ArchLand.pngImportandoShapefiles

Comando

Caminho

Importar Shapefile

Arquivo > Importar

Os produtos Vectorworks Architect e Landmark podem importar arquivos no formato shapefile (.shp). Cada característica geométrica armazenada no arquivo shapefile é convertida para um objeto Vectorworks. No entanto, cada um destes objetos tem um registro de dados correspondente , o qual é convertido a partir do arquivo da base de dados shapefile.

Na importação, o objetivo é definir um sistema de coordenadas para o documento e usar o mesmo sistema de coordenadas para todas as camadas georreferenciadas. Portanto, um shapefile deve ser importado para uma nova camada, para um documento com georreferenciamento. Se o georreferenciamento de documentos ainda não tiver sido especificado, ele será ativado automaticamente para a camada de importação do documento e do shapefile.

O sistema de coordenadas para a geometria importada do shapefile é definido em um arquivo .prj que está incluído no shapefile. A geometria pode ser projetada para estar em conformidade com o sistema de coordenadas do documento (ou, se definido, da camada) ou o sistema de coordenadas do arquivo de forma pode ser usado para a nova camada (e o próprio documento). Normalmente, a segunda opção deve ser usada apenas ao importar o primeiro shapefile para um novo arquivo Vectorworks; essa é uma maneira conveniente de especificar automaticamente um sistema de coordenadas para o arquivo e ativar o georreferenciamento para a nova camada. As importações subsequentes devem usar a primeira opção, garantindo que um sistema de coordenadas consistente seja usado para todas as camadas georreferenciadas no arquivo.

Para importar um shapefile e selecionar as opções de conversão:

Selecione Arquivo> Importar> Importar Shapefile , e em seguida, selecione o shapefile a importar.

Se preferir, clique no arquivo que deseja importar e arraste-o para uma janela contendo um documento do Vectorworks.

O Vectorworks detecta o sistema de coordenadas dos recursos GIS importados do arquivo de projeção (.prj), quando um está localizado na mesma pasta que o shapefile. Se nenhum arquivo de projeção for encontrado, o shapefile não poderá ser importado.

A janela de diálogo Importar Shapefile abrirá. Especifique as opções de importação de arquivos.

Clique para exibir/ocultar parâmetrosClique para exibir/ocultar parâmetros

Parâmetro

Descrição

Nome da Camada

Digite o nome da nova camada para a importação do shapefile; por padrão, a camada é nomeada após o shapefile.

Se o nome da camada já existir no arquivo, a nova camada será anexada automaticamente com um sufixo numérico.

Nome da Classe

Selecione uma classe existente para associar aos temas importados do shapefile , ou selecione Novo para criar uma nova classe

Projete os recursos GIS importados e defina a camada a ser georreferenciada pelo documento

Importa o shapefile usando o sistema de coordenadas do documento, projetando os objetos importados para que correspondam às configurações do documento e sejam exibidos corretamente. Se o documento ainda não estiver georreferenciado, o georreferenciamento será ativado.

Importar os recursos GIS no sistema de coordenadas do shapefile

Usa o sistema de coordenadas do shapefile importado na importação. Normalmente, selecione a opção para também Definir o sistema de coordenadas do documento para corresponder a. Se a opção estiver desmarcada, a nova camada pode ter um sistema de coordenadas diferente do documento e das outras camadas do arquivo.

Defina o sistema de coordenadas do documento para corresponder

Alterna o sistema de coordenadas do documento para o do shapefile importado. Ao selecionar esta opção, tenha cuidado se outros objetos georreferenciados já existirem no arquivo, pois eles não são projetados automaticamente para corresponder ao sistema de coordenadas quando ele é alterado.

Sistema de Coordenadas

Exibe o sistema de coordenadas que será atribuído à camada recém-criada

GIS and georeferencing

 

Was this page helpful?