Centenas de bibliotecas de recursos estão disponíveis para uso no aplicativo Vectorworks, e você também pode adicionar bibliotecas personalizadas. A lista de Arquivos no Administrador de Recursos fornece fácil acesso às bibliotecas de recursos; para o acesso ainda mais rápido, associe bibliotecas freqüentemente usadas como "favoritos".
Os recursos também estão disponíveis em vários locais na interface do aplicativo Vectorworks. Por exemplo, você pode aplicar um preenchimento gradiente da paleta Atributos, selecione uma definição de planta na barra de ferramentas da ferramenta Planta, e especifique uma textura de classe padrão a partir da janela de diálogo Editar Classes.
Quando você utiliza um recurso de biblioteca em um arquivo, ele é importado e exibido juntamente com outros recursos do arquivo no Administrador de Recursos.
Bibliotecas Vectorworks
As bibliotecas de recursos do Vectorworks estão localizados na pasta “Libraries” do aplicativo. Para acessar as bibliotecas a partir do Administrador de Recursos, selecione as Bibliotecas Vectorworks da lista de Arquivos. As bibliotecas disponíveis dependem de quais produtos Vectorworks você comprou. Adicione estas bibliotecas durante a instalação, ou baixe-as a qualquer momento com o Vectorworks Package Manager (Ajuda > Baixar Conteúdo). Se você é um assinante de seleção de serviços do Vectorworks, você pode baixar ainda mais conteúdo do vectorworks.net.
Na pasta "Libraries", os arquivos são organizados por disciplina profissional e assunto. O arquivo "Libraries-Index and Product Matrix.pdf" lista todas as bibliotecas e os produtos aos quais eles pertencem.
Todo o interior Vectorworks e objetos de construção (símbolos) desenvolvidos especificamente para Arquitetos e Designers têm registros de dados IFC anexados. Isso inclui as bibliotecas de símbolos disponíveis para todos os usuários Arquitetos e Designers do Vectorworks, assim como as bibliotecas exclusivas para os assinantes de seleção de serviços do Vectorworks.
Bibliotecas Default do Vectorworks
As bibliotecas de conteúdo padrão (default) são um subconjunto das bibliotecas do Vectorworks. Para acessar as bibliotecas a partir do Administrador de Recursos, selecione as Bibliotecas Vectorworks da lista Arquivos, e em seguida, abra a pasta "Defaults". Bibliotecas de conteúdo padrão específicas do produto são instaladas automaticamente em todos os produtos Vectorworks.
Recursos de conteúdo padrão estão disponíveis na interface do aplicativo Vectorworks quando aplicáveis. Se você não quer que o conteúdo padrão seja exibido na interface, desative Mostrar Conteúdo Default na guia Sessão das preferências do Vectorworks; consulte “Session Preferences” na página 66.
Bibliotecas de Usuário ou de Grupos de Trabalho
Você pode criar suas próprias bibliotecas de recursos personalizados, e se um produto Vectorworks Design Series estiver instalado, você pode compartilhar bibliotecas personalizadas com um grupo de trabalho.
• Para acessar seus arquivos personalizados a partir do Administrador de Recursos, coloque os arquivos em pastas, em sua pasta de usuário ou em uma pasta do grupo de trabalho. Consulte “Criando Bibliotecas do Usuário e de Grupos de Trabalho” na página 217 para detalhes.
• Para acessar seus recursos personalizados como conteúdo padrão na interface do aplicativo Vectorworks, coloque os arquivos das bibliotecas desejadas nas pastas "Libraries\Defaults" adequadas, em sua pasta de usuário ou em uma pasta de grupo de trabalho. Consulte “Creating Custom Default Content Libraries” on page 240 para detalhes.
Para fazer com que o conteúdo personalizado esteja disponível como conteúdo default, use os seguintes métodos:
• Importar o conteúdo personalizado para o arquivo de conteúdo default
• Adicionar o conteúdo personalizado à pasta de conteúdo default
• Criar um arquivo de conteúdo personalizado e colocar um alias (Macintosh) ou atalho (Windows) para este arquivo em uma pasta de conteúdo default
Os arquivos que contenham conteúdo personalizado podem ser colocados em diferentes pastas dependendo de quem precisa acessar o conteúdo. A estrutura de pastas deve ser a mesma do conteúdo default do Vectorworks. Por exemplo, as hachuras padrão do VectorWorks estão em um arquivo na pasta [Vectorworks]LibrariesDefaultsAttributes - Hatches. Para fazer sua biblioteca de hachuras personalizadas disponivel no Vectorworks, coloque o arquivo que contém as hachuras dentro de sua pasta de usuário ou na pasta de Grupo de Trabalho.
• Para criar um recurso padrão para você mesmo, coloque o arquivo na subpasta apropriada em: [User] \ Libraries \ Defaults \ (onde [User] é a pasta de dados do usuário especificada nas sua preferências do Vectorworks). Por exemplo, coloque o arquivo de hachuras dentro de [User]LibrariesDefaultsAttributes - Hatches. Veja “Aba Pastas do Usuário” na página 54 para maiores informações.
• Se o Vectorworks Design Series está instalado, você pode criar um recurso padrão que é específico ao projeto, ou que é compartilhado com um grupo de trabalho. Para fazê-lo, coloque o arquivo na rede, dentro da pasta apropriada em: [Workgroup] \ Libraries \ Defaults (onde [Workgroup] é a pasta de grupo de trabalho especificada nas suas preferências do Vectorworks). Quando colegas de trabalho definem essa pasta de Grupo de Trabalho em suas preferências, eles também têm acesso aos recursos padrão. Veja “Sharing Custom Files with a Workgroup” na página 213 para maiores informações.
