Criando uma superfície arredondada

Comando

Caminho

Atalho

Criar Superfície Arredondada

Modelar > 3D Power Pack

Ctrl+Alt+Y (Windows)

Cmd+Option+Y (Mac)

O comando Criar Superfície Arredondada irá criar uma superfície de arredondamento entre duas superfícies selecionadas, mantendo as superfícies originais intocadas.

Este comando é útil para geração de peças ou objetos gerados a partir de dobras de folhas metálicas (ex.:

carrocerias de carros) que resultam em transições suaves entre faces adjacentes, tanto com o objetivo estético como por requisitos de manufatura.

Para criar uma superfície de arredondamento entre duas superfícies NURBS: A posição da superfície do filete depende do normal das superfícies NURBS; selecione Mostrar Normal na paleta Informações do objeto para exibir as normais da superfície.

Fillet_1.png 

Selecionar o comando.

Selecione Modelar > 3D Power Pack > Criar Superfície Arredondada. Digite o Raio do filete desejado e selecione o tipo de corte e de seção transversal para o filete.

Digite em Raio de Arredondamento qual o raio desejado para o arredondamento e então selecione o tipo de acabamento desejado para o arredondamento. Os tipos de exemplo de aparar a seguir usam um tipo de seção cruzada, e os exemplos de seção cruzada usam um tipo de aparar tangencial à borda.

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Parâmetro

Descrição

Raio de Arredondamento

Especifique o raio da superfície do filete.

Tipo de Aparar

 

Bordas Tangentes

Cria uma fusão entre as intersecções mínimas e máximas em cada extremo do arredondamento.

Fillet_tan.png 

Mínima

Apara a superfície arredondada para obter a mínima área de intersecção nas bordas das faces.

Fillet_min.png 

Máxima

Apara a superfície arredondada para obter a mínima área de intersecção nas bordas das faces.

Fillet_max.png 

Nenhum

Gera o filete inteiro sem aparar a superfície do filete

Fillet_non.png 

Tipo de Seção Tranversal

 

Circular

Cria uma superfície arredondada com uma seção circular

 

Linear

Cria uma superfície arredondada com uma seção linear

Fillet_x_lin.png 

Junção Contínua Tangente

Cria uma superfície arredondada com uma seção tangente contínua G1

Fillet_x_g1.png 

Junção Contínua de Curvatura

Cria uma superfície arredondada com uma seção de curvatura contínua G2

Fillet_x_g2.png 

Aparar Superfícies Originais

Cria uma superfície filetada e apara a superfície original onde eles conectam à superfície do filete.

Shapes201413.png 

Uma superfície NURBS é criada entre as duas superfícies selecionadas.

A posição da superfície de arredondamento gerada irá depender dos vetores normais das superfícies selecionadas. Se necessário, use o botão Inverter Normal (disponível na Paleta Info de Objetos) nas superfícies originais para mudar o lado das superfícies.

Shapes201416.png 

Criando uma Superfície Loft

Criando Superfícies a Partir de Curvas

Criando uma superfície drapeada

Criando Fechamentos Planos

Criando uma Superfície NURBS Revolucionando um Perfil ao Longo de uma Guia

Propriedades de Superfícies NURBS

Conceito: Curvas e Superfícies NURBS

 

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