Cada camada do Vectorworks possui um plano 3D associado a ela. Quando uma camada está ativa, esse plano 3D é chamado de plano da camada ativa. O plano da camada ativa fornece uma referência visual e lógica constante e é fixado em relação aos objetos na camada. No sentido arquitetônico, o plano da camada ativa é como o piso de um edifício; às vezes é chamado de plano de chão.
Todo desenho do Vectorworks também possui um plano de trabalho. A localização do plano de trabalho é padronizada com a do plano de camada ativo e não é visto. No entanto, ao trabalhar e modelar em 3D, a orientação do plano de trabalho pode ser alterada e suas posições salvas. O plano de trabalho pode ser movido, alinhado a diferentes objetos ou superfícies e rotacionado, diferentemente do plano de camada ativo, que permanece constante no centro interno do desenho.
Trabalhar em 3D exige que o cursor se encaixe em um local 3D. Quando nenhuma outra atração 3D está ativa (o cursor não é atraído à geometria 3D), o cursor ainda precisa atrair em um local 3D; esse local é o plano 3D chamado plano de trabalho.
Todo objeto criado no desenho é colocado em relação ao plano de camada ativo para essa camada, seja ele diretamente nesse plano ou acima ou abaixo dele. O plano de trabalho ajuda a criar e posicionar objetos facilmente no espaço 3D. Ele permite desenhar enquanto estiver em uma vista isométrica e posicionar os objetos exatamente onde são necessários. Quando você altera a localização do plano de trabalho, o plano de camada ativo permanece visível, fornecendo um quadro de referência constante enquanto você ajusta o plano de trabalho.
Por exemplo, para um desenho de uma máquina complexa, com inúmeras engrenagens, cames, rolos e outras peças que se cruzam em vários planos, o plano de trabalho pode ser alterado para diferentes locais e ângulos em relação ao plano da camada ativa. Criar ou localizar objetos de acordo com o plano de trabalho permite um posicionamento altamente preciso dos objetos no espaço 3D.
Os símbolos híbridos só podem ser inseridos em um plano de trabalho paralelo ao plano da camada ativa. Ao inserir um símbolo híbrido, se o plano de trabalho não estiver paralelo ao plano da camada ativa, o plano de trabalho será movido para e alinhado com o plano da camada ativa.
Além disso, algumas ferramentas requerem um vetor ou plano. As ferramentas de visualização 3D podem usar o plano de trabalho para definir seu centro e / ou eixo de rotação, enquanto a ferramenta Espelho pode espelhar os objetos 3D selecionados no plano de trabalho. A localização das ferramentas 3D no espaço 3D é obtida a partir do ponto no plano de trabalho diretamente atrás do cursor ou de um ponto de atração, se elas estiverem atraídas em um objeto.
Para ajudar no desenho em 3D com certas ferramentas de desenho, um plano de trabalho automático aparece nas superfícies adequadas dos objetos, à medida que o cursor se move sobre os objetos de desenho com a ferramenta selecionada. O plano de trabalho automático é um plano de trabalho temporário que não precisa ser definido explicitamente; veja Conceito: O Plano de Trabalho Automático.
Se não houver superfície adequada sob o cursor, o plano de trabalho automático se alinha ao plano da camada.
Quando o plano de trabalho automático está em vigor, Automático é exibido na lista Planos Ativos, localizada na barra de Visualização.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~