O nome do arquivo de biblioteca personalizada também afeta a disponibilidade de recursos no Vectorworks.
• Para substituir totalmente as hachuras padrão do Vectorworks, use o mesmo nome do arquivo de hachura da pasta do Vectorworks ("Hatches_Default.vwx").
• Para disponibilizar as suas hachuras personalizadas juntamente com as hachuras padrão do Vectorworks, utilize um nome diferente como "Custom_Hatches.vwx”.
Se o nome de um arquivo estiver repetido em qualquer pasta, somente o conteúdo de um destes arquivos será exibido de acordo com a seguinte ordem: pasta do usuário, pasta do grupo de trabalho, pasta do aplicativo. Por exemplo: se os seguintes arquivos existirem, somente as hachuras do arquivo presente na pasta do usuário serão exibidas na lista de hachuras da paleta Atributos do Vectorworks.
• [User]\Libraries\Defaults\Attributes - Hatches\Hatches_Default.vwx
• [Workgroup]\Libraries\Defaults\Attributes - Hatches\Hatches_Default.vwx
• [Vectorworks]\Libraries\Defaults\Attributes - Hatches\Hatches_Default.vwx
Se um arquivo de biblioteca personalizada possuir múltiplos tipos de conteúdo, o programa exibirá somente o tipo de conteúdo para a pasta que possuir o arquivo personalizado (ou um atalho para o arquivo). Por exemplo: se um arquivo contiver hachuras de parede e texturas, e o arquivo estiver na pasta LibrariesDefaultsWalls - Textures, somente as texturas de parede serão exibidas como padrões no Vectorworks.
Para tornar os recursos da biblioteca personalizada disponíveis somente no Navegador de Recursos (e não como padrões na interface), coloque o arquivo na pasta Favoritos dentro da pasta do usuário ou da pasta do grupo de trabalho. Veja “Recursos Favoritos” na página 227.
Em muitas janelas de diálogo, paletas e listas na Barra de Ferramentas, o conteúdo default é mostrado abaixo do conteúdo no arquivo atual; cada lista está em lista alfabética crescente.
Para mostrar o conteúdo do arquivo atual primero, implemente um padrão de nome que coloque o conteúdo desejado alfabeticamente no sentido do topo da lista.
Para visualizar somente o conteúdo do arquivo atual e/ou das bibliotecas que não estejam na pasta Defaults em uma lista de seleção, desselecione a preferência Mostrar Conteúdo Default nas Preferências do Vectorworks.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Bibliotecas do usuário e de grupos de trabalho são arquivos que simplesmente possuem recursos específicos para tornar mais rápido e mais fácil acessar os recursos enquanto desenha-se no Vectorworks. Bibliotecas não aumentam o tamanho do arquivo atual ou consomem quantidade significativa de memória. Salve recursos similares no mesmo arquivo de biblioteca para tornar mais fácil buscar por eles.
Depois de criadas, as bibliotecas de recursos podem ser acessadas a partir do Administrador de Recursos através de um Frquivo favorito ou através das opções Bibliotecas do Usuário ou Bibliotecas do Grupo de Trabalho na lista de arquivos. As bibliotecas de recursos também podem ser usadas como recursos default personalizados.
Para criar um arquivo de biblioteca de recurso:
1.Selecione em Arquivo > Novo.
2.Importe ou crie os recursos que você deseja incluir na biblioteca.
3.Selecione em Arquivo > Salvar.
A janela Salvar Desenho do Vectorworks e exibida.
4.Selecione o local onde deseja salvar o arquivo.
5.Informe um nome para o arquivo no campo Nome.
6.Clique em Salvar.
7. Coloque a biblioteca no local correto dependendo de como você desejará acessá-la:
Método de Acesso |
Localização na Biblioteca |
Referência |
---|---|---|
Na lista de Arquivos no Administrador de Recursos, selecione o arquivo de biblioteca na seção Favoritos, e em seguida selecione o recurso no display dos recursos |
Pasta Favoritos na pasta de usuário: [Usuário]/Libraries/Favorites/[nome da pasta] |
|
Na lista de Arquivos no Administrador de Recursos, selecione a opção Bibliotecas do Usuário, selecione o arquivo da biblioteca e em seguida selecione o recurso no display dos recursos |
Pasta Bibliotecas na pasta do usuário: [Usuário]/Libraries/[nome da pasta] |
|
Na lista de Arquivos no Administrador de Recursos, selecione a opção Bibliotecas do Grupo de Trabalho, selecione o arquivo da biblioteca e em seguida selecione o recurso no display dos recursos |
Pasta Bibliotecas em uma pasta de rede designada como pasta do grupo de trabalho (requer Design Series): [Grupo de Trabalho]/Libraries/[nome da pasta] |
|
Disponível em qualquer lugar onde os recursos default estão disponíveis, como a lista de hachuras na paleta Atributos |
Pasta Defaults na pasta do usuário, ou em uma pasta de rede designada como pasta do grupo de trabalho (requer Design Series): [Usuário]/Libraries/Defaults/[nome padrão da pasta] [Grupo de Trabalho]/Libraries/Defaults/[nome padrão da pasta] |
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
O Administrador de Recursos é o repositório de todos os recursos do Vectorworks. Você pode usá-lo para criar, aplicar e gerenciar os recursos do arquivo atual e acessar os recursos de outros arquivos.
