipos de objetos sólidos mantêm um histórico que pode ser editado, os sólidos genéricos não. O uso de algumas ferramentas - a ferramenta Deformar, ferramenta Chanfrar Face e alguns modos da ferramenta Empurra/Puxa - resulta automaticamente em um sólido genérico objeto. Se você perceber que sua operação sólida criou um sólido genérico e perdeu o histórico do objeto, você pode usar o comando Desfazer para retroceder e recuperar o histórico. Realize as edições necessárias antes de continuar com a operação que apaga o histórico.

Para editar umobjeto sólido elegível, você pode selecionar diretamente um recurso específico que ajudou a dar ao objeto sua forma, como um chanfro ou uma extrusão, ou você pode inserir o histórico geral de sólidos do objeto, para alternar e editar os vários recursos usados para criar o objeto na mesma sessão de edição de objeto.

Editando uma característica de um objeto sólido

Para editar uma característica individual de um objeto sólido:

Clique com o botão direito do mouse no viewport e selecione Editar Anotações no menu contextual.

Alternativamente, clique duas vezes no objeto sólido e clique em Editar recursos na caixa de diálogo Selecionar método de edição.

Conforme você move o cursor sobre o objeto selecionado, as faces são destacadas e uma dica de tela indica qual recurso do sólido será editado se a face destacada for selecionada.

Shapes201337.png 

Faça um dos seguintes:

Clique em um face realçada para entrar no modo de edição de objeto com o recurso selecionado para editar. Pule para a etapa 4.

Clique com o botão direito em uma face realçada para acessar um menu de contexto com opções adicionais.

Se você clicar com o botão direito na face, um recurso específico menu contextual exibe; selecione o comando desejado.

Alguns objetos sólidos que dependem de operações específicas de bordas e faces, incluindo objetos de arredondamento, chanfro e sólido com espessura, oferecem recursos de edição adicionais; veja Editando Arredondamento/Sólido ou Espessuras em Sólidos.

Shapes201338.png 

Quando as edições estiverem concluídas, clique em Sair do [objeto] quantas vezes for necessário para sair do modo de edição de objeto ou selecione Modificar > Nível Superior para reaplicar todos os recursos e retornar ao objeto em sua forma final.

Editando características aninhadas de um objeto sólido

Muitos tipos de objetos sólidos mantêm um histórico aninhado das manipulações realizadas para moldá-los; etapas anteriores podem ser acessadas e editadas, e o objeto sólido resultante é reconstruído.

Para editar vários recursos aninhados em um objeto sólido:

Clique com o botão direito no objeto sólido e selecione Editar Sólido no menu de contexto para entrar no modo de edição de objeto.

Alternativamente, clique duas vezes no objeto sólido e clique em Editar sólido na caixa de diálogo Selecionar método de edição.

Selecione o comando novamente para retroceder no histórico do objeto até chegar à etapa que precisa editar.

A paleta Info de Objeto indica qual objeto aninhado pode ser editado em cada nível.

Edite os objetos aninhados conforme necessário para ajustar a forma do objeto sólido. Use o comando Editar sólido ou Sair do [objeto] conforme necessário para acessar diferentes recursos aninhados para editar.

Quando as edições estiverem concluídas, clique em Sair do [objeto] quantas vezes for necessário para sair do modo de edição de objeto ou selecione Modificar > Nível Superior para reaplicar todos os recursos e retornar ao objeto em sua forma final.

Alguns objetos sólidos que dependem de operações específicas de bordas e faces, incluindo objetos de arredondamento, chanfro e sólido com espessura, oferecem recursos de edição adicionais; VejoEditando Arredondamento/Sólido ou Espessuras em Sólidos.

Exemplo de edição de histórico de objeto sólido

Um objeto sólido pode ser criado e editado usando a seguinte sequência de etapas:

Use o comando Adicionar Sólidos para combinar dois objetos sólidos sobrepostos (neste caso, uma extrusão retangular e uma extrusão redonda mais alta) em um único objeto de adição sólido.

SolidHistoryEdit1.png 

Use a ferramenta Sólido com Espessura para criar um sólido com espessura do objeto.

SolidHistoryEdit2.png 

Use a ferramenta Arredondar Bordas para arredondar a borda da adição sólida onde a peça redonda atende à forma retangular.

SolidHistoryEdit3.png 

Use a ferramenta Chanfrar Bordas para chanfrar a borda superior da parte redonda.

SolidHistoryEdit4.png 

Nesse ponto do exemplo, a borda do chanfro pode ser editada diretamente na paleta Info de Objeto. No entanto, para editar uma etapa anterior, você deve entrar no modo de edição de objeto para acessar o histórico aninhado do objeto.

Para editar a espessura da casca criada na etapa 2 neste exemplo, siga um destes procedimentos:

SelecioneEditar recursosno menu de contexto, realce uma face da concha e selecioneModificar Shellno menu de contexto. Altere a espessura da casca na barra de ferramentas.

Selecione Editar Sólido no menu de contexto duas vezes, de modo que a paleta Info de Objeto no modo de edição de objeto mostra que o objeto de casca deve ser editado. Altere a Espessura do sólido na paleta Info de Objeto.

 

Tipos de modelagem 3D

 

Was this page helpful?