Adicionando fontes de luz
Ferramenta |
Conjunto de Ferramentas |
Atalho |
Luz |
Visualização |
Shift + Z |
A ferramenta Luz posiciona fontes de luz no desenho. Selecione o tipo de luz e especifique as preferências de luz.
Modo |
Descrição |
Luz Direcional |
Projeta luz com raios paralelos, como o sol |
Luz Pontual |
Irradia luz em todas as direções, como uma lâmpada nua |
Holofote |
Projeta a luz em uma direção específica, direcionada a um objeto específico, como uma lanterna ou holofote convencional |
Luz Personalizada |
Define a distribuição de emissão da fonte por um perfil de distribuição de intensidade padrão para iluminação física precisa |
Direção Padrão |
Para luzes direcionais, clique para especificar a posição da luz |
Definir direção |
Para luzes direcionais, clique para definir a direção da luz e, a seguir, clique para especificar a posição da luz |
Preferências |
Define os parâmetros de luz preferidos |
Adicionar uma fonte de luz visível a um desenho oculta o esquema de iluminação padrão que está automaticamente presente para fins de uma apresentação básica. A camada de design que contém a fonte de luz deve conter geometria 3D sobre a qual projetar a luz, e os objetos 3D não devem ter um preenchimento perfeitamente preto (que absorve toda a luz).
Outros métodos de adição de luz incluem a luz linear e a luz da área; veja Inserindo uma área ou luz linear , e no Vectorworks Design Suite, a ferramenta Heliodon (veja Solar studies).
Para adicionar uma fonte de luz:
Clique na ferramenta e selecione o tipo de fonte de luz a ser inserida ( Luz direcional , Luz pontual , Luz focal ou Luz personalizada ) . Se estiver inserindo uma luz direcional, clique no modo de colocação de luz ( Direção padrão ou Definir direção ).
Clique em Preferências para especificar as preferências da fonte de luz para esta sessão.
Para luzes personalizadas, a janela de diálogo Dados de luz Personalizada abrirá. Para outros tipos de luz, pule para a etapa 5.
Clique em Carregar Fotometria e especifique a localização do arquivo de distribuição de luz personalizada e, a seguir, especifique quaisquer parâmetros de luz personalizados adicionais.
Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros
Parâmetro |
Descrição |
Angulo de Rotação da Luz |
Especifica o ângulo de rotação da fonte de luz em torno de um eixo conectando o local da luz ao alvo de luz; este ângulo define o plano de referência para a curva de distribuição de intensidade |
Arquivo Fotométrico |
Exibe o nome do arquivo de distribuição quando um arquivo de distribuição válido é selecionado, ou “Nenhum” se um arquivo de distribuição válido não foi designado (clique em Carregar distribuição para especificar um arquivo) |
Carregar Fotometria |
Carrega dados de perfil de emissão de luz de um arquivo padrão. O valor do brilho é obtido usando a integral dos dados brutos de emissão fornecidos com o arquivo. O arquivo deve ser um arquivo de texto com dados de distribuição de intensidade padrão da indústria em formato .ies. |
Queda de distância |
Selecione a função de redução de distância (taxa de mudança de intensidade enquanto se move ao longo do feixe para longe da fonte de luz) |
Direção |
Especifica a direção da luz, especificando o ângulo da luz ou vetor |
Ângulo |
Define o ângulo da luz por panorâmica e inclinação. O ângulo de panorâmica é baseado em um ângulo de 0 graus no eixo Y positivo e é positivo no sentido anti-horário; o ângulo de inclinação é igual a 0 no plano horizontal, positivo quando aponta abaixo do plano e negativo quando aponta acima do plano. |
Vetor |
Indica a direção da luz especificando as coordenadas de seus vetores X, Y e Z |
Clique OK.
A janela de diálogo Configurações da Luz é aberta.
Definir os parâmetros.
Clique para exibir/ocultar parâmetros.Clique para exibir/ocultar parâmetros.