Para usar o Administrador de Recursos:
1.Clique em Janela > Paletas > Administrador de Recursos.
1. O Administrador de Recursos é exibido.
Função |
Descrição |
---|---|
Menu Arquivos |
Exibe os comandos usados para criar e gerenciar um conjunto de arquivos de recurso favoritos e para visualizar os recursos de um arquivo (veja “Busca Rápida de Recursos” na página 226) |
Lista de arquivos |
Permite especificar o arquivo a partir do qual exibir recursos no Administrador de Recursos. Selecione um arquivo nas seções Arquivos Abertos ou Favoritos, ou selecione uma opção na seção Bibliotecas da lista e localize o arquivo que contém os recursos que você procura. Marque a opção Sempre Exibir o Documento Ativo para exibir automaticamente os recursos do arquivo atual ao mudar de um arquivo para outro. Se você procurou um arquivo (a partir de uma das pastas de bibliotecas, ou usando o comando Procurar um Documento) exibe o último arquivo navegados na parte inferior da lista de arquivos. Veja “Utilizando Recursos Provenientes de Outros Arquivos” na página 226. |
Nível Principal |
Exibe os recursos do arquivo atual |
Menu Recursos |
Exibe os comandos referentes aos recursos. Veja os seguintes: • “Visualizando Recursos” na página 220 • “Criando Novos Recursos” na página 224 |
Subir um nível |
Sobe um nível na pasta de símbolos ou na hierarquia de pastas da paleta do VectorScript |
Lista de pastas do arquivo |
Exibe as pastas do arquivo de recurso atual se houver pastas de símbolo ou pastas da paleta do VectorScript. Selecione uma pasta para exibir na janela de recursos os recursos existentes na pasta. Para voltar à visão de toda hierarquia do recurso, clique em Nível Principal. Todos os tipos de recursos e pastas configurados para exibição serão mostrados na janela de exibição de recursos. |
Tipo de Recurso |
No modo Miniaturas, permite exibir os recursos pelo tipo divididos em categorias. O tipo é exibido em uma categoria que pode ser aberta ou fechada (veja “Ocultando e Mostrando Recursos” na página 222). No modo de lista, clique no cabeçalho da coluna para ordenar as colunas por nome de recurso ou por tipo de recurso. |
Dica de Recurso |
Exibe o nome completo do recurso como dica ao passar o mouse sobre o recurso. Nos recursos referenciados, a dica também mostrará o nome do arquivo original. |
Preview do Recurso |
Exibe uma imagem de previsualização ou com um ícone junto aos recursos. |
Nome do Recurso |
Exibe o nome do recurso. Os nomes em itálico indicam um recurso referenciado. Digite a primeira letra do nome do recurso para exibir rapidamente os recursos que começam com esta letra. A cor do símbolo (preta, vermelha ou azul) indica o tipo de símbolo (veja “Tipos de Símbolos” na página 233). |
Display dos Recursos |
Permite exibir os recursos do arquivo selecionado na lista Arquivos e da pasta de símbolos selecionada na lista de pastas. Permite selecionar quais tipos de recurso serão exibidos no menu Recursos (veja “Ocultando e Mostrando Recursos” na página 222). |
Botão Ativar símbolo |
Permite exibir o símbolo ativo no display de recursos |
2.Por padrão os recursos do documento atual são exibidos. Localize e selecione o recurso desejado neste arquivo, ou use a lista Arquivos para visualizar os recursos em outros arquivos. Se o recurso não existir, você poderá criá-lo.
3. Depois de selecionar um recurso, você pode usá-lo no desenho ou selecionar outra opção no menu Recursos, como Editar ou Exportar para outro arquivo. Veja “Trabalhando com Recursos” na página 222 para maiores informações.
Clique aqui para uma vídeo dica sobre este tópico (requer acesso a Internet).
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Recursos podem ser visualizados tanto em previews (chamadas Thumbnails) ou em modo lista.
No modo Preview, os recursos são mostrados em pequenas imagens coloridas de 64 x 64 pixels. Símbolos, Objetos Paramétricos, Gradientes, Imagens, Hachuras e Padrões de Preenchimento são mostrados a partir da imagem real do recurso; outros recursos são mostrados através de ícones representativos. No modo Lista, os recursos são mostrados através de ícones representativos. Para os símbolos, a visualização de miniatura e o modo de renderização podem ser definidos no menu Recursos. Durante a edição de símbolos, a visualização de miniatura pode ser definida de acordo com a visualização de edição. Os nomes compridos são exibidos em até cinco linhas, e a quantidade de caracteres exibida dependerá da fonte de sistema selecionada. No modo Lista, os recursos são exibidos como ícones de 16x16 pixels.
