Opções de Sombreado

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Opções de Sombreado

Visualização > Apresentação

Use o modo de apresentação OpenGL para criar apresentações de boa qualidade que são rápidas e interativas.

OpenGL processa até oito luzes em um modelo; luz ambiente, luzes direcionais, pontuais ou spot adicionais não têm efeito. Luzes Personalizadas, de Área e Lineares podem ser adicionadas.

Use as opções do OpenGL para controlar o nível de detalhes nas apresentações processadas, o que por sua vez afeta a velocidade de processamento (menos detalhes processam mais rápido). Mudanças nas opções do OpenGL solicitam um novo processamento da apresentação imediatamente quando no modo de apresentação OpenGL.

Essas configurações se aplicam apenas ao desenho atual; permanecem em vigor no desenho atual até que as configurações sejam alteradas. As configurações sombreadas atuais são salvas quando você cria um modelo (veja Conceito: Gabaritos).

O modo de apresentação OpenGL possui recursos que ajudam a visualizar e ajustar uma cena antes que seja finalmente processada com os modos de apresentação Renderworks.

Ative o recurso Desenhar Bordas para delinear objetos de forma mais clara no desenho processado; essas bordas são semelhantes às do modo de apresentação Linhas Escondidas.

Ative o recurso interativo Gerar Sombras para ver as sombras projetadas com diferentes tipos de iluminação e ajuste as luzes se desejado. Quando o hardware do sistema e a placa de vídeo são suficientemente poderosos, sombras aprimoradas e altamente precisas são usadas para a apresentação OpenGL. Esta opção pode ser desligada se forem encontrados problemas de qualidade ou instabilidade; veja Preferências do Vectorworks: Painel 3D.

O OpenGL pode exibir os seguintes tipos de fundos Renderworks: Uma cor, duas cores, imagem, imagem Panorâmica e Céu Físico Não pode ser mostrado na Nuvem. (Veja Criando fundos de Renderworks para detalhes.)

O OpenGL é usado durante as operações de navegação pelo modelo, como sobrevôos e caminhadas virtuais quando um modo Renderworks está em efeito. O OpenGL também visualiza uma cena apresentada antes que uma apresentação Renderworks seja concluída.

Para uma renderização mais suave de objetos de malha, habilite a suavização de malha para todo o documento nas preferências de documento (veja Preferências do Documento: Aba Visualização) ou para malhas selecionadas no painel Apresentação da paleta Info de Objeto (veja Gerenciando texturas de objetos a partir da paleta Informações do objeto).

Para definir as opções de OpenGL:

Selecionar o comando.

A janela de diálogo Opções de Órbita é aberta; definir os parâmetros.

Clique para exibir/esconder os parâmetros.Clique para exibir/esconder os parâmetros.

Parâmetro

Descrição

Detalhe

Especifica o nível de detalhe para as apresentações; a configuração de detalhe baixo processa mais rápido

Usar Texturas

Mostra eventuais texturas em objetos; isso fornece melhores detalhes e geralmente está ativado, mas leva mais tempo para processar.

Alguns shaders são criados para serem usados somente com os modos de apresentação Renderworks. No modo OpenGL, você verá uma aproximação da aparência do shader, que pode ser diferente da aparência nos modos de apresentação do Renderworks.

Mostrar Cores

Quando selecionado, processa a visualização de cores e de texturas com cores; Desmarque para mostrar cores como branco

Usar Anti-Serrilha

Filtra a apresentação e reduz as bordas serrilhadas; esta opção só está disponível se sua placa gráfica suportar este recurso

Desenhar Bordas

Apresenta objetos com linhas desenhadas em torno das bordas, semelhantes às linhas no modo de apresentação Linhas Escondidas . As bordas são desenhadas onde os objetos se encontram; Divida um objeto em vários objetos se mais bordas forem necessárias.

Espessura (pixels)

Insira um valor entre 1–16 pixels para a espessura da borda

Angulo de Vinco

Se Desenhar Bordas for selecionado, as superfícies que divergirem mais do que este ângulo mostrarão bordas do vinco. Defina o valor como zero para desativar as bordas de vinco. Por padrão, o ângulo de vinco é definido para 70 graus.

Projetar Sombras

Os objetos no desenho projetam sombras em outros objetos (mas não no plano da camada ativa)

Qualidade

Se Gerar Sombras estiver selecionado, selecione o nível de qualidade para as bordas da sombra (uma configuração baixa usa menos memória e processa mais rapidamente)

Apenas no Chão

Se Gerar Sombras estiver selecionado, selecione esta opção para desenhar objetos para projetar sombras em um plano no ponto mais baixo do desenho - que geralmente é o plano da camada ativa - mas não em outros objetos

Modos de Apresentação

 

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