Gerenciador de Dados

DesignSeries.pngConceito: Mapeamento de dados e planilhas de dados

O Data Manager controla quais campos de dados são anexados aos objetos de desenho, bem como como os dados serão exibidos e inseridos na guia Dados da paleta Informações do objeto.

Os termos a seguir são usados no Data Manager.

Conjunto de dados: Um conjunto de campos de dados que podem ser aplicados a um objeto. Podem ser parâmetros padrão do Vectorworks ou campos IFC, ou campos personalizados em um formato de registro criado por você. Você também pode definir uma fórmula personalizada para um campo, que pode incluir o conteúdo de outros campos de qualquer conjunto de dados. Um conjunto de dados pode ser anexado automaticamente a objetos, com base no tipo de objeto ou na classe em que o objeto está.

Ficha de dados: Um grupo de campos que podem ser selecionados na guia Dados da paleta Informações do objeto, para inserir dados para um objeto. Os campos podem ser de qualquer conjunto de dados anexado ao objeto e podem receber rótulos personalizados. Você pode criar várias planilhas de dados para diferentes fins. Além disso, várias planilhas de dados são fornecidas para objetos de plug-in do Vectorworks.

Mapeamento de dados: A coleção de conjuntos de dados e planilhas de dados que podem ser usados para inserir dados para um tipo específico de objeto em um arquivo Vectorworks.

Você pode mapear dados e criar planilhas de dados para os seguintes tipos de objetos:

Objetos de plug-in integrados (Vectorworks padrão

Objetos de plug-in personalizados (de terceiros

Definições de símbolos 2D / 3D e 3D

Qualquer objeto que tenha uma classe atribuída a ele

Por exemplo, para maximizar a produtividade e minimizar erros em um grande escritório de arquitetura, o gerente BIM pode estabelecer o mapeamento de dados para todos os objetos arquitetônicos comuns, como paredes, portas, janelas e assim por diante. Durante o processo de design, a equipe menos experiente pode usar um conjunto de planilhas de dados “básicas” para inserir dados como altura, largura e estilo. Dessa forma, os redatores juniores não serão atrasados por uma interface complexa e terão menos probabilidade de cometer erros. Posteriormente, designers mais avançados poderiam usar um conjunto diferente de planilhas de dados para inserir propriedades de acabamento, detalhamento, especificações e classificações.

Mapeamento de dados IFC

Em um projeto BIM, você pode desejar controlar se objetos específicos e definições de símbolo são exportados para IFC. Os conjuntos de propriedades de objetos específicos também podem ser controlados antes da exportação, portanto, a filtragem de exportação pode ocorrer no nível do objeto ou do conjunto de propriedades. Além disso, dados externos anexados a objetos podem precisar ser mapeados para seu equivalente IFC antes da exportação. Você pode definir, salvar e restaurar vários conjuntos de mapeamento personalizado para um arquivo. As instâncias de objeto IFC selecionadas podem usar ou não o mapeamento.

Aqui estão alguns exemplos de quando o mapeamento de dados IFC é útil.

Você precisa adicionar dados à atribuição IFC padrão de um objeto.

O mapeamento permite anexar informações de propriedade e conjunto de dados a objetos, além dos dados IFC padrão. Muitos objetos Vectorworks contêm dados definidos pelo usuário que não são incluídos como parte da atribuição IFC padrão. Por exemplo, uma designação de tipo ou classificação acústica para uma porta são dados definidos pelo usuário dentro do objeto da porta. Esses parâmetros podem ser mapeados para os valores de parâmetro IFC correspondentes.

Você precisa mapear dados de um formato de registro personalizado para um conjunto de propriedades IFC.

No Vectorworks, dados personalizados são anexados a objetos (objetos padrão, objetos de plug-in e objetos modelados personalizados) usando formatos de registro. Os parâmetros de um formato de registro personalizado podem ser mapeados para o conjunto de propriedades IFC correspondente correto. Por exemplo, um código local ou sistema de especificação pode ser anexado a um objeto por meio de um registro personalizado. Os parâmetros para esses registros podem ser mapeados para o conjunto de dados de Classificação IFC para garantir que os dados sejam transferidos durante uma troca de modelo IFC.

Você precisa anexar uma atribuição IFC padrão e conjuntos de propriedades a objetos ou símbolos modelados personalizados.

Atribuições IFC e conjuntos de propriedades podem ser definidos para todos os objetos personalizados, garantindo que cada vez que o objeto personalizado for colocado no arquivo, ele receberá a atribuição de tag IFC apropriada.

 

Was this page helpful?