Recursos |
Ícone em Preview |
Ícone em Lista |
---|---|---|
Gradiente de Preenchimento (veja “Utilizando Preenchimentos de Gradiente” na página 1112) |
|
|
Padrão de Hachura (veja “Utilizando Preenchimento de Hachura” na página 1102) |
|
|
Imagem de Preenchimento (veja “Utilizando Imagens de Preenchimento” na página 1116) |
|
|
Tipos de Linha (veja “Usando Tipos de Linhas” na página 1124) |
|
|
Formato de Registro (veja “Registros” na página 256) |
|
|
Recurso Referenciado (veja “Referenciando Recursos” na página 209) |
O nome do recurso é exibo em itálico |
|
Imagem de Fundo do Renderworks (requer Renderworks; veja “Criando Camadas de Fundo” na página 1518) |
|
|
Textura do Renderworks (requer Renderworks; veja “Criando Texturas” na página 1501) |
|
|
Textura Prop do Renderworks (requer Renderworks; veja “Criando Objetos de Imagem Recortada” na página 1515 |
|
|
Estilo Renderworks (requer Renderworks); veja “Criando Estilos do Renderworks” na página 1590 |
|
|
Estilo Sketch (requer Design Series); veja “Apresentação Sketch” na página 1493) |
|
|
Estilo de Laje (requer Vectorworks Architect); veja “Creating Slabs” na página 477) |
|
|
Símbolos e Objetos Paramétricos 2D (veja “Entendendo Símbolos” na página 233) |
|
|
Símbolos e Objetos Paramétricos 3D (veja “Entendendo Símbolos” na página 233) |
|
|
Símbolos e Objetos Paramétricos Híbridos (2D e 3D) (veja “Entendendo Símbolos” na página 233) |
|
|
Pasta de Símbolos (veja “Administrando Pastas de Símbolos” na página 246) |
|
|
Estilo de Texto (veja “Usando Estilos de Texto” na página 388) |
|
|
Preenchimento Mosaico (veja “Utilizando Preenchimento Moisaco” na página 1108) |
|
|
VectorScript (veja “Usando Scripts” na página 1763) |
|
|
Paleta de Scripts (veja “Usando Scripts” na página 1763) |
|
|
Estilo de Parede (requer Vectorworks Architect) |
|
|
Estilo de Parede Cortina (requer Vectorworks Architect e Landmark) |
|
|
Planilhas (veja “Creating Worksheets” na página 1311) |
|
|
Para mudar o modo de visualização:
1 No Administrador de Recursosr, selecione Visualizar Como a partir do menu Recursos.
2 A partir da lista, selecione Lista ou Miniatura.
Selecione Janela> Paletas> Salvar Posições das Paletas para salvar as vistas selecionadas nas sessões Vectorworks. Para reverter para as definições estabelecidas quando o espaço de trabalho personalizado for criado (na Pasta de Dados do Usuário e preferencias), clique em Zerar Ajustes Salvos a partir da guia Sessão de preferências Vectorworks.
Quando há um grande número de tipos de recursos, pode ser útil para tipos de recursos não utilizados esconder a vista.
Para ocultar ou exibir tipos de recursos:
1 No Administrador de Recursos, selecione Mostrar os Tipos a partir do menu Recursos.
2 Selecione o tipo de recurso para ocultar ou exibir. Um tipo de recurso atualmente visível é indicado por uma marca de verificação junto ao seu nome. (Na exibição Lista, recursos ocultos não são mostradas na janela de exibição do recurso).
No modo Miniaturas, clique na seta de abertura ao lado do nome do tipo de recurso ou clique duas vezes na barra do nome do recurso no Administrador de Recursos para ocultar ou exibir recursos. Alternativamente, no modo Miniaturas, pressione a tecla Alt (Windows) ou Option (Mac) na seta de abertura ao lado do nome do tipo de recurso ou na barra de nome do recurso para ocultar ou exibir todos os recursos.
Select Window > Palettes > Save Palette Positions to save the current show/hide status across Vectorworks sessions. To revert to settings established when the custom workspace was created (in the User Data and Preferences folder), click Reset Saved Settings from the Session tab of Vectorworks preferences.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Os comandos disponíveis irão depender do tipo de recurso selecionado.
Para usar um recurso:
1.Selecione o recurso que você deseja usar no Administrador de Recursos.
2. Selecione o comando desejado a partir do menu Recursos.
Clique com o botão direito (Windows) ou Ctrl-Clique (Macintosh) sobre um recurso para acessar o menu contextual. Este menu. irá listar os comandos (disponíveis no menu Recursos) aplicáveis ao recurso selecionados.
Comando |
Descrição |
Atalho |
---|---|---|
Aplicar |
Irá aplicar o recurso ao(s) objeto(s) selecionado(s) |
Duplo-clique ou teclar Enter |
Anexar |
Exibe a janela Associar Registro para que você possa associar um registro ao objeto plug-in selecionado, ou à definição de símbolo (e assim alterar todas as instâncias, atuais e futuras, do símbolo). Veja “Associando Formatos de Registros à Simbolos” na página 258 |
Não Existe |
Criar Textura a partir de Hachura |
Cria uma textura associado a partir de uma hachura existente (veja “Creating a Texture from a Hatch” na página 1676) |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Apagar |
Apaga o recurso selecionado do Administrador de Recursos. |
Tecla Delete |
Duplicar |
Abre a caixa de dialogo Nomear; coloque um nome e clique em Ok para criar uma duplicata do recurso selecionado. |
Não Existe |
Editar |
Abrirá a janela de edição do recurso selecionado. Se o recurso for referenciado, você será perguntado se deseja realmente editar o recurso antes de abrir a janela de edição. As edições feitas no documento atual também são salvas no documento original, o que pode afetar outros documentos que utilizem esta referência. |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Editar Componente 2D |
Permite editar o componente 2D do símbolo (veja “Modo de Edição de Objeto” na página 1002) |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Editar Componente 3D |
Permite editar o componente 3D do símbolo (veja “Modo de Edição de Objeto” na página 1002) |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Editar Componente 3D de Abertura de Parede |
