Uma animação solar demonstra a forma como o sol se move ou como as sombras são projetadas em um projeto a medida que a posição do sol muda. Com isto é possível estudar como o sol afeta o modelo ou o local em um momento particular do dia ou do ano. A animação pode ser configurada para rotacionar o sol em torno do modelo, ou o modelo pode ser rotacionado em torno do centro do plano da camada ou do objeto heliodon.
As animações solares também podem ser interativas, permitindo assim observar os efeitos no desenho a medida que alterações sejam feitas. Para visualizar as alterações de forma interativa a medida que você move os controles deslizantes, faça a apresentação nos modos Aramado ou OpenGL. As animações solares também podem ser exportadas para um arquivo .mov.
Dependendo da vista, do modo de apresentação, da presença de sombras e da vista do heliodon, você pode realizar diversas avaliações solares. Em geral, a apresentação OpenGL (com ou sem sombras; requer Renderworks) oferecerá bons resultados.
Configurações |
Animação Solar |
Aramado, Vista Topo/Planta |
Permite observar o símbolo de heliodon ao mudar a época do ano ou a hora do dia. A animação mostra a posição dos raios solares e a posição aproximada do sol na cúpula do céu. A data exibida no rótulo do heliodon é alterada para indicar o dia do mês da animação. |
Apresentação OpenGL (Com Projetar Sombras não selecionada), Vista Topo/Planta ou 3D |
Permite observar o modelo a medida que os raios solares se movem sobre ele ao longo do ano ou do dia. Diferentes partes do modelo serão iluminadas pela luz do sol. |
Apresentação OpenGL com sombras (Com Projetar Sombras selecionada), Vista Topo/Planta ou 3D |
Permite observar as sombras projetadas pelo modelo ao longo do dia ou do ano, e observar as partes do modelo iluminadas pela luz do sol. |
Vista da animação solar definida para Vista (sol para centro do plano da camada) ou Vista (sol para centro do Heliodon) |
Permite observar a rotação do modelo, como se o espectador estivesse posicionado no sol. Qualquer superfície visível terá a luz do sol incidindo sobre ela, e qualquer superfície não visível estará na sombra (e portanto não é necessário usar o Projetar Sombras). O modelo é rotacionado em torno do centro do plano da camada ou do centro do heliodon. A rotação pelo centro do heliodon pode ser útil se o modelo não estiver localizado no centro, ou se uma parte específica do modelo precisar ser estudada. Por exemplo, coloque o heliodon adjacente a um dispositivo que projeta sombras, aproxime e então faça a animação pelo centro do heliodon. |
|
Clique aqui para uma dica de vídeo sobre este tópico (requer acesso à internet). |
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~