Projeção

O comando Projeção altera a maneira que o Vectorworks exibe a geometria 3D do desenho na tela 2D de seu monitor ou no papel impresso.  

Os comandos de projeção relacionados a perspectiva adicionam uma distorção ao desenho de modo que os objetos mais distantes pareçam menores que os objetos que estão mais próximos.  Estas vistas se aproximam mais de como um modelo em 3D seria visto no mundo real. A vista de perspectiva pode ser recortada ou não recortada (vejaVistas perspectivas recortadas e sem recortes ).

Além da projeção 2D Topo/Planta padrão, o Vectorworks tem nove outros modos de projeção 3D.

Para mudar os modos de projeção:

A partir do menu Visualização > Projeção, selecione a projeção específica.

A barra de visualização também oferece acesso rápido aos comandos de projeção. Clique na projeção atual e escolha uma projeção a partir da lista que é exibida.

Viewbar_proj.png 

Modo de Projeção

Descrição

Plano 2D

Este modo é equivalente ao usado para desenhos normais em 2D. Use esta vista quando você está desenhando objetos 2D para melhor precisão.

Ortogonal

Esta projeção exibe o desenho em uma projeção 3D sem distorção - onde os objetos aparecem com seu tamanho exato independente de sua distância ao plano do observador.

Estreita

Exibe uma projeção do desenho similar ao obtido com uma lente telefoto

Normal

Exibe uma projeção do desenho similar ao obtido com uma lente retrato

Ampla

Exibe uma projeção do desenho similar ao obtido com uma lente objetiva grande angular ou olho de peixe

Definir Perspectiva

Selecione para definir uma perspectiva personalizada numericamente. A janela Definir Distância de Perspectiva é exibida. Digite o valor de perspectiva personalizada no campo Distância e então clique em OK.  Quanto menor for o valor, maior será o ângulo da perspectiva.

Cavaleira Oblíqua (30º ou 45º)

Usada raramente, é concebida para mostrar uma vista frontal (ou outra vista ortogonal não distorcida) junto com sua profundidade. O comprimento das linhas ao longo do eixo Z, mostrando a espessura de um objeto, é representado em seu comprimento verdadeiro. Este comprimento verdadeiro distorce a imagem do objeto, fazendo ele parecer mais espesso do que ele realmente é. No entanto, neste modo de projeção você pode gerar perspectivas nas quais você pode medir diretamente.

Cabinet Oblíqua (30º ou 45º)

Similar à Cavaleira Oblíqua. No entanto, neste modo, as linhas para a profundidade são reduzidas em 50 %. Esta redução distorce o comprimento real destas linhas, mas representa uma vista mais “natural” do objeto. Você pode ainda usar este modo para tirar medidas de vetores perpendiculares ao plano de projeção (ao longo do eixo Z) de um desenho impresso, mas você precisa multiplicá-lo por dois para obter a dimensão real.

Os modos de apresentação OpenGL e Renderworks não suportam projeções oblíquas; arquivos renderizados no modo OpenGL ou Renderworks são convertidos de Projeção oblíqua para Projeção ortogonal após salvo. Para apresentar nestas projeções utilize a opção Polígono ou Linhas Escondidas.

Uma preferência do Vectorworks define a projeção preferida, aplicada sempre que a vista de um desenho é alterada da vista Topo/Planta em uma vista 3D;  vejaPreferências do Vectorworks: Aba 3D .

Em uma vista de perspectiva sem recorte, a rolagem dentro do desenho e a utilização das ferramentas Deslocamento e Zoom causarão o movimento da câmera de perspectiva enquanto a vista permanece centralizada na janela.  Como não há objetos na vista para serem usados como referência, um indicador especial o ajudará a se orientar durante o movimento.

Perspective_sp_cursor.png 

A ferramenta Translação de Vista também pode ser usada para se movimentar por um modelo e ajustar a distorção de perspectiva enquanto se está na projeção de perspectiva.  VejaTranslação de Vista .

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Vistas perspectivas recortadas e sem recortes

 

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