Permite editar o componente 3D de abertura de parede do símbolo (see “Adicionando um Componente de Abertura 3D em Parede na Definição de um Símbolo” na página 255) |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Editar Definição (requer Vectorworks Landmark) |
Permite editar a definição do símbolo de planta conforme descrito em “Creating Plant Definitions” na página 787 |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Opções de Edição de Símbolo |
Exibe a janela Opções de Símbolo que permite especificar o modo de inserção em paredes e outros parâmetros do símbolo. Veja “Editando as Opções de Múltiplos Símbolos” na página 245. |
Ctrl + Duplo-clique (Windows) ou Option + Duplo-clique (Macintosh) |
Entrar |
Abre a pasta mostrando seus recursos de símbolos ou VectorScripts |
Duplo-clique ou tecla Enter |
Exportar (requer Design Series) |
Exibe a janela Exportar Recurso, que permite exportar o recurso selecionado para outro arquivo. Veja “Exportando Recursos Personalizados” na página 231. |
Não Existe |
Extrair Imagem(ns) |
Abre a caixa de diálogo Explorar Pasta (Windows) ou Arquivo de Exportação de Imagens (Macintosh) para salvar um arquivo .png extraído do recurso selecionado Para extrair imagens a partir de todas as texturas baseadas em imagens, planos de fundo do Renderworks e recursos de imagem no documento atual, execute este comando com nenhum recurso selecionado. |
Não Existe |
Dados IFC (requer Vectorworks Architect/Landmark) |
Anexa Dados IFC para a definição do símbolo selecionado, mudando todas as instâncias de símbolos, existentes e futuros; veja “Assigning IFC Data to Objects” na página 1740 |
Não Existe |
Tornar Ativo |
Ativa a ferramenta de inserção de símbolo, deixando-o pronto para inserção no desenho |
Duplo-clique |
Mover |
Abre a janela de diálogo Mover Símbolo, permitindo transferir um símbolo ou objeto paramétrico em uma pasta de símbolos. |
Não Existe |
Novo [recurso] |
Permite a criação rápida do tipo de recurso relevante para a seção da janela do Recurso na qual o menu de contexto foi chamado |
Não Existe |
Abrir |
Abre um resource de planilha em uma janela para edição de seu conteúdo. |
Ctrl + Duplo-Clique (Windows) Option + Duplo-Clique (Macintosh) |
Renomear |
Abre a janela de diálogo Nomear para permitir renomear o Recurso. Se o recurso for referenciado, você será perguntado se deseja realmente renomear o recurso antes de abrir a janela de diálogo Nomear. A alteração de nome feita no documento atual também é salva automaticamente no documento original, o que pode afetar outros documentos que utilizem esta referência. Você pode renomear símbolos referenciados, gradientes, formatos de registro, hachuras, ladrilhos, fundos Renderworks, texturas, estilos de sketch, estilos de parede, estilos de texto, estilos de laje, plantas e recursos de imagem. |
Ctrl + Duplo-Clique (Windows) Option + Duplo-Clique (Macintosh) (Imagem de Preenchimento apenas) |
Importar |
Quando um recurso de um arquivo diferente é selecionado, ele será importado para o arquivo atual. |
Não Existe |
Referência |
Quando um recurso de um arquivo diferente é selecionado, uma referência a ele será criada no arquivo atual. Veja “Referenciando Recursos” na página 209. |
Não Existe |
Quebrar referência |
Quebra a referência entre um arquivo-mestre e o arquivo-alvo; o recurso permanece no arquivo-alvo mas não é mais referido. |
Não Existe |
Executar |
Irá executar um recurso VectorScript selecionado. Arquivos textos que contenham scripts devem ser executados através do comando Organizar > Scripts > Executar VectorScript. |
Duplo-clique ou tecla Enter |
Planilha no Desenho |
Abre a planilha dentro do desenho para visualização e impressão. |
Duplo-clique ou tecla Enter |
Def. Vista do Preview |
Aplica uma vista ao preview do símbolo selecionado, ou a todos os símbolos contidos nas pastas e nas sub-pastas se uma pasta de símbolos é selecionada, ou a todos os símbolos no arquivo se nada é selecionado. |
Não Existe |
Def. Modo de Apresentação do Preview |
Aplica um Tipo de Apresentação ao preview do símbolo selecionado, ou a todos os símbolos contidos nas pastas e nas sub-pastas se um símbolo é selecionado, ou a todos os símbolos no arquivo se nada é selecionado. |
Não Existe |
Recursos de imagem podem ser comprimidos para reduzir o tamanho do arquivo Vectorworks. Veja “Compressing Images” na página 1814 para maiores detalhes.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Existem vários métodos para criar novos recursos em um desenho. A maioria dos novos recursos são criados através da Administrador de Recursos, como descrito aqui. Alguns tipos de recursos, como scripts e estilos de texto, também podem ser criados a partir de comandos de menu em outras partes do programa Vectorworks. Símbolos são exibidos no Administrador de Recursos, mas eles só podem ser criados com o Modificar> comando Criar Símbolo.
Para criar um novo recurso:
1.No Administrador de Recursos, selecione Novo Recurso a partir do menu Recursos para exibir a lista de novos tipos de recursos.
Este menu também é aberto clicando no botão direito (Windows) ou teclando Ctrl (Macintosh) no Administrador de Recursos.
Dê um duplo clique em uma área não utilizada da área de exibição de recursos para abrir a caixa de diálogo Criar recursos. A caixa de diálogo contém os itens do menu novo recurso.
2.Selecione o tipo do recurso a criar.
A janela de diálogo específica para criação do recurso solicitado irá se abrir.
3.Siga o procedimento específico para criação do recurso em questão.
Uma vez o recurso tenha sido criado ele aparecerá na janela do Administrador de Recursos.