Parâmetro |
Descrição |
Ligado desligado |
Mostra ou esconde a luz produzida pela fonte de luz |
Cor |
Especifica uma cor associada à fonte de luz; clique na caixa de cores para selecionar a cor do traço. Este parâmetro não estará disponível se Usar emissor for selecionado e uma Temperatura da cor for especificada. |
Mostrar Sombras |
Cria sombras |
Sombras Suaves |
Cria sombras mais realistas diminuindo as arestas sólidas; as sombras parecem mais suaves quanto mais longe viajam, como na realidade. O processamento é mais lento quando esta opção está ativada. |
Brilho |
Para luzes direcionais, pontuais e spot, especifica o brilho da fonte de luz; insira uma porcentagem ou arraste a barra deslizante. Um valor acima de 100% pode ser inserido. Este parâmetro não estará disponível se Usar emissor estiver selecionado. |
Dimmer |
Escurece o brilho da fonte de luz (intensidade); insira uma porcentagem ou arraste a barra deslizante. Apenas o brilho da fonte de luz é afetado; a temperatura da cor não é alterada. Este parâmetro está disponível para luzes personalizadas e para outros tipos de luz se Usar emissor não estiver selecionado. |
Usar Parâmetros Reais |
Para precisão, especifica o brilho real da luz e a temperatura da cor; deixe desmarcado para usar a luz como uma fonte de luz simples |
Intensidade Luminosa: |
Especifica a quantidade luminosa de uma luz |
Usuário |
Especifica o brilho como um número preciso em Lux, Lumens, Footcandles ou Candelas; as unidades variam dependendo da fonte de luz |
Arquivo Fotométrico (luz personalizada apenas) |
Exibe o arquivo de distribuição selecionado na janela de diálogo Dados de Luz Personalizada isso pode ser alterado clicando em Parâm. de Luz Personalizada |
Temperatura da Cor |
Especifica a temperatura da cor da luz em Kelvin. Isso se refere a um emissor de corpo negro ideal, brilhando "vermelho quente" ou "branco quente". Uma temperatura mais baixa gera uma cor laranja; quanto mais quente a temperatura, mais próxima do branco é a cor da luz. Especificar esse parâmetro é opcional. Se não for especificado, a temperatura padrão é 0, o que significa que a cor de emissão final da luz é totalmente controlada pela seleção em Cor . Quando a temperatura é especificada, a Cor não pode ser alterada. A cor de emissão final é definida pela Temperatura da cor . As configurações de temperatura de cor podem ser balanceadas por branco em uma base por camada; veja Definindo Opções de Iluminação. |
Especificações de luz direcionais, Spot, pontuais ou personalizadas |
Clique para definir especificações adicionais para a fonte de luz |
Clique em Parâm. de Luz Direcional , Parâm. de Luz Spot , Parâm. de Luz Pontual , ou Parâm. de Luz Personalizada para o tipo de fonte de luz selecionado, para especificar parâmetros adicionais.
Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros
Parâmetro |
Descrição |
Luz Direcional |
|
Direção |
Especifica a direção da luz, especificando o ângulo da luz ou vetor |
Ângulo |
Define o ângulo da luz por azimute e elevação. O ângulo de azimute é definido com base em um ângulo de 0 graus no eixo Y negativo e é positivo no sentido anti-horário; o ângulo de elevação é o ângulo acima (positivo) ou abaixo (negativo) do horizonte. |
Vetor |
Indica a direção da luz especificando as coordenadas de seus vetores X, Y e Z |
Luz Pontual |
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Queda de distância |
Selecione a função de redução de distância (taxa de mudança de intensidade enquanto se move ao longo do feixe para longe da fonte de luz). Nenhum: O Brilho não muda Suave: O brilho diminui de acordo com uma queda linear Realista: A luz é mais brilhante perto da fonte de luz e diminui de acordo com o quadrado da distância, como na realidade. Essa seleção de queda é a mais natural na aparência. |
Luzes Spot |
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Diagrama de dispersão / feixe |
Arraste as alças no diagrama para definir os ângulos Abertura e foco de luzes spot ou insira os valores nos campos abaixo do diagrama |
Abertura |
Especifica o ângulo de propagação do spot light (o ângulo máximo do cone de luz) |
Foco |
Especifica o ângulo do feixe da luz spot (o cone de luz que não muda de intensidade até o ângulo de propagação) |
Queda de distância |
Selecione a função de redução de distância (taxa de mudança de intensidade enquanto se move ao longo do feixe para longe da fonte de luz). Nenhum: O Brilho não muda Suave: O brilho diminui de acordo com uma queda linear Realista: A luz é mais brilhante perto da fonte de luz e diminui de acordo com o quadrado da distância, como na realidade. Essa seleção de queda é a mais natural na aparência. |
Luzes personalizadas |
Abre a janela de diálogo Dados de Luz Personalizada, para alterar os parâmetros inseridos ao configurar a luz pela primeira vez, conforme descrito anteriormente |
Clique OK para retornar para a janela de Preferências de Luz. Clique em OK para voltar à area de desenho.
Clique para colocar um objeto de luz com os parâmetros especificados na janela de diálogo Preferências de luz.
Se estiver colocando uma luz direcional, clique para especificar a posição da luz no modo Direção padrão . No modo Definir direção , clique uma vez para especificar o alvo ou direção da luz e, a seguir, clique uma segunda vez para especificar a posição da luz.
Se estiver posicionando uma luz spot, clique para posicionar a luz e arraste para especificar a direção e o alvo da luz. O holofote pode ser direcionado a qualquer objeto. Clique novamente para definir o foco de luz. Use o parâmetro Altura Ponto Observado na paleta Info de Objeto para ajustar a altura Z de destino com precisão.
A alça do alvo da luz spot e a linha de projeção são exibidas apenas quando a luz spot é selecionada. Use a ferramenta Seleção para mover a luz. O identificador de destino visa o holofote e pode ser ajustado com a ferramenta Seleção uma vez que o holofote foi criado. Use a ferramenta Remodelar para mover a alça de destino restrita em torno de um eixo selecionado na barra de ferramentas.
O objeto de luz personalizado é representado por um par de vetores de ponta de seta perpendiculares e dois círculos perpendiculares. O vetor preto aponta para o local de destino; sua linha de eixo (o eixo de luz) conecta o local da fonte de luz ao alvo. O vetor vermelho começa no local da fonte de luz, apontando para um ponto de referência no “equador” da distribuição de intensidade polar. Também conhecida como “linha de ângulo zero”, ela representa a origem para medir a intensidade na curva de luz.
Os dois vetores formam o círculo preto e o círculo vermelho é perpendicular a ele. O círculo preto representa o plano original onde as curvas de luz estão localizadas. O círculo vermelho restringe o movimento da linha do ângulo zero.