DesignSeries00010.pngCriando Animações Solares

Uma animação solar demonstra a forma como o sol se move ou como as sombras são projetadas em um projeto a medida que a posição do sol muda. Com isto é possível estudar como o sol afeta o modelo ou o local em um momento particular do dia ou do ano. A animação pode ser configurada para rotacionar o sol em torno do modelo, ou o modelo pode ser rotacionado em torno do centro do plano da camada ou do objeto heliodon.

As animações solares também podem ser interativas, permitindo assim observar os efeitos no desenho a medida que alterações sejam feitas. Para visualizar as alterações de forma interativa a medida que você move os controles deslizantes, faça a apresentação nos modos Aramado ou OpenGL. As animações solares também podem ser exportadas para um arquivo .mov.

Dependendo da vista, do modo de apresentação, da presença de sombras e da vista do heliodon, você pode realizar diversas avaliações solares. Em geral, a apresentação OpenGL (com ou sem sombras; requer Renderworks) oferecerá bons resultados.

Configurações

Animação Solar

Aramado, Vista Topo/Planta

Permite observar o símbolo de heliodon ao mudar a época do ano ou a hora do dia. A animação mostra a posição dos raios solares e a posição aproximada do sol na cúpula do céu. A data exibida no rótulo do heliodon é alterada para indicar o dia do mês da animação.

Apresentação OpenGL (Com Projetar Sombras não selecionada), Vista Topo/Planta ou 3D

Permite observar o modelo a medida que os raios solares se movem sobre ele ao longo do ano ou do dia. Diferentes partes do modelo serão iluminadas pela luz do sol.

Apresentação OpenGL com sombras (Com Projetar Sombras selecionada), Vista Topo/Planta ou 3D

Permite observar as sombras projetadas pelo modelo ao longo do dia ou do ano, e observar as partes do modelo iluminadas pela luz do sol.

Vista da animação solar definida para Vista (sol para centro do plano da camada) ou Vista (sol para centro do Heliodon)

Permite observar a rotação do modelo, como se o espectador estivesse posicionado no sol. Qualquer superfície visível terá a luz do sol incidindo sobre ela, e qualquer superfície não visível estará na sombra (e portanto não é necessário usar o Projetar Sombras). O modelo é rotacionado em torno do centro do plano da camada ou do centro do heliodon. A rotação pelo centro do heliodon pode ser útil se o modelo não estiver localizado no centro, ou se uma parte específica do modelo precisar ser estudada. Por exemplo, coloque o heliodon adjacente a um dispositivo que projeta sombras, aproxime e então faça a animação pelo centro do heliodon.

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Criando Animações Solares Interativas

Exportando Animações Solares

Estudos Solares

Inserindo um Objeto Heliodon

Calculando Ângulos de Sombra

 

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