Quando clicar com botão direito (Windows) ou com Ctrl (Macintosh) em uma área do Administrador de Recursos (na Paleta Administrador de Recursos) associada a um determinado tipo de recurso. O menu contextual apresentará uma opção adicional para criação rápida de um outro recurso do tipo associado a área. Por exemplo, clique com botão direito (Windows) ou com Ctrl (Macintosh) na seção de hachuras e uma opção Nova Hachura em <nome do documento> será mostrada no menu. O menu de contexto muda dependendo do local onde você clica, se em uma área em branco do Administrador de Recursos ou se diretamente em um recurso.
Adicionalmente, imediatamente após um recurso ter sido criado, o menu Recursos conterá uma opção adicional para criação rápida de um outro recurso do mesmo tipo.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Quando um recurso é deletado, todas as instâncias do recurso no documento atual podem ser deletados completamente ou substituidos por um recurso diferente de um mesmo tipo.
Para deletar um recurso:
1 No Administrador de Recursos, selecione o recurso para apagar e selecione Apagar a partir do menu Recursos.
Alternativelmente, botão direito (Windows) ou Ctrl-click (Mac) no recurso, e selecione Apagar a partir do menu de contexto ou selecione o recurso e pressione o botão delete.
2 Se houver quaisquer instâncias do recurso atualmente no desenho, a caixa de diálogo Recurso Excluído abrirá.
Clique para mostrar/ocultar os parâmetros.
3 Clique Sim.
O recurso é excluído e cada instância de recurso é excluído ou substituído com o recurso selecionado.
Vários recursos podem ser selecionados e eliminados, ao mesmo tempo. No entanto, a possibilidade de substituir instâncias do recurso deletado com um recurso diferente está disponível apenas se todos os recursos selecionados para apagar são do mesmo tipo, tais como todos os gradientes ou todas as plantas e todos os estilos de laje.
Enquanto os novos recursos são adicionados automaticamente ao Administrador de Recursos da criação, os recursos existentes em outros arquivos devem ser importados ou referenciados ao arquivo atual através da paleta Administrador de Recursos.
Recursos em outro arquivo podem ser buscados rapidamente para localizar recursos e determinar se aquele arquivo deve ser adicionado como favorito.
Para visualizar os recursos de outro arquivo sem torná-lo um favorito:
1.No Administrador de Recursos, selecione Buscar em Um Documento no menu Arquivos e Pastas.
A janela padrão de abertura de arquivo irá abrir.
2.Selecione o arquivo Vectorworks que você deseja pesquisar, e então clique Abrir.
Os recursos do documento selecionado serão temporariamente mostrados no Administrador de Recursos. Você poderá importar ou aplicar os recursos em seu documento, mas o documento não será adicionado à lista de favoritos do Administrador de Recursos.
A lista Arquivos exibe todos os arquivos abertos e os arquivos favoritos. Além disso, a lista Arquivos oferece acesso rápido às bibliotecas de recurso - incluindo as centenas de bibliotecas fornecidas com o Vectorworks e todas as bibliotecas personalizadas criadas por você.
• As Bibliotecas do Vectorworks utilizam as bibliotecas instaladas com o Vectorworks.
• As Bibliotecas do Usuário utilizam as bibliotecas copiadas para a pasta de Dados do Usuário e Preferências. Veja “Aba Pastas do Usuário” na página 54 para maiores informações sobre as pastas do usuário.
• Bibliotecas de Grupos de Trabalho acessam as bibliotecas de suas pastas Grupo de Trabalho e Projeto (requer Vectorworks Design Series). Veja “Sharing Custom Files with a Workgroup” na página 213 para mais detalhes
“O item "Documento Ativo" é exibido se a opção Sempre Exibir o Documento Ativo for selecionada na lista de arquivos. Os recursos do arquivo atual são sempre exibidos.
Para utilizar um recurso a partir de um arquivo diferente:
1.No Administrador de Recursos, faça um dos seguintes procedimentos:
• Selecione o arquivo aberto ou o arquivo favorito na lista de Arquivos.
• Selecione o tipo de biblioteca desejada (Vectorworks, Usuário ou Grupo de Trabalho) na lista de Arquivos. Na janela de seleção de arquivo, localize a biblioteca desejada e clique em Abrir.
O nome do arquivo é exibido na lista de Arquivos e seus recursos são mostrados na janela de exibição de recursos.
2 Selecione o recurso desejado da janela de exibição de recurso. Vários recursos podem ser selecionados e importados ao mesmo tempo.
• Para usar o recurso imediatamente, clique duas vezes para ativá-lo, ou selecione Aplicar ou Tornar Ativo (se aplicável) a partir do menu Recursos. (Alternativamente, arraste o recurso para um objeto ou a um local no arquivo atual). Se as pastas de símbolos estão presentes no desenho, especifique o local do recurso importado.
• Para importar o recurso para uso futuro, selecione Importar no menu Recursos.
• Para referenciar o recurso, selecione Referência no menu Recursos. Se o arquivo de origem não está referenciado por este arquivo, especifique as novas informações de referência. (Veja “Referencing Resources” na página 243.)
O recurso é adicionado ao Administrador de Recursos do arquivo atual.
Quando você acessa símbolos ou scripts dentro de pastas, o nome da pasta selecionada é exibida na lista de pastas de documentos e seu conteúdo é exibido na janela de exibição de recurso. Para voltar para a janela de recurso principal, clique em lista de pastas de documentos e selecione Nível superior. Alternativamente, clique no botão Um nível acima até o nível superior ser alcançado.
Alguns recursos, tais como símbolos, definições de plantas e estilos de parede entre outros, podem ser inseridos em um desenho diretamente a partir de uma lista na barra de ferramentas, quando a ferramenta apropriada for seleccionada. Dependendo do tipo de recurso, a lista pode conter recursos no documento atual, em outros documentos abertos e/ou nas bibliotecas.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Para um rápido acesso a recursos em quaisquer arquivos de Vectorworks, o Rdministrador de Recursos pode guardar links para arquivos do Vectorworks que possuam recursos úteis e frequentemente utilizados. Os recursos destes documentos favoritos podem ser importados para qualquer documento ativo sem a necessidade de ter que procurá-lo em seu disco. O link pode ser removido a qualquer momento quando o documento deixar de ser necessário. Uma vez registrados os arquivos favoritos serão sempre lembrados pelo Administrador de Recursos quando o Vectorworks for aberto.
Utilize o menu Arquivos no Administrador de Recursos para criar, usar e gerenciar a lista de favoritos. Se preferir, adicione manualmente os arquivos (ou atalhos para os arquivos) às pastas de favoritos correspondentes.
Para tornar o documento ativo em um documento favorito:
No Administrador de Recursos (no menu de Arquivos e Pastas) selecione Adicionar Ativo aos Favoritos.
O arquivo será adicionado na Lista de Arquivos do Administrador de Recursos abaixo da categoria Favoritos.
O arquivo deverá ser salvo em disco para poder ser adicionado à lista de favoritos.
Para tornar favorito um arquivo que não esteja aberto:
1.No Administrador de Recursos, selecione Adicionar Novos Favoritos no menu Arquivos e Pastas.
A janela de diálogo padrão de abrir arquivos será mostrada.
2.Selecione o arquivo que você deseja tornar favorito, e então clique Abrir (Open).
O arquivo será adicionado a Lista de Arquivos na categoria Favoritos.
Os arquivos adicionados como favoritos deverão ser obrigatoriamente da mesma versão do documento ativo.
Múltiplos Arquivos podem ser selecionados e inseridos como favoritos ao mesmo tempo; alternativamente, use Command + A (Mac) ou Ctrl + A (Windows) para selecionar de uma única vez todos os arquivos.
Para abrir o favorito atual:
1.No Administrador de Recursos, no menu Lista de Arquivos, selecione qual o arquivo favorito a ser aberto.
2.Selecione no menu Arquivos e Pastas o comando Abrir Favorito Ativo.
O documento será aberto.
Para atualizar os recursos de todos os arquivos favoritos:
No Administrador de Recursos clique em Atualizar Favoritos a partir do Disco no menu Arquivo.
Todos os arquivos favoritos são recarregados no Administrador de Recursos para refletir quaisquer alterações ocorridas desde que a sessão atual foi iniciada.
Para saber a localização de um arquivo favorito:
1.No Administrador de Recursos, selecione o favorito desejado na lista de Arquivos.
O nome do arquivo é exibido na lista, e os recursos do arquivo são exibidos na janela de recursos.
2.Clique em Exibir Favorito Ativo no menu Arquivo.
O Explorer (Windows) ou o Finder (Macintosh) são exibidos na pasta que contém o arquivo.
Para remover um documento favorito:
1.No Administrador de Recursos, selecione na Lista de Arquivos o documento favorito a ser removido.
2.Selecione Remover Ativo dos Favoritos no menu Arquivos.
O documento será removido da Lista de Favoritos.
Para remover todos os favoritos:
1.No Administrador de Recursos, selecione Remover Todos os Favoritos no menu Arquivos.
Uma janela aparecerá solicitando uma confirmação.
2.Clique Sim para remover todos os favoritos.
Todos os favoritos serão removidos da categoria Favoritos.
Para adicionar favoritos manualmente (sem ser através do Administrador de Recursos):
1.Mova os arquivos que você deseja adicionar como favoritos, ou atalhos (Windows) ou apelidos (Macintosh) para estes arquivos, para uma das seguintes pastas.
Pasta de Arquivos |
Efeito nas Listas de Favoritos |
---|---|
[User]/Libraries/Favorites |
O arquivo irá aparecer somente na lista de favoritos do usuário ([Usuário] é a Pasta de Dados do Usuário especificada nas Preferências do Vectorworks). Veja “Aba Pastas do Usuário” na página 54 para mais informaçoes sobre pastas de usuários. |
[Workgroup]/Libraries/Favorites |
O arquivo aparece na lista de Favoritos de qualquer usuário que tenha pasta de grupo de trabalho definida nas preferências do Vectorworks. |
O arquivo será adicionado a Lista de Arquivos em Favoritos.
2. No Administrador de Recursos, selecione no menu Arquivos o comando Atualizar Favoritos a Partir do Disco.
Somente arquivos presentes na pasta Favoritos podem ser removidos usando-se os comandos disponíveis no Administrador de Recursos. (Veja “Aba Pastas do Usuário” na página 54 para maiores informações). Os arquivos colocados em uma pasta Favoritos do grupo de trabalho devem ser removidos manualmente.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Existem três formas de se acessar rapidamente um recurso através do Administrador de Recursos:
• Usar a pesquisa incremental de nome para localizar e selecionar um recurso existente no documento.
• Usar o comando Procurar Recurso para localizar um nome específico no arquivo atual ou em outro arquivo em um caminho especificado. Se o recurso for localizado, ele poderá ser selecionado no Administrador de Recursos.
• Selecionar uma instância do recurso no desenho, e em seguida usar o comando Localizar no Administrador de Recursos para selecionar o recurso no Administrador de Recursos.
Para acessar rapidamente um recurso, clique na janela de visualização dos recursos e comece a digitar o nome do recurso. A janela de visualização dos recursos começará a rolar para o primeiro recurso que possui o nome com as letras digitadas. O tipo de recurso (Textura ou Planilha, por exemplo) deve aparecer na janela do administrador para que possa ser usado na busca. Se o recurso estiver localizado em uma pasta, selecione primeiro a pasta na lista Arquivos.
O comando Procurar Recurso oferece a habilidade de localizar rapidamente um recurso em um arquivo da mesma versão do Vectorworks que você está usando, e opcionalmente selecionar este recurso no Administrador de Recursos.
Para localizar e usar um recurso:
1.No Administrador de Recursos, selecione no menu Recursos o comando Buscar Recurso no Disco.
A janela de diálogo Procurar Recurso se abrirá.
Clique para exibir/esconder os parâmetros.
2.Digite o critério de busca e clique Buscar.
Se o recurso tiver sido localizado, a caixa de diálogo Resultados da Busca de Recursos exibirá o nome e tipo de recurso e a localização do arquivo para todos os recursos que coincidam com o critério de busca especificado; selecione o nome do recurso e clique Selecionar (ou dê dois cliques no nome do recurso). Se o recurso selecionado estiver em um arquivo diferente, o Administrador de Recursos irá temporariamente exibir todos os recursos do tipo selecionado (Hachuras, por exemplo) contidos no arquivo. O recurso que você selecionou é destacado.
3.Uma vez o arquivo encontrado, há várias maneiras de usá-lo:
• Para usar o recurso imediatamente, duplo-clique sobre este para ativa-lo, ou selecione Aplicar ou Tornar Ativo, se aplicável no menu Recursos. (Alternativamente, arraste o recurso sobre um objeto ou para uma posição do desenho para atual). Se as pastas de símbolos estiverem presentes no desenho, especifique a localização do recurso importado.
• Para importar o recurso para uso posterior, selecione Importar a partir do menu Recursos.
• Para referenciar o recurso, selecione Referenciar no menu Recursos. Caso o arquivo que possui o recurso ainda não estiver referenciado no documento atual, especifique a informação da nova referência (veja “Referenciando Recursos” na página 209.)
O recurso é adicionado ao Administrador de Recursos do documento atual.
Recursos usados em um desenho podem ser localizados rapidamente e selecionados no Administrador de Recursos com o comando do menu de contexto Localizar no Administrador de Recursos.
Para localizar um recurso a partir do desenho:
1. Mova o cursor sobre o recurso (ou objeto contendo o recurso, como um retângulo com uma hachura) para ser localizado. Clique com o botão direito (Windows) ou dê um Ctrl-clique (Macintosh) e selecione Localizar no Administrador de Recursos a partir do menu de contexto.
O nome do comando atualiza automaticamente para refletir os recursos; se o cursor está sobre uma imagem ou um objeto com um recurso de imagem aplicado a ele é selecionado, o comando é exibido como Localizar Imagem no Administrador de Recursos. Texturas aplicadas a partes de objetos também podem ser localizadas (requer Renderworks). A maioria dos tipos de recursos podem ser facilmente localizada por este método, exceto para formatos de gravação, pastas de símbolos, VectorScripts e paletas do VectorScript.
2. O Administrador de Recursos navega automaticamente pelo projeto e seleciona o recurso específico.
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Quando um nome de recurso é duplicado no documento atual, o programa realiza uma verificação para ver se há alguma diferença entre os dois recursos.
• Se os dois recursos forem idênticos, somente um será listado para seleção
• Se houver variações entres os recursos com o mesmo nome, o programa acrescenta ao recurso o nome de origem entre parenteses e ambos itens aparecem para seleção
~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~~
Se você criar recursos personalizados para reuso frequente, você provavelmente irá querer organizar eles em bibliotecas de recurso. Você e outros usuarios podem adicionar bibliotecas de recursos nos favoritos do Gerenciador de Recursos, ou adicionar eles como conteudo padrão, e assim utilizar eles como quiser. (Para mais informações sobre recursos, veja “Usando o Administrador de Recursos” na página 218.)
Nos produtos Vectorworks Design Series, use a função Exportar do Gerenciador de Recursos para exportar um ou mais recursos do documento atual para outro arquivo, sem precisar abrir o arquivo. Se uma outra versão do recurso estiver no documento escolhido, ele poderá ser atualizado para a nova versão.
Para exportar recursos:
1. No Gerenciamento de Recursos, selecione os recursos a serem exportados.
2. Selecione Recursos > Exportar. Alternativamente, Clique com o Botão Direito ( Windows ) ou Ctrl-click (Mac) nos recursos e selecione Exportar Recursos pelo menu de contexto.
A caixa de dialogo de Exportação de Recursos se abrirá.
Clique para exibir/esconder os parametros.
3. Clique Ok.
Se o arquivo já tem um recurso com o mesmo nome, a caixa de dialogo de resolução de conflitos de nome abrirá com três opções: Trocar o Recurso, Renomear o recurso ou Não exportar o recurso ( mas os outros recursos que não possuiram conflito de nome serão exportados se não houver mais conflitos de nome. Selecione uma opção e então clique em Ok.
Se houver um conflito de nome entre dois recursos de tipos diferentes ( como um simbolo e uma imagem ) a opção para trocar o recurso não irá aparecer.